Comitiva da UNIP realizará atividades acadêmicas na China

A convite da Universidade Normal de Pequim (Beijing Normal University – BNU), o professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), Biagio Fernando Giannetti, irá à China acompanhado do professor e pesquisador Fábio Sevegnani e do aluno de doutorado Marcos José Alves Pinto Junior.

A comitiva da UNIP realizará atividades no país entre os dias 18 de dezembro de 2016 e 19 de janeiro de 2017. Entre as tarefas estão o desenvolvimento de pesquisas científicas; um curso a ser ministrado pelo docente Biagio, que tratará sobre a utilização de ferramentas para avaliar o uso e consumo de alimentos, água, energia e seu impacto no desenvolvimento sustentável; e a oficialização de Biagio como Consultor Internacional em projetos desenvolvidos pela BNU.

Cabe ressaltar que as atividades acadêmicas a serem realizadas na China são consequência do importante histórico de atividades acadêmicas.

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2015, o professor Biagio participou do Fórum dos Presidentes das Universidades do BRICS. O evento foi sediado na BNU e contou com a presença dos líderes e representantes das principais universidades dos países constituintes do bloco político – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As palestras e mesas-redondas oferecidas durante o evento tiveram como objetivo a divulgação das realizações e aplicações das pesquisas feitas pelas instituições presentes, além de promover a integração entre as esferas educacional, política e da comunidade empresarial, estimulando assim a reflexão sobre os maiores desafios enfrentados pelos países do BRICS e do mundo. Nessa oportunidade, o professor Biagio ministrou uma palestra sobre as diferenças entre os conceitos de Produção Limpa e Produção Mais Limpa e discursou no encerramento do Fórum, destacando a importância da cooperação entre os membros do BRICS na construção de uma sociedade que caminha rumo à sustentabilidade. Nesse importante evento internacional, a UNIP firmou-se signatária no Beijing Consensus, que especifica os princípios para a cooperação entre as universidades dos países do BRICS sobre educação, ciência e inovação, de modo a assegurar o progresso e o desenvolvimento dos recursos humanos.

Nos dias 19 e 22 de outubro de 2015, a convite do professor Gengyuan Liu da BNU, o curso de Contabilidade Ambiental foi ministrado pelo professor Giannetti. O workshop destinou-se a alunos da pós-graduação de diversas universidades chinesas e abordou conceitos teóricos e aspectos práticos em Avanços de Produção Mais Limpa, além de estudos realizados pelo LaProMA da UNIP.

Os trabalhos realizados na China nesse último período, pelo docente Biagio Giannetti como professor visitante, possibilitaram a assinatura de um Convênio de Cooperação Científica entre a UNIP e a BNU. O convênio estabelecido entre as duas universidades certamente irá intensificar a relação acadêmica entre as duas instituições. Prova disso será a vinda dos professores chineses Gengyuan Liu e Zhifeng Yang ao Sexto Workshop Internacional de Produção Mais Limpa, que será realizado pela UNIP entre os dias 24 e 26 de maio de 2017.