Autor(a): Carlos Cesar Cavalcante Dias
Orientador(a): Irenilza de Alencar Nääs
Data da defesa: 17/02/2012
Resumo: A preocupação com a qualidade no ensino superior acentuou-se da metade dos anos de 1990 até os dias atuais. Muitos trabalhos foram desenvolvidos em vários países com o objetivo de se criar um sistema de gestão da qualidade (SGQ) voltado para o ensino superior. No Brasil, várias foram as propostas de avaliação até se chegar ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, a fim de avaliar as instituições conforme padrões de um sistema de gestão da qualidade. Este trabalho relacionou o SINAES com o SGQ baseado nas normas ISO 9001:2008, com o objetivo de verificar a utilização da norma ISO como instrumento para as IES montarem seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) de acordo com o SINAES, sistematizando as operações da IES empregando o sistema da qualidade fundamentado nestas normas como uma base sistêmica para o atendimento aos requisitos do SINAES. A verificação deste uso foi realizada comparando os requisitos do SINAES por meio dos seus indicadores com os requisitos específicos da norma ISO, examinando a citação direta ou indireta do requisito de um sistema no outro. Após esta análise, foi averiguado o emprego deste instrumento por meio de um estudo de caso realizado em uma IES específica.
Palavras-chave: Qualidade; SINAES; ISO 9000.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção em software.
Autor(a): Ulysses Martins Moreira Filho
Orientador(a): Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 21/03/2012
Resumo: O setor siderúrgico foi um dos pioneiros a aderir ao Movimento pela Qualidade no Brasil no final dos anos de 1980, pois parte significativa de suas receitas era oriunda da exportação. O modelo de gestão pela qualidade foi fortemente influenciado pelos japoneses, por meio de assessoria técnica na fabricação de aço. A indústria siderúrgica necessita de volumosos investimentos para a sua atualização tecnológica, o que exige um elevado nível de capacitação de seus operadores. Em outras palavras, é necessário haver capital humano capaz de produzir, de forma segura e responsável, um laminado que conquiste a preferência dos clientes, a um custo inferior ao dos concorrentes, principalmente em relação aos laminados importados. Com base em quatro modelos de Gestão do Conhecimento – modelo SECI de Nonaka e Takeuchi, modelo Cynefin de Snowden, modelo das Cinco Disciplinas de Senge e modelo das Sete Dimensões de Terra – e com o suporte dos Princípios da Gestão do Conhecimento estabelecidos por Davenport e Prusak e dos indicadores de refinamento da Gestão do Conhecimento provenientes dos Critérios da Excelência da Gestão, foi desenvolvido um Modelo de Desenvolvimento de Competências. Para validar esse modelo, foi realizada uma pesquisa de campo junto à governança representativa do setor siderúrgico nacional, que, além de ratificá-lo, validou a hipótese do presente trabalho de que a certificação de competências com base em saberes do setor siderúrgico, estabelecidos em normas técnicas ou descritos em manuais de orientação, garante segurança nas operações produtivas e contribui positivamente para a fabricação de produtos de qualidade, confiabilidade e competitividade.
Palavras-chave: Excelência em gestão; Qualidade em operações; Gestão do conhecimento.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção em software.
Autor(a): Paulo Roberto Tôrres Matta
Orientador(a): Irenilza de Alencar Nääs
Data da defesa: 02/04/2012
Resumo: A importância da motivação dos empregados é evidenciada em função do desempenho superior que algumas equipes e empresas demonstram quando comparadas à média de desempenho normalmente obtida. Isso significa que, ao invés de máquinas, a diferenciação de resultados se dá por conta das pessoas. Essa nova situação exige um quadro de empregados qualificados e comprometidos com a participação ativa no processo produtivo. Tal mudança justifica a dedicação de diversos pesquisadores ao estudo do comprometimento dos empregados para com os seus trabalhos, objetivando compreender as principais variáveis que explicam o comportamento humano ante o trabalho. Três fatores são importantes: (1) as pessoas devem ser induzidas a entrar e a permanecer nas organizações; (2) elas devem desempenhar seus papéis específicos de maneira confiável, e (3) elas devem estar motivadas e atuar de forma a obter alta performance. As diversas abordagens conceituais e as respectivas fontes teóricas utilizadas na investigação da motivação fazem com que seja oportuno o estudo para a proposição de um modelo que possa ser aplicado na empresas. Para o melhor entendimento da motivação e tendo em vista a relevância do tema e os dilemas que o circundam, o problema central da pesquisa é o de elaborar uma proposição de modelo prático, considerando-se as variáveis dos fatores motivacionais, baseando-se no referencial teórico apresentado e nas especificidades de uma siderúrgica brasileira e, posteriormente, propor um aprofundamento nas pesquisas a fim de que possam ser adotadas por empresas que pretendem obter vantagem competitiva sustentável, com base no fator humano. A pesquisa foi aplica na Área de Redução, um departamento com cerca de 700 colaboradores de uma usina siderúrgica de São Paulo. Utilizou-se a Análise Hierárquica Multicriterial para validar as relações existentes entre os diferentes fatores de satisfação, que são as principais variáveis explicativas do comprometimento dos colaboradores. As descobertas do trabalho reafirmam a importância de novas pesquisas para validar o modelo obtido no estudo de caso.
Palavras-chave: Motivação; Liderança; Melhoria.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção em software.
Autor(a): Gislaine Vilas Boas Simões
Orientador(a): Silvia Helena Bonilla
Data da defesa: 22/06/2012
Resumo: Esta dissertação utiliza a metodologia de síntese em emergia, desenvolvida por H.T. Odum em 1996, para analisar a contabilidade ambiental do Programa de Coleta Seletiva da cidade de Sorocaba, localizada no estado de São Paulo no Brasil, que é representada pela avaliação de três cooperativas das quatro que atuam na cidade. As cooperativas mantêm um Termo de Parcerias com a Prefeitura da cidade. Estas instituições são formadas por catadores de materiais recicláveis. O estudo apresenta a aplicação da contabilidade ambiental nos cálculos da emergia de cada cooperativa, dos produtos recuperados e a comparação entre a eficiência do processo de coleta e triagem do sistema de coleta seletiva numa medida comum (solar emergy). Com a aplicação da metodologia de Odum foi possível levantar todos os recursos que fazem parte do processo de coleta seletiva das cooperativas, como maquinário, diesel, energia elétrica, água, infraestrutura e mão de obra. Os resultados mostram que mesmo o governo local entrando com todos os recursos necessários (locação de galpão, caminhões, pagamento da energia elétrica, água, mesas de separação, bag´s, combustível e outros) para que as cooperativas realizem seu trabalho, mesmo assim a participação em porcentagem (sej/sej) na contabilidade ambiental é pequena (vai de 15% a 20%) perto da emergia investida pela mão de obra dos cooperados neste trabalho. Os dados de Sorocaba foram comparados com os dados de Siena na Itália; o estudo e a comparação com um sistema mais eficiente ajuda a propor melhorias eficientes em termos de eficiência global. Este estudo pode ser aplicado como base de dados e informações para tomadas de decisão nos âmbitos públicos e da iniciativa privada, já que avalia uma prática e propõe melhoria na aplicação de uma metodologia com rigor científico.
Palavras-chave: emergia; contabilidade ambiental; reciclagem; coleta seletiva; cooperativas de catadores; politica pública.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.
Autor(a): Júlio Cesar Raymundo
Orientador(a): Mario Mollo Neto
Data da defesa: 26/06/2012
Resumo: Este trabalho apresenta conceitos, fluxo de serviços, estatísticas e aspectos legais, que permeiam as características dos atores que compõem a rede de empresas, que atende navios de cruzeiros no Porto de Santos, na prestação de serviços de suprimentos, levando em consideração a temporada de cruzeiros marítimos no hemisfério Sul; suas rotas marítimas, oferta, demanda por este serviço, que implica na estrutura de redes de empresas e a característica da cadeia de suprimento. A pesquisa pretende demonstrar como os armadores influenciam no suprimento direto utilizando grandes fornecedores e com o intermediário conhecido como ship Chandler. Com a aplicação de análise de redes sociais a cadeia é prospectada desde a temporada do ano de 2005 até a temporada de 2011 o que possibilitou verificar a tendência para o mercado de cruzeiros marítimos na costa brasileira. A pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre Redes de Empresas e Cadeias de Suprimento, que serviu de base para a elaboração de questões, e que permitiu a aplicação de um questionário de prospecção em campo utilizado nos atores envolvidos. Ao final foi possível perceber o grau de significância dos atores envolvidos e a mudança destes atores na medida que, a cada temporada começou a evoluir em números de turistas e cruzeiros, dados estes que foram reforçados através das análises gráficas da rede utilizando o software UCINET® e seu módulo gráfico Netdraw.
Palavras-chave: cadeia de suprimento; cruzeiro; redes de empresa.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudo das redes produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Milton Aidar Martinez
Orientador(a): Ivanir Costa
Data da defesa: 11/12/2012
Resumo: A aplicação de práticas de Governança em Tecnologia da Informação (GTI), largamente difundida em grandes corporações espalhadas por todo o mundo, pode auxiliar as Instituições de Ensino Superior na obtenção de maior competitividade por meio da organização de sua Tecnologia da Informação (TI), oferecendo medições e métricas para o seu acompanhamento e aperfeiçoamento.
A confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações manipuladas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) podem representar sua sobrevivência em um cenário mercadológico cada vez mais acirrado pela concorrência nacional e internacional representada pelas grandes fusões. Decisões são tomadas constantemente, por seus altos gestores, que necessitam de informações confiáveis fornecidas por sua área de TI e seus Sistemas de Informação (SI).
Para que a IES desenvolva um diferencial estratégico em relação à concorrência será necessário que a área de TI ultrapasse a barreira de ser meramente uma prestadora de serviços e passe a se preocupar em entender as necessidades, entregando soluções condizentes que atendam à relação de custo-benefício, focada totalmente em agregar valor ao negócio. A alta gestão acadêmica precisa acreditar no potencial estratégico oferecido pela TI, munindo-a de informações necessárias ao negócio.
Por meio do estudo de caso e pesquisa do tipo survey, foi possível analisar o apoio prestado pela área de TI na tomada de decisões institucionais, reconhecer a clareza com que a alta gestão as interpreta, e, como resultado, foram sugeridas alternativas para obter eficácia no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da IES com o auxílio de práticas de Governança da TI.
Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior; Governança de TI; Projeto Pedagógico de Curso; Sistema de Informação.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Processos, Métodos e Ferramentas de TI Aplicados à Engenharia de Produção.