Aluna da UNIP relata sua experiência na University of Central Oklahoma, nos Estados Unidos

A aluna Danianny Gomes dos Santos, do curso de Ciência da Computação, do campus Araraquara, foi contemplada com uma Bolsa de Estudos Internacional para a University of Central Oklahoma (UCO), nos Estados Unidos.

Segundo a acadêmica, sua experiência no Ciência sem Fronteiras foi muito gratificante. “Tive a oportunidade de conhecer muitos alunos internacionais na UCO e aprender mais sobre diversas culturas. A Universidade também me proporcionou acesso a um programa chamado CRISP Family, no qual passei algum tempo com uma família americana. Nós nos aproximamos bastante, e eu pude conhecer alguns parques estaduais, passar o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) ao lado da família e ficar com um dos familiares durante o Gap Year (Ano Sabático), entre o fim das aulas e o início da minha pesquisa acadêmica. Ainda tenho planos de visitar alguns dos meus amigos internacionais com os quais tive maior contato”, relatou.

Em relação ao curso, a estudante diz que as aulas foram fáceis devido ao tempo livre: “Me empenhei nos trabalhos acadêmicos e nos deveres de casa”. Ainda, segundo Danianny, seu inglês se aprimorou, especialmente quanto à confiança para a conversação. “Durante os breaks de temporada pude visitar muitas cidades e conhecer mais sobre a cultura americana e como cada região pode ser diferente uma da outra”. Ela ressaltou também quanto o escritório de Global Affairs da UCO foi prestativo em ajudar os alunos. “Eles possuem programas muito interessantes para os estudantes internacionais e buscam facilitar a nossa vida ao máximo”, disse.

Para a aluna, as pessoas da cidade de Oklahoma foram as mais gentis que encontrou nos Estados Unidos. “Elas são amigáveis e sempre dispostas a oferecer uma mão amiga. Pude perceber tal amabilidade já no primeiro dia do meu intercâmbio, quando fui recebida pelo free pick up da Universidade e por um funcionário chamado Charlie, que me mostrou todo o campus e me levou a todos os escritórios para resolver as documentações necessárias.”

A UCO também promoveu muitos eventos para entretenimento dos alunos, o que incluiu paint parties, shows, ingressos para jogos, teatro, ópera, semanas inteiras de festas, como a Stampede Week; camisas para animar os alunos e até cafés na semana de provas finais, com uma camisa contendo os dizeres: “May The Force be With You”, incentivando-os a se esforçarem nos testes. Paint party, show do cantor Andy Grammer, China Night, Korean Night, festa de Halloween em sala de aula, aulas de zumba e a festa da Graduação realizada para os alunos internacionais foram alguns dos eventos que muito me divertiram na UCO”.

A acadêmica enfatiza ainda que os professores da Universidade sempre passaram muitos projetos e buscaram ajudar ao máximo os estudantes, tirando dúvidas e indicando material de estudo. “Academicamente, pude me desenvolver bastante e aprender a prática de muitos dos tópicos que estudei. Por fim, devo dizer que minha experiência foi tão incrível que ir embora de Oklahoma me deixa um tanto pesarosa. Mas as lembranças do tempo que pude estar lá ficarão para sempre em minha memória, como uma das melhores experiências da minha vida”.

Mais informações consulte Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica.​