- Ementa
- A rapidez com que conhecimentos se converteram em tecnologias aplicadas tem surpreendido toda a sociedade. Desde o emprego em atividades com forte conteúdo operacional até teorias que, há duas ou três décadas, eram consideradas exóticas, como Inteligência Artificial, Drones, Big Data, IoT, Impressão 3D e 4D, Robótica de Precisão, Realidade Virtual e Aumentada, e CHATGPT, hoje promovem profundas alterações nas competências profissionais e na vida das pessoas. Essa transformação torna obsoletas habilidades, conhecimentos e empregos. Como lidar com essa metamorfose que estamos vivendo em relação aos valores, à preparação e à qualificação para esse novo tipo de trabalho humano e suas relações éticas com o capital? O empreendedorismo surge como uma oportunidade para aproveitar as inúmeras aplicações dessas novas e inovadoras ferramentas. A disciplina aborda os conceitos dessas tecnologias, seu grau de integração e abrangência, e busca caracterizar o espírito empreendedor como uma alternativa eficaz contra o desemprego. Serão apresentadas as definições e conceitos dessas tecnologias, colocando o aluno no estado da arte sobre o assunto e deixando-o melhor informado para tomar decisões sobre demandas e aprendizado.
- Bibliografia
- BURSTROM, T.; KOCK, S.; WINCENT, J. Coopetition - Strategy and interorganizational transformation: Platform, innovation barriers, and coopetitive dynamics. Industrial Marketing Management. 2022. DOI: 10.1016/j.indmarman.2022.04.017.
- CAPUTO, F.; CILLO, V.; FIANO, F.; PIRONTI, M.; ROMANO, M. Building T-shaped professionals for mastering digital transformation. Journal of Business Research, v. 154, 2023. DOI: 10.1016/j.jbusres.2022.113309.
- CARTWRIGHT, S.; LIU, H.; RADDATS, C. Strategic use of social media within business-to-business (B2B) marketing: A systematic literature review. Industrial Marketing Management, v. 97, p. 35-58, 2021. DOI: 10.1016/j.indmarman.2021.06.005.
- FOSSATTI, P. et al. What do (should) we know to leverage students' employability and entrepreneurship? A systematic guide to researchers and managers. The International Journal of Management Education, v. 21, n. 2, p. 100788, jul. 2023.
- HERRMANN, A. M. et al. "We don't need no (higher) education" - How the gig economy challenges the education-income paradigm. Technological Forecasting and Social Change, v. 186, p. 122136, jan. 2023.
- HO, S. C.; CHEN, J. L. Developing the e-commerce competency for entrepreneurship education from a gamified competition. The International Journal of Management Education, v. 21, n. 1, p. 100737, mar. 2023.
- JOENSUU-SALO, S.; PELTONEN, K.; HÄMÄLÄINEN, M. The importance of HEI managerial practices in teachers' competence in implementing entrepreneurship education: Evidence from Finland. The International Journal of Management Education, v. 21, n. 2, 2023.
- KAUFMAN, D. Desmitificando a Inteligência Artificial. São Paulo: Autêntica, 2022.
- LIU, Y.; ZHAO, X. Successful implementation of value-based selling: A value co-creation and dynamic capabilities perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 36, n. 3, p. 372-389, 2021. DOI: 10.1108/JBIM-05-2020-0240.
- MINERBO, C.; KLEINALTENKAMP, M.; BRITO, L. A. L. Unpacking value creation and capture in B2B relationships. Industrial Marketing Management, v. 92, p. 163-177, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.11.011.
- MUKUL, E.; BÜYÜKÖZKAN, G. Digital transformation in education: A systematic review of education 4.0. Technological Forecasting and Social Change, v. 194, p. 122664, set. 2023.
- PARANHOS, L. R. L.; RODOLPHO, P. J. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Tecnologia. Coleção Inovação e Tecnologia. São Paulo: Editora Senai, 2017.
- PEREIRA, G. M.; CHIAPPETTA JABBOUR, C. J.; FINNE, M.; BORCHARDT, M.; SANTOS, M. A. Expert insights on successful multinational ecodesign projects: A guide for middle managers. Journal of Cleaner Production, v. 248, 2020. DOI: 10.1016/j.jclepro.2019.119211.
- RATTEN, V. The post COVID-19 pandemic era: Changes in teaching and learning methods for management educators. The International Journal of Management Education, v. 21, n. 2, p. 100777, jul. 2023a.
- RATTEN, V. Entrepreneurship: Definitions, opportunities, challenges, and future directions. Global Business and Organizational Excellence, v. 42, n. 5, p. 79-90, jul. 2023b.
- TERRA, M. et al. Transformação Digital e Indústria 4.0: produção e sociedade. São Paulo: Blucher, 2023.
- TÖYTÄRI, P.; RAJALA, R.; BRASHEAR, A. Organizational and institutional barriers to value-based pricing in industrial relationships. Industrial Marketing Management, v. 47, p. 53-64, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2015.02.005.
- XIA, J. et al. Reconciling multiple institutional logics for ambidexterity: Human resource management reforms in Chinese public universities. Higher Education, v. 87, n. 3, p. 611-636, mar. 2024.