Ementa
Compreender os sistemas complexos das atuais redes de empresas, identificando o comportamento das mesmas. Avaliar as relações que existem entre os diferentes atores. Modelar as estruturas de relacionamentos das redes de empresas por meio de ferramentas dedicadas de software gráfico. Representar os relacionamentos graficamente. Destacar problemas estruturais e determinar métricas e indicadores a partir das análises gráficas.
Bibliografia
BOAVENTURA, J.M.G.; HORI, H. Método para avaliar competitividade em clusters: o caso de joias folheadas da cidade de Limeira – SP. In: BOAVENTURA, J.M.G. (Org.). Rede de Negócios – Tópicos em estratégia. São Paulo: Saint Paul Editora, 2006. p. 91-115.
CLARK, L. Network Mapping as a Diagnostic Tool. La Paz, Bolívia: Centro Internacional de Agricultura Tropical – CIAT, 2006.
CRUZ, J.A.W.; MARTINS, T.S.; AUGUSTO, P.O.M. Redes Sociais e Organizacionais em Administração. Curitiba: Juruá, 2009.
DIESTEL, Reinhard. Graph theory. NY: Springer, 2000.
HANNENMAN, Robert. Introduction to Social Network Methods. 2001. Disponível em: < http://faculty.ucr.edu/~hanneman/networks/nettext.pdf >and included in the UCINET package. Acesso em: 26 fev. 2010.
LAZZARINI, S.G. Empresas em Rede. São Paulo: CENAGE Learning, 2008. (Coleção Debates em Administração). STROGATZ, Stephen H. Exploring Complex Networks. Nature, v. 420, p. 268-276, 2001.
WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge, NY: Cambridge University Press, 1994.
ZACARELLI, S.B.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; BOAVENTURA, J.M.G.; DONAIRE, D. Clusters e Redes de Negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.