Aluna da UNIP contemplada pelo Ciência sem Fronteiras relata sua experiência na Coreia do Sul
A acadêmica do curso de Engenharia Civil do campus Araçatuba, Rafaela Shigueko Aibara Okamoto, que foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras, relatou sua experiência na Korea University, na Coreia do Sul.
A aluna esteve no país em agosto de 2015, onde cursou dois semestres em uma das cinco melhores universidades da República da Coreia. Nesse período, estudou matérias referentes à Engenharia Civil com foco em Engenharia Ambiental e aprendeu um pouco da língua coreana. “Estagiei na Poong Seong Machinery & Engineering e também na Hyundai Engineering & Construction Company. Pude conhecer um pouco sobre a sociedade coreana. Sua cultura e seus costumes são bem diferentes dos nossos. Conheci muitos brasileiros e estrangeiros, todos com experiências diferentes da minha”, declarou.
Ainda, segundo a estudante, “fiz muitas amizades e aprendi bastante, não apenas na questão acadêmica, mas também no quesito maturidade e vivência. A adaptação ao sistema de ensino coreano não foi fácil. Eles são capazes de memorizar com muita facilidade fórmulas matemáticas e até livros inteiros”.
Para Rafaela Shigueko, os professores da universidade coreana são muito bons, com real intenção de transferir conhecimento. Também, concluiu que o sistema brasileiro é eficiente e humano, e independentemente de onde esteja, na Coreia do Sul ou no Brasil, o que vale é o esforço e a dedicação pessoal.
“Um ano longe de casa pode parecer bastante tempo. Hoje percebo como passou rápido e como vou sentir falta do que vivi na Coreia do Sul, sentirei falta das pessoas que fizeram parte desse momento único na minha vida. Dar adeus a essa experiência me entristeceu, mas me sinto renovada para voltar de cabeça para os estudos no Brasil, crescer mais e mais para, quem sabe, encontrar e merecer outra oportunidade como esta”, finalizou.
Mais informações consulte Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica.