Inovação, Tecnologias Disruptivas e Empreendedorismo

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa
A rapidez com que conhecimentos se converteram em tecnologias aplicadas tem surpreendido toda a sociedade. Desde o emprego em atividades com forte conteúdo operacional até teorias que, há duas ou três décadas, eram consideradas exóticas, como Inteligência Artificial, Drones, Big Data, IoT, Impressão 3D e 4D, Robótica de Precisão, Realidade Virtual e Aumentada, e CHATGPT, hoje promovem profundas alterações nas competências profissionais e na vida das pessoas. Essa transformação torna obsoletas habilidades, conhecimentos e empregos. Como lidar com essa metamorfose que estamos vivendo em relação aos valores, à preparação e à qualificação para esse novo tipo de trabalho humano e suas relações éticas com o capital? O empreendedorismo surge como uma oportunidade para aproveitar as inúmeras aplicações dessas novas e inovadoras ferramentas. A disciplina aborda os conceitos dessas tecnologias, seu grau de integração e abrangência, e busca caracterizar o espírito empreendedor como uma alternativa eficaz contra o desemprego. Serão apresentadas as definições e conceitos dessas tecnologias, colocando o aluno no estado da arte sobre o assunto e deixando-o melhor informado para tomar decisões sobre demandas e aprendizado.
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