Ano Letivo de 2024 (segundo semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre do ano letivo de 2024, no período de 25 de junho a 29 de julho de 2024..
Confira o edital - Vagas Remanescentes PDF
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração requer a realização do teste da ANPAD (http://www.anpad.org.br/), que avalia a capacitação em português, inglês, além de raciocínio lógico, quantitativo e analítico.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do CPF;
- Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
- Cópia frente e verso do(s) diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
- Cópia frente e verso do diploma do curso de mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Curriculum Lattes atualizado há menos de 6 (seis) meses;
- Documento comprobatório do Teste ANPAD, com validade de 2 (dois) anos - obrigatório para candidatos ao Doutorado;
Os candidatos ao Mestrado que não tiverem o documento comprobatório do Teste ANPAD, poderão apresentar o Pré-Projeto de Pesquisa com até 03 (três) páginas contendo tema, objetivo, pergunta ou problema de pesquisa, referencial teórico e justificativa. Neste caso, os candidatos aprovados deverão assinar, na matrícula, um termo comprometendo-se a realizar a próxima edição do Teste ANPAD.
- Os Candidatos ao Doutorado aprovados para a terceira etapa – avaliação escrita - deverão apresentar o pré-projeto até a data até a data de realização desta etapa. O pré-projeto deverá conter, no máximo, 20 (vinte) páginas (em espaço duplo e fonte Times New Roman tamanho 12); capa com título pesquisa e nome do candidato, e a seguinte estrutura: a) título; b) resumo; c) introdução, apresentando problema de pesquisa; d) justificativa; e) fundamentação teórica; f) procedimentos metodológicos proposto; g) cronograma de execução e h) referências bibliográficas.
- Comprovante de proficiência, para candidatos ao Doutorado, fornecido por órgão oficialmente reconhecido, em língua estrangeira diferente da qual foi avaliado no Mestrado. Na ausência de atestação oficial no ato da inscrição, a proficiência poderá ser comprovada até o Exame de Qualificação;
- Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (*);
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
- Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line. Caso haja algum problema em gerar ou pagar o boleto, entrar em contato com a Secretária do Programa.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgadministracao@unip.br. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
A seleção do Programa de Mestrado e Doutorado compreende:
Etapa I – Inscrição e Entrega de Documentos
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.
Etapa II - Análise de Currículo (Eliminatória)
Os candidatos ao Mestrado e ao Doutorado terão seus currículos avaliados, considerando as seguintes dimensões: Formação acadêmica (cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu); Produção Científica (artigos em congressos, artigos em periódicos científicos, projeto de iniciação científica, dentre outros); Experiência Profissional Acadêmica.
Candidatos ao Mestrado:
a) com menos de 200 pontos no Teste ANPAD, ou sem a pontuação no mesmo, são submetidos à análise do currículo. Os candidatos aprovados seguem para a Etapa III – Avaliação Escrita.
b) com 201 a 300 pontos no Teste ANPAD seguem direto para Etapa III - Avaliação Escrita.
c) com mais de 300 pontos no Teste ANPAD, ou que tenham parecer favorável na avaliação do Projeto de Pesquisa, seguem automaticamente para Etapa IV - Entrevista.
Etapa III – Avaliação Escrita (Eliminatória)
Texto em inglês sobre tema da área, com questões a serem respondidas em português.
É permitido o uso de dicionário impresso.
Os candidatos aprovados seguem para Etapa IV - Entrevista.
Etapa IV - Entrevista (Eliminatória)
Entrevista com os aprovados, conforme os critérios das Etapas II e III.
IMPORTANTE:
A critério da Comissão do Programa, as etapas do Processo de Seleção poderão ser realizadas à distância, por meio de videoconferência ou outra tecnologia de transmissão síncrona de som e imagem.
ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 25 de junho a 29 de julho de 2024
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
ETAPA II - ANÁLISE DE CURRÍCULO
Dia 31 de julho de 2024 (quarta-feira), a partir das 14 horas – Resultado dos aprovados para a Etapa III (menos de 200 pontos ou sem nota no Teste ANPAD) e para a Etapa IV (mais de 300 pontos no Teste ANPAD).
ETAPA III – AVALIAÇÃO ESCRITA, PARA CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA II
Dia 01 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 10 horas – Prova escrita.
Dia 01 de agosto de 2024 (quinta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa IV – Entrevista.
ETAPA IV – ENTREVISTA, PARA CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I, II E III
Dia 02 de agosto de 2024 (sexta-feira), a partir das 09 horas - Entrevista com candidatos diretamente aprovados na Etapa II (mais de 300 pontos no Teste ANPAD ou parecer favorável na avaliação do Projeto de Pesquisa) e com os candidatos aprovados na Etapa III.
IMPORTANTE: As provas e entrevistas serão realizadas à distância, por meio de videoconferência, utilizando a plataforma Microsoft Teams. O link de acesso será enviado por e-mail aos candidatos selecionados para essas etapas.
RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 02 de agosto de 2024 (sexta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados
As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, no dia 05 de agosto de 2024, ocasião em que o candidato deverá:
1 - Apresentar os seguintes documentos originais:
- Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
- Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
- Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
- 2 fotografias 3x4 (recentes);
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
- Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
2 - Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
3 - Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
4 - Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
Endereço da Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP:
Rua Doutor Bacelar, 1212 - 4º andar - Vila Clementino - São Paulo - SP
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min.
Secretária do Programa: Aline Nascimento
Telefone: (011) 5586-4040
INÍCIO DAS AULAS
Dia 06 de agosto de 2024 (terça-feira)
O Programa de Administração possui bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES, com inscrições até o dia 31 de julho de 2024. O Edital de Seleção está disponível na página do Programa, em: Acesse o arquivo do Edital 2024/2 - Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES.