Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[14/09/2018 - Professora da UNIP ministra curso e apresenta palestras na China ]]> Por Pós

Entre os dias 25 de junho e 16 de julho, a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA) da UNIP, Cecilia Maria Villas Bôas de Almeida, lecionou na School of Management, Northwestern Polytechnical University, Xi'na, China, como professora visitante.

O curso, intitulado Introduction on Cleaner Production, Environmental Assessment and Circular Economy, incluiu aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos da Produção mais limpa, Avaliações ambientais e Economia circular que foram apresentados a alunos de graduação e pós-graduação da universidade. Na condição de professora visitante, Cecilia atendeu aos alunos de pós-graduação e teve encontros com vários grupos de pesquisa.

No período, a referida professora, editora-chefe do Journal of Cleaner Production, apresentou a palestra intitulada Writing and Publishing Scientific Reviews para os alunos de pós-graduação da Fudan University, localizada em Xangai, uma universidade da C9 League e uma das mais prestigiadas e seletivas da China.

 

 

]]>
DATA14/09/2018
<![CDATA[10/09/2018 - Trabalho desenvolvido no PPGEP é escolhido como o melhor da edição em revista internacional ]]> Por Pós

O artigo intitulado Measures for Passenger-Transport Performance Evaluation in Urban Areas, publicado na edição de setembro da Revista da Associação Americana de Engenheiros Civis (ASCE), Journal of Urban and Planning Development, foi indicado pelo Editor como melhor artigo da edição. Isso significa que o trabalho fica em destaque na página da referida revista para que seja baixado por pesquisadores como referência de artigo publicado e sirva de modelo para novas submissões.

A publicação é resultado da tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP (PPGEP) pelo aluno Helcio Raymundo, que também é professor do curso de Engenharia Civil da Instituição, sob a orientação do doutor João Gilberto Mendes dos Reis.

O trabalho apresenta uma metodologia inovadora para avaliação de transporte de passageiros, não mais fundamentada na eficiência, mas nos impactos e nas ineficiências geradas com base na Teoria de Utilidades, chamados de “desutilidades”. O artigo recém-publicado já teve mais de 90 downloads, demonstrando a importância da investigação realizada.

De acordo com o professor João Gilberto, o trabalho é resultado de mais de dois anos de pesquisas e só foi possível devido à infraestrutura fornecida pelo PPGEP, que reúne alunos e professores semanalmente em oficinas para discutir metodologias de trabalho científico. Além da troca de experiências, alunos e professores são motivados pela busca constante de estudos cada vez mais relevantes e que contribuam com a sociedade.

A publicação, classificada como A1 em Engenharias III, no Qualis, realizado pela CAPES, apresenta o maior grau de avaliação entre os periódicos da área, além de contar com Fator de Impacto JCR (Journal Citation Reports) de 1,5. Essas métricas ratificam a qualidade da publicação e o feito alcançado no PPGEP.

Para baixar o artigo, basta acessar o site da revista e realizar o cadastro.

]]>
DATA10/09/2018
<![CDATA[10/09/2018 - Professores do Programa de Pós-Graduação lançam livro pioneiro no Brasil sobre Agronegócio ]]> Por Pós - enviada por email

Os professores doutores do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia de Produção da UNIP, João Gilberto Mendes dos Reis e Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, organizaram e contribuíram com a redação dos textos do livro Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio, publicado pela Editora Blucher.

Outros professores doutores do Programa também participaram da confecção de capítulos, a saber, Irenilza de Alencar Nääs, José Benedito Sacomano, Oduvaldo Vendrametto e Rodrigo Franco Gonçalves, além dos doutores pelo Programa, Fábio Papalardo e Sivanilza Teixeira Machado, dos doutorandos João Roberto Maiellaro, Marcelo Bernardino Araújo, Rodrigo Carlo Toloi e colaboradores de outras instituições.

O livro surgiu como consequência dos esforços de todos esses participantes, que reuniram nesta obra a sabedoria e a experiência alcançadas sobre o assunto.

Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio visa suprir as necessidades de empresas, governo, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados, uma vez que oferece meios para o aprofundamento de pesquisas e conhecimentos no setor, por meio de uma extensa bibliografia que acompanha cada capítulo.

]]>
DATA10/09/2018
<![CDATA[10/09/2018 - Coordenadora de Letras participa de lançamento de obras na Casa Semio ]]> Por Roseli Gimenes

A coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, prestigiou os lançamentos das obras: Cacofonia nas redes, organizado por Lucia Santaella; Desafios da Transmídia, organizado por João Massarolo, Lucia Santaella e Sergio Nesteurik; e Gamificação em debate, organizado por Fabrício Fava, Lucia Santaella e Sergio Nesteurik.

O evento aconteceu em 30 de agosto, na Casa Semio, da semioticista Clotilde Perez, e contou com a presença dos organizadores, autores das obras e convidados.

]]>
DATA10/09/2018
<![CDATA[03/09/2018 - Jornada de Design Gráfico no campus São José do Rio Preto ]]> Por Caroline Beatriz

Entre os dias 27 e 30 de agosto, no campus São José do Rio Preto, foi realizada a Jornada de Design Gráfico, que abordou o tema Design e suas múltiplas aplicações. O evento foi organizado pela coordenadora auxiliar do curso, Patrícia Lemos Fochi com o corpo docente e discente.

Nos dias 27 e 28, aconteceram oficinas exclusivas para os acadêmicos de todos os semestres, realizadas nos laboratórios de informática e no Núcleo de Criação de Design. Os convidados para conduzir as oficinas foram: o ilustrador e designer gráfico, Leandro Cruz, com o tema Ilustração digital: princípios e criação; o mestre em Imagem e Som, Fernando Fiori, com o tema Processo criativo do design gráfico ao lyric vídeo; o fotógrafo e cinegrafista, Victor Natureza, com o tema Fotografia e vídeo documental: da criação à execução; e a graduada em Letras pela UNESP, Anna Cláudia Magalhães, com o tema Arte poética: criação e desconstrução.

No terceiro dia, a abertura foi realizada pelo aluno Vinicius Dedoni que agradeceu o desempenho e o importante apoio da comissão organizadora. Na sequência, foram proferidas as palestras: Design Instrucional – desenhos e cursos para EaD, com a doutoranda em Mídia e Tecnologia, Renata Sbrogio, e Uma perspectiva intermidiática acerca do Lyric Vídeo ministrada pelo mestre em Imagem e Som, Fernando Fiori.

No quarto e último dia do evento, a cerimônia foi conduzida pelo acadêmico do segundo semestre, Antônio Henrique, e contou com a participação da diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala. Foram ministradas as palestras:  Mulher, design e mãe em São José do Rio Preto, pela designer Denise Homsi; e Design Thinking: metodologia para solucionar problemas, pela jornalista e mestra em Comunicação Midiática, Aline de Pádua.

]]>
DATA03/09/2018
<![CDATA[02/09/2018 - Campus Assis participa de ação comunitária na cidade de Cândido Mota ]]> Por Divulgação

Os alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia, do campus Assis, participaram da Quarta Ação Comunitária realizada pela prefeitura municipal de Cândido Mota, São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

O evento, que contou com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, aconteceu no dia 2 de setembro, na Escola Estadual Clotilde de Castro Barreira e teve como principal objetivo a prestação de alguns serviços básicos para a população local, além de proporcionar lazer e saúde.

Entre as atividades, foram realizados exames preventivos como eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite C, papanicolau, tipagem sanguínea, teste de glicemia, vacinação, orientação sobre saúde bucal, exame oftalmológico, além de orientações da vigilância epidemiológica, e vigilância sanitária.

Os participantes tiveram ainda: cortes de cabelo, limpeza de pele, serviços de manicure, massagem, teste de força e flexibilidade, demonstração de manipulação de remédios, várias brincadeiras trazendo lazer para as crianças, atrações musicais com artistas locais, entre outras.

 

]]>
DATA02/09/2018
<![CDATA[30/08/2018 - Campus Assis participa de Ciclo de Profissões em Escola Estadual ]]> Por Divulgação

Com diversas atrações e atividades, o campus Assis participou do Primeiro Ciclo de Profissões da Escola Estadual Doutor Clybas Pinto Ferraz, localizada na cidade de Assis/SP.

Durante o evento, que aconteceu no dia 30 de agosto, os alunos do curso de Biomedicina realizaram tipagem sanguínea; os de Ciências Biológicas montaram uma exposição de animais do Museu de Biologia; os estudantes de Farmácia realizaram testes de glicemia, aferição de pressão arterial e manipulação de medicamentos; já os de Fisioterapia promoveram testes de força e flexibilidade, alongamentos, além de testes de equilíbrio.

A atividade contou com aproximadamente 400 alunos do ensino médio e teve como principal objetivo mostrar algumas opções de carreira e seus desafios.

Segundo a coordenadora da escola, professora Elaine Lima Caetano, o ciclo superou as expectativas. “O projeto propiciou a discussão acerca das especificidades dos mais variados cursos da cidade e por meio deles os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre as possibilidades no ensino superior”, enalteceu.

]]>
DATA30/08/2018
<![CDATA[29/08/2018 - Professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da UNIP lançam livro sobre Agronegócio ]]> Por Pós - enviada por email

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP (PPGEP), conceito 5 na avaliação da Capes, acaba de lançar um livro voltado para o agronegócio. Intitulada Engenharia de Produção aplicada ao Agronegócio, a obra foi organizada pelos professores do PPGEP João Gilberto Mendes dos Reis e Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto e publicada pela editora Blucher.

O livro conta com 14 capítulos que abordam diversos aspectos da Engenharia de Produção no dia a dia do agronegócio, tais como logística, qualidade, planejamento e controle da produção e engenharia econômica. Com exemplos práticos e de leitura simples, a obra é recomendada para diversos públicos, de técnicos a estudantes de graduação e pós-graduação.

O professor João Gilberto esclarece que “a obra preenche uma lacuna do mercado que precisa tornar a produção agroindustrial mais dinâmica, eficaz e eficiente, por isso, mesclar os conhecimentos produzidos pela academia com a vida prática nas organizações é fundamental, e esse é o papel do livro.”

Os capítulos são escritos por importantes nomes do setor e da academia, com a participação de profissionais de instituições respeitáveis, como a Universidade Federal da Grande Dourados e o Instituto Federal de São Paulo.

Além dos organizadores, participam também do livro os professores do PPGEP Irenilza de Alencar Näas, José Benedito Sacomano, Oduvaldo Vendrametto e Rodrigo Franco Gonçalves.

Mais informações sobre o livro.

O currículo dos professores e outros trabalhos que realizam podem ser consultados na página do PPGEP.

]]> DATA29/08/2018 <![CDATA[29/08/2018 - Campus São José do Rio Preto promove Jornada de Arquitetura e Concurso de Trabalhos Acadêmicos ]]> Por Caroline Silveira

O curso de Arquitetura e Urbanismo do campus São José do Rio Preto realizou, entre os dias 20 e 24 de agosto, a Jornada de Arquitetura e Urbanismo e o Concurso de Trabalhos Acadêmicos (CONTRAU). Os eventos foram organizados pela coordenadora do curso, Débora Riva, juntamente com os docentes e discentes do curso.

A programação da Jornada incluiu palestras e workshops sobre diversos temas relacionados à atuação profissional: Paisagismo na prática, com o arquiteto João Sabino; Cálculo e escolhas de estruturas, com o engenheiro Rosalvo Holtz; Iluminação e suas interferências no ciclo circadiano, com a arquiteta Adriana Tenani; Processo de criação com ênfase em fachadas, com o arquiteto Hugo Rosa; Projetos de alta complexidade, com o arquiteto Fábio Shiota; Projeto e compatibilização para grandes edifícios, com a arquiteta Karen Macfadem Piccoli; Arquitetura promocional - feiras e eventos, com o arquiteto Marcelo Alexandre Gomes; Cenografia, com o arquiteto Gustavo Mistilides; Arquitetura moderna brasileira e os desafios da pesquisa científica, com a arquiteta Karen Macfadem Piccoli; Lettering em projetos de arquitetura, com o designer J Maiolini.

Nas oficinas, foram abordados temas como Sistemas estruturais, qual escolher e como calcular; Intervenção urbana; Grafite; Aquarela; Desenho paisagístico; Diagramação de pranchas usando o PowerPoint; Lettering e Topografia.

Já o objetivo do CONTRAU foi promover e valorizar as produções dos alunos nas disciplinas práticas do curso, premiando os melhores trabalhos desenvolvidos no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018. Encerrando a semana, houve a cerimônia de premiação do concurso, com a apresentação dos alunos vencedores.

Categoria Projeto Arquitetônico

Trabalho: MARP – Museu de Arte de Rio Preto

Alunos: Bárbara Garcia de Souza e Heloisa Santana Pala

— Categoria Projeto Urbano e Paisagismo

Trabalho: Eco Rio Pocket Park

Alunos: Carolina Salvador, Gabrielly Carlos, João Gabriel, Isabeli Dias e Laís Oliveira

— Categoria Maquetes

Trabalho: Vitrahaus

Alunos: Carolina Salvador, Gabrielly Carlos, João Gabriel, Isabeli Dias, Laís Oliveira, Letícia Lima e Mariana Martins

— Categoria Desenho Técnico e Observação

Trabalho: Desenho de Observação

Aluna: Fernanda de Paula

— Categoria Trabalho de Curso

Trabalho: Projeto Guri – Centro De Musicalização Infantojuvenil

Arquiteto: Guilherme Intelizano De Souza

Após as premiações principais, houve também a entrega das menções honrosas para os estudantes Vitor Vieira, por mais trabalhos desenvolvidos; Heloisa Santana Pala, melhor trabalho individual; Thauane Feitosa, eleita pelo júri do CONTRAU como destaque; e para a professora Mariana Tafari Verroni, por mais indicações.

O evento foi encerrado com coffee break e apresentação musical no hall do teatro da unidade.

 

]]>
DATA29/08/2018
<![CDATA[27/08/2018 - Campus Assis realiza capacitação para brigadistas de incêndio ]]> Por Divulgação

No dia 27 de agosto, os brigadistas do campus Assis participaram de um treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios. A capacitação, com duração de 3 horas, foi realizada nas áreas interna e externa da unidade e contou com 60 participantes.

No treinamento, os brigadistas receberam informações sobre princípio de incêndio, manuseio e aplicação de equipamentos, combustão, formas de propagação do fogo, entre outras situações. Os participantes também foram capacitados para fazer a parte prática de combate a incêndio, realizando os procedimentos com segurança.

A Brigada de Incêndio atua na prevenção e no combate aos princípios de sinistro, abandono de área e aplicação de primeiros socorros. “Um incêndio geralmente começa em pequena escala. Neste momento, a atuação dos brigadistas será de extrema importância, pois impedirá a propagação do incêndio, evitando vítimas e danificação ao patrimônio”, explica o engenheiro de segurança Renato Elias Machado, que conduziu o treinamento.

Neste ano a equipe de brigadistas, composta por 60 voluntários, foi restaurada para adequar-se às novas demandas e aos novos sistemas de prevenção implementados pela Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017.

 

]]>
DATA27/08/2018
<![CDATA[26/08/2018 - Curso de Fisioterapia participa da Sexta Caminhada de Bem com a Vida ]]> Por Divulgação

No dia 26 de agosto, os alunos do curso de Fisioterapia do campus Assis participaram da Sexta Caminhada de Bem com a Vida - #mude1habito, promovida pela Unimed Assis. Mais de 2 mil participantes tomaram conta da Avenida Walter Antonio Fontana, num clima festivo e de muita disposição. Diversos ritmos musicais animaram as famílias, crianças e pets durante o percurso até a Avenida José Bolfarini.

Ao final da caminhada, os alunos do curso aferiram a pressão arterial dos participantes e realizaram seções de massoterapia e alongamentos. Houve também sorteio de brindes e distribuição de frutas, água e protetor solar.O evento arrecadou ainda mais de 3 mil quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para as seguintes entidades beneficentes da cidade: Asilo São Vicente, Lar dos Velhos, Associação Abrigo ao Idoso, Casa das Meninas, Casa da Criança, Fundo Social de Solidariedade, Igreja Adventista, APAE, A.A.D.V.A.R e C.A.P.S.A.

 

]]>
DATA26/08/2018
<![CDATA[26/08/2018 - Professores do curso de Administração participam do Vigésimo Nono ENANGRAD ]]> Por Robson Paz Vieira

Os professores do curso de Administração do campus Chácara Santo Antônio, Fabio Gimenez Machado e Robson Paz Vieira, participaram do Vigésimo Nono Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD) com a apresentação do artigo Incentivando a Inovação: o que motiva investidores-anjo a investirem em startups.

Na ocasião, estiveram presentes o coordenador geral do curso de Administração, Fábio Gomes, e a coordenadora do curso no campus Marquês, Sandra Castilho.

O objetivo da apresentação foi proporcionar aos presentes uma melhor compreensão sobre o que é o empreendedorismo em startups, sob o ponto de vista prático com informações e indicadores desse tipo de investimento no Brasil. O ENANGRAD ocorreu entre os dias 24 e 26 de agosto, na Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

]]>
DATA26/08/2018
<![CDATA[25/08/2018 - Curso de Fisioterapia participa de Feira de Profissões no Colégio Santa Tereza ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 25 de agosto, o curso de Fisioterapia, representado por seu coordenador, Marcelo Barbosa, e a Clínica de Saúde, pelos técnicos Bruna Regina Burim e Murilo José Fernandes, do campus São José do Rio Preto, participaram da Feira de Profissões do Colégio Santa Tereza.O evento foi realizado para que os alunos do colégio pudessem conhecer um pouco mais sobre cada área de atuação dos cursos que pretendem seguir. Segundo Marcelo Barbosa, “este tipo de feira é primordial para a escolha da carreira profissional que os jovens pensam em desempenhar no futuro.”

]]>
DATA25/08/2018
<![CDATA[25/08/2018 - Campus Araçatuba participa do Agosto Dourado ]]> Por HÉLIO NEGRI

A convite da Secretaria Municipal de Saúde, alunos dos cursos de Nutrição e Enfermagem do campus Araçatuba participaram, no dia 25 de agosto, na Praça Rui Barbosa da cidade, do encerramento da programação do Agosto Dourado. O evento ocorreu durante a Terceira Edição da Hora do Mamaço de Araçatuba e Região, no mês que é dedicado às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

O “Mamaço” é um manifesto em prol da amamentação em locais públicos, enfatizando a sua importância e valorizando a sua naturalidade. Durante a programação foram realizadas atividades de yoga kids, show musical, oficina de sling, orientação nutricional, pintura facial, entre outras. Houve também uma caminhada no calçadão para despertar atenção do público ao assunto.

O tema do Agosto Dourado deste ano foi Amamentação: a base da vida, destacando a importância do ato como base para a saúde. O evento em Araçatuba contou também com a parceria do curso de Odontologia da Unesp, do banco de leite local, da Liga das Mamães, do VivaVita Instinto Materno e da Unimes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmen Sílvia Guariente, a ação alcançou plenamente seus objetivos, servindo sobretudo para mostrar à comunidade o trabalho que vem sendo realizado sobre a questão da amamentação. Já para a coordenadora do curso de Nutrição, Milena Menezes Cornacini, “essas ações extramuros são grandes oportunidades para que os estudantes unam a teoria e a prática, sempre de uma forma bastante recompensadora.”

 

]]>
DATA25/08/2018
<![CDATA[24/08/2018 - Vigésima Primeira Jornada Jurídica do campus São José do Rio Preto ]]> Por Caroline Beatriz

De 14 a 16 de agosto, o curso de Direito do campus São José do Rio Preto realizou a Vigésima Primeira Jornada Jurídica. A mesa de honra foi composta pela diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala, pela coordenadora do curso de Direito, Eliani Cristal Nimer, pelo professor Sérgio Serrano, pelo bacharel em Direito Walter Fanganiello Maierovitch, pelo desembargador e jurista Antônio Kozikoski e pelas alunas Mariana Francisca, do sexto semestre, e Luana Oliveira Dantas, do décimo semestre.

Durante os três dias de evento, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos participando de diversas palestras e discussões sobre temas atuais e reflexivos. No total, foram sete palestras entre os períodos diurno e noturno, com profissionais renomados que abordaram os seguintes assuntos: Operação Lava Jato e a italiana Operação Mãos Limpas, com o doutor Walter Fanganiello Maierovich; Coaching para provas e concursos, com o doutor Ronaldo Bittencourt Dutra; 30 anos de Constituição Brasileira, com o professor Antônio Kozikoski; O perfil do advogado corporativo, com o professor Thiago Tagliaferro Lopes; Direito e Internet: Deepweb, com os professores Bruno Romanelli e Thiago Silva; União homoafetiva e adoção, com o arquiteto Eder Serafim de Araújo e o advogado Jill Castilho Silva Gomes; Reforma trabalhista, com os professores Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade e Euclydes Marchi Mendonça, tendo como debatedor o juiz do trabalho Júlio Cesar Trevisan Rodrigues.

A comissão organizadora, formada por alunos de todos os semestres, incluiu também na programação artística as bandas Los Boias, Rádio Acústica e o cantor Carlos Filipe Sanches, que apresentaram vários estilos musicais nas aberturas e nos intervalos das palestras.

A Jornada arrecadou ainda mais de mil itens de higiene pessoal e aproximadamente 200 pacotes de fraldas geriátrica, que foram doados para as entidades Lar São Vicente de Paulo, Lar Esperança, Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt, Associação Madre Tereza Calcutá e Associação Evangélica Lar de Betânia.

]]>
DATA24/08/2018
<![CDATA[22/08/2018 - UNIP organiza Sétimo Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa na Colômbia ]]> Por Pós

Nos dias 21 e 22 de junho, ocorreu o Sétimo Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa (7th IWACP) que marcou a primeira edição do evento sediada fora do Brasil.

O 7th IWACP foi realizado em Barranquilla, na Colômbia, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, em parceria com a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN) e a Universidad de la Costa. O evento contou ainda com outras instituições apoiadoras, entre elas: UniFI (Universidade de Florença, Itália), UNISON (Universidade de Sonora, México), Universidade de Manitoba (Canadá), Universidade Normal de Pequim (BNU, China), Journal of Cleaner Production, Universidade de Deakin (Austrália) e Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO).

O Workshop Internacional, realizado desde 2007, é voltado para pesquisadores e profissionais de Engenharia de Produção, Meio Ambiente e áreas correlatas. Nesta sétima edição, foram apresentados 99 trabalhos, provenientes de 20 países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Suécia, Tailândia, Venezuela, Vietnã), em 36 horas de sessões orais com intensa troca de informações entre os participantes.

Foram realizadas ainda oito conferências com enfoque nas novas abordagens sobre os avanços da produção mais limpa em todo o mundo; quatro oficinas acerca dos novos insights das questões ambientais, organizadas para o trabalho conjunto com pesquisadores de renome internacional; e cerca de 52 horas de atividades planejadas para estimular a discussão sobre o tópico crucial Produção mais limpa para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Entre os palestrantes e teas discutidos, destacam-se:

— Do the Limits to Growth Apply to Smart Cities that Have Achieved the Sustainable Development Goals?, com Paul Sutton, da Universidade de Denver, EUA;

— The Paradoxes and Delusions of Economics, com Luca Coscieme, do Trinity College Dublin, Irlanda;

— Creating Value from Industrial Waste, com Carlos Poveda, TNO, Holanda;

— Circular Economy, a Way to Sustainability?, com Chantal Block, da 2C Ecosolutions, Bélgica;

— Cleaner Energy Production to Support Sustainable Agriculture in the Global South, com Samira Garcia-Freites, da Universidade de Manchester, Reino Unido;

— Education for Sustainability, com Soraya El-Deir, da Universidade Federal Rural de Pernambuco;

— Managing the Food-Energy-Water Nexus for Achieving the Urban Sustainable Development Goals in China, com Gengyuan Liu, da Beijing Normal University, China;

— Cleaner Production (in Industry and Services) to Mitigate Climate Change, com Carlo Vandecasteele, da Universidade de Leuven, Bélgica.

 

Durante o evento, os pesquisadores Gengyuan Liu e Carlo Vandecasteele foram premiados com a Medalha ACPN por representarem duas gerações da Rede em Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN). Liu foi premiado na categoria Pesquisador Jovem e Vandecasteele, na categoria Pesquisador Sênior.

Cabe ressaltar ainda que todas as atividades do 7th IWACP tiveram direta relação com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Workshop, que contou com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em uma produção mais limpa, projetado com o objetivo de auxiliar a mudança para uma sociedade sustentável.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site. 

 

]]>
DATA22/08/2018
<![CDATA[22/08/2018 - Coordenadora de Engenharia Mecânica participa da Semana de Profissões do Colégio SEB COC ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 16 de agosto, a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica do campus São José do Rio Preto, Adriana Caseiro, participou da Semana de Profissões da Escola SEB COC Rio Preto. O evento ocorre anualmente com o objetivo principal de levar informações sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão nas diversas áreas de atuação. Aproximadamente 100 estudantes visitaram o estande da UNIP, no qual receberam material sobre os cursos da Instituição e o manual do vestibular. Em sua palestra, Adriana Caseiro abordou assuntos como vivência profissional, remuneração, perfil, atuação e situação atual do mercado de trabalho.

]]>
DATA22/08/2018
<![CDATA[21/08/2018 - Campus Sorocaba promove evento sobre Carreiras e Mercados ]]> Por Coordenador Prof. Richardson Luz

No dia 22 de março, o campus Sorocaba promoveu o evento Carreiras e Mercados, direcionado aos alunos dos cursos de Automação Industrial e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo da atividade foi contribuir com informações sobre os respectivos Conselhos Regionais de ambas as áreas.

O representante do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Rogério Tadeu da Silva, proferiu a palestra A importância de você fazer parte de um Conselho Profissional, voltada para os alunos do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para o estudante Matheus Eler Fernandes, do segundo semestre, o que mais lhe chamou atenção é o fato de o curso ser filiado ao CRA-SP, o que desconhecia até então.

O auditor Samuel Flora, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), por sua vez, ministrou palestra de mesmo tema e título, porém voltada aos alunos do curso Automação Industrial. Para o calouro Francisco Alessandro Prestes, do primeiro semestre do curso, “com as informações recebidas pelo palestrante, pude entender melhor o mercado de atuação, as garantias de fazer o curso e qual conselho estará me apoiando.”

O evento foi realizado em parceria com a empresa Catho, que ainda fez uma apresentação sobre como muitos RH têm captado talentos no mercado atual e os cuidados necessários na hora de preparar um currículo, apontando o que de fato deve ser destacado para chamar a atenção dentro das ferramentas de cadastro online.

 

]]>
DATA21/08/2018
<![CDATA[21/08/2018 - Coordenadores de São José do Rio Preto participam de Semana de Profissões em escola estadual ]]> Por Danilo Mesquita

Entre os dias 21 e 24 de agosto, os coordenadores dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Fisioterapia, do campus São José do Rio Preto, participaram da Semana de Profissões da Escola Estadual Professor Justino Jerry Faria.

Jonathan Rogeri, Graziella Allana Oller e Marcelo Barboza, respectivos coordenadores dos cursos, compartilharam informações sobre o mercado de trabalho, possibilidades de atuação e vivência profissional no cotidiano.

O encontro visou oferecer aos jovens conhecimentos relevantes que possam auxiliá-los na futura escolha profissional.

]]>
DATA21/08/2018
<![CDATA[21/08/2018 - Campus Campinas recebe curso da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho ]]> Por Silene Nos dias 21 e 22 de agosto, o campus Campinas sediou o início do Curso de Desenvolvimento de Gestores da Área Judicial de 1º grau, idealizado pela Escola Judicial (EJud) do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15). O curso foi direcionado aos funcionários da justiça do TRT-15, que abrange quase todo o interior de estado de São Paulo.

No dia 21, o evento contou com a participação do juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, Carlos Henrique Borlido Haddad, do desembargador Manoel Carlos Toledo Filho e da diretora da Secretaria da 4ª Vara do Trabalho de São José do Rio Preto, Regina Mari Enomoto Tabarini. Já no segundo dia, o destaque foi a participação da juíza auxiliar da Corregedoria da 15ª Região, Lúcia Zimmermann, que realizou a abertura e o encerramento das atividades, falando, entre outros temas, sobre Gestão em parceria com os sistemas e suas potencialidades.

O objetivo do curso é promover o aperfeiçoamento e o aprimoramento dos serventuários da Justiça do TRT-15, visando melhor atendimento ao jurisdicionado e advogados.

No mês de setembro, o campus Campinas será novamente sede de curso da EJud, desta vez, destinado aos juízes do trabalho do estado de São Paulo.

]]>
DATA21/08/2018