Curso de Educação Física promove Semana de Conscientização à Inclusão

Entre os dias 14 e 17 de maio, o curso de Educação Física do campus São José do Rio Preto promoveu a Semana de Conscientização à Inclusão, realizada no pátio da Universidade, no período noturno. Com o tema UNIP Paradesportivo, o evento foi idealizado e organizado pelos alunos do quinto semestre, sob a coordenação do professor Altair Moioli, como parte do conteúdo programático da disciplina de Educação Física Adaptada.

Na cerimônia de abertura, o coordenador do curso, Hugo Celso Forti, falou sobre o papel dos profissionais da área da Educação e da Saúde como agentes de transformação social. A diretora de campus, professora Simone Buchala, também se pronunciou, agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de eventos sobre essa temática para a Universidade.

A programação contou com palestras, jogos e apresentações de alunos e convidados, além de dinâmicas interativas. No primeiro dia, foi realizada a palestra Introdução ao esporte sobre cadeiras: adaptação e treinamento, com o treinador Otávio de Paula, técnico da equipe de atletismo PCD (Pessoas com Deficiência), da equipe de natação de Rio Preto nos Jogos Regionais e Abertos e da equipe de Basquete sobre Cadeiras de Rodas do Clube Amigos do Deficiente (CAD-Corinthians). Na mesma noite, houve uma apresentação prática de basquete sobre cadeiras 3 X 3, com atletas do CAD-Corinthians.

No dia 15, o tema da palestra foi Aspectos pedagógicos da aprendizagem do judô para cegos, ministrado pelo professor de judô adaptado do Instituto Rio-Pretense dos Cegos Trabalhadores e pesquisador do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Cássio Gustavo Santana Gonçalves. Na sequência, ocorreu uma intervenção prática de judô com alunos do Instituto Rio-Pretense dos Cegos e da UNIP.

Já no dia 16, foi ministrada a palestra A inclusão em sala de aula: o que é e como proceder?, com a fundadora e coordenadora pedagógica do Núcleo de Pesquisa em Educação Indígena de Roraima e diretora Pedagógica do Colégio Zerbini-COOPEN, Arlete Guisso Scaramuzza Nicoletti. Após a palestra, seguiu-se uma apresentação do Grupo de Dança UPDown, formado por crianças com síndrome de Down, juntamente com alunos do curso.

No último dia do evento, os estudantes participaram de duas palestras. A primeira, com o tema Natação paraolímpica: a iniciação, a classificação funcional e a competição, foi proferida pelo especialista em Fisiologia do Exercício e integrante da equipe técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiro na modalidade de natação, Fabiano Quirino Pereira. Já a segunda, com o tema Halterofilismo: do treinamento à competição, ficou a cargo do também especialista em Fisiologia do Exercício e integrante da equipe técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiro na modalidade de halterofilismo, Alexandro Quirino Pereira. Ao final das palestras, os alunos organizaram um coquetel de confraternização entre os participantes do evento.

A ação teve por objetivo despertar a consciência dos alunos, dos profissionais e da comunidade acadêmica, como educadores e formadores de opinião, e provocar mudanças sociais em relação à conscientização da inclusão, do respeito e do combate ao preconceito e à discriminação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Além disso, teve também o propósito de reunir profissionais da mais alta competência para compartilhar suas experiências, contribuindo com a formação dos alunos da Universidade.

A Semana de Conscientização à Inclusão foi um evento interno destinado aos alunos dos cursos de Educação Física que contou, também, com a participação dos alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Fisioterapia.