Autor(a): Lidia Geronimo da Cruz
Orientador(a): Prof. Dr. Ernesto Michelangelo Giglio
Data da defesa: 01/02/2021
Resumo: Nas últimas décadas, o fenômeno das redes se mostra como uma opção estratégica para sobrevivência e aumento de competitividade das organizações. Nas discussões sobre os fatores principais das redes, uma linha de autores afirma que a governança é o centro de organização e desenvolvimento das redes, influenciando nos resultados. Considerando essa afirmativa realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo e exploratório, investigando-se através de uma estratégia de casos múltiplos, a relação entre a governança colaborativa e os resultados comerciais e sociais das redes. O primeiro caso de estudo foi a rede de organizações na qual está inserida a Cooperativa Regional de Cafeicultores – Cooxupé e o segundo caso foi o cluster de moda íntima da cidade de Juruaia. Os sujeitos são os atores que por sua função e tempo na rede são capazes de responder ao problema de pesquisa. Foram construídos indicadores de governança e de resultados, os quais geraram os instrumentos de entrevistas e questionários com escala de Likert. Os dados foram analisados conforme a técnica de conteúdo, para os discursos, e técnicas de estatística não paramétrica para os questionários. Sobre a rede na qual está envolvida a Cooperativa Cooxupé, a resposta da pesquisa é que não há indícios da relação da governança colaborativa com os resultados e sim com uma governança hierárquica baseada em uma reação de confiança. Sobre a rede de organizações de Juruaia, a resposta da pesquisa é que há indícios de governança colaborativa influenciando a organização da rede e os resultados, observando-se, no entanto, que esses indícios advêm de um subgrupo de atores, mais antigos na rede, que decidem os rumos do negócio na cidade. Considerando as respostas dos dois casos, a proposição se sustenta parcialmente, já que surgiram indícios de associação entre alguns indicadores, por exemplo, a presença do indicador coordenação foi associada aos resultados comerciais. A resposta final da pesquisa indica que não existem evidências suficientes que a governança colaborativa exerce influência sobre os resultados das duas redes investigadas. Características tais como a natureza e objetivo da rede, tamanho em termos de quantidade de atores e existência, ou não, de um ator central apresentaram-se como relevantes, indicando o caminho de novas pesquisas. No caso da rede na qual está inclusa a cooperativa Cooxupé, por exemplo, o tamanho da rede (da ordem de milhares de cooperados), torna difícil a participação direta de todos, sendo necessária a existência de um grupo que decide as regras da rede. Um limite do trabalho foi a dificuldade de contato e aplicação dos instrumentos de coleta de pesquisas, devido ao fechamento das organizações em razão da pandemia de Covid-19, nos dois casos investigados. Na rede Cooxupé, a dominância de um dos atores da rede fez com que muitos contatos dependessem de sua prévia autorização, em um processo burocrático. Nas alternativas de coleta que se ofereceram, os questionários foram aplicados por meio eletrônico. Uma sugestão de nova pesquisa é a replicação do trabalho atual, especialmente em redes de cooperativas e redes de clusters, para comparar os resultados. Uma segunda sugestão é analisar com profundidade casos de redes onde exista dominância de governança colaborativa comparada com casos onde exista dominância de governança hierárquica e a associação com os resultados.
Autor(a): Fernando Lustosa Grobman
Orientador(a): Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Data da defesa: 04/02/2021
Resumo: O tema deste trabalho é a difusão da Cultura de Safety nas Organizações de Manutenção Aeronáutica. A definição de diretrizes regulatórias e a gestão da segurança da atividade aeronáutica é fundamental para a qualidade e a percepção do público em relação à aeronavegabilidade, contemplando não somente a operação aérea, mas também, a manutenção das aeronaves e equipamentos, conforme orienta em nível mundial a International Civil Aviation Organization (ICAO). No Brasil a instituição reguladora é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que tem a função de formular as condições regulatórias e a disseminação da Cultura de Safety, representada pela adoção de um sistema de gestão de segurança (Safety Management System – SMS) localmente denominado Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). A Indústria do Transporte Aeronáutico no Brasil ocupa um espaço estratégico na moderna integração logística do país, tanto pelas dimensões continentais, quanto pelos desafios da integração socioeconômica entre as diversas regiões, o que se traduz em quantidade considerável de passageiros e uma crescente participação do modal aéreo no transporte de cargas. O entendimento atual de Safety em sistemas de alta tecnologia e complexidade operacional, como é o transporte aéreo, considera que os acidentes são decorrentes da falha defensiva de um sistema multicamadas, envolvendo falhas ativas e condições latentes, relacionadas com decisões anteriores; a sobreposição desses fatores em algum momento pode dar espaço ao evento indesejado. No presente trabalho a difusão da Cultura de Safety é investigada na perspectiva da Social Network Analysis (SNA), que tem foco nas organizações participantes de uma rede e na tipologia dos vínculos entre elas. Com os instrumentos da SNA é construída uma rede de Organizações de Manutenção Aeronáutica (OMAs) e são obtidas as respectivas medidas de centralidade: Grau de Centralidade, Closeness, Betweenness e Eigenvector. Uma pesquisa de campo entre as OMAs investiga as percepções de profissionais do setor quanto à implementação da Cultura de Safety. Foram analisadas relações entre esses dados e as medidas de centralidade da rede, com o objetivo de responder à questão de pesquisa: “Qual a relação entre as medidas de centralidade em uma rede de Organizações de Manutenção (OMAs) em SP/Brasil e o envolvimento delas com a Cultura de Safety?” Os resultados indicam que a atividade de manutenção aeronáutica brasileira apresenta uma grande oportunidade de melhoria das práticas relacionadas com a Cultura de Safety.
Autor(a): Marco Aurelio Mazzei
Orientador(a): Prof. Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data da defesa: 11/02/2021
Resumo: O processo de definição do significado de atendimento eficiente na atenção à saúde é objeto de construção social e, por esse motivo, é resultado de processos complexos de disputa de entendimentos em que os diversos atores possuem interesses e concepções divergentes sobre o que está sendo ofertado. As múltiplas lógicas institucionais atuando em situações complexas como esta, estão sujeitas a processos de constante disputa de entendimentos em que a introdução de novos fatores pode ensejar a rediscussão e redefinição destas disputas. Para compreender como ocorre a apropriação dos termos e conceitos originados a partir do uso dos prontuários eletrônicos no atendimento, o estudo orientou-se pela abordagem teórica de convergência de categorias criado por Ocasio, Loewenstein e Nigam (2015) que propõe um modelo de como a comunicação ocorrendo em campos institucionais permite a reprodução e mudança de convenções de categorias associadas a vocabulários de práticas que, por sua vez, reproduzem e mudam as lógicas institucionais. A partir de entrevistas com médicos, pacientes, gestores de clínicas e fornecedores de sistemas, foram identificadas as categorias utilizadas pelos atores para conceituar como os sistemas de gestão de prontuários eletrônicos associam-se à eficiência no atendimento considerando quatro variantes da eficiência: a eficiência de atendimento considerada como fluxo de pacientes, a eficiência diagnóstica considerada como uso de recursos mínimos necessários para o estabelecimento correto do diagnóstico, a eficiência terapêutica considerada como o melhor emprego de recursos para cura ou redução dos sintomas em um dado quadro diagnóstico e a eficiência econômica considerada como a relação entre o resultado e os custos de sua obtenção. Essas categorias se relacionam com as demais categorias em convenções que refletem os princípios orientadores e organizadores das lógicas institucionais. A partir de convergências, divergências e mudanças de convenções de categorias, os atores as organizam para acomodar os novos elementos buscando manter o sentido, a coesão e a consistência das suas práticas e reproduzindo as relações que podem se estabelecer em ambientes de múltiplas lógicas institucionais, como as de competição, colaboração ou reforço. Os principais resultados empíricos evidenciam o reconhecimento do múltiplo valor das informações como fato social e permitiram avaliar como as convergências, divergências e mudanças nas convenções de categoria atuam como organizadoras da compreensão do prontuário eletrônico como fator de eficiência no contexto das múltiplas lógicas institucionais. A principal contribuição teórica encontra-se na aplicação do modelo de Ocasio, Loewenstein e Nigam (2015) dos fluxos de comunicação e convenções de categorias, para compreensão de como as categorias são utilizadas pelos atores para elaboração das relações entre o uso dos sistemas de gestão de prontuários eletrônicos e a eficiência do atendimento e como essa utilização ocorre em concordância com a proposição 4 e seus corolários, a partir do modelo, que relaciona as categorias com os fluxos de comunicação e as lógicas institucionais. É sugerido que novos estudos ampliem os grupos profissionais envolvidos na atenção à saúde ou sejam realizados em outros campos altamente institucionalizados como as áreas de ensino fundamental, médio ou superior.
Autor(a): Alexandre Marcelo Gutierrez de Almeida
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 19/02/2021
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a rede de Prestadores de Serviço Logístico em relação às atividades de Logística Reversa no Brasil. Em seus negócios e operações, os Operadores Logísticos e seus clientes podem entender o processo reverso como agregador de valor em sua cadeia produtiva. No Brasil, esta posição foi motivada principalmente após a implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos em 2010, cujos fundamentos tendem a beneficiar o meio ambiente, além de proporcionar estratégias às organizações e possível vantagem competitiva. Este estudo é entendido como de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Isto se deve ao estudo conceitual que explora a Logística Reversa e os Prestadores de Serviço Logístico, e à utilização de dados secundários dos Prestadores de Serviço Logístico brasileiros. A análise da teoria e dos dados obtidos possibilitou mapear a rede de logística reversa executada por estes provedores de serviço. Com isto, é possível constatar que a Logística Reversa pode influenciar as relações na cadeia de suprimentos. Isto ocorre pelo fato de que os Operadores Logísticos exercem importante papel executor e colaborador por se relacionar com diferentes tarefas e clientes dentro da rede, proporcionando sinergia capaz de favorecer os fluxos reversos. Este estudo contribui para a teoria da Logística Reversa e pesquisa sobre os Prestadores de Serviço Logístico, fornecendo subsídios para melhor compreensão da influência e da relação em redes, marcada por atividades executadas segundo o setor de negócio e segundo os clientes que executam atividades de logística reversa. A visão estabelecida pelos estudos fornece também implicações relevantes para os gestores de empresa quanto à geração de valor e indução de práticas de sustentabilidade, utilizando os provedores de serviços logísticos que estão interligados na rede de negócios em que a empresa está inserida.
Autor(a): Maria da Penha Melo Malda Iglesias
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 19/02/2021
Resumo: Esta dissertação explora o conceito de cadeia de suprimento (CS) e logística humanitária (LH). O objetivo é caracterizar a CS e a LH de um caso específico de operações de montagem de cestas básicas em um centro cultural situado na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada é um estudo de caso único, que se justifica pelo fato de as operações humanitárias conduzidas por centros culturais serem relativamente escassas na literatura. Neste sentido, o estudo contribui não só por caracterizar esta CS e as operações logísticas existentes, mas por comparar com a teoria, tradicionalmente direcionada a organizações empresariais. Consequentemente, o estudo apresenta o fluxo, as operações e o papel dos agentes envolvidos na CS e na LH realizada, concluindo que os processos realizados neste centro cultural são diferenciados por correlacionar doações, ações de logística reversa (LR), operações de estocagem, montagem e entrega, em um ciclo que se retroalimenta para ajudar os necessitados.
Autor(a): Rosana Ramos Cotrim
Orientador(a): Prof. Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data da defesa: 25/02/2021
Resumo: Nas aquisições públicas de obras e serviços de engenharia de grande vulto, poderá ser exigida prestação de garantia na modalidade seguro-garantia com cláusula de retomada em percentual equivalente a até 30% do valor inicial do contrato. Esta modalidade de seguro-garantia faz parte de um conjunto de alterações contidas no Projeto de Lei n.º 1.292/95, com vistas a substituir a atual lei de licitações. Neste contexto, coloca-se, como problema, conhecer os fatores que influenciaram a definição das regras do seguro-garantia com cláusula de retomada para as contratações de obras e serviços de engenharia de grande vulto e entender o potencial desta ferramenta para impedir a ocorrência de paralisações de obras públicas. Por meio da abordagem institucional, esta pesquisa buscou identificar como as lógicas presentes no campo influenciaram nesta definição, podendo ter existido a prevalência de determinadas lógicas institucionais sobre outras. A pesquisa é do tipo explicativa, focada nas discussões pertinentes ao campo. A coleta de dados foi feita por meio de levantamento documental, análises dos principais discursos realizados na Câmara dos Deputados, bem como entrevistas com roteiro semiestruturado. Os resultados demonstraram a complexidade do processo e como acontecem as inter-relações entre os atores na formulação de regras para as aquisições públicas, os conflitos devido às suas discordâncias para a implementação da cláusula de retomada, o entendimento divergente com relação aos valores de garantia a serem aplicados e o fato de o seguro-garantia com cláusula de retomada ser exigível apenas às obras de grande vulto. O estudo apontou com uma certa nitidez a forma como os participantes conseguiram reduzir a influência da lógica imposta pelos representantes do mercado de seguros. Apesar da implementação do seguro-garantia ter se mantido na lei, ele deixou de ser de uso obrigatório e deixou de ter um valor fixo de 30% para as obras de grande porte. Esta situação parece ter indicado que, a partir de uma lógica inicial dominante, ações de participantes neste campo restringiram o alcance da norma, trazendo ganhos de um lado, mas também perdas de outro. Em um cenário com entendimentos divergentes pelos atores, constatou-se uma multiplicidade de lógicas que gerou ambiguidade de interpretação a partir da qual processos de negociação foram desencadeados.
Autor(a): Adenilson Alves Bezerra
Orientador(a): Prof. Dr. Pedro Lucas de Resende Melo
Data da defesa: 26/02/2021
Resumo: As microfranquias são franquias cujo valor de investimento inicial é de até R$90.000,00 e, neste formato, existem por volta de 2900 redes no Brasil. O objetivo deste trabalho é verificar a percepção de valor do microfranqueado sobre o suporte, em razão do seu tempo de franqueamento dentro da rede; quanto ao suporte, serão verificados os itens que o compõe: treinamentos, prospecção e instalação das novas unidades que serão franqueadas, e o apoio jurídico e financeiro. O problema de pesquisa tem como objetivo responder se há variação na percepção de valor dos microfranqueados diante do suporte do franqueador em função do tempo de franqueamento na rede. As variáveis escolhidas são de natureza quantitativa. Para esta pesquisa, foram selecionadas 222 microfranquias estabelecidas em diversos estados no Brasil que responderam à pesquisa, a pesquisa foi estruturada com questões fechadas, em escala Likert de cinco pontos. Para o tratamento dos dados coletados, foi utilizada uma abordagem estatística por meio de regressão linear múltipla. Os resultados deste trabalho não confirmam a existência de relação entre o tempo de franqueamento e a percepção de valor do suporte pelo microfranqueado. Espera-se que este trabalho contribua com os estudos sobre microfranquias e honey moon, já que existe uma escassez de estudos nacionais e internacionais sobre a percepção de valor do suporte em microfranquias.
Autor(a): Teng Hsiang Hui
Orientador(a): Prof. Dr. Márcio Cardoso Machado
Data da defesa: 09/03/2021
Resumo: Os novos paradigmas de gestão e processos trazidos pela Indústria 4.0 auxiliam, através das suas tecnologias embarcadas, na manutenção da competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME), balizada nas características dessas empresas como flexibilidade e rapidez no atendimento com baixo custo. No entanto, não há muitos estudos na área de Indústria 4.0 associadas às PME, ainda que elas sejam a base da economia de muitas nações. Como a Indústria 4.0 proporciona oportunidades por meio das suas tecnologias, o objetivo desta pesquisa é identificar as tecnologias base da Indústria 4.0, determinar as características das PME e avaliar a relação entre as tecnologias base da Indústria 4.0 e as características ímpares que as PME apresentam. Esta pesquisa é descritiva e exploratória e tem abordagem quantitativa, utilizando-se procedimento de survey para coleta de dados em PME do setor automobilístico. Para determinar as tecnologias base da Indústria 4.0, foi feita revisão de literatura através da base Scopus com artigos que citam as tecnologias da Indústria 4.0 e também as PME. A regressão múltipla foi a ferramenta estatística de análise de dados obtidos pelo survey. O questionário utilizado para estudar a relação entre as tecnologias base da Indústria 4.0 e as características das PME apresentou confiabilidade em teste do coeficiente de alfa de Cronbach. A regressão foi feita para cada tecnologia base e resultou em uma relação moderada e duas relações fortes com as características das PME. A análise dos resultados sugere um modelo teórico e indicou os perfis das PME para adoção das tecnologias base. O estudo ainda gerou contribuições para o meio acadêmico, organizações, governo, economia e sociedade.
Autor(a): Cristina Rodrigues dos Santos Ramos
Orientador(a): Prof. Dr. Maciel Manoel de Queiroz
Data da defesa: 28/05/2021
Resumo: O blockchain é uma tecnologia que registra dados de maneira descentralizada, segura e de forma transparente, considerada inviolável devido à impossibilidade de modificar as transações, após serem validadas. Considerando estas características, o blockchain já está sendo utilizado em diversos setores. Porém, no segmento educacional, ainda está nos estágios iniciais de adoção, principalmente devido à falta de confiança por parte dos gestores a respeito das funcionalidades e recursos necessários para a implementação desta tecnologia. Nesse contexto, este trabalho visa estudar a influência da confiança na adoção e implementação da tecnologia blockchain nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. O presente estudo utiliza uma abordagem qualitativa exploratória, buscando compreender o construto confiança no contexto do setor educacional. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e entrevistas on-line. A pesquisa identificou que, para a maioria dos potenciais usuários do blockchain, a confiança influencia positivamente as IES, pois benefícios como compartilhamento seguro de dados e transparência nas transações, poderiam otimizar a rotina diária e evitar fraudes de documentos acadêmicos, propiciando um ambiente de trabalho cooperativo e confiável. Além disso, compreende-se a confiança como necessária para superar desafios relacionados às questões como custos e privacidade. Nesse sentido, esta pesquisa contribui com pesquisadores, gestores e agentes das IES, permitindo maior compreensão sobre a influência da confiança nas relações entre os agentes das IES e sobre os avanços do blockchain no setor educacional como um sistema com potencial para gerar confiança. Como limitação, destaca-se a escassa literatura sobre blockchain, por ser uma tecnologia emergente. Assim, observa-se que não há pesquisas sobre sua aplicação na educação no Brasil. Outra barreira foi o distanciamento social imposto pela pandemia (COVID-19), o que impossibilitou a coleta presencial de dados. Para estudos futuros sugere-se pesquisas quantitativas ou mistas, abordando os demais níveis da educação.
Autor(a): Ana Lucia Bianca Bispo Costa da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Charbel José Chiappetta Jabbour
Data da defesa: 09/06/2021
Resumo: Nesta pesquisa investiga-se a adoção das Smart Technologies no setor hoteleiro combinando-se tanto a literatura e dados de fontes primárias, pois é necessário melhor entendimento sobre como esse processo de inovação ocorre no setor hoteleiro. Esta dissertação tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso existentes ou desenvolver novos para possível aplicação no setor de hospitalidade para à adoção das Smart Technologies, conjuntamente proporcionar a construção e/ou revisão de novas abordagens, conceitos e categorias referentes ao fenômeno estudado. A importância deste estudo se justifica pela existência dos Fatores Críticos de Sucesso que foram sistematizados no artigo do autor Jabbour et al. (2017). No entanto, não identificamos para o setor hoteleiro, disponibilizando uma lacuna para contribuição teórica e empírica. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório e possibilitou desvendar os Fatores Críticos de Sucesso para adoção das Smart Technologies no setor hoteleiro com entrevistas semiestruturadas, com 13 entrevistas com executivos de alto escalão dentro das organizações nas redes hoteleiras dentro do Brasil e experts no setor de hospitalidade. Os resultados apresentados viabilizaram o entendimento de forma clara, a proporção que os fatores críticos de sucesso impactam nas redes e o estudo de campo apontou novos Fatores Críticos de Sucesso. Neste trabalho, a Teoria da Contingência foi adotada pelo seu poder explicativo sobre como as organizações se ajustam a alterações no ambiente externo. Considerou-se que 'smart technologies' são alterações no contexto dos negócios. Essas alterações externas tendem a gerar alterações internas nas empresas. A Teoria da Contingência possui poder explicativo para melhor compreensão deste fenômeno.
Autor(a): Ideir Coto
Orientador(a): Prof. Dr. Maciel Manoel de Queiroz
Data da defesa: 17/06/2021
Resumo: Com o avanço recente das tecnologias de comunicação e informação, as organizações estão repensando seus modelos de negócios. E, também, identificando oportunidades e desafios relacionados à adoção e implementação de tecnologia de ponta, como é o caso da Cloud Computing (CC). Assim, a nuvem é representada pela internet, isto é, a infraestrutura de comunicação composta por um conjunto de hardwares, softwares, interfaces, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e de armazenamento que permitem a entrega da computação como serviço. A CC surgiu como uma forma eficiente de compartilhar recursos, arquivos e acessar aplicativos sob demanda por meio da internet. Apesar dos avanços da literatura sobre CC, no Brasil, ainda é escassa a abordagem sobre a adoção de CC. Dessa forma, para minimizar esta lacuna, esta pesquisa exploratória, por meio de entrevistas e dados secundários, investiga o grau de confiança entre provedores de internet de diversos portes na adoção de serviços de armazenamento no modelo de CC, na região de Cacoal, e os impactos da confiança dos usuários aos provedores de internet. A pesquisa identificou as características dos serviços de CC e o grau de confiança na adoção e implementação de cada serviço à definição de CC proposta. Nesse sentido, a Cloud Computing apresenta-se como um desafio de confiança na adoção por parte dos provedores de internet que possam se beneficiar dessa tecnologia ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e performance das informações. Os resultados demonstram que por parte dos provedores, e também dos usuários finais, a confiança é ponto crucial para adoção da cloud.
Autor(a): Peron Avelino Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Telles
Data da defesa: 29/06/2021
Resumo: No mundo de negócios dinâmico, competitivo e complexo de hoje, as organizações procuram parcerias para melhorar seu desempenho, compartilhar riscos, adquirir conhecimento, entrar em novos mercados, ganhar economia de escala ou racionalizar operações. Dessa maneira, o sucesso dos relacionamentos interorganizacionais é visto como crucial para o desempenho financeiro. A qualidade do relacionamento em redes de negócios é um tema frequente na literatura e explorado por diferentes autores. Esta pesquisa, descritiva e quantitativa, pretende investigar e avaliar em que medida os fatores associados à qualidade do relacionamento entre os membros de empresas construtoras que se associam em consórcio afeta o desempenho da associação. Consideram-se os constructos confiança, comprometimento, colaboração, cooperação e satisfação, como indicadores da qualidade do relacionamento e potenciais preditores do desempenho. Para coleta de dados foi utilizado um questionário tipo survey aplicado em um grupo de 155 gestores, em diferentes níveis e funções, de construtoras que se associaram em consórcios para a execução de obras públicas de saneamento e infraestrutura urbana, no estado de São Paulo (SP/Brasil). Dentre os resultados da pesquisa comprovou-se que a qualidade do relacionamento e o conjunto de constructos ora considerados, manifestaram-se como preditores significativos do desempenho financeiro.
Autor(a): Wander Barcelar Guimarães
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bazanini
Data da defesa: 30/06/2021
Resumo: No Brasil, a partir da Constituição de 1988, novos direitos surgiram, advindos do próprio ideal de democracia disposto no texto constitucional sobre a administração pública relacionados à ética, integridade, transparência e prestação de contas (accountability), incluindo participação efetiva da sociedade na condução de políticas públicas. A responsabilidade fiscal em partes das administrações públicas dos entes brasileiros têm evoluído ao longo do tempo com uma crescente alocação de recursos públicos com os gastos com pessoal. Um dos pontos a ser questionado é o fato de que essa crescente despesa pública ocorre por meio das redes de relacionamentos de partes interessadas na administração dos recursos públicos. O objetivo da pesquisa está em compreender como o poder e a cultura influenciam na atuação dos stakeholders sociais no setor público na responsabilidade fiscal dos gastos de pessoal em políticas públicas em Rolim de Moura. A afirmação orientadora parte do pressuposto de que as redes de stakeholders compõem, por meio das suas interações, os resultados relacionais, cuja análise se torna imprescindível para verificar o comportamento dos agentes nas organizações públicas, uma vez que o gestor público tende a não responder a cada interessado de forma individual, mas, sim, em consonância com as diversas influências de todo um conjunto, suas múltiplas partes interessadas. A teoria de base contempla três eixos teóricos: a lei de responsabilidade fiscal vigente para as políticas públicas, o modelo de saliência da teoria dos stakeholders e a teoria dos laços nas redes. Por meio de pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, pretende-se responder a questão central da pesquisa: como se desenvolve a responsabilidade fiscal dos gastos de pessoal das políticas públicas em Rolim de Moura a partir do posicionamento e atuação decorrentes dos relacionamentos que se estabelecem entre os stakeholders envolvidos? A coleta de dados foi realizada, inicialmente, por intermédio de pesquisa documental e bibliográfica e, posteriormente, através de pesquisa de campo, com entrevistas semi-estruturadas junto aos principais agentes envolvidos. As entrevistas, depois de transcritas, foram submetidas a Análise de Conteúdo para interpretação dos dados com o auxílio do software Ucinet e o software Iramuteq. A contribuição da pesquisa está em ampliar a discussão sobre a atuação dos stakeholders nas redes de relacionamento ligadas às políticas públicas. A visão atomizada e unidirecional do relacionamento do gestor público com seus stakeholders não é mais suficiente para explicar a complexidade desses relacionamentos, visto que, os relacionamentos entre os stakeholders ocorrem no desempenho de múltiplos papéis com base em interesses compartilhados e estão interligados em um sistema de criação de valor.
Autor(a): Claudio Italo Scura
Orientador(a): Prof. Dr. José Celso Contador
Data da defesa: 03/08/2021
Resumo: A pesquisa procurou analisar a competitividade entre os bancos múltiplos brasileiros que representam atualmente um nicho de mercado dos bancos brasileiros que a legislação permite-lhes operar carteiras múltiplas em uma só instituição financeira. Essa característica pode ser uma vantagem competitiva para o segmento em relação aos demais segmentos do mercado bancário brasileiro. Pode-se citar como exemplo, o segmento dos bancos comerciais e o segmento dos bancos de investimentos que não podem operar com múltiplas carteiras. O tema envolve a compreensão dessa competitividade entre os bancos múltiplos pelo seu posicionamento no mercado e por suas competências organizacionais e relacionais. E para compreender como os bancos múltiplos competem entre si, foram utilizados os conhecimentos da Visão Baseada em Recursos (Resource Based View – RBV) e da abordagem relacional convertidos no modelo de Campos e Armas da Competição aplicado a Redes de Negócios CAC-Redes (CONTADOR, 2018), que ainda se encontra em processo de desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo geral identificar a influência das competências organizacionais e dos vínculos socioeconômicos na competitividade de bancos múltiplos brasileiros e contribuir para o desenvolvimento do modelo de Campos e Armas da Competição aplicado a Redes de Negócio CAC-Redes. Para isso, o problema de pesquisa foi elaborado da seguinte forma: qual a influência das competências organizacionais e dos vínculos socioeconômicos na competitividade de bancos múltiplos brasileiros? Entretanto, considerando o seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento do modelo CAC-Redes, é preferível formular o problema de pesquisa em termos dos constructos centrais deste modelo: possuir alto desempenho apenas naquelas poucas armas e apenas naqueles poucos vínculos que dão vantagem competitiva nos campos da competição e coadjuvantes escolhidos por um banco múltiplo brasileiro da rede em estudo o torna mais competitivo que seus concorrentes? A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa, e o método adotado para verificar as hipóteses é o hipotético dedutivo, que é similar ao método utilizado para validar o modelo CAC-Redes. Os resultados da pesquisa indicaram forte correlação positiva da variável foco das armas e dos vínculos nos campos da competição de um banco múltiplo com seu grau de competitividade GC. A principal contribuição teórica deste estudo foi a constatação da influência das competências organizacionais e dos vínculos socioeconômicos na competitividade dos bancos múltiplos brasileiros, quando as competências e os vínculos estão alinhados aos campos da competição e coadjuvantes escolhidos pelos bancos múltiplos para competir. Outra contribuição teórica importante foi a de contribuir para o desenvolvimento do modelo CAC-Redes (CONTADOR, 2018), bem como a de incentivar os estudos de análise das competências organizacionais e relacionais na vantagem competitiva dos bancos múltiplos que operam em rede. Como contribuição gerencial deste estudo é possível recomendar aos bancos múltiplos que escolham seus campos da competição e coadjuvantes considerando as preferências dos clientes e a posição competitiva dos seus concorrentes, que façam aperfeiçoamento apenas naquelas poucas armas e vínculos considerados relevantes para o banco e que estão alinhados aos campos da competição e coadjuvantes e que fortaleçam seus laços de confiança, comprometimento e cooperação com os clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros.
Autor(a): Rogerio Barbosa da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 03/08/2021
Resumo: A Covid-19 impôs muitas mudanças não apenas ao comportamento dos consumidores finais, mas também às organizações. Não alheio a essas mudanças, as empresas de serviços logísticos foram influenciadas, principalmente porque a pandemia trouxe novos desafios a esses prestadores, dadas as mudanças nos meios de compra e a urgência na entrega. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as soluções criadas por prestadores de serviços de logística (PSL) no Brasil durante a pandemia. Por meio da utilização de dados secundários extraídos de páginas da web do setor logístico, o estudo classifica as principais iniciativas de apoio às operações em um período marcado por restrições. Diante das informações coletadas, foi possível perceber que a solução mais favorável é utilizar a tecnologia em benefício das operações realizadas pelo PSL, treinamento e proteção sanitária para atender o consumidor final com extrema agilidade nas entregas, de forma a diversificar os atuais modelos e reduzir custos. Além disso, verificou-se que a pandemia direcionou esses PSLs a se adaptarem a um novo cenário impulsionado pelo e-commerce, omnichannel - canais de venda utilizados por uma empresa onde o consumidor não vê diferença entre o mundo on-line e o off-line e compras drive-thru.
Autor(a): Marcelo Vieira Borges
Orientador(a): Prof. Dr. Ernesto Michelangelo Giglio
Data da defesa: 04/08/2021
Resumo: Os serviços de saúde pública exigem especialistas na execução de tarefas, o que cria um campo de complexidade de ações em redes, para que possam ser executados com eficiência, desempenhando sua função como agente de saúde pública. Para essa ação conjunta é necessário existir uma governança, um sistema de controles e incentivos dos modos de produção do serviço. Quando a governança é construída, ou ajustada passo a passo pelos próprios atores que participam diretamente da tarefa, dá-se o nome de governança relacional. Baseado neste princípio, a dissertação buscou respostas sobre como ocorre a governança relacional no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, visando atender a demanda dos serviços de saúde mental na rede pública na cidade de Cacoal - RO. Secundariamente analisaram-se possíveis associações entre a governança relacional e a organização da rede. Para investigar a proposição foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram coletados dados de fontes secundárias, bem como de entrevistas com diversos agentes envolvidos, com instrumentos construídos a partir dos indicadores da categoria governança relacional. Os sujeitos da pesquisa foram os agentes que trabalham e atuam na rede de saúde de Cacoal -RO, com o foco na saúde mental. A resposta de pesquisa foi que existe uma governança hierárquica/formal dominante, que estrutura a rede e o seu modo de funcionamento. As ordens são executadas conforme determinação da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive na questão de realocação de profissionais lotados no CAPS. No discurso dos atores da rede pode-se destacar os problemas de falta de conhecimento das competências, da qualificação, lotação de profissionais da equipe da unidade do CAPS e seu modo de funcionamento. A governança relacional raramente está presente na rede, o que implicou em poucos casos de associações entre governança relacional e a organização da mesma. O CAPS de Cacoal perdeu seu protagonismo de ator central, que já teve no passado e agora ocupa papel secundário, sendo pouco conhecido na rede. Os ajustes de mecanismos ocorrem na equipe interna do CAPS, e não se espalham para os atores da rede, embora devessem, porque se referem a problemas de encaminhamento e integração dos serviços com o SUS. Embora os exemplos de associações entre a governança relacional e a organização da rede tenham sido raros, foi possível inferir uma matriz de indicadores associados, mais citados e valorizados, o que sinaliza uma modesta contribuição teórica na compreensão dessas associações entre governança, organização da rede e respostas de saída. A matriz de indicadores utilizada na pesquisa mostrou ser operacional, o que constitui um benefício metodológico importante. Sugere-se realizar novas pesquisas, por exemplo, em outras redes de Saúde mental e CAPS de municípios brasileiros, para se estabelecer uma matriz de indicadores essenciais ao funcionamento dessa rede.
Autor(a): Tirone Francisco Chahad Lanix
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bazanini
Data da defesa: 10/08/2021
Resumo: A coleta de materiais recicláveis na sociedade contemporânea é de suma importância para a sustentabilidade planetária, sendo um dos principais fatores e tendências no campo empresarial e no planejamento estratégico das empresas. O objetivo desta pesquisa foi analisar os relacionamentos dos stakeholders e como estes relacionamentos influenciam na criação de valor em redes interorganizacionais, tendo, como caso, as cooperativas de materiais recicláveis. As teorias da Saliência dos Stakeholders, a dos relacionamentos e a da criação de valor na rede de relacionamentos, foram adotadas como referência, para se investigar os agentes envolvidos nas atividades de reciclagem em três cooperativas, na cidade de São Paulo. Por meio de pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, fez-se estudo de caso múltiplo nas cooperativas inseridas na rede de reciclagem do filiadas e não filiadas à Federação Paulista de Cooperativas (Fepacoore). Os resultados da pesquisa apontam que a influência dos relacionamentos dos stakeholders na criação de valor nas cooperativas de reciclagem se concretiza em decorrência dos atributos de poder, legitimidade e urgência que os agentes possuem. Quanto mais intensos esses atributos, maior a pressão que exercem na rede e, consequentemente, maior a quantidade de regras estabelecidas para atender os interesses daqueles mesmos stakeholders.
Autor(a): Diego Barbosa Garcia
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Telles
Data da defesa: 27/08/2021
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de avançar na compreensão das políticas públicas aplicadas no desenvolvimento do cluster cafeeiro da região da Zona da Mata. O problema da pesquisa a ser resolvido é a relação entre políticas públicas e os seus resultados. Embora ainda não existam quais são as dimensões de políticas públicas, por outro lado, há características ou fatores estruturantes associados à políticas públicas, que tornaram possível o sucesso competitivo dos clusters. Para tanto, a metodologia utilizada pode ser classificada, quanto aos propósitos, como pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e, quanto à abordagem, será qualitativa. Embora seja muito cedo, os resultados pretendidos consistem se realmente as políticas públicas aplicadas no cluster surtiram seus resultados de forma positiva ou negativa, buscando identificar quais foram as que obtiveram sucesso e as que não obtiveram sucesso. A contribuição do presente estudo relaciona-se ao avanço no entendimento da relação entre as políticas públicas no desenvolvimento do cluster de agronegócio, procurando oferecer bases para o desenvolvimento de um modelo conceitual relacionando políticas públicas efetivas.
Autor(a): Fernando Roque Gurgel
Orientador(a): Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Data da defesa: 13/10/2021
Resumo: A Indústria 4.0 tem o potencial de gerar melhorias significativas em termos de desempenho, tanto para as empresas, quanto de forma individual, em seus processos internos. As pequenas e médias empresas (PMEs) possuem relevância significativa na geração de empregos e na economia. Contudo, dependendo de seu porte, apresentam características diferentes das grandes empresas, no que se refere à potencial adoção das novas tecnologias. O presente estudo tem por objetivo identificar como as características das PMEs influenciam na adoção das tecnologias aplicadas à Indústria 4.0, no contexto da região Norte. Para alcançar tal objetivo, o método de pesquisa utilizado fora uma survey com PMEs, nesta região. Os dados coletados foram analisados por meio de regressão múltipla. Os resultados mostraram que estratégia é uma característica de influência na intenção geral de adoção de tecnologias da Indústria 4.0. Individualmente, Gestão (MNG) apresenta influência na intenção de adoção de cinco das nove tecnologias listadas neste estudo, em que três delas estão relacionadas à geração e armazenamento de dados e informações que podem contribuir para a melhoria do processo de tomada de decisões. Já Mercado (MKT) e Recursos (RSC) apresentaram influência na intenção de adoção de tecnologias mais complexas e que demandam maiores investimentos. O conhecimento gerado contribui para geração e priorização de estratégias de incentivo à implementação das tecnologias da Indústria 4.0 por parte dos governos, organizações capacitação e apoio a PMEs, consultores e fornecedores, bem como contribui para o avanço do debate acadêmico acerca da influência das características das PMEs na propensão a adoção da Indústria 4.0.
Autor(a): Fernanda Aguiar Pedro
Orientador(a): Prof. Dr. Ernesto Michelangelo Giglio
Data da defesa: 03/12/2021
Resumo: Nas últimas décadas, a partir de 1990, o campo de redes ganhou notoriedade na produção acadêmica e na gestão, com discussões sobre sua estrutura e funcionamento. Como as redes se caracterizam por ações coletivas, temas como assimetria de interesses, governança e organização da rede são recorrentes. Esses temas aparecem de formas distintas conforme a rede a ser investigada, caracterizando ora redes organizadas, com operações coletivas definidas e com resultados crescentes, como alguns exemplos do agronegócio; ora como redes pouco organizadas, com operações coletivas não claramente definidas e com resultados diversos, como é o caso da reciclagem de material sólido. O objetivo geral do trabalho foi investigar uma possível influência da governança na solução de conflitos causados por assimetrias e o efeito desse processo na organização da rede no campo de reciclagem de resíduos eletrônicos. Para interpretar os dados da pesquisa utilizaram-se as bases teóricas da sociedade em rede, a visão relacional de redes, o conceito de categorias do formato de rede, o conceito de assimetrias, o conceito de governança e o conceito de organização da rede. A proposição orientadora é que existe uma linha de influência da governança na solução de conflitos gerados por assimetrias, cuja consequência influencia a organização da rede. Para investigar a proposição realizou-se uma pesquisa descritiva e interpretativa, de natureza qualitativa, buscando evidências das três categorias-governança, assimetrias e organização da rede junto aos atores representados por entidades públicas, organizações credenciadas, coletores, sucateiros, compradores, associações e ONGs que participam mais ativamente na tarefa. Para a realização da pesquisa foi organizada uma matriz de indicadores das três categorias, que orientou a construção dos instrumentos de coleta. As informações necessárias para o trabalho foram coletadas a partir de dados de fontes primárias com aplicação de roteiros de entrevistas e dados de fontes secundárias por meio de pesquisa documental. A resposta da pesquisa é que a associação buscada pode ser sustentada em alguns exemplos de projetos coletivos temporários e nos discursos de ausência da governança, com a consequente presença de assimetrias, influenciando a organização e o modo de funcionamento da rede. Os dados indicaram dois tipos de redes. Uma é estruturada, no sentido de conexões que seguem a formalidade e a lei, com poucos conflitos de assimetrias e com a presença da governança direcionando as ações coletivas. Outra rede é dispersa, com muitos nós espalhados na cidade, com conflitos de assimetrias, especialmente os conflitos de interesses e a governança fracamente estabelecida, no sentido de controle e imposição da lei. Os dados indicaram que esta última estrutura de rede, mais voltada para a lógica de mercado, é a dominante. Os benefícios oferecidos são: (a) teórico, trazendo contribuições sobre a organização das redes a partir da solução das assimetrias pela governança; (b) metodológico, oferecendo-se uma matriz de indicadores operacionais e confiáveis, possível de replicação, (c) gerencial, oferecendo um guia-diagnóstico para planejamento da gestão de redes que lidam com o resíduo eletrônico, a partir da base da governança, (d) social, uma vez que melhorias na organização da rede passam pela valorização das cooperativas de reciclagem, o que impactaria em trabalho e melhoria dos índices de sustentabilidade. Os limites enfrentados pelo trabalho foram de natureza metodológica, especialmente as dificuldades de coleta. Ao final a base teórica selecionada mostrou-se promissora para novas pesquisas de sustentação da associação aqui proposta. Vale ressaltar a importância do tema, verificada na aprovação de submissões em congressos e revistas.
Autor(a): Roberto Bernardes Junior
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 08/12/2021
Resumo: O novo contexto global, caracterizado por uma cadeia de suprimento cada vez mais fragmentada, marcado pela busca por menores custos e maiores eficiências, torna mais relevantes as questões de risco e resiliência. Por outro lado, a maior quantidade de publicações, modelos e estudos empíricos sobre o tema está centralizada em países desenvolvidos, o que representa uma lacuna valiosa de estudos a respeito do tema em países emergentes. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar quais são as capacidades de resiliência em cadeia de suprimentos mais relevantes para as empresas brasileiras. O estudo é conduzido por meio de uma pesquisa teórica sobre gestão de risco na cadeia de suprimentos e resiliência na cadeia de suprimentos. Posteriormente, foi aplicado uma survey com 430 empresas brasileiras e realizada análise fatorial para entender as capacidades de resiliência e as variáveis que as explicam. O estudo propõe um modelo de resiliência para o mercado brasileiro, posicionando competências e variáveis de resiliências nos momentos de pré-distúrbio, durante o distúrbio e pós-distúrbio os quais as empresas estão sujeitas.
Autor(a): Thuylla Gomes Ribeiro
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 09/12/2021
Resumo: Rondônia é o estado com maior produção de leite na atividade da bovinocultura leiteira da região Norte do país, e o nono no cenário nacional, se configurando como uma das principais atividades econômicas do estado, com 29 mil propriedades rurais e mais de 37 unidades industriais de beneficiamento e produção de derivados do leite. A CS do leite é formada por vários agentes que se inter-relacionam para que os produtos lácteos sejam transportados, transformados e distribuídos até seu consumo final. Diante da relevância econômica e social da cadeia produtiva do leite, este estudo utilizou como metodologia uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso que buscou compreender as relações entre os agentes analisando os elementos colaborativos, compartilhamento de informações, planejamento conjunto, aproveitamento de recursos e habilidades e Cultura Colaborativa de um Laticínio do estado de Rondônia e os agentes de primeiro nível de sua CS. À montante da CS foram identificados os produtores rurais, empresas de transporte, indústria de embalagens e indústria de fermento como agentes de primeiro nível; e à jusante, os supermercados, atacadistas de produtos alimentícios e a indústria de soro em pó. O estudo identificou que o compartilhamento de informações é o elemento colaborativo mais evidenciado nas relações entre o Laticínio e seus clientes e fornecedores, que inexiste o elemento planejamento conjunto entre o Laticínio e qualquer um dos agentes. O aproveitamento de recursos e habilidades ocorre entre Laticínio e Produtores Rurais, porém não de forma recíproca, e entre Laticínio e Indústria de Soro em pó. A cultura colaborativa está presente somente na relação da Empresa-foco com o cliente Atacadista de produtos alimentícios e a Indústria de Soro em pó. E no contexto da CS do Laticínio localizado no estado de Rondônia a Colaboração é um processo ainda incipiente e inconsciente.
Autor(a): Vanessa da Silva Bressan Monteiro
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data da defesa: 09/12/2021
Resumo: Dentre as atividades da aquicultura, a piscicultura tem se destacado, principalmente, no estado de Rondônia, que vem liderando a produção de peixes de água doce, produzindo 80 mil toneladas no ano de 2015, com crescimento exponencial nos últimos anos anteriores. Em 2019, a produção anual reduziu para 49 mil toneladas, demonstrando a necessidade de haver maior compreensão da cadeia de suprimentos da piscicultura, em especial, a do Vale do Jamari-RO, no que diz respeito a seus agentes, produtores, empresas, governo, entre outros. Considerando o exposto, o presente trabalho discutiu sobre a cadeia de suprimentos do pescado no Vale do Jamari-RO, entendendo os papéis das organizações envolvidas nessa relação. Para tanto, utilizou um estudo de caso, a fim de compreender a referida cadeia. Foi possível identificar diversos agentes inseridos, bem como os produtos e serviços introduzidos por eles na CS. Foram, ainda, analisados oito processos de negócio, conforme Lambert, de modo a constatar que alguns deles adequam-se mais a esse modelo de CS, enquanto outros se tornam mais improváveis de ocorrer, em razão da perecibilidade do pescado, que dá vida curta ao produto, quando ocorre a despesca. Verificaram-se questões envolvendo a Gestão Colaborativa nos aspectos confiança, comprometimento, poder e coesão. Portanto, as peculiaridades da CS da piscicultura do Vale do Jamari-RO demonstram que os oito processos não estão claros, pois um pescado in natura tem um ciclo de até 15 dias desde o início da despesca e estar sendo consumido pelos agentes finais desta CS é muito célere. Assim, tanto os processos de fluxo de produção e serviço ao cliente, quanto a gestão de retornos, após a despesca, tornam-se difíceis de acontecer.
Autor(a): Cleber Grafietti
Orientador(a): Prof. Dr. Maciel Manoel de Queiroz
Data da defesa: 10/12/2021
Resumo: A sociedade mundial está diante de um cenário de transformação digital com diversas tecnologias emergentes e disruptivas que se destacam e rompem com modelos antigos de trabalho, transformando e inovando modelos de negócios em todas as redes organizacionais. Entre essas tecnologias, a inteligência artificial vem se destacando e apoiando de forma inteligente todos os processos de negócio. No entanto, quando se busca inteligência artificial em um contexto de redes organizacionais, mais precisamente avaliando a confiança entre os atores da rede e na tecnologia, os estudos são escassos. E analisando estudos dentro da indústria da motocicleta, que fatura mais de R$ 15 bilhões/ano, produz aproximadamente 1 milhão de unidades com uma frota circulante de 29 milhões de unidades, não se tem histórico até o presente momento de pesquisa similar no contexto brasileiro. Buscando reduzir esta lacuna, este estudo analisou o uso da inteligência artificial no segmento de motocicletas e como essa tecnologia influencia a confiança entre os atores da rede. A partir da literatura sobre redes organizacionais, confiança em redes e inteligência artificial, foi identificada uma única hipótese e respectivas variáveis para análise e validação através de abordagem mista. Os dados primários foram coletados via survey on-line e entrevistas in loco junto às organizações da rede. Os resultados suportaram a hipótese, confirmando que a adoção da inteligência artificial está positivamente relacionada com a confiança na rede. Com esse estudo espera-se contribuições tanto para a academia quanto para a indústria, aplicando os achados em novos estudos ou ampliando as ações que motivem ainda mais a implantação de inteligência artificial nas organizações. Dentre as limitações verificou-se uma dificuldade da interação on-line, sendo a presencial uma opção para novas pesquisas com estudo de caso ou questionário semiestruturado visando aprofundar os achados.
Título: A institucionalização da teleconsulta como uma nova prática médica na saúde
Autor(a): Hosana Rodrigues da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum
Data da defesa: 17/12/2021
Resumo: A tecnologia impactou diferentes áreas do conhecimento modificando costumes e práticas consolidadas na sociedade. Neste contexto, o atendimento médico passa a requerer instrumentos mais avançados de telecomunicação para atender os pacientes. Porém, introduzir demandas por inovação às vezes trata-se de um processo complexo, que pode impactar as regras instituídas. Considerando este argumento, o presente projeto visa investigar os fatores que dificultam a adoção da teleconsulta como um instrumento complementar à prática da medicina em um momento marcado pelo uso das tecnologias, baseando-se na concepção de lógicas institucionais. O conceito de lógicas explica como indivíduos e organizações se comportam diante de diferentes orientações impostas pelas instituições, inclusive no que se refere aos aspectos tecnológicos. O presente estudo utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva para a primeira fase da pesquisa fazendo uso de pesquisa documental, e explicativa, para a segunda fase, por meio de entrevistas com atores relevantes envolvidos com a questão, visando identificar e analisar os fatores que implicam a institucionalização da teleconsulta. Os resultados mostram que o exame físico, a formação médica, a ausência de regulamentação e diretrizes curriculares das universidades sobre o conceito de telemedicina são os fatores que mais impactam a complementariedade da teleconsulta à prática médica tradicional. Com isso, para instituir uma nova prática no campo da saúde é necessário que novas diretrizes do estado sejam implementadas para facilitar a institucionalização da nova prática. Portanto, a pesquisa mostra, conforme a literatura, que diferentes lógicas influenciam as profissões médicas na rede de saúde e que dificultam este processo. Para estudos futuros sugere-se pesquisas que busquem analisar se as implicações de lógicas encontradas no presente estudo permanecerão, pós-regulamentação da teleconsulta, entre outros, aspectos a serem explorados, pois é um campo incipiente de investigação.