Autor(a): Saturnina Alves da Silva Martins
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data: 31/01/2022
Resumo: O objetivo desta tese é avaliar a influência da tecnologia e da gestão da qualidade no processo de trabalho do enfermeiro que atua em clínica de hemodiálise. A colaboração da Engenharia da Produção se dá através das técnicas e métodos do sistema produtivo de trabalho e da utilização das ferramentas da gestão da qualidade como metodologia de busca de solução de problemas vivenciado nas organizações de saúde, em específico em clínica de hemodiálise. A metodologia utilizada foi de estudo de casos múltiplos e não integrado. O projeto do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Paulista. As pesquisas realizadas para elaboração dos sete artigos que compõe esta tese ocorreram em clínicas de hemodiálise situadas nas regiões: leste, central, sul da cidade de São Paulo, cidade de Sorocaba – SP e Passos em Minas Gerais. As pesquisas ocorreram no período de abril de 2018 a dezembro de 2021. Os sujeitos de pesquisa foram enfermeiros que trabalham nas clínicas de hemodiálise que foram campo da pesquisa. Foram elaborados sete artigos, três apresentados e publicados em congressos internacionais, dois foram publicados em periódico de relevância e dois foram submetidos e aguardam processo de avaliação no momento de depósito da tese. Ao longo das pesquisas realizadas e na elaboração dos vários artigos que compõem esta tese, percebeu-se a necessidade de propor um roteiro de implementação de acreditação em clínicas de hemodiálise com o auxílio da tecnologia para que auxilie em todo o processo a participação do enfermeiro, que tem um papel importante na gestão administrativa e assistencial. Assim foi idealizado o software Henina Sistema de Gestão da Qualidade que compõe documentos importantes que fazem parte do trabalho do enfermeiro que atua em hemodiálise. E o Henina Acreditação em Hemodiálise que a princípio está interligado ao HSGQ no qual o roteiro proposto está incluído com todos os seus desdobramentos e ações.
Palavras-chave: Tecnologia; Gestão da Qualidade; Enfermeiro; Hemodiálise.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Qualidade e Produtividade.
Autor(a): Ivonalda Brito de Almeida Morais
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 01/02/2022
Resumo: A educação tem passado por transformações significativas na última década, e a Engenharia Civil tem sido uma das áreas que mais tem incorporado inovações, visando à formação de profissionais inovadores para o mercado de trabalho. Esta pesquisa visa contribuir com os estudos sobre o uso das metodologias ativas para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador nesse curso, que tem como parâmetro a Resolução CNE/CES Nº 002/2019. A questão norteadora da pesquisa foi: quais são as ferramentas de metodologias ativas mais efetivas para o alcance das competências previstas no perfil de competência do curso de Engenharia Civil? O objetivo geral é desenvolver uma proposta de implementação das metodologias ativas em uma IES do interior do estado do Piauí, voltada para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) do curso de Engenharia e com a meta 4.4 da Agenda 2030 da ONU. De maneira específica teve como objetivo identificar as ferramentas de metodologias ativas aplicáveis ao curso de Engenharia Civil com potencial para colaborar no desenvolvimento das competências dos egressos definidas nas DCN's, realizar um diagnóstico situacional dos fatores que influenciam a adoção de metodologias ativas no curso de Engenharia Civil em uma Instituição de Ensino Superior e desenvolver um modelo para apoiar a implementação de metodologias ativas no âmbito do curso de Engenharia Civil. Na primeira etapa desse estudo foi feita pesquisa documental e bibliográfica. Na segunda, uma pesquisa-ação. Foram sujeitos da pesquisa coordenador, professores e alunos do curso de Engenharia Civil de uma IES do Piauí. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, documentos e reuniões com os sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo e o software IRAMUTEQ. Como resultado, verificou-se que 13 ferramentas de metodologias ativas são mais propensas ao desenvolvimento das competências previstas nas DCN's de Engenharia, destacando-se Peer Instruction, Project-based learning- PBL, Portfólio, Problematização com a utilização do Arco de Manguerez, Aprendizagem Baseada em Problema- ABP e Estudo de Caso. Ao final, apresentou-se a proposta de um plano de ação para o curso de Engenharia Civil, dividido em quatro eixos. Cada eixo, apresentou metas e ações a serem executadas no ano de 2021, que foram avaliadas e comprovada sua eficácia em relação à formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho que exige cada vez mais inovação, qualidade e capacidade de aprender ao longo da vida, de acordo com as DCN's e as ODS da Agenda 2030 da ONU.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Competências; Engenharia Civil
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Wallace Terra de Carvalho
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 31/01/2022
Resumo: Com o anúncio, em 2007, da descoberta do pré-sal, a Petrobras realizou estudos sobre o desenvolvimento e operação dos imensos reservatórios de gás natural. A partir das mudanças nas leis, ocorreram quebra do monopólio da Petrobras, entradas de novas empresas na exploração e desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil. Ampliação da matriz de gasodutos de transporte entre os estados e gasodutos de escoamento do gás natural da Bacia de Santos para o litoral, faz com que o Brasil tenha novos projetos de gasodutos, novos portos para gás, novos navios para transporte de gás e novos projetos termelétricos. A lei 14.134 aprovada em 8 de abril de 2021 abre o caminho para mudanças, favorecendo as novas bases de transporte de gás natural. Entre os objetivos específicos para a aplicabilidade da malha de distribuição, está a avaliação da reinjeção do gás excedente de produção e a interface com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Utilizou-se neste trabalho a pesquisa bibliográfica e documental. Concluindo que a demanda termelétrica na região sudeste apresenta mais da metade de toda a demanda realizada em 2020. Os impactos socioambientais são bem menores ao substituir óleo ou carvão por gás nas termelétricas. Essas mudanças, que vão ao encontro do ODS 7 para energia mais limpa e têm representado grande evolução nos projetos e atitudes das empresas, fazem que a reinjeção de 1/3 do gás natural, correspondente a 35 milhões de metros cúbicos diários da produção, seja devolvida à formação rochosa devido à carência de malha de escoamento.
Palavras-chave: Gás natural; Novo mercado de gás natural; Termelétrica.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Aguinaldo Eduardo de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 03/02/2022
Resumo: Os sistemas alimentares, em todo o mundo, estão sob enorme pressão. A demanda por alimentos mais saudáveis, produzidos localmente, garantindo justiça social, popularizou as cadeias alimentares curtas. Essas cadeias têm se mostrado substituto confiável para as cadeias de suprimentos convencionais. O presente estudo consistiu em sistematizar modelos de cadeias curtas, aqui denominada “Cadeia Curta Agroalimentar Familiar”, por meio de pesquisa de campo em sistemas produtivos de pequenas propriedades agrícolas de controle familiar, através de estudos de casos. Os modelos Cadeia Curta Familiar Agroecológica (CCFA); Cadeia Curta Familiar Banco de Alimentos (CCFBA); Cadeia Curta Familiar Agro Escolar (CCAE); Cadeia Curta Familiar Industrial (CCFI); e Cadeia Curta Familiar Convencional (CCFC), foram diagnosticados e sistematizados através da utilização de modelos empíricos de cadeias curtas agroalimentares brasileiras. Os resultados apresentaram as cadeias voltadas para a produção de alimentos ambientalmente sustentável (CCFA), que são as que mais geram oportunidades econômicas. Além dos produtos serem reconhecidos e valorizados pelo mercado, o manejo agroecológico tem despertado o interesse dos consumidores a essas comunidades que, na busca por interações socioculturais, têm oportunizado ofertar serviços adicionais, tais como o turismo rural. Experiências como “um dia no campo” permitem às propriedades rurais aumentar seus ganhos, fidelizar clientes, prospectar novos consumidores e inserir suas produções a novos mercados. Outro modelo a ser explorado é a CCFI. A capacidade de agregar valor, através de atividades de processamentos e transformação de produtos primários, é o maior destaque dessa cadeia. Produtos processados localmente trazem, na sua dinâmica produtiva a cultura e tradição local, são valorados acima do preço de mercado, gerando maior rentabilidade aos seus produtores.
Palavras-chave: Agricultura familiar; Cadeia Curta de Abastecimento; Redes Alimen- tares Alternativas; Cadeia Curta Agroalimentar Familiar.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planeja- mento da Produção.
Projeto: Logística nas Cadeias Agroindustriais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: RESUP – Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos.
Autor(a): José Alberto Alencar Luz
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes Reis
Data: 08/02/2022
Resumo: A comunidade científica tem-se voltado para estudar soluções acerca do aumento da demanda de alimentos para consumo humano e animal. Neste sentido, a soja é uma das principais commodities mundiais, porém tem a maior parte da sua produção concentrada em países no continente americano como Argentina, Brasil e Estados Unidos. Portanto, a logística tem um papel fundamental no escoamento desse produto para os mercados consumidores e na rentabilidade dos países que a produzem e/ou a comercializam. No Brasil, os custos de aquisição da terra tem levado ao surgimento de novas fronteiras agrícolas para produção do grão, como a expansão da cultura de soja pelos estados do nordeste, fazendo que os problemas logísticos enfrentados pelo país no escoamento da produção e no recebimento de insumos se agravem ainda mais. O objetivo do presente estudo é investigar o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja em uma dessas fronteiras, mais especificamente no Estado do Piauí. Pretende-se assim identificar melhorias para os processos e propor soluções para aumentar a sua eficiência logística. A escolha do Estado está atrelada ao foco do Programa Interinstitucional de Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP em conjunto com o Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, localizado em Teresina/PI, no qual o Programa visa contribuir para o avanço e melhoria das cadeias produtivas e dos serviços no Estado. A tese é composta de cinco artigos que estudam o problema a partir de dados primários coletados junto aos produtores locais e dados secundários provenientes de trabalhos acadêmicos, empresas e organizações governamentais. O estudo utiliza de técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Entre os resultados obtidos no estudo destacam-se: (i) A produção de soja embora importante para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado não contribui para melhora dos Indicadores de Desenvolvimento Social (IDH) dos municípios; (ii) Existe um déficit logístico, em que se carece de estruturas eficientes de áreas de armazenagem, infraestrutura viária e disponibilidade de modais de transporte de grande capacidade como o sistema ferroviário e hidroviário; (iii) Embora a competitividade da cadeia de suprimentos da soja no Piauí seja diminuída por fatores logísticos, ainda é possível observar um forte crescimento na produção e exportação da commodity baseada principalmente no custo de aquisição da terra.
Palavras-chave: soja, logística, cadeia produtiva, infraestrutura.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Pedro José Gabriel Ferreira
Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Helena Bonilla
Data: 08/02/2022
Resumo: Para desenvolver a Indústria 4.0 no Brasil, é necessário um remodelamento dos processos educacionais, particularmente no ensino de engenharia. Os seus administradores terão a missão de avaliar se os projetos pedagógicos e professores são capazes de formar profissionais capacitados. Deverão fornecer recursos para que professores, técnicos e alunos possam executar suas atividades de ensino e aprendizagem de forma a desenvolver um profissional moderno, com as habilidades de que a indústria necessita na atualidade. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia de ensino que seja capaz de desenvolver nos futuros profissionais esses skills. Também projetar e construir um laboratório de fabricação digital, um laboratório 4.0 com uma fábrica de aprendizagem e realidade virtual para dar suporte à metodologia. Para o desenvolvimento da metodologia, uma pesquisa-ação foi realizada junto ao curso de engenharia da Universidade Paulista – UNIP, remodelando o projeto pedagógico do curso. Uma metodologia para a seleção e desenvolvimento de equipamentos foi estabelecida, respeitando os requisitos impostos com relação a custo, disponibilidade de tecnologias e objetivos do projeto. Formulários na escala de Likert e o método especialista Delphi foram utilizados para avaliar a metodologia e tecnologias de suporte junto a especialistas educacionais, posteriormente validados junto aos especialistas da indústria, atividade executada em parceria com a Sojo University do Japão.
Palavras-chave: Ensino em Engenharia. Indústria 4.0. Fábrica de aprendizagem. Skills.
Área de Concentração: Gestão de sistemas de operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Projeto: Indústria 4.0 e transformação digital.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Daiane da Silva Algarves Castelo Branco
Orientador(a): Profa. Dra. Marcia Terra da Silva
Data: 09/02/2022
Resumo: As estratégias de gerenciamento do conhecimento são fatores cruciais para as organizações, pois aprimoram os resultados e melhoram a produtividade da empresa. No entanto, o gerenciamento do conhecimento não é um processo fácil, principalmente em organizações geograficamente distribuídas. Assim, pergunta-se: como fortalecer o compartilhamento formal e informal de conhecimento em uma organização descentralizada geograficamente? Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o processo de Gestão do Conhecimento em uma organização descentralizada e desenvolver um protótipo de aplicativo móvel para compartilhamento de conhecimento. Foi desenvolvido o protótipo do aplicativo Compartilha PJe, que tem seu conteúdo organizado em Fórum, Manuais, Notificação e Perfil. O estudo se deu em duas fases: diagnóstico organizacional e o desenvolvimento e validação de um protótipo de aplicativo móvel para uma organização descentralizada com o objetivo de compartilhar conhecimento formal e informal. Para isso, foi realizado um levantamento a partir de entrevistas e questionários com os magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Esta pesquisa é importante, pois a análise dos fatores que influenciam o compartilhamento de conhecimento e a utilização de um aplicativo móvel para este fim podem impulsionar o trabalho dos membros envolvidos diretamente na gestão do conhecimento em organizações descentralizadas. Conclui-se que o objetivo de desenvolver e validar um protótipo de aplicativo móvel para compartilhamento de conhecimento foi alcançado, sendo aprovado pela equipe de desenvolvimento.
Palavras-chave: gestão do conhecimento; compartilhamento de conhecimento; organizações descentralizadas; Tribunal de Justiça.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Luiz Antonio de Lima
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 09/02/2022
Resumo: Neste trabalho estuda-se uma ferramenta computacional de auxílio na identificação do câncer precoce de próstata através de biópsias não classificáveis por especialistas. Para tanto usou-se uma metodologia baseada em Redes Neurais Artificiais, Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes, conceitos da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ e aderente com a metodologia DSR - Design Science Research. Para o estudo foram selecionadas de um banco público 700 imagens KARIMI (2020) sem imuno-histoquímica-IHQ, submetidas ao sistema construído. A solução alcançada neste estudo apresentou 81% de concordância com o resultado do teste padrão-ouro (alta sensibilidade e especificidade) e 19% foram classificadas pela Rede Neural Artificial como inconclusivas. As respostas incertas foram categorizadas em grau de anormalidade, distribuídas em três: quase normal 10%, quase anormal 5% e anormal 4%.
Palavras-chave: Diagnóstico Computacional. Prognóstico de Câncer Precoce de Próstata. Diagnóstico e Inteligência Artificial. Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes. Imagem e Patologia Computacional. Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial.
Autor(a): Genyvana Criscya G. Carvalho
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 18/02/2022
Resumo: O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) é uma das maiores políticas públicas brasileiras pelo qual diariamente 40 milhões de crianças brasileiras são beneficiadas com refeições durante o horário em que permanecem na escola. As refeições devem ser elaboradas para satisfazer 20% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes e priorizando uma alimentação saudável. Para impulsionar a renda através da compra de alimentos produzidos diretamente da Agricultura Familiar (AF), foi sancionada a Lei nº 11.947/2009, que estabelece que do repasse financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no mínimo 30% deve ser utilizado para a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar ou de suas organizações. Diante dessa exigência legal, surge o problema de pesquisa: Quais estratégias devem ser realizadas pelo poder público municipal para ampliar a participação da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar? O questionamento desencadeia o objetivo desse trabalho que é formular estratégias que favoreçam a ampliação da participação do agricultor familiar no PNAE aplicável aos municípios. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação e Estudo de Caso, realizado no município de Piripiri-PI. A pesquisa foi limitada devido a pandemia causada pelo SARS-CoV2 (COVID-19), que impossibilitou a observação local, ao alterar as rotinas das escolas nos anos de 2020 e 2021. O estudo do caso do Município de Piripiri-PI permitiu visualizar a importância do alinhamento dos objetivos do PNAE e do apoio do poder público, como primordiais para o aumento da participação da AF. Com a pesquisa foi identificado que a falta de conhecimento generalizado das operações, é o principal entrave para a participação dos agricultores na AE. Como decorrência desse fato, observado a partir da proposta da Tese, o poder público local sensível ao problema, decidiu propor a criação da Semana da Agricultura Familiar por meio da Lei nº 959 de 3 de dezembro de 2021, e a elaboração e da Cartilha “PNAE e Agricultura Familiar”. Concluiu-se que o PNAE possui ainda muitas dificuldades em sua implementação, principalmente quando se trata de cumprir o percentual mínimo estabelecido para a Agricultura Familiar. No entanto, ainda é possível ampliar e melhorar essa política pública tão importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem, que é a motivação dessa Tese.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar. Inclusão. Agricultura familiar.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de empresas e planejamento da produção.
Autor(a): Raimundo Nonato Moura Rodrigues
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 18/02/2022
Resumo: A presente Tese trata de sistemas produtivos utilizados no gerenciamento de pessoas na saúde pública municipal de Teresina-Piauí com o objetivo de analisar a eficácia da gestão de pessoas pela utilização adequada de procedimentos administrativos e sistemas tecnológicos customizados de recursos humanos. A Tese caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, cujos dados e informações foram coletados no Departamento de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação direta, análise documental e entrevistas. Fez-se a identificação e descrição, com apresentação e análise de dados, dos principais procedimentos administrativos e sistemas de informática em operação na área de recursos humanos da FMS. Como resultados da investigação, evidenciou-se a existência de carências e de não conformidades dos métodos utilizados para execução dos procedimentos e de funcionalidades dos sistemas informatizados implantados até o ano de 2011 e; constatou-se, através de indicadores, que ocorreu aumento da eficácia a partir do ano de 2017 com o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos de recursos humanos, auxiliado pelo novo sistema RH FMS ONLINE, atendendo às especificidades dos serviços prestados e demandas de servidores e gestores da área de gestão de pessoas da FMS.
Palavras-chave: Gestão; Saúde; Tecnologia; Pessoas; Eficácia.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Qualidade e Produtividade.
Autor(a): Angel Antonio Gonzalez Martinez
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 23/02/2022
Resumo: A agroindústria vem se tornando cada vez mais competitiva e isso fez crescer a necessidade pelo uso de tecnologia, aumentando o controle e a eficiência do processo produtivo. Neste sentido, sendo a avicultura brasileira a terceira maior do mundo e o Brasil o maior exportador de carne de frango, a adoção de tecnologia torna-se necessária para manter sua competitividade mundial. Como a avicultura intensiva depende da qualidade do ambiente interno dos alojamentos, propor um arranjo de ambiente ideal, considerando todas as possíveis variações que podem ocorrer dentro do ambiente de produção, se torna um fator crítico na produção de carne de frango. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação de ambiente de alojamento de frangos de corte visando minimizar perdas e focar na otimização da produção de carne de frango. Para tanto foram utilizados dados de instalações de frangos de corte localizados na região de Campinas com sistema de ventilação artificial e diferentes tipologias construtivas. Os resultados da tese foram divididos em dois artigos, no primeiro artigo, os dados foram organizados de forma heurística e aplicada à mineração de dados de modo a obter árvores de decisão que permitissem classificar as condições de alojamento das aves. No segundo artigo, os dados foram tabulados e processados, e um software foi desenvolvido para indicar ao gerente se as condições de criação estavam dentro de um determinado padrão. Os resultados apontaram que é possível criar um modelo heurístico e gerar árvores de decisão para classificar o alojamento de frangos em função do ambiente interno, bem como classificar o alojamento geral por idade, em tempo real e utilizando um aplicativo para celular, desenvolvido e solicitado o registro para esta finalidade. Conclui-se que foi viável desenvolver ferramenta para o acompanhamento da criação de frangos de corte.
Palavras-chave: Ave doméstica - Instalações. Ave doméstica - Fatores climáticos. Aplicativos Android. Produção avícola. Avicultura de precisão. Algoritmo de classificação. Mineração de Dados.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial
Autor(a): Clayton Gerber Mangini
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 25/02/2022
Resumo: Os fenômenos de excursão de temperatura aplicáveis durante o transporte de medicamentos farmacêuticos dependem de fatores climáticos, incluindo sensores que armazenam dados para qualificação térmica de rotas, além de dispositivos e materiais utilizados para a manutenção e monitoramento da temperatura de acordo com as especificações. Durante esse tipo de operação, a temperatura é monitorada para gerenciamento de riscos ao material quanto à inconformidade térmica, isto é, com temperaturas registradas abaixo do limite inferior ou acima do limite superior de especificação. A excursão de temperatura pode ocorrer devido à temperatura ambiente e o tempo de exposição da carga a essa temperatura, dificultando o gerenciamento dos problemas relacionados aos desvios dos limites pré-estabelecidos, por falta de controle e tomada de decisão rápida durante as rotas. Esta tese tem por objetivo definir os principais fatores de influência no mapeamento térmico de produtos farmacêuticos, na cadeia do frio, usando a abordagem de revisão sistemática, e prever as condições de transporte de medicamentos de temperatura entre 15 °C e 30 °C, gerando um score para análise de risco. O conjunto de dados analisados inclui a temperatura das cargas e as informações da rota (do Sudeste sentido Nordeste e Sul do Brasil). Inclui o tempo que levou para serem realizadas as entregas, considerando destinos críticos por serem muito quentes no verão e frio no inverno. Os algoritmos Naive Bayes e Multilayer Perceptron são usados para prever o modelo ideal de excursão de temperatura. O algoritmo Multilayer Perceptron apresentou uma melhor resposta para um modelo de mapeamento de rota térmica. Conhecendo esse padrão, e aplicando um score para análise de risco para tomada de decisão, pode-se melhorar a performance de entregas em diversas localidades, considerando um ganho operacional e redução de custos na operação.
Palavras-chave: Classificadores. Naïve Bayes. Multilayer Perceptron. Transporte. Cadeia do frio. Excursão de temperatura. Predição. Score.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Manoel Eulálio Neto
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 25/02/2022
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto ambiental estimado das emissões de Dióxido de Carbono-CO2, no processo de transporte de cargas no modal rodoviário, parte da cadeia logística no transporte de hortifrútis, das áreas de produção a um centro de distribuição de alimentos e do centro de distribuição para um hospital urbano em Teresina, Nordeste do Brasil, destacando-se os produtos tomate (Solanum lycopersicum), alface (Lactuca Sativa), pimentão (Capsicum Annuum) e pepinos (Cucumis Sativus). Os dados utilizados foram obtidos no centro de distribuição Nova Ceasa e em um hospital urbano, localizado no município de Teresina (PI) (consumidor final), correspondente ao ano de 2019. Foram identificadas as rotas, as quantidades de produtos e as distâncias de transporte foram estimadas com base no "Google Maps" e as emissões de CO2 foram calculadas com o uso da calculadora on-line (CFC, 2018) e o resultado é a quantidade de CO2-eq/ano, que é o Global Warming Potential-GWP em 100 anos. Foi apresentado um modelo de classificação do impacto ambiental com a abordagem de mineração de dados, usando o software Rapid Miner Studio e as árvores encontradas foram classificadas quanto ao "produto", a "distância" e a "quantidade". As árvores identificadas classificam as emissões de CO2-eq, em três condições "baixas", "médias" e "altas" e podem ser utilizadas como referência para o tomador de decisão, visto que podem orientar no planejamento de compra, venda e distribuição de frutas e hortaliças. As árvores de decisão se constituem em mais uma ferramenta de suporte para os gestores em suas estratégias na escolha de produtos e rotas, que apresentem menor impacto ambiental quanto à logística e modal de transporte utilizado.
Palavras-chave: Impacto ambiental; modal; Produção local; GWP; emissão de CO2; árvores de decisão.
Área de Concentração: estão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Autor(a):Lilane de Araújo Mendes Brandão
Orientador(a): Profa. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data: 02/03/2022
Resumo: O Piauí é um estado que se destaca entre os dez maiores do país com incidência de minérios. Os municípios de Pedro II e Buriti dos Montes, situados na região nordeste do estado, têm a única reserva de opala nobre do Brasil. Juntamente com as reservas australianas, formam as principais jazidas de opala de importância no planeta. Percebe-se, com isso, que o processo produtivo da opala apresenta relevância nas esferas internacional, nacional e estadual e pode ser visto como estratégia para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das localidades detentoras dessa atividade. Nesse cenário, surge a preocupação em avaliar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da opala no município de Pedro II, Piauí, e associar tal atividade ao papel que ela pode desempenhar, contribuindo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030 da ONU. O objetivo deste estudo é discutir a questão da viabilidade econômica, ambiental e social dessa cadeia produtiva, visando fornecer subsídios para a melhoria contínua desse processo. No presente estudo são apresentados artigos que incluíram revisão de literatura, estudo de caso, pesquisa teórico-prática, pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa em suas metodologias, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: o processo produtivo da opala obedece às diretrizes da sustentabilidade? Como resultado, constatou-se que a cadeia produtiva da opala contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região e fomenta o turismo ecológico e outras atividades econômicas, dando maior visibilidade ao Estado do Piauí e à própria nação brasileira. No entanto, tal atividade ainda não é sustentável, sendo insuficiente principalmente na etapa de mineração de gemas, o que fica evidente nas conclusões da pesquisa.
Palavras-chave: Opala; Desenvolvimento sustentável; Mineração; Cadeia produtiva de gemas; ODS; Agenda 2030
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Qualidade e Produtividade
Autor(a): Eldelita Águida Porfírio Franco
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 10/03/2022
Resumo: A expansão populacional mundial, aliada à crescente urbanização e o aumento da renda, serão fatores que devem ampliar a demanda de alimentos nas próximas décadas. Porém, esses fatores não serão garantia de bem-estar e segurança alimentar para a maioria da sociedade. Daí a necessidade de atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para estabelecer condições de atendimento a segurança alimentar, com melhoria na qualidade nutricional, aliada a prática de uma agricultura sustentável. O agronegócio é um dos setores chave para se atingir este objetivo e o setor da avicultura de corte ocupa posição de destaque na economia mundial e brasileira. É uma atividade econômica internacionalizada e uniforme, sem fronteiras geográficas de tecnologia. A atividade avícola, como qualquer atividade agroindustrial, necessita ter uma cadeia produtiva forte e interconectada para que esta permita o fortalecimento da atividade a montante e a jusante da propriedade rural. Objetivou-se com o presente estudo a avaliação das características de produção de frango de corte no Piauí, em função da importância da atividade no país. Com isso, visou-se caracterizar o setor avícola no Piauí, analisar o processo de produção usado pelo setor avícola, bem como identificar as ações para atendimento dos ODS e ao bem-estar animal. A pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva, em que realizou-se um estudo comparativo entre o processo produtivo praticado pelos produtores do setor da avicultura de corte no Estado do Piauí com o estabelecido pela literatura, utilizando a mineração de dados. Em seguida foram realizadas medições com câmera termográfica infravermelho para coleta da temperatura superficial das aves e de ambiência para determinar a qualidade do alojamento das aves, em dois níveis de tecnologia de alojamento. Verificou-se que os frangos alojados na granja de nível tecnológico mais alto obtiveram melhor conversão alimentar, gerando maior ganho de peso, obtendo assim maior rentabilidade. Os dados indicaram que, o emprego de tecnologia adequada durante a produção de frangos de corte, leva a maior eficiência produtiva e melhor desempenho econômico.
Palavras-chave: cadeia produtiva da avicultura de corte; carne de frango; mineração de dados; termografia infravermelho.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudos das Redes Produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Jorge Luiz de Macêdo
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 08/04/2022
Resumo: Esta tese teve como objetivo examinar, pesquisar e analisar os impactos do fornecimento de energia elétrica no setor produtivo do estado do Piauí, focado na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como a continuidade e confiabilidade do sistema elétrico. No primeiro momento foram analisadas as fontes de energias disponíveis, em estudo voltado principalmente para o investimento em infraestrutura de energia elétrica, advinda das fontes de energias renováveis, como exemplo a solar e eólica, que são bastante utilizadas nessa região. Em seguida foi escolhido uma área produtiva do estado, denominada de MATOPIBA que significa o acrônimo das primeiras letras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde o Piauí contribui com trinta e três municípios. Foram avaliadas as correlações entre o índice de desenvolvimento humano-IDH, o produto interno bruto-PIB e o consumo de energia elétrica inicialmente do total de municípios da região. Em um outro momento, foram selecionados catorze municípios com expressivo desenvolvimento econômico e novamente avaliado o crescimento econômico e o impacto do consumo de energia elétrica nos índices levantados. A partir da análise da pesquisa quali-quantitativa, obteve-se resultados significativos para a continuidade e confiabilidade do sistema elétrico do estado do Piauí como também na utilização de fontes renováveis de energia elétrica e na correlação do consumo de energia elétrica, produto interno bruto e índice de desenvolvimento humano regional.
Palavras-chave: energia elétrica; geração; transmissão; distribuição; continuidade; confiabilidade.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Jacqueline Zonichenn dos Reis
Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 18/04/2022
Resumo: Enquanto os recentes avanços tecnológicos e a transformação digital trazem uma gama de novos potenciais e oportunidades de negócios, as empresas se veem expostas a tecnologias inovadoras disruptivas e forçadas a acompanhar o acelerado ritmo de mudanças para se manterem competitivas no mercado. No entanto, o erro de muitas organizações é acreditar que a simples adesão a uma determinada inovação tecnológica é garantia de sucesso. Na verdade, as tecnologias são de pouca valia se não estiverem fundamentadas em modelos de negócio apropriados que definam as suas estratégias de marketing e captura de valor. Uma das inovações tecnológicas, relevante por ser considerada um dos pilares da Indústria 4.0, é a Internet de Serviços. A Internet de Serviços pode ser definida como um ecossistema em que objetos inteligentes e serviços de diferentes provedores são encontrados, contratados, usados e remunerados on-line. Apesar da relevância do tema Internet de Serviços, ainda é escasso na literatura o estudo sobre um modelo de negócios correlato. Nesse contexto, esta tese tem por objetivo avaliar como a Internet de Serviços é utilizada para a transformação digital e inovação em modelos de negócio em diferentes setores econômicos, como a Indústria 4.0 e Agricultura 4.0. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que utiliza a revisão sistemática da literatura para definir o estado-da-arte e criar um framework de modelos de negócio em Internet de Serviços. Somam-se à pesquisa teórica estudos de casos múltiplos que exploram a aplicação da Internet de Serviços na Indústria 4.0 e a avaliação da criação de um modelo de negócios no campo da Agricultura 4.0. Como resultado, tem-se um esclarecimento do papel da Internet de Serviços, através da caracterização de suas sub-áreas e seus potenciais campos de aplicação. Além da contribuição teórica para a literatura, existe a contribuição prática, principalmente através do framework de modelos de negócios baseado em Internet de Serviços, que pode ser replicado em diversos contextos da transformação digital.
Palavras-chave: Internet de Serviços; Modelo de negócios; Transformação digital; Indústria 4.0; Agricultura 4.0.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Empreendedorismo de Inovação: Estudo e Desenvolvimento de Conhecimento, Competências, Processos e Técnicas.
Autor(a): Kelly Lima Fonseca Gonçalves
Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 16/05/2022
Resumo: O setor de seguros e planos de saúde passou por profundas transformações sendo hoje um dos setores que mais cresce na economia mundial, principalmente pelo crescimento significativo dos custos médicos. A pandemia da covid-19, além de majorar essas despesas, forçou mudanças em diversas áreas alterando as atividades humanas e abrindo oportunidades de transformação no setor de saúde: foco no paciente com base em dados e novas tecnologias. Assim, a Covid-19 acelerou várias tendências para que se tornassem parte da realidade, mas, o principal desafio é descobrir como criar produtos e processos para tornar o sistema de saúde mais eficaz e econômico, com uma saúde mais clara do ponto de vista financeiro. Este estudo versa sobre as startups de base tecnológica: as X-Techs (startups de base tecnológica) e seus modelos de negócio inovativos, analisando o setor de seguros saúde e planos de saúde tradicionais frente a transformação digital com a entrada de startups na área. Os objetivos foram definir uma nomenclatura padrão a fim de alcançar uma análise eficiente da linguagem empresarial das startups, identificar quais variáveis conduzem uma startup a ter maior eficiência operacional e longevidade, bem como comparar modelos de negócio na área de planos e seguros de saúde tradicionais com as startups deste segmento. Seu desenvolvimento foi motivado pelo interesse no aparecimento de startups de planos de saúde, as healthtechs, diante de um mercado rígido, com robustas barreiras de entrada e altamente regulamentado. Os resultados apontaram que os modelos de negócio inovadores, com base na transformação digital, as X-Techs, podem criar, entregar e capturar valor na área de seguros e planos de saúde frente as operadoras tradicionais, pois oferecem maior flexibilidade e mais oportunidade para desenvolvimento de novos produtos. O estudo trouxe descobertas relevantes em relação à sobrevivência das startups no contexto das X-Techs, nas quais não é o segmento de atuação (variável X) que leva à maior sobrevivência. No campo prático, a principal contribuição dos resultados é permitir uma análise antes de iniciar uma startup, concentrando-se nas variáveis-chave: público-alvo e modelo de receita, em vez de focar inicialmente no segmento de atuação.
Palavras-chave: startup, healthtech, modelo de negócio, transformação digital, operadora de saúde, seguro saúde, plano de saúde.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Luis Antonio Mendes de Mesquita Araujo
Orientador(a): Profa. Dra. Marcia Terra da Silva
Data: 03/06/2022
Resumo: A Indústria 4.0 ganhou considerável importância nos últimos anos, e o mix de tecnologia por ela implementado tornou-se objeto de uso pelas mais diferentes empresas. É necessário adequar os colaboradores a essas novas matrizes produtivas. Diante de tal situação, esta pesquisa tem como foco o estudo da formação de um corpo docente, que proporcione aos profissionais de engenharia a capacidade de atuar na indústria 4.0 de forma plena. Para sua execução, foi realizado um estudo bibliográfico, e a utilização da metodologia DELPHI para realização de entrevistas com profissionais vinculados à profissão de engenharia ou formação de engenheiros de nível superior. Por meio do estudo dos resultados, foi possível compreender alguns fatores relevantes sobre a avaliação dos cursos de engenharia frente às demandas da indústria 4.0, o entendimento das competências exigidas dos engenheiros, que atuam no ambiente desta nova metodologia produtiva, além da composição do corpo docente preparado para formar os técnicos, que atuam nesse modelo de produção.
Palavras-chave: Indústria 4.0; Docência; Engenharia.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Adrielle Frimaio da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Biagio Fernando Giannetti
Data: 24/06/2022
Resumo: As atividades humanas têm modificado o ambiente e a forma como os recursos naturais são utilizados, alterando a sustentabilidade global. Muitos métodos de avaliação de sustentabilidade utilizam os limites biofísicos do planeta como parâmetro para avaliar e comparar sistemas naturais e antrópicos, destacando a necessidade de desenvolvimento de mais estudos, tornando os procedimentos mais claros. Como sistema complexo, o mundo não é apenas a soma dos países que o compõem, mas resultado das inter-relações entre suas muitas partes e tende a buscar a adaptação ao invés da ruptura. O presente estudo tem como objetivo avaliar a dinâmica da sustentabilidade do mundo com base na análise de 149 países e de grupos de países divididos por faixa de renda, segundo o indicador GNI (Gross National Income) per capita. Utiliza-se a contabilidade em emergia, a fim de calcular a demanda e o modelo de uso de recursos por cada país e cada grupo. O Diagrama Ternário auxilia no monitoramento da dinâmica do sistema. Os resultados apontam redução na sustentabilidade global entre os anos de 2001 e 2015, provocada pelo aumento no consumo de bens não-renováveis e importados, à medida que as economias se desenvolveram e conduziram o planeta à situação de insustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade; países; sistemas dinâmicos; emergia; análise gráfica.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.
Autor(a): Nilza Aparecida dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Marcia Terra da Silva
Data: 19/08/2022
Resumo: O contínuo processo de aperfeiçoamento tecnológico resultou, no século XXI, em um novo modo de produção chamado de Indústria 4.0. No cenário nacional, a inovação tecnológica é um elemento competitivo que enfrenta muitos desafios, especialmente para as empresas de menor porte. Considera-se que soluções menos utópicas que a automatização ampla possa oferecer oportunidades reais de concorrência no âmbito local. Além disso, a Indústria 4.0 representa uma mudança relevante na forma como as cadeias de suprimentos são gerenciadas. Interessa, neste caso, explorar como o aporte de novas tecnologias está associado à cadeia automotiva no contexto do mercado brasileiro. A questão que norteia esta tese consiste em identificar os desafios e as condições da cadeia de suprimentos do segmento automotivo no Brasil para o uso de tecnologias abarcadas pela Indústria 4.0, com o objetivo de avaliar os desafios enfrentados por montadoras e autopeças para a adoção dessas tecnologias ao longo da cadeia de suprimentos. Para atendimento do objetivo de pesquisa, optou-se por um estudo de casos múltiplos, com cinco empresas que compõem a cadeia automotiva, e duas surveys realizadas com participantes que ocupam cargos de liderança em montadoras e autopeças. Os resultados oportunizaram a compreensão de como a falta de conectividade acentua as dificuldades de integração e colaboração na cadeia automotiva, que a defasagem tecnológica é maior para as autopeças e iniciativas de integração para utilização de tecnologias contribuem para a disseminação de conhecimento e se configuram como passos iniciais para que as empresas de menor porte também possam evoluir rumo à transição.
Palavras-chave: Autopeças. Cadeia de suprimentos. Indústria 4.0. Montadoras.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Antonio Carlos Estender
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 23/08/2022
Resumo: Este trabalho analisa e investiga o fortalecimento da microeconomia e seu impacto na renda da comunidade; o fomento econômico, por meio dos programas da alimentação escolar; e o apoio à microeconomia, por meio dos gastos e despesas com a alimentação escolar oriundos das compras públicas. O objetivo do estudo é avaliar como os recursos provenientes dos programas da alimentação escolar contribuem com a microeconomia, agregando renda aos agricultores familiares, à comunidade e aos participantes da cadeia curta, trazendo retornos socioeconômicos para o município. Os gastos com as compras públicas para alimentação escolar devem ser realizados no próprio município, retroalimentando a economia local por meio de compras de materiais, equipamentos, serviços, manutenção e transporte, promovendo a cidadania alimentar, criando empregos, gerando renda e aumento de arrecadação dos impostos, além de benefícios sociais. A tese explora a relação entre alimentação escolar, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e geração de renda, mostrando a necessidade de iniciativas, que promovam o fomento econômico local, pelos diferentes agentes econômicos envolvidos no sistema de tomada de decisão em torno da alimentação escolar, dos produtores e fornecedores. Os efeitos econômicos, sociais e do desenvolvimento sustentável provenientes da alimentação escolar influenciam no desempenho econômico da região. Apesar das dificuldades políticas e econômicas que têm marcado a realidade nacional, os programas de alimentação pública fortalecem a alimentação escolar, por meio do uso de alimentos de qualidade e ricos em fibras, do fomento à microeconomia para a produção e fornecimento de alimentos, e da busca pelo desenvolvimento social. A pesquisa exploratória e o estudo de caso foram identificados como os mais apropriados para a investigação realizada.
Palavras-chave: Alimentação Escolar; Agricultura Familiar; Microeconomia; Desenvolvimento Sustentável; Compras Públicas.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Luiz Rodrigo Bonette
Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Terra da Silva
Data: 26/08/2022
Resumo: Ao longo dos últimos duzentos anos, a evolução do transporte público caminhou ao lado do planejamento urbano. Com o advento das cidades inteligentes, esse tipo de transporte passou de um sistema físico de projeção da infraestrutura da cidade para sistemas virtualizados e hiperconectados tecnologicamente, seguindo as modificações vindas com as novas formas de gestão urbana. Essas novas formas de gestão implicam, também, a preocupação com o transporte sustentável e com o uso de fontes de energia renováveis e alternativas, além da inserção de novas tecnologias para melhorar a informação para os usuários. A tecnologia digital, a sustentabilidade e a comunicação são variáveis significativas para a avaliação dos sistemas de transporte de massa e, consequentemente, para a evolução desse transporte junto com o planejamento urbano. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo de classificação para sistemas de transporte urbano de massa, baseado nessas três variáveis. Para atingir esse objetivo, a metodologia desta tese foi desenvolvida da seguinte maneira: Foram feitos três estudos na forma de artigos, que compõem esta tese. O primeiro, utilizou o método SNA, para realizar uma análise das redes de transporte de massa, compostas por tecnologia de transporte, fonte de energia, modo de transporte e dados socioeconômicos. No segundo, foi feita uma revisão da literatura através de análise textual mecanizada pelo software Iramuteq, a fim de separar os tipos de tecnologia em “inteligente” e “sustentável”. O terceiro, foi um estudo de caso múltiplo com a triangulação de três bases de dados de 4 cidades com perfil metropolitano, que propõe uma classificação abrangente do transporte público. A partir desses três estudos, foi percebida a necessidade de se inserir novas tecnologias nas redes de transporte, separando-as nas duas classes mostradas pela análise do Iramuteq e, finalmente, foi proposto o modelo mais específico e sistematizado, com adição de indicadores aos dois grupos de tecnologias, considerando a classificação anteriormente elaborada. Essa proposta de modelo de classificação de sistemas de transporte público, utiliza as três variáveis, possibilitando a classificação do sistema de transporte de massa na cidade inteligente como mais ou menos autônoma e equânime, em relação à produção, coleta e utilização dos dados advindos da virtualização e hiperconectividade, à poluição ambiental e à comunicação com os usuários. A estrutura do modelo possibilita a melhora na atualização do serviço prestado pelo transporte de massa, consoante com a governança compartilhada nas tomadas de decisões do planejamento desse tipo de transporte entre usuários, prestadores de serviços e gestores.
Palavras-chave: Transporte de Massa; Tecnologias Inteligentes e Sustentáveis; Fontes de Energia, Transporte Público; Cidades Inteligentes.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Luiz Carlos Terra dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Cecília Maria Villas Boâs de Almeida
Data: 07/12/2022
Resumo: O atual sistema socioeconômico linear, caracterizado pela “produção-uso-descarte” é insustentável e está causando o esgotamento dos recursos naturais, uma vez que os produtos feitos a partir desses recursos, após serem utilizados, são descartados como resíduos. Na busca pelo desenvolvimento sustentável, diversas ações focadas em manter os recursos em uso, pelo maior tempo possível, têm sido propostas nas últimas décadas, com destaque para ecologia industrial, ecossistemas industriais, simbiose industrial, produção mais limpa e economia circular (EC), sendo este último o foco deste projeto. A EC é um conceito emergente, que defende a redução da dependência de recursos finitos. Nos últimos anos, algumas localidades como União Europeia, China e Japão têm buscado promover a EC, como meio de desenvolvimento econômico sustentável. Apesar dos avanços em termos de gestão ambiental, ainda não existem indicadores específicos dedicados à EC, seja no nível micro, meso ou macro, e a ausência da dimensão social inerente ao desenvolvimento sustentável ainda é uma lacuna a ser preenchida. O presente trabalho visa verificar, por meio do modelo dos Cinco Setores de Sustentabilidade (5 SEnSU), a contribuição da EC para o desenvolvimento sustentável do Mercosul, da Asean (Association of Southeast Asian Nation) e da União Europeia, considerando indicadores econômicos, sociais e ambientais nos períodos entre anos 2000 e 2020. Os indicadores selecionados com suas respectivas metas foram aplicados no modelo 5 SEnSU e ponderados pela Programação de Metas. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível verificar as semelhanças, diferenças e peculiaridades de cada bloco econômico na transição para a EC.
Palavras-chave: Análise Multicritério; Modelo 5SEnSU; Blocos Economicos; Avaliação da Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Autor(a): Cristhiane Eliza dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Cecília Maria Villas Boâs de Almeida
Data: 14/12/2022
Resumo: A sustentabilidade é um tema contemporâneo que vem alimentando o debate a respeito do comportamento da sociedade e dos seus hábitos de consumo. Esses hábitos influenciam os processos produtivos, que procuram mobilizar recursos para promover o equilíbrio entre sociedade, meio ambiente e economia. Essa mudança de contexto posiciona as organizações no rumo de ressignificação da sua proposta de valor e novo contorno para o modelo de negócios. Esse novo contorno, que ilustra a transição do modelo de negócios tradicional para o modelo de negócios mais sustentável, procura gerar impacto socioambiental positivo. Para atender às necessidades de transição do modelo de negócio tradicional para um modelo de negócios mais sustentável, propõe-se a combinação de uma métrica ambiental multicritério e quantitativa, com uma ferramenta de delineamento do modelo de negócio orientando a transição do modelo tradicionais, para um modelo de negócios mais sustentável. A métrica ambiental multicritério e quantitativa é o modelo 5 SEnSU, Cinco Setores de Sustentabilidade que, em seu constructo, propõe a adoção de indicadores e definição de metas para cada um desses indicadores, ponderados pela Filosofia de Programação por Metas. A ferramenta de delineamento do modelo de negócio é o Canvas, que define o modelo de negócio da organização a partir da definição do público-alvo, da proposta de valor, da infraestrutura, e das fontes de receitas e despesas. Espera-se que a combinação dos modelos contribua na transição do modelo de negócios tradicional para um modelo de negócios mais sustentável. O modelo foi aplicado em uma empresa do segmento têxtil automotivo permitindo criar um painel quantitativo do comportamento da sustentabilidade desse setor. Foi possível identificar os limites do sistema, ou seja, até onde o segmento têxtil automotivo pode ir sem comprometer seu desempenho. Foi observado que o segmento apresenta uma tendência de piora nos indicadores ambientais. Já os indicadores econômicos mantem a tendência de queda. Mas, é nos indicadores sociais que há a maior lacuna com queda na oferta de empregos e qualificação, perda do poder de compra do salário e aumento no absenteísmo. Esses resultados podem nortear o re delineamento do modelo de negócios do setor e posterior planejamento estratégico.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Indicadores; Modelo 5 SEnSU, Canvas.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente
Autor(a): Marco Antonio Campos Benvenga
Orientador(a): Prof. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 20/12/2022
Resumo:A aplicação de técnicas metaheurísticas para a solução de problemas com grande quantidade de repostas possíveis (NP-Completos), se mostra mais eficiente que as técnicas determinísticas ou técnicas heurísticas consideradas de busca local. O Algoritmo Genético (GA) é uma destas técnicas metaheurísticas e é consagrada no meio acadêmico e, bastante usada tanto de forma isolada, quanto em algoritmos híbridos implementada em conjunto com outras técnicas. Este projeto implementou o algoritmo metaheurístico híbrido (SAGAC), composto pelas técnicas Simulated Annealing (SA) e Algoritmo Genético (GA) com a inclusão de um mecanismo de aceleração de convergência que torne mais eficiente o processo de busca dentro de conjuntos de soluções. Este algoritmo busca acelerar a convergência dos resultados obtidos a cada iteração (geração do GA) processada. O projeto abordou três processos do agronegócio, os quais têm em comum a criação animal para produção de carne. São eles: 1º. Controle ambiental em criadouros de frangos, 2º. Logística de gado de corte e 3º. Planejamento de produção de monogástricos (frangos e suínos) por meio de modelos matemáticos que descrevem suas curvas de crescimento. Para o primeiro processo, aplicou-se o algoritmo metaheurístico para pesquisar uma combinação dos parâmetros ambientais (Temperatura = Tbs (°C), Umidade Relativa do ar = UR (%), Velocidade do vento = Var (m/s), Concentração de Amônia = NH3 (ppm) e Concentração de gás carbônico = CO2 (ppm)). O processo de otimização considerou quatro faixas etárias das aves (21, 28, 35, 42 dias) e os resultados obtidos mostraram que houve aumento na taxa de melhoria da ambiência para as quatro faixas etárias, com a maior taxa de melhoria para as aves com 21 dias de idade. Para o segundo processo, aplicou-se o SAGAC para otimizar os parâmetros logísticos (frigorífico, rota, caminhão) do processo de transporte de gado de corte entre o produtor e o frigorífico. Neste caso, resultados obtidos por meio de um algoritmo determinístico (Branch-and-bound) foram comparados com os resultados obtidos pelo SAGAC. Nas 22 duas simulações realizadas, o SAGAC obteve um desempenho médio 0,14% melhor que o algoritmo Branch-and-bound. Para o terceiro processo, utilizou-se o SAGAC para otimizar a combinação dos parâmetros de três modelos de curvas de crescimento (Gompertz, Logistic e Von Bertalanffy) de monogástricos (frangos e suínos) com o intuito de obter o maior coeficiente de derminação (R2) que representa a probabilidade de acerto dos dados simulados em relação aos dados reais de crescimento dos animais, indicando, por consequencia, o grau de confiabilidade nos dados do planejamento do processo. Os resultados obtidos apresentaram percentuais de coeficiente de determinação acima de 99% para frangos, com destaque para o modelo Gompertzque apresentou a maior taxa (99,998%) e, acima de 93% para suínos, com destaque para o modelo Logistic que apresentou a maior taxa (97,380%). Ao final desta pesquisa, verificou-se que o algoritmo SAGAC obteve um melhor desempenho que o Algoritmo Genético (GA) tradicional e outros algoritmos, na otimização dos processos do agronegócio abordados.
Palavras-chave: Agronegócio, Metaheurística, SAGAC, Aceleração de Convergência, Otimização, Inteligência Computacional
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Autor(a): Rose Kelly Irene Santos da Conceição Melicio
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data: 20/12/2022
Resumo: O ensino é um processo vivo, que não pode ser engessado e nem aprendido somente em livros e teorias passadas, fazendo-se então necessária a constância da sua aprendizagem. O estigma da incapacidade relacionado a pessoas com deficiência acaba dificultando a efetivação da sua inserção no mercado de trabalho. Portanto, prepará-las de forma inclusiva e eficiente coloca à prova a prática docente profissional. O objetivo da pesquisa considera o cenário do ensino remoto (trazido pela pandemia do COVID-19) e presencial para identificar quais metodologias exequível para aprendizagem ao perfil dos discentes com TEA no grau leve em curso técnico profissionalizante, visando assim, prepará-los com mais eficiência ao mercado de trabalho. Para isso, primeiramente, apresenta-se um percurso histórico sobre o ensino e o autismo. Posteriormente, se discutem as realidades encontradas no período de distanciamento social no ensino. Para obtenção de dados foram realizados survey, entrevistas aos atores ligados ao escopo, estudo nas reflexões produzidas em publicações prévias, pesquisas bibliográficas e em artigos. Como resultado acredita-se ser necessário investir em treinamentos e aperfeiçoamento contínuos dos professores de curso técnico profissionalizantes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem inclusivos, beneficiando assim, tanto professores como alunos. Para tal, a contribuição deixada para a sociedade é uma sugestão de aplicativo com metodologias educacionais direcionadas ao perfil do aluno para ser utilizado pelos docentes de cursos técnicos profissionalizantes. Busca-se assim, auxiliar nesse contexto educacional inclusivo, especialmente ao ambiente escolar que inclua discentes com TEA no grau leve.
Palavras-chave: Ensino Inclusivo, Transtorno Espectro Autista no grau leve – TEA, Ensino remoto e presencial, COVID-19 e educação profissional.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.