Sexto Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

De 24 a 26 de maio, ocorreu no campus Indianópolis o Sexto Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa, sob a coordenação do professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP, Biagio Fernando Giannetti.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGP) da UNIP, em parceria com a Università degli Studi di Firenze (UniFI), Florença, Itália; Universidad de Sonora (UNISON), México; University of Manitoba, Canadá; Beijing Normal University (BNU), China; Journal of Cleaner Production; e da Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (do inglês, Advances in Cleaner Production Network – ACPN).

O workshop, realizado desde 2007, é direcionado a pesquisadores e profissionais de Engenharia de Produção, Meio Ambiente e áreas correlatas. Foram 149 trabalhos provenientes de 14 países, incluindo o Brasil que representou 12 Estados e o Distrito Federal. Todos os trabalhos foram apresentados em 57 horas de sessões orais, com intensa troca de informações entre os participantes, oito conferências com enfoque nas novas abordagens sobre os Avanços da Produção Mais Limpa em todo o mundo, seis oficinas a respeito dos novos insights sobre as questões ambientais, organizadas para o trabalho conjunto com pesquisadores de renome internacional, e cerca de 90 horas de atividades planejadas para estimular a discussão do tópico de importância crucial Dez Anos Trabalhando Juntos para um Futuro Sustentável.

Nesta edição, os conferencistas abordaram os seguintes assuntos:

·         Ecological Footprint: Fundamentals for Building a Successful Future, Mathis Wackernagel – Global Footprint Network – EUA e Suíça.

·         International perspectives from Climate Change, Luís Eduardo Velázquez Contreras – Universidad de Sonora – México.

·         Global Income Inequality and Climate Change, Klaus Hubacek – University of Maryland – EUA.

·         Are You Serious? The Importance, Nature and Gaps of Managing Sustainable Supply Chains, Bruno Silvestre – University of Manitoba – Canadá.

·         The Evolution of Cities: “Brains” or “Parasites” of Sustainable Production and Consumption Processes in China, Gengyuan Liu – Beijing Normal University (BNU) – China.

·         Inno4sd Network: Promoting Sustainability, Carlos Montalvo – Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO) – Holanda.

·         Towards Clean and Resilient Energy and Transportation Infrastructures, Hossam Gaber – University of Ontario, Institute of Technology – Canadá.

·         Bolivia’s Lithium Frontier: Can Cleaner Technologies Harness a Mineral Development Boom? Linda Hancock – Deakin University – Austrália.

A apresentação também contou com a participação de um coral formado por pessoas da terceira idade que fazem parte do Programa de Extensão Comunitária da UNIP. Tal projeto promove atividades como artesanato, leitura, recreação e coral. A apresentação permitiu que os participantes apreciassem o fruto de mais um plano de extensão comunitária da Universidade. Além do coral, houve ainda, música ao vivo, tocada pelos próprios participantes do workshop.

O Congresso organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP, apoiado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseados em uma produção mais limpa, projetado com o objetivo de auxiliar a mudança para uma sociedade sustentável.

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.advancesincleanerproduction.net/