Décimo Sétimo Encontro Científico nos campi da UNIP
No dia 12 de setembro, nos campi Indianópolis, Cidade Universitária, Tatuapé, Santos, Brasília, Goiânia e Manaus, ocorreu a abertura do Décimo Sétimo Encontro Científico, promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.
O Encontro Científico tem como objetivo estimular a participação da comunidade acadêmica, divulgar a produção científica da Universidade e promover o aperfeiçoamento profissional. Além disso, incentiva o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico dos professores e possibilita aos discentes a compreensão da amplitude e relevância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade.
A conferência de abertura, A Odontologia brasileira: destaque no cenário mundial da pesquisa e da pós-graduação, foi proferida no campus Indianópolis pelo coordenador adjunto da área de Odontologia da Capes, professor Marcelo José Strazzeri Bönecker.
No campus Cidade Universitária, o professor Flávio Romero Macau, por sua vez, discursou sobre o tema Professor, além de dar aula, o senhor trabalha? Um relato da vida acadêmica. Já no campus Tatuapé, o professor Jorge Miklos apresentou a palestra Ecologia da comunicação: modos alternativos de pensar/agir no processo comunicacional. E no campus Santos/Rangel, os professores Roberto Bazanini e Angélica Lúcia Carlini discorreram sobre A carreira do professor-pesquisador no século XXI: tendências e perspectivas.
O professor Jair Minoro Abe abordou o tema Paraconsistência em informática e inteligência artificial, no campus Brasília. E O ensino e as profissões: novos desafios na organização do trabalho na era digital foi o mote da explanação feita no campus Goiânia pelo docente José Benedito Sacomano. Por fim, no campus Manaus, o professor Biagio Fernando Giannetti palestrou sobre Ideias de como as cidades brasileiras funcionam: visão macroscópica.
O Congresso foi composto por conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, comunicações coordenadas e exposição de banners dos Grupos de Pesquisa, atividades que atestam o sucesso dos Programas de Mestrado e Doutorado e dos Programas de Apoio à Pesquisa da UNIP.