Alunos de Propaganda e Marketing do campus Pinheiros visitam parque gráfico do SENAI

Os alunos de Propaganda e Marketing do campus Pinheiros tiveram a oportunidade de visitar um dos parques gráficos mais conceituados e completos da América Latina, localizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Theobaldo De Nigris, no Bairro da Mooca, no município de São Paulo. A unidade Theobaldo De Nigris é considerada a maior escola de artes gráficas da América Latina.

O centro tecnológico ocupa uma área construída de 16.000 m2 e é o único no mundo a cobrir todas as etapas da cadeia de produção gráfica, desde a fabricação da celulose até o acabamento e a restauração de documentos em papel. Na ocasião, além da aproximação com o mercado de trabalho, os alunos conheceram na prática todos os processos de execução de um projeto gráfico.

A visita ocorreu no dia 30 de março, com acompanhamento do professor e coordenador do curso no campus Pinheiros, Luis Felipe Cunha, e dos professores do SENAI, que explicaram sobre todos os departamentos e processos de fluxo de trabalho. Foi apresentada ainda a história das artes gráficas, com aparatos tipográficos inventados por Johannes Gutenberg, alemão que desenvolveu o sistema mecânico de tipos móveis que deu início à revolução da imprensa, em meados de 1439.

 “A visita ao SENAI de Artes Gráficas proporcionou uma visão geral do fluxo de impressão, reforçando a importância da qualidade da fotografia no produto impresso final. Esse evento agrega valor às disciplinas do primeiro ano no curso”, destacou o professor Marcos Rosa, que ministra aulas de Fotografia e acompanhou os alunos no registro do evento.

Os alunos também conheceram as novas tecnologias do mercado gráfico com o advento da automação de processos, em cada um dos setores da produção gráfica: pré-impressão, impressão e acabamento. Para Kauany Brandão, aluna do curso que participou da visita, a experiência enriqueceu muito o conhecimento aprendido na sala de aula: “Acompanhamos como é, na prática, o processo gráfico, com explicações de ótimos profissionais da área. Além disso, ganhamos alguns brindes produzidos durante a visita, como embalagens, projetos promocionais e editoriais, que serviram como exemplos do que foi apresentado.”

Um dos brindes foi um material didático com infográfico explicando todo o fluxo de uma produção gráfica, que servirá como complemento à disciplina Composição e Projeto Gráfico, do curso de Propaganda e Marketing.