Autor(a): Raphael Fernandes Lopes Farias
Orientador(a): Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data da defesa: 28/02/2022
Este trabalho pretende provar a presença e a permanência do cancioneiro francês no Brasil ao longo do desenvolvimento da cultura urbana, da indústria fonográfica e da radiofonia no Brasil. Para tanto, lançamos mão de uma bibliografia especializada em música popular produzidas no Brasil, na França e na América Latina, e sobre cada um desses locais específicos. Com isso, traçamos, ainda que sucintamente, como a canção francesa se desenvolveu em seus espaços de origem e absorveu influências estéticas das Américas, bem como circulando por esse continente, mais especificamente, pelo Brasil, em um franco processo de movência e nomadismo (ZUMTHOR, 1997; 2014). Analisamos dados da indústria fonográfica brasileira no eixo urbano Rio-São Paulo, desde os primórdios desse mercado até os anos 1960, enfatizando esta última década, momento em que a indústria fonográfica completou sua implementação no Brasil (DIAS, 2000; MORELLI, 2008); quando havia uma grande variedade de músicas estrangeiras circulando no mercado nacional (VICENTE, 2008) e quando ocorreu um fenômeno de retomada da cultura francófona (ROLLAND, 2005). Concluímos que, a despeito da hegemonia cultural e musical estadunidense, a canção francesa esteve muito presente no consumo brasileiro e conquistou um lugar na memória e na paisagem sonora nacional, criando seus ídolos e hits que são usados até a contemporaneidade em produtos audiovisuais do e no Brasil.
Palavras-chave: Canção francesa; Performance midiatizada; Movência; Industria fonográfica.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Autor(a): Ivanilce Santos Oliveira
Orientador(a): Antonio Adami
Data da defesa: 21/06/2022
Este estudo almeja entender o modo como se configurou a rede de conversação que se criou no Twitter em torno de Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL no período compreendido entre os dias 16 e 28 de novembro de 2020, 2º turno das eleições de 2020 em alguns estados brasileiros. O corpus de
estudo se volta para o conteúdo publicado pelo político em sua rede pessoal no Twitter (rede ego), coletada via ferramenta Twitonomy, e para o conteúdo postado no mesmo período na rede total do Twitter (rede de menção), coletada com um script (“receita”) desenvolvido em linguagem de programação Python. Os dados foram exportados para o software Gephi, que gerou uma rede de grafos, a qual foi aplicada a metodologia de análise de redes sociais (ARS) e análise de conteúdo automatizada via software IRaMuTeQ e seguindo os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Como referencial teórico, a abordagem e os apontamentos relacionados às questões de Comunicação, Comunicação Política e Cibercultura estão referenciadas em Gomes (2011), Sodré (2013), Miguel (2019) entre outros. As discussões acerca do tema Política, personalismo, partidarismo e eleições são traçadas a partir de Sodré (2011), Schwartzenberg (1977); Albuquerque (1999); Manin (1995); Miguel (2008), Casara (2020); Nicolau (2018), dentre outros. Pensa-se nas Redes Sociais on-line, Ciberativismo e Análise das Redes Sociais (ARS) a partir de Recuero (2009, 2016 e 2018), Levy (2008), Lemos (2002) e Castells (2013). Também foram usados artigos produzidos por outros autores relacionados às temáticas envolvidas no debate.
Palavras-chave: Eleições municipais em São Paulo; personalismo - partidarismo; Boulos - PSOL; Twitter; Análise de Redes Sociais (ARS).
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais Personagens em Deslocamento no Documentário Contemporâneo Brasileiro.
Autor(a): Patrícia Cristina de Lima
Orientador(a): Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 23/06/2022
A presente tese tem como objetivo investigar a produção memética nas eleições brasileiras de 2018 e nas eleições espanholas de 2019, buscando entender como os memes publicados nas redes sociais na internet representaram fatos, personagens e eventos desses pleitos. O recorte considera o segundo turno brasileiro, em outubro de 2018, e o segundo pleito espanhol, em novembro de 2019, a partir das publicações realizadas no Twitter dentro do período em questão. Como metodologia, esta pesquisa conta com a Análise de Redes Sociais (ARS), de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral (2016), associada a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Tal método foi necessário para que se pudesse traçar um quadro analítico quanti/qualitativo do cenário eleitoral de cada um dos países analisados e a partir daí, compreender como se deu o caminho memético dos pleitos decisivos. A pesquisa busca, ainda, estabelecer uma discussão teórica acerca de humor e política no contexto histórico, além das características do meme e do meme político na internet, colaborando para diminuir a escassez teórica do assunto em questão. Encontra-se como argumento hipotético que, assim como o humor político, o meme político pauta-se nos fatos e eventos do cotidiano, gerando reflexões naqueles que os encontram nas redes. Por isso, há o apontamento de que os processos eleitorais pesquisados receberam uma cobertura paralela e personalizada graças a produção memética, levando consigo características e cenários de cada um dos respectivos países. Para que fosse possível um melhor desdobramento dos assuntos tratados, esta pesquisa foi dividida em três capítulos, organizados por conjuntura, desenvolvimento teórico e análises.
Palavras-chave: Política; internet; memes; Brasil; Espanha.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.
Autor(a): Luciana Antunes
Orientador(a): Antonio Adami
Data da defesa: 24/06/2022
O presente trabalho tem como objetivo principal estudar a participação da mulher no meio radiofônico paulistano durante as décadas de 1920 a 1950, fase de formação do meio e da Indústria Cultural no Brasil. A pesquisa parte da hipótese de que a participação da mulher no rádio não tem sido investigada de acordo com sua devida importância, ao não aparecer de forma significativa nos anais de comunicação do país, conforme pesquisa exploratória para fundamentação da tese. Ao pesquisar as mulheres que fizeram parte desse meio, acredita-se que a pesquisa poderá contribuir para a maior pluralidade do conhecimento da história e da memória do rádio, especialmente em relação ao universo das emissoras da cidade de São Paulo. Os métodos de pesquisa pressupõem a análise de produção sobre o meio radiofônico, nesse recorte de tempo e geográfico, por meio de um levantamento documental e bibliográfico de artigos científicos, livros, revistas, teses e dissertações, bem como dados demográficos e urbanos em fontes oficiais. O intuito é verificar quais foram as mulheres que trabalharam nas emissoras de rádio da capital paulista e fazer uma categorização entre aquelas consideradas as estrelas do rádio e as outras profissionais que trabalhavam nas emissoras.
Palavras-chave: Rádio; Mulher no rádio; Cultura midiática; Imaginário midiático.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.
Autor(a): Anderson William Marzinhowsky Benaglia
Orientador(a): Barbara Heller
Data da defesa: 12/08/2022
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada pela metodologia de estudo de caso (YIN, 2015), que visa investigar as razões da censura praticada no Estado de São Paulo, em fevereiro de 2020, sobre os livros que seriam destinados ao projeto “Remição em Rede”, que oferecia clubes de leitura nos presídios paulistas com a finalidade de abonar dias das penas dos custodiados. Nossa ferramenta de análise de dados é a Análise Discursiva, amparada em Mikhail Bakhtin (2014; 2017 e 2020), principalmente por meio dos seus conceitos dialogismo e palavra. Os livros, por serem mídias (BAITELLO JUNIOR, 1998; COSTA, 2014; HELLER et. al., 2020) justificam a aderência da pesquisa na área da comunicação. Inicialmente descrevemos o evento a partir de múltiplas fontes que o noticiaram e na sequência o analisamos, sustentados nos diferentes referenciais teóricos, de distintas áreas do conhecimento. Sobre a censura, principalmente, Carneiro (2002; 2006), Fico (2002), Costa (2006; 2008; 2011), Reimão (2011; 2014; 2016) Paganotti (2012), Darnton (2016) e Nodelman (2020). Quanto ao encarceramento, Carnelutti (1957), Foucault (1987), Wacquant (2001), Gerland (2008), Cunha (2015), Wojciechowski (2015), Rodrigues (2016), Zaffaroni (2017), dentre outros. Já acerca da remição de pena por leitura, especialmente, Petit (2010), Candido (2011), Capez (2012), Torres (2017) e Nucci (2018). Análises de documentos e dados estatísticos oficiais, além da própria legislação também são contemplados nessa pesquisa. Concluímos que as obras censuradas obedecem ao padrão censório previsto por Costa (2008), quanto aos seus temas de ordem moral, social, política e religiosa, embora esta última não esteja presente de forma exclusiva nas obras do caso. Entretanto, nossa generalização analítica, isto é, o que se pode aproveitar como dado em casos futuros de mesma envergadura é que a censura foi realizada, independentemente, das obras envolvidas no projeto, mas sim pelo uso delas: conceder um benefício à população que deve permanecer encarcerada, invisibilizada e desprovida de quaisquer direitos.
Palavras-chave: Cultura midiática; Livros; Censura; Remição de pena; Encarceramento brasileiro.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais Personagens em Deslocamento no Documentário Contemporâneo Brasileiro.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativas da memória: representações, identidades e culturas.