Alunos de Pedagogia realizam trabalhos sobre a organização de cantos na Educação Infantil

No dia 22 de maio, no saguão do campus Cidade Universitária, os alunos do segundo e do terceiro semestre do curso de Pedagogia, período matutino, apresentaram trabalhos sobre o tema A organização dos cantos na rotina da Educação Infantil. Prevista no Plano de Ensino da disciplina de Orientação e Prática na Infância, a atividade ocorreu sob orientação da professora Ana Lúcia Daniels, juntamente com a coordenadora do curso na unidade, Célia Pereira da Silva.

A disciplina tem como objetivo desenvolver competências e habilidades requeridas para o ato pedagógico, a organização da dinâmica da prática pedagógica na Educação Infantil e a atuação profissional do pedagogo na formação e aprendizagem da criança. Nesse sentido, a apresentação dos trabalhos visou contribuir para que os futuros pedagogos compreendam a importância dos cantos temáticos como forma de organização do ambiente e da sala de aula como espaço agradável e estimulador de aprendizagem.

A atividade também propiciou uma reflexão sobre a caracterização da Educação Infantil, discutindo a definição de ambiente e espaço, além da assimilação das formas de montagem de cantos temáticos na sala de aula da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora Célia Pereira, “os alunos apresentaram ótimos trabalhos, expondo possibilidades, recursos e estratégias para facilitar a realização de um canto temático, com o objetivo de envolver alunos e professores num processo de aprendizagem motivadora”.