Estratégia Empresarial

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:
Ementa:
Esta disciplina apresenta as principais teorias em estratégia aplicada aos negócios, tendo como propósito apresentar a conceituação e aplicação destas teorias em estudos acadêmicos. O primeiro bloco compreende discussões clássicas sobre fundamentos de estratégia empresarial, isto envolve, a visão baseada na indústria, a visão baseada em recursos e a visão baseada nas instituições. O segundo bloco envolve os relacionamentos em negócios, compreendendo a análise de stakeholders e do ambiente e, alianças estratégicas. O terceiro bloco compreende discussões em tópicos sobre estratégia de internacionalização e empreendedorismo em redes. A metodologia didática envolve análise de textos teóricos, preparação de fichas de leitura, apresentação de seminários e avaliação em provas discursivas.
Bibliografia:
BARNEY, J.; HESTERLY, W. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2008. cap. 3, pp.63-90.
HITT, M.; IRELAND, R.; HOSKISSON, R. Administração Estratégica. São Paulo: Cengage, 2015, cap. 8 (pp. 193-221); cap. 9 (pp. 225-248); cap. 13 (337-355).
MELO, Pedro L.R.; BORINI, Felipe M.; CUNHA, Julio A.C. Percepções de Valor e Elementos Estruturantes das Microfranquias. RAC, 18 (3), p. 328-350, 2014.
MELO, Pedro L.R.; BORINI, Felipe M.; OLIVEIRA JR, Moacir M.; PARENTE, Ronaldo C. International Analysis of the Countries in which Brazilian Franchise Chains Operate. RAUSP, 50 (1), p. 26-39, 2015.
PENG, M.; SUN, S.; PINKHAM, B.; CHEN, H. The institution-based view as a third leg for a strategy tripod. Academy of Management Perspectives, 23 (3), 2009, pp. 63-81.
PORTER, M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1986. cap. 1-4.
STONER, J.; FREEMAN, R. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 199, cap. 3, pp. 44-67.