A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de março de 2019

Data da defesa: 01/03/2019

Autor: Luciana Antunes

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: A pauliceia radiofônica não contada

Resumo: A presente dissertação trata da diacronia radiofônica no estado de São Paulo. O trabalho pressupõe o mapeamento e a análise das emissoras de rádio que foram fundadas nas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950, na capital, interior e litoral do estado, com o intuito de contribuir e ampliar os estudos já existentes em uma pesquisa temática específica na área de Ciências Sociais Aplicadas, nos campos de história da mídia, memória, cultura e sociedade. Buscamos compreender a importância e a evolução deste meio e, para isso, partimos da hipótese de que a memória do meio rádio não tem sido documentada conforme sua importância. Esta dissertação visa preencher lacunas no que diz respeito ao registro da história e memória das rádios ainda não documentadas. Objetivamos o levantamento das emissoras de rádio do estado e, a partir daí, a busca pelas emissoras nos períodos estudados. Nesse sentido, pretendemos entender como ocorreram os processos de abertura e evolução dessas rádios. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelas rádios, além do levantamento de documentação, pesquisas em acervos e relatos de experiências de pessoas ligadas às emissoras. Este trabalho relata, além da história das rádios, o papel destas no que se refere à cultura, memória, entretenimento, costumes, política, esportes, entre outros aspectos da sociedade paulista e brasileira.

 

Data da defesa: 01/03/2019

Autor: Renato César de Souza Teixeira

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Patrimônio cultural radiofônico paulista

Resumo: A pesquisa trata de patrimônio cultural, dando ênfase ao desenvolvimento da rádio em São Paulo. Desde os primeiros anos de seu surgimento, a rádio teve papel marcante na política, na educação e na cultura, tendo sido o interlocutor de acontecimentos que entraram para a história de São Paulo, do Brasil e do mundo. Deixou inúmeras memórias, que a história oral nos conta e perspectivas que ainda irão nos retratar. Seguiu sendo peça chave na comunicação de São Paulo, tendo tido papel de grande relevância na Revolução de 1932, entre tantos outros acontecimentos históricos do estado, bem como na revelação de nomes como Osvaldo Moles e Adoniran Barbosa, entre tantos outros artistas e também jornalistas. A sua presença na memória da cidade e do estado faz com que os registros feitos por meio da rádio mereçam a salvaguarda devida, com status de patrimônio cultural. A abordagem desta pesquisa demonstra a necessidade de cuidado que se deve ter com essa história patrimonial em São Paulo e tudo que com ela esteja diretamente relacionado, o que consideramos como Patrimônio Cultural Radiofônico de São Paulo. Por meio da análise de conceitos e teorias sobre oralidade, memória e patrimônio, juntamente com entrevistas realizadas com pessoas ligadas à sua história, queremos deixar mais evidente a importância desse meio na formação cultural de São Paulo.

 

Data da defesa: 08/03/2019

Autor: Maria Eugenia Zanata Milleo

Orientador: Profa. Dra. Cintia Helena Coury Saraceni

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana sobre lesões de cárie em dentina induzida em modelo animal

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da PDT na redução microbiana de lesões de cárie em dentina, induzidas em modelo animal. Foram utilizados 2 ratos, 1 fêmea e 1 macho, Wistar (Rattus novergicus) adultos, com 6 a 9 semanas de vida, que foram preparados para reprodução. Após o desmame (n total=12), os filhotes foram separados da mãe e procedeu-se ao processo de indução de cárie, iniciado pela inoculação de S. Mutans por meio de SWAB na cavidade oral dos animais. A inoculação foi realizada por 3 dias consecutivos e, 5 dias após esse período, novas coletas da cavidade oral foram realizadas a fim de se constatar a presença da bactéria, por meio de PCR-real time. Uma vez comprovada, iniciou-se dieta cariogênica com ração 56% de sacarose na ração e água com 10% de sacarose ad libitum, por 4 semanas. Após esse período, foi realizada a atribuição dos escores de cárie nos molares inferiores, segundo ICDAS, por dois examinadores devidamente calibrados (KAPPA = 0,85). Com a constatação de comprometimento da dentina, foi realizada cavitação de 1 mm de profundidade, com ponta diamantada 1011, em alta rotação, a fim de servir de nicho para a aplicação do corante e do PDT. Os animais foram, então, divididos aleatoriamente em dois grupos (n=6), segundo o tratamento realizado: grupo corante: azul de metileno gel em concentração 100 mg/L, por cinco minutos; grupo PDT: azul de metileno, 100 mg/L, por 5 minutos, seguido de irradiação com laser de baixa intensidade, 660 nm – 40 mw – 60 J/cm² - 1 min – 0,04 cm². Coletas de tecido dental foram realizadas pré e pós-tratamentos por meio de SWAB, para análise em PCR-real time. Após o término do experimento, os animais foram eutanasiados e as mandíbulas, extraídas para análise em MEV dos molares. Utilizou-se o modelo estatístico de equações estimadas generalizadas (GEE). Os resultados demonstraram que, independentemente do tratamento, houve uma redução significativa de S. Mutans ao longo do tempo, com redução duas vezes maior para o grupo PDT (p<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a terapia fotodinâmica foi eficaz na redução microbiana das lesões de cárie em dentina produzidas em modelo animal, podendo ser um tratamento adjuvante para essas lesões.

 

Data da defesa: 08/03/2019

Autor: Rodolfo Georgevich Neto

Orientador: Prof. Dr. Élcio Magdalena Giovani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Associação entre HPV 16 e 18 em pacientes HIV/Aids - Estudo de caso controle com diagnósticos em mucosa oral confirmado via Biologia Molecular (PCR)

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre as infecções do papilomavírus humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Após o diagnóstico clínico de manifestações em mucosa oral passíveis de contaminação pelo HPV em pacientes HIV/AIDS (G I) e em pacientes não sabidamente HIV (G II), realizou-se biópsias para os exames histológico e de biologia molecular (Reação em Cadeia da Polimerase – PCR), a fim de confirmar a presença do HPV e dos seus subtipos com potencial oncogênico (16 e 18). Foram atendidos 43 pacientes e coletadas 49 amostras de lesões. Quarenta e sete amostras apresentaram alterações histopatológicas compatíveis com presença de HPV no exame anatomopatológico. Vinte e sete amostras foram processadas na análise biomolecular (PCR). Sessenta e três por cento das lesões com DNA de HPV foram diagnosticadas em pacientes HIV/AIDS. Os resultados indicam uma associação positiva entre HPV e HIV (p=0,025; teste qui-quadrado de Pearson), sendo a infecção por HPV um fator de risco para infecção pelo HIV (OR = 8,68). Entre as amostras nas quais o HPV foi confirmado, 82% apresentavam os subtipos 16 e 18. Desse modo, pode-se concluir que as infecções por HPV representam um risco de transformação maligna. Os pacientes com diagnóstico de contaminação por HPV devem ser monitorados para um possível diagnóstico precoce de alterações malignas das lesões e investigados quanto à presença de comorbidades imunossupressoras como o HIV. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 11/03/2019

Autor: Sylvestre Luiz Thomaz Gonçalves Netto

Orientador: Profa. Dra. Malena Segura Contrera

Programa: Doutorado em Comunicação

Título: Mediações comunicativas de empatia e resiliência no senso de pertencimento dos imigrantes bolivianos de São Paulo

Resumo: O objetivo desta tese é apresentar os modos de vida que conformam e performam os bolivianos imigrantes na cidade de São Paulo. Contempla o papel das práticas geradoras de pertencimento neste grupo, condição necessária para que fiquem e não retornem à sua pátria. O papel da cultura é um tema abordado ao longo do texto por ser um elemento de ligação entre a terra natal e o novo lugar e por promover miscigenações e hibridações na capital paulista. Nesse recorte, a Praça Kantuta, reduto dos bolivianos na cidade, mereceu atenção especial por ser o local de maior visibilidade desse grupo. A mimese ganha papel de destaque no decorrer da tese, na medida em que participa na atuação social e nos deslocamentos urbanos desse contingente. As tradições nativas revividas na metrópole paulistana foram cartografadas e, para tanto, foram utilizados estudos exploratórios de caráter observacional. Sendo os estudos da comunicação o elemento balizador da tese, rádios, jornais, blogs e demais meios foram pesquisados, compondo o quadro comunicacional desses bolivianos. Conceitos e práticas de empatia e de resiliência compõem o texto e foram trabalhados sob a perspectiva da comunicação. A tese foi teoricamente alicerçada em teóricos das áreas de antropologia, sociologia e cultura, como Claude Lévi-Strauss, Christoph Wulf, Edgar Morin e Octavio Ianni; da comunicação, Norval Baitello Jr, Malena Contrera, Jésus Martin-Barbero, Néstor Canclini e Eugênio Trivinho; e da empatia e resiliência, Frans de Waal e Boris Cyrulnik, entre outros.

 

Data da defesa: 12/03/2019

Autor: Wellington Dias de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Renato Telles

Programa: Mestrado em Administração

Título: Relação entre governança, cultura local e competitividade de clusters de negócios

Resumo: A pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre os constructos governança, cultura local e competitividade num ambiente de clusters de negócios, especificamente, a relação de componentes da governança e da cultura local com fatores determinantes da competitividade desse tipo de redes. Optou-se pelo uso do constructo desempenho como proxy de competitividade. A investigação se orientou pela busca na literatura de conceitos consistentes para serem verificados em campo por meio de variáveis relacionadas e, para isso, estabeleceu-se uma abordagem exploratória e descritiva com uso de métodos quantitativos para identificar possíveis associações entre variáveis testadas. Sob a perspectiva dos constructos selecionados, o uso da estatística descritiva e análise de correlação possibilitou caracterizar os clusters objeto do estudo – as regiões produtoras de queijo minas artesanal – e verificar a presença de associação entre variáveis. Os resultados sugerem associações significantes da governança e da cultura local com a competitividade dos clusters de negócios estudados. Indicações de associações positivas com a competitividade foram observadas para todos os componentes de governança avaliados, considerando os seus aspectos formais e informais. Para a cultura local, identificou-se correlações positivas em três componentes associados às características culturais de conservadorismo, coletivismo e distância do poder. Entendeu-se que foram alcançados os objetivos propostos e foram feitas contribuições para o avanço no conhecimento das abordagens de clusters de negócios.

 

Data da defesa: 12/03/2019

Autor: Anacleta Rodrigues Lima

Orientador: Prof. Dr. Roberto Bazanini

Programa: Mestrado em Administração

Título: O impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e desempenho operacional em redes de cooperação

Resumo: A dissertação tem como objetivo identificar o impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e desempenho operacional em um ambiente no formato de rede de cooperação em forma de aliança estratégica. As redes de cooperação são uma nova forma de organização em que ocorre a interação entre duas ou mais empresas, por meio da qual elas trocam e transferem informações, tecnologia, inovação, podendo ocorrer em diversos ambientes, tais como empresas públicas, privadas, universidades e organizações não governamentais. O objeto de estudo da dissertação é uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e empresas privadas. Em um primeiro momento, foi realizada uma análise bibliométrica contendo os constructos competências e operacionais: competência de inovação, competência de melhoria contínua, competência de capacidade de resposta, competência de cooperação, competência de reconfiguração operacional, competência de customização e desempenho operacional. Em um segundo momento, foram testadas hipóteses do campo teórico, relacionando os constructos estudados para fins de verificar se o embeddedness é um antecessor nas relações entre competências operacionais, bem como se tais competências promovem um melhor desempenho operacional. Essas hipóteses foram testadas por meio da aplicação prática de um questionário aplicado às empresas que mantêm parceria com a universidade federal em questão. O questionário incluiu 27 questões, de 01 a 05, validadas por autores internacionais na escala Likert, com variação de 1 a 5, para comprovar se os resultados confirmam os estudos teóricos por meio da seguinte indagação: “Qual o impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e o desempenho operacional?” Iniciando a análise dos resultados da entrevista com o setor investigado onde ocorrem as parcerias formais, foi possível identificar que muitas empresas não buscam parcerias com as universidades em função de os trâmites formais serem burocráticos e demorados, havendo casos em que a demora para celebrar a parceria pode chegar a dois anos. Em um segundo momento, por meio da análise descritiva da empresa, foi possível identificar que a maioria das empresas que estabelecem parcerias com a universidade é da área da saúde, de grande porte, consolidadas no mercado e que renovam suas parcerias com a universidade. O questionário aplicado mostrou-se confiável em função do Alfa de Contax identificado. Os resultados estatísticos ainda apresentaram que as hipóteses foram confirmadas e o embeddedness é um aspecto que antecede as relações entre competências operacionais e desempenho operacional. O embeddedness reforça a relação entre as competências operacionais e promovem um melhor desempenho operacional, sendo que este último obteve como resultado os indicadores qualidade de inovação. Este trabalho teve como contribuição, em termos gerenciais, mostrar  que as parcerias entre universidade e empresa são válidas tendo em vista que, no setor de operações das empresas, são desenvolvidas competências operacionais que melhoram o desempenho. Sugere-se que este estudo seja replicado, já que a Universidade Federal de São Paulo está em processo de expansão e, em um período de médio e longo prazo, outras parcerias poderão ser realizadas nas novas unidades acadêmicas, sendo uma delas localizada próximo de um parque tecnológico, o que pode atrair outros formatos de empresas, como, por exemplo, startups. Outro fator que merece destaque para avanços de novos estudos é a descentralização burocrática das parcerias, que anteriormente ficavam centralizadas no campus da reitoria; agora, cada parceria tem início em cada unidade acadêmica, o que aproxima mais o pesquisador, a universidade e a empresa. 

    

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Bruna Neves da Silva Atzei

Orientador: Profa. Dra. Cristina Lúcia Feijó Ortolani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Análise das disfunções orofaciais em adolescentes e sua relação com os aspectos socioeconômicos

Resumo: As atividades complexas do sistema nervoso central e neuromuscular resultam na função orofacial do indivíduo, função de extrema importância tanto no crescimento e desenvolvimento quanto na fase adulta. A motricidade orofacial é uma área voltada para pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca, face e pescoço. A função orofacial é essencial para a interação social em termos de comunicação verbal, emocional, expressão facial e estética. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, os países em desenvolvimento com nível socioeconômico baixo apresentam alta prevalência de má oclusão e cárie dentária. A triagem de prevalência de disfunção orofacial no planejamento de serviços de saúde ajudaria a detectar áreas que necessitam de cuidados e atenção adicional. O objetivo dessa pesquisa foi analisar se existe correlação entre disfunção orofacial e padrão socioeconômico. Por meio de um estudo transversal observacional qualitativo, 380 crianças foram avaliadas com o instrumento The Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) e com a aplicação do questionário socioeconômico da ABEP. A ausência de correlação entre disfunções orofaciais e classificação socioeconômica nos faz concluir que é essencial atenção adicional dos cirurgiões-dentistas, tanto nos serviços públicos como nos privados. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Ingrid Franco Delgado

Orientador: Profa. Dra. Cristina Lúcia Feijó Ortolani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Índice de necessidade de tratamento ortodôntico e o impacto na qualidade de vida em diferentes classes sociais

Resumo: Aspectos como saúde oral, qualidade de vida e estética estão intimamente ligados e adquirem funções cada vez mais importantes na sociedade. Sugere-se que a presença de má oclusão possa afetar a qualidade de vida, em especial a de crianças e adolescentes, que são mais suscetíveis a esse tema, podendo levar ao desenvolvimento de alterações psicossociais nos mesmos. Percebeu-se, dessa maneira, a necessidade de uma avaliação individual, objetiva e criteriosa das necessidades de tratamento, principalmente para os sistemas públicos de saúde, de forma a categorizar, de acordo com a severidade, e priorizar os tratamentos com maiores impactos negativos na qualidade de vida do indivíduo. Foi realizado um estudo transversal observacional com 386 pessoas, com idade entre 11 e 14 anos, com o objetivo de verificar se a severidade da má oclusão tem impacto na qualidade de vida do indivíduo, usando o Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (INTO) e o questionário de qualidade de vida Child Perception Questionnaire (CPQ11-14). Além disso, outro objetivo consistiu em verificar, ainda, se esses resultados variam em diferentes classes sociais, por meio da aplicação de questionário socioeconômico. Os resultados mostraram que a severidade da má oclusão trouxe maior impacto negativo na qualidade de vida dos participantes, independentemente de sua classe social. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Heitor Feitoza Marinho Neto

Orientador: Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: Otimização dos recursos financeiros e ambientais de empresas: proposta de custeio baseado em atividades modificado

Resumo: Usualmente, stakeholders avaliam o desempenho econômico da empresa de acordo com informações sobre custo de produção, lucro e receita bruta, em que a técnica de gestão mais considerada é o custeio baseado em atividades (CBA). Dessa maneira, decisões sobre aumento ou diminuição na quantidade produzida, no “mix” de produtos, na abertura ou fechamento de empresas, na abertura de capital para atrair investidores, entre outros, são baseados quase que exclusivamente sobre indicadores de desempenho econômico. Porém, as empresas vêm sendo cada vez mais pressionadas por governos e consumidores a terem uma visão mais holística de seu sistema de produção, no qual aspectos sociais e ambientais também passam a receber importância nas decisões. Um grande avanço nesse sentido são os objetivos de desenvolvimento sustentável, tais como estabelecidos pela ONU e, mais especificamente, pelos relatórios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI). Mesmo reconhecendo a importância da sustentabilidade, dificilmente as empresas deixarão de considerar o CBA como suporte às suas decisões. Desse modo, uma alternativa seria a inclusão de aspectos de sustentabilidade dentro do já aceito e utilizado CBA. Nesse sentido, o trabalho objetiva propor um CBA modificado que também inclua aspectos ambientais e que dê suporte a decisões em busca de maior sustentabilidade. Para isso, o modelo conceitual de sustentabilidade “entrada-estado-saída” (input-state-output, ISO) é considerado para dar suporte às três diferentes abordagens de CBA consideradas (emergia, econômico e ambiental). Diferentes direcionadores são considerados na alocação dos custos de acordo com os diferentes CBA, especificamente, fluxos de emergia para o CBAemergia, econômicos para o CBA$ e emissões de CO2 para o CBAemissões. A programação por metas é utilizada para estabelecer restrições de lucro e capacidade produtiva em cada CBA e obter uma solução satisfatória do “mix” de produtos. Finalmente, o CBA sustentável é proposto pela união dos três CBA e o “mix” sustentável de produtos é obtido. Para melhor entendimento, esse procedimento é aplicado em um estudo de caso de produção de engrenagens mecânicas. Os resultados mostram que os diferentes CBA aplicados individualmente indicam diferentes “mix” de produtos, o que era esperado uma vez que diferentes direcionadores para alocação de custos são considerados. Enquanto o CBA$ indica um “mix” para maximizar o lucro, os CBA emergia e emissões indicam um “mix” que minimize a demanda por emergia e as emissões de CO2, respectivamente. Finalmente, a união das três perspectivas resultou um “mix” chamado sustentável, que deveria ser considerado para apoiar decisões em busca de maior sustentabilidade nos sistemas de produção.

 

Data da defesa: 21/03/2019

Autor: Vanessa Haguihara Luchesi

Orientador: Profa. Dra. Suzana Peres Pimentel

Programa: Doutorado em Odontologia

Título: Efeito da terapia fotodinâmica em bolsas residuais de dentes unirradiculares em pacientes com periodontite agressiva generalizada: ensaio clínico randomizado controlado

Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação única de terapia fotodinâmica (PDT) no tratamento de bolsas residuais em dentes unirradiculares de pacientes com periodontite agressiva generalizada (PAG). Um ensaio clínico controlado duplo-cego, randomizado e boca dividida foi conduzido em indivíduos com PAG em terapia periodontal de suporte que apresentassem pelo menos quatro bolsas residuais, uma em cada arco [profundidade da bolsa de sondagem (PS) ≥ 5 mm com sangramento à sondagem (SS)] em dentes unirradiculares. Os sítios selecionados foram designados para receber: (1) PDT - terapia fotodinâmica; (2) RAR + PDT – raspagem e alisamento radicular + PDT; (3) RAR; e (4) TC – terapia cirúrgica. Os parâmetros clínicos, microbiológicos e imunoinflamatórios foram avaliados no início do estudo (baseline) 3, 6 e 12 meses após as terapias. Os parâmetros clínicos melhoraram significativamente após todas as terapias (p <0,05), exceto a TC, que não reduziu o NICR (p <0,05) e apresentou maiores valores de PMG ao longo do tempo, comparado ao baseline (p <0,05). A TC apresentou maior NICR que a RAR no tempo de 3 meses (p> 0,05). As análises microbiológicas não demonstraram diferenças entre os grupos (p> 0,05). PDT (como monoterapia ou associada a RAR) modulou positivamente os níveis de IL-10 aos 6 meses de acompanhamento em comparação com o grupo RAR (p <0,05). A associação de PDT e RAR também aumentou os níveis de IL-4 no período de 12 meses em comparação com PDT isolada e RAR (p <0,05). Além disso, a PDT reduziu os níveis de TNF-α e IL-6 aos 12 meses em comparação com a TC (p <0,05). Pode-se concluir que a PDT, como monoterapia ou adjuvante ao debridamento mecânico, não demonstrou benefícios clínicos adicionais para bolsas residuais em dentes unirradiculares de pacientes com PAG. No entanto, a PDT como monoterapia pode ser empregada como uma abordagem terapêutica alternativa e não invasiva para o tratamento de bolsas residuais em pacientes com PAG, com efeito modulador em importantes níveis de citocinas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Data da defesa: 25/03/2019

Autor: André Luiz Dal Bello

Orientador: Profa. Dra. Clarice Greco Alves

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: As performances do jogador no ambiente digital: fandom, games e identidade

Resumo: A presente pesquisa versa sobre os conceitos de identidade e cultura participativa no ambiente digital por meio do fandom. O objeto principal de estudo são as identidades gamers tecidas a partir da interação de jogadores de jogos digitais em comunidades virtuais, como as plataformas digitais de transmissão e compartilhamento de vídeos. Jogadores produzem textos que nutrem a identidade gamer que, para fins da pesquisa, chamamos de performances de jogador-produtor – aquele que transmite suas gameplays (jogabilidade e todas as experiências que o jogador tem durante a interação com o sistema de um jogo) em plataformas digitais – e jogador-espectador – aquele que interage na comunidade virtual por meio do consumo de materiais produzidos sobre a e na subcultura dos games. Para tanto, em um primeiro momento, o trabalho apresenta as primeiras reflexões acerca das necessidades inerentes do ser humano de jogar e seus desdobramentos como subcultura dos jogos digitais presente na rotina dos jogadores. Em seguida, busca analisar o percurso histórico evolutivo dos consoles de videogame e do design de games para compreender como se estabeleceu, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, uma proximidade entre os jogadores e os jogos eletrônicos e, a partir da incorporação da internet e modernização dos consoles, o surgimento de novas formas de interação entre diferentes tipos de jogadores. Na sequência, estuda os conceitos de identidade e identidade estigmatizada para compreender como a produção e o consumo de conteúdos do fandom impactam a performance dos jogadores nos ambientes digitais e a constituição de suas identidades. Um segundo momento do trabalho apresenta a pesquisa empírica, com questionário nas redes e entrevista informal para traçar um perfil da percepção desses jogadores em relação à produção e consumo de conteúdos, bem como a constituição de uma identidade mediante essas interações. O quadro teórico abrange estudos sobre os jogos por autores como Huizinga (1993) e Caillois (2017); estudos sobre estrutura e design de games por McGnigal (2012), Rogers (2013), Schell (2008), Juul (2009) e Csíkszentmihaíyi (1991); as intenções em jogar por Bartle (1996) e os tipos de jogadores apresentados por Salen e Zimmerman (2012); os conceitos de identidade por Goffman (1989), Hall (2000), Woodward (2000) e Silva (2000), assim como o conceito de identidade estigmatizada por Goffman (1980); e estudo de fãs por Hills (2002; 2015), Booth (2010), Pearson (2010), Jenkins (1992; 2006) e Ribeiro (2016). Como resultado da metodologia de pesquisa aplicada (revisão bibliográfica, questionários e entrevistas qualitativas com os jogadores atuantes nos ambientes digitais), conclui-se que as falas dos jogadores demonstram uma mescla de concepções acerca das performances (compreendida como um conjunto de práticas) que cada tipo de jogador exerce dentro e fora dos ambientes digitais, contribuindo para uma reflexão sobre as práticas da identidade de jogador de jogos digitais na atualidade. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 25/03/2019

Autor: Jonas Pereira da Silva

Orientador: Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: Automatização da classificação baseada na lógica paraconsistente de condições de estresse de suínos a partir da mineração de dados sobre sua vocalização

Resumo: A carne suína é a proteína mais consumida no âmbito mundial, e o Brasil é considerado o quarto maior produtor e exportador dessa carne. Para atender às demandas do mercado, ocorre aumento de produção de suinocultura, com maior quantidade de animais por área, ocasionando estresse nos porcos. O estresse pode aumentar a predisposição a doenças, as quais elevam o custo da criação do produto e a taxa de mortalidade, desfavorecendo a competitividade no mercado. Assim, o bem-estar do animal torna-se fundamental, sendo necessário o acompanhamento dos animais desde seu nascimento, porém, o registro de dados é escasso. A vocalização é uma ferramenta útil para identificação de situações de estresse em suínos e, com o objetivo geral de automatizar a classificação de condições de estresse de um indivíduo suíno com base em sua vocalização, o objetivo específico é desenvolver um software para classificar o tipo de estresse de um indivíduo suíno de acordo com padrões sonoros dos animais submetidos a situações de estresse. Como método, parte-se dos dados de Cordeiro (2012), cuja pesquisa de campo abrange o levantamento do estresse suíno no próprio local de criação do animal, gravação da vocalização dos suínos e, como resultado, identificação de cada suíno e do tipo de estresse. A pesquisadora montou um banco de dados, disponibilizando tanto as gravações quanto os diversos resultados de identificação. Esse banco de dados passa a servir como base para a criação do software por meio de técnicas de Mineração de Dados (MD) e da aplicação da Lógica Paraconsistente Evidencial E. Como resultado da aplicação e análise dos dados, o software criado permite automatização da classificação do tipo de estresse dos suínos em mais de 70% de acerto.