Análise de Cadeia de Valor

Obra: Análise de Cadeia de Valor
Autores: Tânia Regina Sordi Relvas

Resumo

No presente artigo discute-se a análise de cadeia de valor, um dos pilares de sustentação da Gestão Estratégica de Custos e que é fundamental para suprir necessidades informativas dos gestores quanto à identificação e sustentação de vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Na Gestão Estratégica de Custos, a análise dos custos depende de quais as estratégias que foram adotadas pela empresa, se ela procura liderar nos custos, na diferenciação ou em ambos. Para explicar e melhorar o posicionamento de custo ou de diferenciação é necessário compreender as diversas atividades estratégicas responsáveis pela geração e colocação de um produto ou serviço, bem como as diversas relações e interações existentes entre elas e com o meio ambiente. Para tanto, deve-se conhecer a cadeia de valor, o que permitirá analisar questões de custo com percepção estratégica. Com o estudo, objetiva-se identificar um ferramental que permita analisar custos estrategicamente e, também, identificar ou desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. O estudo justifica-se por melhorar o suporte informativo para a gestão de custos, bem como melhor capacitar a empresa para atuar num ambiente competitivo. Inicialmente discute-se questões relativas a um suporte conceitual básico para desenvolvimento do tema. Em seguida aborda-se o conceito, a importância, a metodologia de construção e de uso da cadeia de valor. E, finalizando, comenta-se as diferenças entre a análise de custos a partir da abordagem da cadeia de valor e de valor adicionado.