Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[18/09/2019 - Alunos são pré-selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2019 ]]> Por Pós

Os alunos a seguir foram pré-selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2019:

Ana Tassia de A. Alves

Andreza Dutra de Sales Lima

Arilson Pereira Flores

Bárbara Vitorino de Andrade

Beatriz Gonzalez dos Santos

Bruna Fernanda Caraça de Almeida

Caio Marcelo Cordeiro de Aquino

Camila Blanco Moretti           

Camila Isaac dos Santos

Carolina Urano de C. Machado

Douglas B. Andrade Souza

Erick Ewdrill P. de Macedo

Gabriela C. Gonçalves T. Nery

Gabrielle Donadio Fonseca

Gabrielle Gamas Aparecido

Gislaine Feitosa U. da Silva

Izabelle Santos Cruz F. de Deus

Juliana Delborgo Abra Olivato

Livia Gomes Faria

Luiz Felipe Tadeu de O. Manoel

Mayallu Becker Kieling

Myllena Gomes dos Santos

Natalia dos Santos Fogaça

Nataly V. Ronqui Honório

Nicholas Veiga Mosquim

Patricia Nogueira Ribeiro

Thais Goulart dos S. Ferreira

Valquiria de Jesus Meira

Vitória Barreto da Silva

Wesley Bezerra do Nascimento

Os estudantes passarão por avaliações das universidades de destino antes do aceite final. A área de Internacionalização Acadêmica da UNIP parabeniza a todos pela conquista.

Para mais informações, acesse o site da Internacionalização Acadêmica.

]]>
DATA18/09/2019
<![CDATA[16/09/2019 - Aluna de Enfermagem é finalista em programa inovador do Banco Santander ]]> Por enviado pela Roberta, editado no depto

No dia 11 de setembro, a graduanda do curso de Enfermagem do campus Alphaville, Cláudia Neves Nascimento da Costa, apresentou no Vigésimo Terceiro Encontro de Iniciação Científica da UNIP/PIBIC-CNPq seu trabalho intitulado Avaliação da neuropatia diabética com instrumentos capazes de identificar as diversas alterações que elevam o risco de desenvolvimento de úlceras em pacientes que possuem alterações glicêmicas em associação beneficente. A pesquisa contou com orientação da professora Dulci da Silva Fonseca Vagenas e financiamento do Banco Santander. A estudante se destacou pelo empenho acadêmico e pela atitude positiva no aproveitamento das oportunidades e parcerias que a UNIP oferece.

Da experiência vivenciada na Iniciação Científica, Cláudia Neves se inspirou para participar de mais uma iniciativa do Banco Santander, realizando sua inscrição no programa inovador Empreenda Santander. Desta vez, o projeto intitula-se BMS Care – um novo conceito de atendimento home care, com orientação da professora Sara Giubilei Santos e coorientação da coordenadora do curso de Enfermagem do campus Alphaville, Gabriela Rodrigues Zinn.

A pesquisa visa analisar o desenvolvimento tecnológico na área da Saúde e a inexistência de um modelo de home care que acompanhe todas as inovações existentes e em potencial de desenvolvimento, exibindo um novo conceito de atendimento em home care. Nesse sentido, a proposta tem como objetivo promover a conexão entre os profissionais da área e a população, a partir da utilização de tecnologias disponíveis, trabalhando de forma integrada.

A estudante foi selecionada entre os 10 finalistas, em um universo de mais de 4.700 inscritos. Um exemplo de atitude, ousadia e energia para transformar realidades. Ela será assessorada durante um ano para desenvolver seu projeto, que envolve a criação de um aplicativo para uso na saúde!

O evento de premiação do Santander foi uma rica experiência vivenciada por todos os participantes, que proporcionou encontros com grandes empreendedores, reitores e docentes de universidades de todo o Brasil, além de representantes da iniciativa privada que acreditam nas parcerias que potencializam o mercado e prezam pelo compromisso social.

]]>
DATA16/09/2019
<![CDATA[13/09/2019 - Coordenadora de Letras participa de Congresso Mundial de Semiótica em Buenos Aires ]]> Por Roseli (editado)

A coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, participou do Décimo Quarto Congresso Mundial de Semiótica promovido pela Asociación Argentina de Semiótica, de 9 a 13 de setembro, em Buenos Aires. O evento foi organizado pelo comitê dos professores María Teresa Dalmasso, Oscar Traversa, Claudio Guerri, Oscar Steimberg e Gastón Cingolani, em conjunto com a Associação Internacional de Semiótica, presidida pelo professor Paul Cobley, do Reino Unido.

A edição deste ano tratou do tema Trajetórias, para além dos desenvolvimentos conceituais da disciplina Semiótica, extrapolando-o para conjuntos de objetos midiáticos, comunicacionais, desenho, arquitetura etc.

Na ocasião, Roseli Gimenes apresentou a comunicação Libidinal Intelligence: Cinema and Literature, em uma sessão denominada Bio, psi, que trata das relações da Semiótica com a Psicanálise, uma conhecida linha de pesquisa da Semiótica Psicanalítica que, atualmente, no Brasil, tem sua expressão sobretudo nos trabalhos de Lucia Santaella e Oscar Cesarotto.

O evento contou com semioticistas de várias partes do mundo, como Paul Cobley, Paolo Fabbri e François Jost, e com a presença significativa do Brasil com os professores Lucia Santaella e Winfried Nöth, entre muitos outros.

]]>
DATA13/09/2019
<![CDATA[13/09/2019 - Alunos e professores do PPGEP participam do Advances in Production Management Systems nos EUA ]]> Por Pós

Entre 1 e 5 de setembro, docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP participaram do congresso internacional Advances in Production Management Systems (APMS), realizado em Austin, Texas. Marcaram presença os professores Irenilza de Alencar Nääs, Marcia Terra da Silva e João Gilberto Mendes dos Reis, as doutorandas Jacqueline Reis e Marley Nunes Vituri Tolo, a mestranda Paula Ferreira da Cruz Correia e a aluna Eldelita Franco, do Doutorado Interinstitucional - DINTER, oferecido pelo Programa em conjunto com o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) de Teresina, Piauí. Solimar Garcia, pesquisadora e aluna egressa do PPGEP, também apresentou trabalhos no evento.

A sessão especial, intitulada Production Management in Food Supply Chains (Gestão de Produção em cadeias de suprimentos de alimentos), organizada pelo coordenador do PPGEP, Oduvaldo Vendrametto, e pelos professores do Programa, contou com participação expressiva da comunidade nacional e internacional. Foram apresentados 15 trabalhos de pesquisadores do Brasil, Japão, Alemanha, França e Dinamarca.Irenilza Nääs demonstrou sua satisfação com a participação dos professores e alunos no evento, que é organizado pela International Federation for Information Processing – IFIP Working Group 5.7, do qual faz parte. A professora chamou a atenção para o momento significativo dos 40 anos de existência do grupo, destacando que o PPGEP-UNIP participa do Congresso desde 2009.

O professor João Gilberto dos Reis também se mostrou bastante entusiasmado: “Os alunos puderam apresentar os resultados de pesquisas realizadas no Programa de Engenharia de Produção, com relevante participação dos pares internacionais nas salas de discussão”, ressaltando ainda a amplitude do evento, que contou com a presença de alunos do DINTER e de egressos do PPGEP. 

]]>
DATA13/09/2019
<![CDATA[13/09/2019 - Alunos apresentam trabalhos no Vigésimo Primeiro Encontro de Iniciação Científica da UNIP ]]> Por Marina Soligo

A Vigésima Primeira Edição do Encontro de Iniciação Científica da UNIP, que ocorreu no dia 11 de setembro, no campus Indianópolis, teve mais de 450 trabalhos de Iniciação Científica de alunos da Universidade apresentados, abarcando todas as áreas do conhecimento. Em uma ação de solidariedade e parceria acadêmica, o evento contou também com a participação de trabalhos de Iniciação Científica do UNIESI – Centro Universitário de Itapira.

Os dois melhores trabalhos de cada curso receberam menção honrosa e o melhor trabalho de cada grande área do conhecimento, uma premiação especial.

Participaram do evento alunos, professores orientadores, professores avaliadores, professores dos programas de mestrado e doutorado, coordenadores gerais de cursos e diretores de institutos, além da vice-reitora de graduação da UNIP, Marília Ancona-Lopez. Também marcaram presença os professores avaliadores do CNPq: Márcia Bertolla, Igor Medeiros e Nemitala Added, da USP, e Diva Spadacci-Morena, do Instituto Butantan. A vice-reitora da UNIP concedeu a premiação aos alunos.

O evento ocorre anualmente e é organizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, na pessoa de sua diretora, professora Marina Soligo, juntamente com a coordenadora dos Programas de Iniciação Científica da UNIP, professora Marília Millan.

Para mais informações sobre as pesquisas apresentadas e sobre o Sexto Encontro de Iniciação Tecnológica UNIP/PIBITI-CNPq e Primeiro Encontro de Iniciação Científica Júnior UNIP/PIBIC-EM-CNPq – 2019, consulte o site.  

]]>
DATA13/09/2019
<![CDATA[12/09/2019 - Campus São José do Rio Preto promove a SIPAT 2019 ]]> Por Cristiane Fedrigo

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do campus São José do Rio Preto foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, com o objetivo de estimular consciência crítica e observadora em todos os colaboradores da Instituição. O ciclo de palestras apresentou temas diversificados de grande importância para o dia a dia do colaborador tanto na empresa como no seu desenvolvimento pessoal.

A psicóloga e mestre em Ciências da Saúde, Thamires Monteiro do Carmo, ministrou a palestra Depressão, os sintomas e sinais da doença. Já Relações interpessoais foi o assunto discutido pela professora da unidade e doutora em avaliação de estresse psicológico, Ingrid Bérgamo, que abordou o tema com dinâmicas e vídeos interativos. A enfermeira da Clínica de Enfermagem do campus, Melieven Aparecida Marino, por fim, apresentou a palestra IST (Infecções Sexuais Transmissíveis) e Aids.

As palestras tiveram como finalidade divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, além de motivar os colaboradores ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam o ambiente de trabalho mais seguro, digno e em constante melhora.

]]>
DATA12/09/2019
<![CDATA[11/09/2019 - Alunos de Comunicação promovem ação em apoio ao Setembro Amarelo ]]> Por Caroline Beatriz

Os cursos de Publicidade & Propaganda e Jornalismo do campus São José do Rio Preto organizaram um “abraço coletivo” no pátio da Universidade, para conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre o mês de combate à depressão e ao suicídio, o Setembro Amarelo.

O ato aconteceu no dia 10 de setembro, considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Vestidos de amarelo, os alunos entregaram frases motivadoras em formato de panfletos, corações, tirinhas e balões para todos que circularam no pátio, no horário de intervalo. Todo o material foi desenvolvido em sala de aula, na disciplina Oficina de Linguagem, sob orientação da professora Alessandra Possato.

O evento contou com a colaboração e o apoio do coordenador Gil Reis e da chefe de campus Patrícia Bassi.

 

]]>
DATA11/09/2019
<![CDATA[09/09/2019 - Campus São José do Rio Preto promove Jornada do Curso de Pedagogia ]]> Por Rafaela

Entre os dias 28 e 30 de agosto, ocorreu a Jornada do Curso de Pedagogia do campus São José do Rio Preto. Com o tema Estudos das tendências pedagógicas, o evento foi idealizado pelos professores Patricia Saes e Adalberto Pinheiro e contou com palestrantes renomados da área.

Os participantes foram recepcionados com um coquetel no hall do teatro da Universidade, onde puderam também apreciar exposições de trabalhos e interagir com a oficina de criatividade, que propôs a confecção de lápis personalizados.

Na presença de toda a comissão organizadora, composta por alunos do segundo ano e pelo corpo docente, a diretora do campus e coordenadora do curso de Pedagogia, Simone Azevedo Buchala, abriu o evento agradecendo a todos os presentes e envolvidos. Na sequência, foi ministrada a palestra Profissionalidade da docência numa perspectiva ontológica: o desafio na contemporaneidade, com a professora Maria Eliza Brefere Arnoni, que atua na área de Educação da UNESP.

No segundo dia da Jornada, os alunos do terceiro ano do curso de Pedagogia cantaram uma paródia da música Trem bala, da Ana Vilela. Nesta noite, as palestras proferidas foram Autismo, legislação e atendimento nas redes pública e privada de ensino de São José do Rio Preto, com a orientadora pedagógica e de educação inclusiva de escolas particulares, Arlete Jane Ferreira; e Reflexão sobre o autismo, com a professora da rede pública e privada Ana Thereza Verona Cafagni.

No último dia, os alunos do segundo ano do curso encenaram uma peça de teatro sobre o tema da Jornada. A palestra da noite foi ministrada por Natucia Cristina Cunto Tadei, fundadora da Escola de Educação Infantil Luz da Vida, onde atua como diretora, formadora e consultora familiar. Egressa do curso de Pedagogia da UNIP, a palestrante abordou o tema Pedagogia participativa para a infância: caminhos possíveis e necessários. No encerramento, as cerimonialistas entregaram brindes para os organizadores e palestrantes, expressando gratidão pela oportunidade de ampliação do conhecimento.

O evento foi aberto aos familiares, convidados, egressos, professores e alunos de todos os semestres do curso de Pedagogia, contribuindo, assim, para a formação profissional e pessoal dos futuros pedagogos.

 

 

]]>
DATA09/09/2019
<![CDATA[05/09/2019 - Campus São José do Rio Preto participa de Feira de Profissões no Colégio Santa Teresa ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 31 de agosto, a coordenadora Graziella Oller e a professora Márcia Diana Zanoti, do curso Enfermagem, e o professor Leandro Brito, do curso de Jornalismo, do campus São José do Rio Preto, juntamente com alunos do sexto semestre de ambos os cursos, participaram da Quinta Feira de Profissões do Colégio Santa Teresa.

Na oportunidade, os estudantes realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação em saúde. O evento foi promovido para os alunos do colégio conhecerem um pouco mais sobre as áreas de atuação dos cursos que poderão seguir futuramente.

]]>
DATA05/09/2019
<![CDATA[04/09/2019 - Campus São José do Rio Preto promove curso para cuidadores de idosos ]]> Por Caroline Beatriz

No dia 31 de agosto, o campus São José do Rio Preto promoveu o terceiro curso Cuidar Bem, para orientação aos cuidadores de idosos. O evento, organizado pela professora Cristiane Bonvicine e pela supervisora Juliana Zancanella, do setor de Fisioterapia Preventiva, ocorreu no teatro da unidade e foi aberto ao público, recebendo cerca de 180 inscrições. Para participar, cada inscrito contribuiu com um pacote de fralda geriátrica, totalizando 1.276 unidades, que foram doadas para o Lar São Vicente de Paula.

Durante o curso, foram ministradas as seguintes palestras:

 - Primeiros socorros, higiene do idoso e cuidados com feridas, com a enfermeira Danyara Garcia.

- Transferências, com o fisioterapeuta Juliano Pires.

- Uso correto de medicamentos, com a aluna do quarto ano do curso de Farmácia Talita Garcia Lopes Viçoso.

- Cuidando de quem cuida, com a psicóloga Talita Carvalho.

- Cuidados básicos, atividades de vida diária, mobilidades e adaptações ambientais: como os cuidados podem auxiliar na melhora da qualidade de vida, com a terapeuta ocupacional Sabrina Favarão.

- Orientações nutricionais, cuidados e higienização dos alimentos, com a nutricionista Eleide Lima.

- Marcha com dispositivo auxiliar, com a fisioterapeuta e professora Cristiane Bonvicine.

O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para prestar assistência e identificar as necessidades específicas de cada idoso, ampliando, assim, suas habilidades e capacidades para um bom relacionamento em suas ocupações diárias.

]]>
DATA04/09/2019
<![CDATA[04/09/2019 - Campus Sorocaba promove Workshop de Banco de Dados aberto à comunidade ]]> Por Caroline Beatriz

No dia 31 de agosto, no período da manhã, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Ciência da Computação, do campus Sorocaba, organizaram o Workshop de Banco de Dados, direcionado aos alunos da Universidade e à comunidade do município.

Durante o curso, os participantes contaram com a palestra Banco de Dados: MongoDB, teoria e prática, ministrada pela representante da empresa Developers-BR, Daniela Monteiro. Além de oferecer atividades extracurriculares para os estudantes do campus, a proposta dos coordenadores dos cursos foi propiciar uma maior interação entre Universidade e comunidade, visando fortalecer ainda mais o público interessado na área de Programação, que registra um alto crescimento no mercado de trabalho.

O evento promoveu também uma ação social com arrecadação de alimentos, que serão posteriormente doados para a Creche Especial Maria Clara, localizada em Sorocaba, SP.

O próximo workshop ocorrerá no dia 28 de setembro.

]]>
DATA04/09/2019
<![CDATA[04/09/2019 - Campus São José do Rio Preto promove Semana do Design Gráfico ]]> Por Rafaela

A sétima edição da Jornada do curso de Tecnologia em Design Gráfico do campus São José do Rio Preto ocorreu entre os dias 26 e 29 de agosto, no teatro da Universidade, com o tema Design aqui, ali e acolá!

Organizado pela coordenadora auxiliar do curso, Patrícia Lemos Fochi, juntamente com a comissão formada por alunos e professores, o evento foi dividido em dois dias de palestras e dois dias de oficinas. No primeiro dia, no hall do teatro, o público pôde apreciar de início uma mostra de projetos e videoclipes desenvolvidos por estudantes do curso. A diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, realizou a abertura do evento, ao lado da coordenadora Patrícia Fochi e dos alunos Paulo Adriano da Silva Moureira e Lucas Barbosa da Silva, mestres de cerimônia, a quem agradeceu o desempenho e o importante apoio da comissão organizadora.

Em seguida, foram ministradas as palestras O papel dos papéis: uma abordagem ecológica no meio gráfico, com o coordenador do curso de Ciências Biológicas do campus São José do Rio Preto e sócio da ID4 Arquitetura e Soluções Sustentáveis , Augusto Azevedo da Silva; e Criatividade: um exercício diário, com o docente do curso, produtor cultural e diretor criativo da empresa Casa de Criar, Juny Kp.

No segundo dia, os temas discutidos foram Cidade humana: fomentos públicos e a produção artístico cultural na fotografia, com o jornalista e fotógrafo Santiago Naliato Garcia; e Design e subjetividade: entre o tangível e o sensível dos objetos, com a doutora em Design e mestre em Comunicação e Educação, Camila Olivia Melo.

Na terceira e na quarta noite do evento, os alunos de todos os semestres do curso participaram de oficinas exclusivas realizadas em salas de aula, nos laboratórios de informática do campus e no Núcleo de Criação. Em um total de cinco oficinas, os temas abordados foram Práticas em lettering, com o designer e artista Reider Pereira; Photoshop – Técnicas de manipulação e ambientação de imagens, com o proprietário da empresa Athus Comunicação Visual, Luís Gustavo Brunieri; Efeitos visuais – VFX, com os diretores do Studio Cosmo, André Gallego e Miguel Sacomano; Design e Dadaísmo, com Camila Olivia Melo; e Técnicas de aquarela e encadernação, com os alunos segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, Evelyn Pereira e Renilson de Morais.

Os participantes apresentaram suas criações durante as oficinas, expondo os conhecimentos adquiridos e discutidos durante toda a Jornada sobre assuntos essenciais da área, tanto para o período acadêmico como para o mercado de trabalho.

]]>
DATA04/09/2019
<![CDATA[04/09/2019 - Cursos do campus São José do Rio Preto participam de Feira de Profissões em escola estadual ]]> Por Coord. Prof. Richardson Luz

O campus São José do Rio Preto participou da Quarta Feira de Profissões da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella, realizada no dia 5 de setembro. Houve divulgação dos cursos da Universidade e realização de aproximadamente 120 testes vocacionais.

Três cursos foram convidados para falar sobre suas respectivas áreas de atuação profissional: Biomedicina, representado pela coordenadora Marta Ester Moreira; Ciência da Computação, pelo professor Fábio Renato de Almeida; e Design Gráfico, pela coordenadora Patrícia Folchi. O objetivo das palestras foi esclarecer diversos assuntos dentro de cada área específica, tais como profissão no dia a dia, perfil do profissional e situação atual do mercado de trabalho. A realização do teste vocacional, que ocorre pelo quarto ano consecutivo, é uma atividade que foi inserida na programação da Feira devido à grande procura e expectativa dos alunos de conhecer mais sobre suas aptidões e as possibilidades de atuação profissional que cada curso oferece, visando orientar e facilitar sua escolha futura.

 

]]>
DATA04/09/2019
<![CDATA[03/09/2019 - Alunos do curso de Ciências Computação têm trabalhos aprovados em Simpósio Internacional ]]> Por Avelino Palma Pimenta Junior

O curso de Ciência da Computação do campus Ribeirão Preto teve três alunos aprovados para apresentação de trabalho no Vigésimo Sétimo Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).

O primeiro trabalho, dos alunos Felipe Massayuki e Italo Rodrigues da Silva, trata do desenvolvimento de aplicação para prover maior independência aos estudantes do curso de Ciência da Computação que possuem algum tipo de deficiência motora. Já o segundo trabalho, idealizado pelo aluno Gabriel Pescuma, aborda a utilização de phishing na obtenção de acessos indevidos a redes Wi-Fi.

O SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados de projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

 

]]>
DATA03/09/2019
<![CDATA[29/08/2019 - Campus Goiânia realiza Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas ]]> Por Profa. Dra Sandra Ribeiro de Morais

A Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas do campus Goiânia, realizada entre 29 e 30 de agosto e organizada pela coordenação do curso, contou com a participação de alunos do curso, presencial e EaD, bem como de alunos de Farmácia e Biomedicina. O evento teve como objetivo divulgar os principais avanços científicos nas diferentes áreas de atuação do biólogo, além de possibilitar o contato entre estudantes e profissionais para possíveis parcerias em estágios, projetos e cursos de pós-graduação.

Na manhã do dia 29, após a entrega dos kits aos inscritos, a farmacêutica Nathália Pedroso Barbosa ministrou a primeira palestra da Jornada, discorrendo sobre Aproveitamento de resíduos com aplicação na indústria farmacêutica e cosméticos. Na sequência, os biólogos Nayane Peixoto Soares e Rodrigo Fernandes de Lima abordaram os temas Cúrcuma não é apenas um tempero e O poluente ambiental do plástico que o olho não vê, mas o corpo sente, respectivamente. No período da tarde, foram ministrados os minicursos Técnicas anatômicas – Angiotécnica, com o biólogo Rodrigo Fernandes de Lima, e Identificação das principais bacterioses de importância clínica, com os biomédicos Laura Raniere Borges dos Anjos e Michel Gentile Lima.

As atividades do dia 30 iniciaram-se com a palestra RNA´s de transferência e câncer, proferida pelo biólogo Cesar Augusto Sam Tiago Vilanova Costa. Em seguida, a palestra Aspectos da implementação de metodologias alternativas ao uso de animais na avaliação de toxicidade foi ministrada pela farmacêutica Thaís Rosa Marques dos Santos.

Ainda nesse dia, o biólogo Werther Pereira Ramalho falou sobre Estratégias multidisciplinares para a conservação da biodiversidade no bioma Cerrado e, por fim, o biólogo André Luís Elias Moreira e a biomédica Ana Clara Correia Melgaço ministraram o minicurso Métodos de isolamento e diagnóstico das principais micoses de importância clínica.

]]>
DATA29/08/2019
<![CDATA[28/08/2019 - Alunos de Jornalismo do campus São José do Rio Preto visitam TV Câmara ]]> Por Caroline Beatriz

No dia 22 de agosto, alunos do segundo ano do curso de Jornalismo do campus São José do Rio Preto realizaram uma visita técnica à TV Câmara local, como suporte ao conteúdo da disciplina Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo.

A visita teve início com um tour pelas dependências da Câmara, monitorada pelo cerimonialista Gelson Rastelli Júnior, que apresentou o plenário, os gabinetes dos vereadores e o gabinete da presidência. Neste último, os estudantes foram recebidos pelo presidente da casa para o biênio 2019/2020, vereador Paulo Paulera. O presidente conversou com o grupo e se mostrou receptivo às reivindicações de estágios para estudantes de Jornalismo, fator decisivo na formação dos universitários desde que as novas diretrizes do Ministério da Educação determinaram a obrigatoriedade do estágio ligado à profissão.

A segunda parte da visita foi monitorada pelo diretor de Comunicação do Legislativo, jornalista Alexandre Gama, que acompanhou os universitários em todos os setores da TV Câmara. Os alunos conheceram e tiraram dúvidas sobre redação, ilhas de edição, switcher, transmissão e estúdio da emissora pública. Já dentro do estúdio, tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências com o diretor e os jornalistas Mateus Bueno de Camargo e Thaís Machado.

Alexandre Gama teceu comentários positivos sobre a visita. “É sempre gratificante trocar conhecimento e experiência com o pessoal que está começando. Quero parabenizar a UNIP por aliar a teoria com a prática e, assim, enriquecer o conhecimento de seus estudantes. A Câmara de Rio Preto está sempre de portas abertas para a comunidade”, ressaltou.

A atividade foi orientada pelo professor da disciplina Eduardo Amaral Gurgel, que salientou a importância de práticas como essa para o complemento da grade curricular. Participaram da atividade os estudantes Amanda Tiano Lopes Soler, Marcela Fernandes Camara, Patrícia Valéria de Assis, Wilson Gabriel Mendes Melzi, Wesley de Paula Vicente, Lúcia Casciatori e Vanessa Justiniana de Jesus.

“Com a visita à TV Câmara conseguimos ver, de fato, como é o Jornalismo televisivo na prática. Várias teorias estudadas em aula que nos foram apresentadas de uma forma clara sobre como elas são aplicadas no dia a dia. Com isso, conseguimos ter uma noção de como é trabalhar em uma rede de televisão, seja na frente das câmeras ou em algum setor da grande equipe por trás delas. Foi muito interessante acompanhar o trabalho do jornalista, da edição de vídeos e analisar como essa profissão influenciará na angulação da notícia”, comentou a aluna Amanda Tiano Soler.
 

]]>
DATA28/08/2019
<![CDATA[28/08/2019 - Professoras de Letras apresentam trabalho sobre plurilinguismo em evento na USP ]]> Por Roseli

Nos dias 22 e 23 de agosto, a coordenadora do curso de Letras EaD-UNIP Interativa, Cielo Festino, a coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Marquês, Simone Gonzales, e a professora Palma Rigolon, também do curso de Letras da mesma unidade, participaram do Terceiro Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) da FFLCH-USP. As três professoras também coordenam o curso lato sensu de Língua Inglesa e Literatura da UNIP Interativa.

O Encontro discutiu as políticas linguísticas nas universidades, com foco no fortalecimento dos cursos de Letras e na criação de Centros de Línguas, bem como questões de multi e plurilinguismo em contexto universitário.

A apresentação conjunta das professoras ocorreu no dia 23 e teve como título Plurilinguismo no Brasil: alunos indígenas em cursos EaD – Uma proposta. Trata-se do início da terceira etapa do Projeto “Encontros Interculturais na EaD: narrativas de vidas dos diferentes brasis”, idealizado e liderado pela coordenadora Cielo Festino.

]]>
DATA28/08/2019
<![CDATA[27/08/2019 - Professor do PPGEP-UNIP realiza atividades científicas na Universidade de Sonora ]]> Por Pos

A UNIP e a Universidade de Sonora (UNISON), no México, são signatárias de convênio de cooperação científica que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, com destaque para a troca entre professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP e da Pós-Graduação em Engenharia Industrial Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora.

No primeiro semestre de 2019, o programa da Universidade de Sonora, por meio de seu Departamento de Engenharia Industrial, recebeu o professor do PPGEP e líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), Biagio Giannetti, na condição de professor visitante.

Biagio realizou as seguintes atividades acadêmicas:

- Projetos de pesquisa conjuntos entre UNIP e UNISON;

- Orientação das alunas Sandra Villalva, Janim Margarita Herrera e Marisela Trillas, do curso de Mestrado em Sustentabilidade da UNISON;

- Curso de 80 horas, intitulado Contabilidad y Gestión Ambiental con énfasis en Humanos - Naturaleza Nexuses e destinado aos alunos da Pós-Graduação em Sustentabilidade da UNISON. O curso teve como objetivo a troca de informações e a formação de futuros pesquisadores, levando em consideração as características de algumas ferramentas de contabilidade científica ambiental utilizadas para o diagnóstico e para o gerenciamento de sistemas de produção;

- Conferência de abertura na Semana de Proteção Civil, evento ocorrido na UNISON, intitulada ¿Resiliencia y Sustentabilidad, en qué medida?;

- Participação como especialista no evento 2do Taller de la Aceleradora de Eficiencia Energética en Edificaciones.

O professor da UNIP teve ainda o privilégio de se reunir com o professor mexicano José Mario Molina Pasquel y Henríquez, que na ocasião esteve na UNISON para receber o título de Doutor Honoris Causa. Mario Molina é o primeiro Prêmio Nobel de Química por estudo relacionado com o tema ambiental, sendo sua pesquisa de extrema importância para a comunidade científica internacional que trabalha com sustentabilidade. Atualmente, Molina dirige o Centro Mario Molina, que realiza estudos sobre energia e meio ambiente, particularmente nos campos das mudanças climáticas e da qualidade do ar. Durante o encontro, os professores discutiram estratégias para melhorar a comunicação dos resultados científicos relacionados às mudanças climáticas à população, de um modo geral, e aos governos.

“O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora possui Status Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) de Programa de Excelência com Competência Internacional, tendo como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas. A internacionalização da pós-graduação fortalece a pesquisa, a formação dos alunos e traz a possibilidade de explorar temas de pesquisa empregando-se diferentes visões acadêmicas. Sem dúvida alguma, essas atividades são muito saudáveis para os Programas de Pós-Graduação participantes”, destacou o professor Biagio Giannetti da UNIP.

]]>
DATA27/08/2019
<![CDATA[27/08/2019 - Alunos do campus Tatuapé visitam exposição do fotógrafo Sebastião Salgado ]]> Por Professora Selma Rofino

No dia 27 de agosto, os alunos dos cursos de Comunicação Digital e Design Gráfico do campus Tatuapé, sob orientação das professoras Selma Rofino e Janaina Santiago e do coordenador André Palombo, visitaram a exposição de fotografias GOLD – Mina de Ouro Serra Pelada, do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A mostra, que ocorre no SESC Paulista até o dia 3 de novembro, traz registros feitos na década de 1980 no maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada, situado na região da Amazônia paraense.

Segundo a professora Selma Rofino, “além da técnica do registro fotográfico, podemos observar as condições precárias que os trabalhadores estavam submetidos em busca do el dorado, do sonho de riqueza com a descoberta do ouro. É extremamente interessante acompanhar esses registros de vidas que permaneceram e também pensar nas muitas delas perdidas no garimpo paraense. Esse contato em muito contribui para a formação dos futuros profissionais de design.”

]]>
DATA27/08/2019
<![CDATA[24/08/2019 - Professores de MBA ministram palestra sobre geotecnologia na AEAT de Itapevi ]]> Por Depto de Comunicação

A convite do engenheiro e conselheiro federal suplente do CREA, Carlos Eduardo de Souza, os professores da UNIP, Claudio Scheidt Guimarães e Ricardo Tinoco, ministraram palestra durante um curso de Geoprocessamento realizado na Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Itapevi (AEAT).

Claudio Guimarães, professor do curso de Engenharia Civil e de MBA em Gestão de Obras e Edificações, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Segurança no Trabalho, e Ricardo Tinoco, coordenador dos cursos de MBA, abordaram o tema Geotecnologia x Engenharia x Quarta Revolução Industrial e os desafios do século XXI.

A palestra ocorreu no dia 24 de agosto e, entre outros tópicos, tratou da importância das novas tecnologias, da geotecnologia, da sustentabilidade, das cidades inteligentes e das 17 ODS da ONU, bem como dos desafios da Arquitetura e da Engenharia diante dessas perspectivas.

 

]]>
DATA24/08/2019
<![CDATA[23/08/2019 - Cursos de Psicologia e Direito participam da Semana da Justiça pela Paz em Casa ]]> Por Caroline Beatriz

A convite da Vara da Infância e Juventude, a coordenadora auxiliar do curso de Psicologia, Rosana Garcia, e o professor do curso de Direito, Sérgio Serrano, ambos do campus São José do Rio Preto, participaram da décima quarta edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada no Fórum de São José do Rio Preto, no dia 19 de agosto.

O evento é uma iniciativa nacional de conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica, em que o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp), promove palestras, cursos e oficinas nas varas onde tramitam processos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos realizados pela coordenadoria do Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de São José do Rio Preto, a rede de serviços disponibilizados no programa e também os parceiros e os voluntários que trabalham no combate a esse gravíssimo problema enfrentado por mulheres da sociedade.

Um dos trabalhos promovidos pelo Anexo conta com a parceria da UNIP para o encaminhamento de vítimas de violência doméstica ao Núcleo de Práticas Jurídicas e ao Centro de Psicologia Aplicada do campus, onde recebem assistência jurídica e atendimento psicológico.

 

]]>
DATA23/08/2019
<![CDATA[23/08/2019 - Campus São José do Rio Preto realiza a Vigésima Segunda Jornada Jurídica ]]> Por Rafaela Merighi

Entre os dias 13 e 15 de agosto, ocorreu no campus São José do Rio Preto a Vigésima Segunda Jornada Jurídica. O evento contou com a participação dos alunos de todos os semestres, professores, coordenadores e palestrantes renomados da aérea. A mesa de honra foi composta pela diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala, pela coordenadora do curso, Eliani Cristal Nimer, e pelos professores Silvio Silva e Marcelo Taddei.

A abertura foi realizada no teatro da unidade, com apresentação da banda da Polícia Militar. Na sequência, foram proferidas as palestras A Fazenda Pública em juízo, com o mestre em Direito e procurador do município de São José do Rio Preto, Roger de Marchi Rodolpho; Perícia criminal, com a perita criminal do setor de balística forense do Instituto Geral de Perícias (IGP), do estado de Santa Catarina, Ana Carolina Ferrari; e Sucesso com Direito, com o secretário-geral da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB, Paulo Nicholas.

No dia 14, foram ministradas as palestras Anexo da violência doméstica, com a juíza de Direito da 5ª Vara Criminal de São José do Rio Preto, Gláucia Véspoli, e Direitos do consumidor, com a diretora geral do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PR), Claudia Silvano.

Encerrando o evento, no último dia os temas abordados foram: Bens digitais, com o delegado de Polícia Civil, Bruno Zampier, e Crise do constitucionalismo no pós-guerra, com o advogado, mestre e doutor em Direito do Estado, Pedro Estevam Serrano.

Palestrantes, coordenadores, professores, diretores, funcionários e alunos do curso de Direito puderam desfrutar de três dias de muito aprendizado, com troca de experiências fundamentais para o mercado de trabalho e com palestras relevantes para o crescimento acadêmico.

A Jornada arrecadou ainda aproximadamente 675 produtos não perecíveis e de higiene pessoal, que foram doados para as entidades Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt e Associação Madre Tereza Calcutá.

]]>
DATA23/08/2019
<![CDATA[23/08/2019 - Professores do campus São José do Rio Preto participam da Semana de Profissões do Colégio SEB ]]> Por Rafaela Merighi

As coordenadoras Marta Ester Maffei Moreira e Graziella Alana Oller e o professor Eduardo Amaral Gurgel, dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Jornalismo, respectivamente, do campus São José do Rio Preto, participaram da Semana de Profissões do Colégio SEB Rio Preto, realizada entre os dias 20 e 23 de agosto.

Nas palestras que proferiram, as coordenadoras e o professor abordaram diversos assuntos dentro de suas áreas específicas, tais como profissão no dia a dia, remuneração, perfil do profissional para atuar na área, prós e contras da profissão e situação atual do mercado de trabalho.

O evento contou ainda com a presença da equipe de divulgação do campus, que auxiliou na exposição dos materiais do vestibular.

A Semana de Profissões ocorre anualmente com uma programação especial que oferece aos alunos oportunidade para tirar dúvidas, conhecer as profissões e identificar as que mais se adequam ao seu perfil.

 

]]>
DATA23/08/2019
<![CDATA[23/08/2019 - Coordenador de Jornalismo ministra palestra motivacional no campus São José do Rio Preto ]]> Por Rafaela Merighi

No dia 22 de agosto, no teatro do campus São José do Rio Preto, foi realizada uma palestra motivacional com o coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo do campus Chácara Santo Antônio, Elvis Wanderley dos Santos. A diretora do campus, Simone Buchala, realizou a abertura do evento, direcionado aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Estética e Cosmética, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina e Farmácia.

O objetivo da atividade foi estimular os estudantes a terem uma visão mais abrangente e motivadora das possibilidades profissionais e pessoais em suas áreas. Nesse sentido, o professor Elvis dos Santos falou sobre fatores essenciais para o alcance do êxito pessoal e profissional, como comprometimento, ousadia, iniciativa, criatividade e foco.

 

]]>
DATA23/08/2019
<![CDATA[22/08/2019 - Curso de Ciências Biológicas cria viveiro de plantas no campus Ribeirão Preto ]]> Por Profª Drª Laura C da C Dominciano

No dia 22 de agosto, alunos e professores do curso de Ciências Biológicas do campus Ribeirão Preto iniciaram o plantio de plantas para o Viveiro UNIP, que funcionará como um Laboratório de Botânica dentro da unidade. Além de auxiliar no desenvolvimento de projetos de pesquisa de ensino e de extensão, o espaço constituirá também uma área de contemplação e de uso para as aulas práticas das disciplinas de Botânica.

No Viveiro UNIP, será possível cultivar plantas para a melhor compreensão de seus processos germinativos e de desenvolvimento, visando projetos de reflorestamento, bem como espécies de outros interesses, como plantas medicinais e Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs). Prevê-se, assim, o cultivo de diversas espécies de plantas utilizadas em aulas práticas, evitando-se a necessidade de suas aquisições futuras de outros viveiros. Além do foco científico-didático, também serão implantados um orquidário para contemplação e uma área de cultivo de suculentas e cactáceas, que poderão ser cultivadas e multiplicadas para estudo e como plantas ornamentais para doação em eventos de divulgação, juntamente com mudas de espécies arbóreas nativas, frutíferas etc.

Segundo a coordenadora do curso, Laura Dominciano, o Viveiro UNIP tem ainda como objetivo atrair pássaros, abelhas e borboletas para polinização, “o que deixará o campus com uma beleza cênica de apreciação. Tudo isso será feito de forma sustentável, cujos cuidados serão realizados pelos alunos, sob orientação do corpo docente.”

]]>
DATA22/08/2019