Campus Bauru realiza a nona edição do Projeto Biomedicina na Escola

No dia 7 de maio, foi realizada a nona edição do Projeto de Extensão Comunitária Biomedicina na Escola do campus Bauru, no Colégio Alfa Sciens de Bauru, SP, com atendimento a alunos do Ensino Médio. A cada semestre, uma escola de Ensino Médio da cidade de Bauru e região é escolhida para receber as atividades do Biomedicina na Escola, com o objetivo de divulgar a atuação do biomédico e aproximar a Universidade da comunidade.

No evento, a equipe fez a apresentação do projeto e a doação do material produzido na Décima Quarta EXPOLAB – Edição de Jogos Educacionais, que ocorreu na forma de workshop durante a Jornada de Biomedicina 2019.

Neste ano, foi doado o jogo “Proteínas”, desenvolvido pelos alunos Amanda Aparecida Ramos, Amanda de Oliveira Pereira, Eduardo Marques Raboni, Fernanda Alves Tavares, Giovana Roberta Salado, Pamela Dominique de Oliveira, Phillipe Franklin Coelho Magalhães e Raquel Caroline Rodrigues, do terceiro ano do período noturno, e Marina Honorato Cardoso, do segundo ano do período diurno. O grupo foi orientado pela coordenadora do curso de Biomedicina do campus, Patrícia Carvalho Garcia, juntamente com os professores Renato Massaharu Hassunuma e Michele Janegitz Acorci-Valério, e a coordenadora geral do curso, Sandra Heloísa Nunes Messias.

Toda a aplicação do jogo encontra-se no livro Proteínas: livro-jogo para o ensino de Bioquímica, publicado pela Canal 6 Editora, disponível para download gratuito. No decorrer das partidas, são passadas informações gerais sobre a estrutura e a função dos aminoácidos e proteínas, regras e formas de aplicação do jogo, além de explicações sobre o baralho que o acompanha, também desenvolvido pelos alunos.

O evento foi organizado pela coordenadora Patrícia Carvalho com apoio dos professores Renato Massaharu e Paula Martins.