Aluna da UNIP contemplada pelo Programa Top Espanha relata sua experiência em Salamanca

A aluna Letícia dos Santos da Silva, do curso de Engenharia Mecânica, do campus São José do Rio Preto, contemplada com bolsa de estudos pelo Programa Top Espanha Santander Universidades 2016, relatou sua experiência na Universidade de Salamanca, na Espanha. “É muito gratificante ter o meu sonho realizado pela UNIP aliada ao intercâmbio através do Santander que é o banco que mais investe em educação no mundo e nos proporciona um lugar de destaque no mercado de trabalho”, afirmou.

Letícia explica que, antes da viagem, o Setor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica preparou uma reunião com o professor Márcio de Abreu Moreno, para dar dicas sobre o intercâmbio e promover a interação com ela e os estudantes: Cássio Henrique Godinho da Silva, do curso de Engenharia de Produção Mecânica, do campus Sorocaba; Maria Isabel Ferreira Marques, do curso de Direito, do campus Ribeirão Preto; Paula Dijiane Batista da Silva, do curso de Engenharia Civil, do campus Bauru; e Sarita Yuriko Alvares Takakura, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Sorocaba, também contemplados pelo programa.

“Agradeço pela competência do Setor de Relações Internacionais que desde a primeira entrevista em São Paulo já estavam nos auxiliando. Ressalto também o encontro com o professor Márcio e os alunos aprovados, que foi fundamental para nos conhecermos, tanto que, na viagem nos sentimos amigos de longa data e fizemos praticamente todas as coisas juntos”, disse.

Já em Salamanca, a acadêmica ressaltou o Colégio Olivedo, onde ficou alojada com os demais estudantes durante a estada. “Vivenciamos um pouco da cultura espanhola por meio de todas as refeições oferecidas. Também foi lá que conhecemos e fizemos amizade com os diversos estudantes das outras universidades participantes”.

Além disso, Letícia dos Santos, participava das aulas de espanhol ministradas no edifício Facultad de Geografía e Historia. Das 9h às 11h, estudava Língua Espanhola e, das 11h às 12h, Conversação e Redação. “Foi um privilégio muito grande estudar em uma das universidades mais renomadas da Espanha e poder adquirir conhecimento do idioma nativo através dos melhores professores da língua”, salientou.

As visitas guiadas à cidade de Salamanca foram realizadas por professores das disciplinas de Artes e História que explicavam com todos os detalhes cada local da cidade considerada Patrimônio da Humanidade. “Pude conhecer detalhadamente as Catedrais, os Palácios Salmantinos, os Conventos Salmantinos e também o Edifício Histórico da Universidade”, informou.

A Universidade de Salamanca proporciona diversas atividades culturais aos alunos, como as excursões guiadas. “No meu período de intercâmbio pude conhecer a cidade de Toledo na Espanha, o país de Portugal: cidade de Lisboa, Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, bairro de Alfama e Belém (onde comi o famoso pastelzinho de Belém e o bolinho de bacalhau), Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Monumentos dos Navegantes, Cascais, Óbidos e Batalha”.

No dia 9 de julho, depois das visitas, os alunos Letícia, Paula e Cássio, com o docente Márcio, viajaram para Madrid, onde conheceram a famosa rua Gran Via à noite e depois dormiram no Scout Hostel. No dia seguinte, com o roteiro programado a partir das 7h, os três universitários acompanhados do professor visitaram o Plaza Mayor, o Palácio Real de Madrid, a Catedral Santa Maria, o Plaza de España, o Templo de Debod, o Estádio Santiago Bernabéu, a Puerta de Alcalá, o Plaza Cibeles, o Parque del Retiro e os museus Reina Sofia e Del Prado, sugeridos pela professora Laura Ancona.   

“A vivência em outra cultura acrescenta conhecimentos e habilidades únicas à bagagem dos acadêmicos, cuja convivência com pessoas de diferentes origens nos proporciona a capacidade de nos adaptar a diversas situações sociais, a conviver em grupo e a trabalhar em equipe, habilidades hoje cada vez mais valorizadas no mundo corporativo”, finalizou a universitária.

Mais informações consulte Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica pelo link http://www1.unip.br/servicos/aluno/relacoes_internacionais.aspx