Universidade Paulista http://www1.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www1.unip.br 154 79 <![CDATA[21/09/2017 - Curso de Design Gráfico levanta dados para projeto de intervenção visual ambiental ]]> Por Débora Barbosa

No dia 2 de setembro, os alunos do quarto semestre do curso de Design Gráfico do campus São José do Rio Preto desenvolveram atividades no Bosque Municipal da cidade, em cujo complexo funciona também o zoológico local.

Acompanhados pela professora responsável, Ana Leticia Perosa Ravagnani, os estudantes visitaram o espaço para reconhecimento da área onde será desenvolvido um projeto de intervenção visual ambiental. Foi feito um percurso por toda a área do bosque para identificação e delimitação dos temas predefinidos no projeto.

O objetivo da ação foi realizar pesquisa de campo para levantamento de dados que irão possibilitar a compreensão do espaço e suas necessidades, bem como levantamento fotográfico e iconográfico do local e identificação do público usuário.

 

]]>
DATA21/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Festival de Videoclipe no campus Rio Preto ]]> Por Débora Barbosa

O curso de Publicidade e Propaganda do campus São José do Rio Preto promoveu, no dia 13 de setembro, o Festival de Videoclipe UNIPCLIP, organizado pelo professor José Ricardo Villani e pelos estudantes do sexto semestre.

O evento contou com a participação de todas as turmas de Comunicação Social, professores, além de alunos dos cursos de Arquitetura e Design Gráfico. A abertura foi realizada pela diretora da unidade, Simone Buchala, e pelo coordenador do curso, Givaldo dos Reis.

No total, vinte vídeos foram inscritos e avaliados por mestres e doutores da área de comunicação, músicos e publicitários da área de produção. Os vencedores, em suas respectivas categorias, foram:

·         Melhor Tema 2000 - Agência Lumus

·         Melhor Adaptação - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Fotografia - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Edição - Agência Arazul

·         Melhor Produção - Agência Arazul

·         Melhor Videoclipe - aluna Nathieli Silva

·         Melhor Grand Prix - Agência Zebu

·         Melhor Júri Popular - Agência Apis

·         Melhor Banda Garagem - Agência Arazul

Todos receberam troféus e foram aplaudidos pela plateia, que reuniu professores, familiares e convidados. Houve apresentação de dança da Cia X One Style, sorteio de vários brindes e um coffee break.

O objetivo do festival foi incentivar e ampliar a técnica e o potencial criativo dos acadêmicos, além de promover integração e entretenimento entre todos os alunos.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Membros da OAB SP discutem temas atuais no campus Cidade Universitária ]]> Por Célia Rosenthal Zisman.

Professores e alunos dos cursos de Direito, Administração e Comunicação Digital participaram, entre os dias 12 e 15 de setembro, do ciclo de palestras jurídicas organizado pela coordenadora do curso de Direito, Célia Rosenthal Zisman, no campus Cidade Universitária. O evento abordou os temas: Reforma Trabalhista; Direito Político, Partidário e Eleitoral; Direitos Humanos e Direito de Família.

O ciclo contou com palestrantes conselheiros e membros de comissões da OAB SP, como o presidente da Comissão de Direito Material do Trabalho, Eli Alves da Silva; o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio; e o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Silvio Salata. A palestra sobre Direito de Família foi proferida pelo mestre em Direito Civil, Vital Alberto Almeida.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[20/09/2017 - Cursos de Saúde do campus São José do Rio Preto participam da SIPAT na TOK & STOK ]]> Por Débora Barbosa

Professores, alunos e técnicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do campus São José do Rio Preto realizaram palestras e atividades na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da loja TOK & STOK. O evento, direcionado aos colaboradores da loja, ocorreu de 11 a 15 de setembro, no período da tarde, nas dependências do estabelecimento.

No dia 11, a palestra Segurança no trabalho e ergonomia foi proferida pela supervisora de estágio de Fisioterapia, Aline Menezes, que contou com o suporte das alunas Daiane Carmona, Marcela Hernandes e Patrícia Forni. No dia 12, o tema Primeiros socorros foi abordado com demonstração de procedimentos de emergência, com a enfermeira responsável do curso de Enfermagem, Danyara Garcia, juntamente com as alunas Aderlene Gurian, Camila de Abreu, Liliana Vilerá, Marindia da Silva, Natalia de Oliveira, Samia de Paula e Sandra Machado.

Na data seguinte, o assunto em questão foi Diabetes, ministrado pela professora do curso de Biomedicina Ana Regina Fernandes. Na ocasião, foi realizada medição de glicemia com apoio do técnico Lucas Bocchini, das alunas do curso de Farmácia Gabriela Oberg e Taynara Menegueli, e também dos alunos do curso de Biomedicina Ana Lara Pavevi, Gabriela Pavanelli e Leonardo da Rocha.

Já no dia 14, a enfermeira Danyara Garcia expôs sobre o tema Hipertensão arterial e alimentação, e, ao final, houve aferição de pressão, com a colaboração das alunas Aderlene Gurian, Camila de Abreu, Liliana Vilerá, Marindia da Silva, Natalia de Oliveira, Samia de Paula e Sandra Machado. E fechando o ciclo de palestras, no último dia, Danyara Garcia falou sobre as DST e o mesmo grupo de alunas que a acompanha distribuiu preservativos.

O intuito da participação dos alunos nesta ação foi o de ampliar seu conhecimento e orientar o colaborador sobre a relevância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 

]]>
DATA20/09/2017
<![CDATA[19/09/2017 - Pesquisas de Patologia da UNIP em Simpósio Internacional ]]> Por pos

A professora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP, Leoni Bonamin, apresentou trabalhos de pesquisa desenvolvidos por sua equipe no XXXI GIRI Meeting, realizado na Cracóvia, Polônia, entre os dias 6 e 8 de setembro. Foram duas comunicações orais e dois banners sobre os mecanismos de ação da homeopatia e das altas diluições.

As pesquisas envolveram a participação das seguintes alunas: Carolina Schultz (Iniciação Científica, bolsista Santander), Renata Palombo Pedro (Mestrado, bolsista PROSUP/Capes), Mirian Nagai (Mestrado, bolsista PROSUP/Capes), Thayná Cardoso (Doutorado, bolsista e docente UNIP) e Sandra Pinto (Mestrado, bolsista UNIP).

]]>
DATA19/09/2017
<![CDATA[19/09/2017 - UNIP e município visam mudança da prática alimentar ]]> Por Jornal Folha da Cidade

Parceria entre o campus Araraquara e a prefeitura local inaugurou, no dia 5 de setembro, no Centro de Educação e Recreação Maria José Pahim da Porciúncula, o Programa Educação Alimentar e Nutricional.

O projeto visa oferecer melhora na qualidade da prática alimentar às crianças e pais que residem no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi. Proposto pelo prefeito Edson Antônio da Silva, o projeto prevê atender as cerca de 250 famílias do conjunto habitacional, que irão receber instruções sobre alimentação saudável e higiene pessoal, entre outros comportamentos domésticos. Ministrado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa será realizado também em escolas estaduais do entorno do residencial.

A ideia é apresentar o trabalho sempre de maneira lúdica, utilizando teatro para as crianças e promovendo palestras e rodas de conversas para jovens e adultos. Para os pais dos alunos, as orientações serão debatidas nos fins de semana. No dia 12 de setembro, foi realizado o primeiro trabalho na Escola Estadual Profa. Luisa Rolfsen Petrilli.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta Lucas, “o objetivo da parceria é provocar a efetiva mudança da prática alimentar e melhorar os hábitos de saúde da população.” E a professora do curso de Nutrição do campus Araraquara, Paula Barbosa de Oliveira Sígoli, destaca que “a parceria oferece oportunidade para o debate prático sobre segurança alimentar entre alunos da rede escolar e da própria Universidade.”

]]>
DATA19/09/2017
<![CDATA[18/09/2017 - Jornada das Engenharias reúne profissionais e empresas de Sorocaba ]]> Por Prof. Coord. Richardson Luz

Entre os dias 4 e 6 de setembro, a coordenação dos cursos de Engenharia do campus Sorocaba promoveu a Jornada Acadêmica das Engenharias 2017. O evento garantiu visibilidade às diversas atuações na área da Engenharia, constituindo-se em um espaço dinâmico para o compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais.

Com a finalidade de aproximar a comunidade acadêmica do futuro contexto profissional, o evento reuniu cerca de mil inscritos e mais de 12 empresas parceiras da região metropolitana de Sorocaba. Além de palestras com o representante do Parque Tecnológico de Sorocaba e representantes de empresas de destaque, tais como Ford, Siemens, CPFL, CCR SPVias, Lap Power, SMC Pneumáticos, Souza Filho impermeabilizantes, Luiz Yabiku Engenharia Ltda. e Holec, foram abertas sessões temáticas que discutiram sobre a ergonomia e o papel da Engenharia na otimização de processos; estratégias de internacionalização de carreira para Engenharia; e atuação profissional em Engenharia: ética, legislação e responsabilidade.

Houve ainda, no pátio principal do campus, uma exposição das Atividades Práticas Supervisionadas e TCC desenvolvidos pelos estudantes de Engenharia nos semestres passados.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) esteve presente para cadastrar os currículos dos alunos da unidade. Ao término da Jornada Acadêmica, os alunos de Engenharia lançaram a Associação Acadêmica Atlética Engenharia VI de Setembro do campus Sorocaba.

 

]]>
DATA18/09/2017
<![CDATA[18/09/2017 - Alunos visitam exposição de artista plástica mineira ]]> Por Débora Barbosa

No dia 14 de setembro, os alunos do segundo e do quarto semestre do curso de Design Gráfico do campus de São José do Rio Preto visitaram a exposição Avulsas Inoportunas, da artista plástica mineira Alessandra Cunha. A mostra faz parte da #expolatada 3.0, realizada na Casa de Criar, escritório de arte independente dirigido pelo professor do curso Juny Biassi de Almeida, em parceria com a também artista Carolina Manzato.

Alessandra Cunha, que também usa o nome artístico Ropre, nasceu em Uberlândia e graduou-se em Artes Plásticas na Universidade Federal de Uberlândia. Já participou de mais de cem exposições entre coletivas nacionais, internacionais e mostras individuais. A artista destaca-se por realizar uma vasta pesquisa sobre as artes urbanas, coordenando e participando dos eventos conhecidos como Free Art Fest. Atualmente, desenvolve imagens que permeiam técnicas de pinturas contemporâneas e de gravuras tradicionais em criações híbridas e contrastantes.

Para ler as obras de Avulsas Inoportunas, o espectador deve ficar de costas para elas e, com o auxílio de um espelho ou celular, procurar desvendar os segredos expostos nos textos invertidos das treze pinturas, que compilam momentos, pensamentos e análises pessoais da artista. A exposição é uma experiência inusitada, iniciada com a criação de “diários” em tecidos, nos quais a artista expõe em texto e desenho seus instintos e sentimentos. Nas composições, as palavras estão ao extremo, formando textos, contando histórias. O figurativo traduz os cotidianos possíveis em símbolos, linhas e rabiscos aleatórios.

O intuito da ação foi oferecer oportunidade ímpar para que os estudantes do curso de Design Gráfico pudessem fruir arte, ampliando, assim, suas noções estéticas e do mundo. Na ocasião, as professoras Ana Letícia Ravagnani e Tatiana Tolentino, junto com a coordenadora do curso, Patrícia Fochi, acompanharam os alunos.

 

]]>
DATA18/09/2017
<![CDATA[16/09/2017 - Jornada discute atuação dos profissionais de Enfermagem e Nutrição ]]> Por Profa. Dra. Daniela P. M. de Freitas

Entre os dias 23 e 25 de agosto, no anfiteatro do campus Araraquara, foi realizada a Terceira Jornada Multidisciplinar de Enfermagem e Nutrição, organizada pelas coordenadoras Inaiara Scalçone Almeida Corbi, do curso de Enfermagem, e Daniela de Freitas, do curso de Nutrição.

Participaram do evento mais de 500 pessoas, entre enfermeiros, docentes e discentes de ambos os cursos, além de estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e de Nutrição da Etec Centro Paula Souza.

O objetivo do evento foi discutir os diferentes aspectos da atuação profissional da Enfermagem e da Nutrição em várias áreas, promovendo a troca de experiências e destacando a importância e as responsabilidades desses profissionais na assistência à saúde.

No primeiro dia, discutiu-se sobre a abordagem multidisciplinar no tratamento do diabetes e houve a participação do médico geneticista Charles Marques, que ressaltou características clinicas para o diagnóstico de possíveis doenças do metabolismo.

No dia 24, os alunos de Nutrição puderam assistir às palestras Administração de Unidades de Nutrição e Nutrição em Saúde Pública, que trataram, respectivamente, sobre as diferentes atuações do nutricionista e sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, apresentada pelo coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Mazeta. Já os alunos do curso de Enfermagem, puderam se inscrever em minicursos com enfoque na manipulação de diversos tipos de cateteres centrais, cuidados neonatológicos e assistência de enfermagem no tratamento dialítico.

No último dia, foi a vez dos discentes de Nutrição frequentarem dois minicursos: um sobre nutrição e fitoterapia e outro sobre desnutrição hospitalar e suplementação. No intervalo, os alunos do terceiro ano expuseram no pátio os trabalhos que desenvolveram na disciplina de Educação Nutricional. Já os estudantes de Enfermagem puderam participar de discussões sobre sexualidade; atuação do enfermeiro na quimioterapia em crianças, adolescentes e adultos; tanatopraxia; e equilíbrio emocional dos profissionais de saúde no enfrentamento da morte.

Uma ação solidária durante a Jornada arrecadou 330 litros de óleo e 135 quilos de farinha de trigo, que foram doados à Prefeitura de Araraquara para a confecção de pães pela Padaria Solidária, que atualmente atende 35 instituições cadastradas.

 

]]>
DATA16/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Letras participa de Encontros Científicos ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 13 de setembro, vários alunos de Letras da UNIP apresentaram seus trabalhos acadêmicos no Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq, realizado no campus Indianópolis. Durante o encontro, houve premiação de trabalhos e estiveram presentes a coordenadora geral de Letras, Roseli Gimenes, e as coordenadoras do curso de Letras, Joana Ormundo (campus Vergueiro), Lígia Menna (campus Chácara Santo Antônio), Simone Gonzalez (campi Marquês e Tatuapé) e Cielo Festino (UNIP Interativa).

 

Concomitantemente, de 12 a 14 de setembro, realizou-se o Décimo Sétimo Encontro Científico da UNIP, no qual os professores do curso de Letras que integram o grupo de pesquisa Encontros Interculturais na EAD: Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis, Roseli Gimenes, Joana Ormundo, Cielo Festino, Lígia Menna, Simone Gonzalez, Ana Lúcia Machado, Palma Rigolon, Mônica Mandaji, Márcia Selivon, Walkyria Wetter e Leandro Dias Carneiro Rodrigues, apresentaram comunicações de acordo com as variadas linhas e perspectivas de pesquisa dos campi da capital, Santos e Brasília.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Aluna apresenta TCC em congresso internacional ]]> Por Márcia Toledo Salvaia

Aluna do curso de Serviço Social do campus Alphaville, Helen Ferreira foi selecionada para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Segundo Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social, realizado na Universidade Estadual de Londrina, entre os dias 4 e 7 de julho.

O trabalho, intitulado Violência sexual intrafamiliar infantil: o silêncio dos inocentes, foi orientado pela coordenadora auxiliar do curso de Serviço Social do campus, Márcia Toledo Salvaia.

A violência sexual intrafamiliar viola gravemente os direitos humanos e deixa marcas profundas no desenvolvimento físico, psicológico, emocional e social da vítima, sobretudo quando se trata de uma criança. É um problema grave e ascendente na sociedade, por isso, o tema proposto pela aluna reveste-se de relevante discussão acadêmica acerca da possibilidade de buscar meios urgentes para amenizá-lo, começando com a própria divulgação da problemática.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Jornada Acadêmica no campus Rio Preto ]]> Por Cristiane Fedrigo

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, os alunos do terceiro ano do curso de Administração do campus São José do Rio Preto realizaram a Vigésima Primeira Edição da Jornada Acadêmica, que contou com a participação da coordenação do curso, alunos, professores e palestrantes renomados no mercado de trabalho.

A abertura do evento foi realizada pela diretora do campus, Simone Buchala, juntamente com a coordenadora auxiliar do curso, Luciana Nogueira. Durante os quatro dias de palestras e cases de sucessos, foram abordados os seguintes temas:

Empreender sendo mulher em negócio de homens, com a especialista em gestão de pessoas e empresária no ramo de varejo de calçados há 20 anos, Adriana Andrade Macedo.

-  Nos bastidores da Disney: uma experiência, com o embaixador cultural do departamento de atendimento ao consumidor do Walt Disney World Resort, Orlando Castaldelli Neto.

-  Fazendo das mídias sociais uma profissão, com a bacharel em Administração pela UNIP Rio Preto, pioneira no mercado de influenciadoras digitais de moda em Rio Preto e capa da Revista Veja São Paulo, Ariane Cânovas.  

-  Empreendedorismo jovem, com a especialista em gestão comercial e proprietária das pizzarias Empório Luna, Patrícia de Paula.

Bella Capri: de receita familiar à franqueadora, com o especialista em gerenciamento de marketing e gestão em negócios, diretor da franqueadora Bella Capri e diretor da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto, Guto Covizzi.

O uso da criatividade num cenário de incertezas, com a diretora da escola de dança Passo a Passo, CEO da confecção CUTE DOG Moda Pet e sócia da empresa Girotto Adaptações Veiculares, Hellen Girotto.

O evento contou também com a participação de outros convidados e professores, entre eles: Adriana Caseiro, Alexandre Teso, Consuelo de Oliveira, Cristiane Bussolote, Ever Santoro, Givaldo César Borzillo, Jorge Luiz de Lima, José Alexandre Junco, Juscilene Pavan, Marildo Domingos da Silva, Michely Baldacin, Pedro Domingues, Rodrigo Ferreira e José Luis Santos de Oliveira.

Foram sorteados ainda diversos brindes aos participantes e, com o ingresso solidário, os alunos arrecadaram mais de 700 litros de leite, doados para quatro instituições: Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt, Lar São Vicente de Paula, Lar de Bethânia e Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora das Graças.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Palestra em escola estadual de Assis ]]> Por Divulgação

Cerca de 80 alunos da Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, no centro de Assis, assistiram à palestra proferida pela coordenadora do curso de Fisioterapia do campus Assis, Cássia Regina Saade Pacheco.

A ação teve como principal objetivo conscientizar os estudantes das escolhas de suas profissões futuras. Trata-se de uma iniciativa do grêmio estudantil da escola, que preza pelo comprometimento de seus colegas de sala na busca de melhores perspectivas quando concluírem o Ensino Médio.

Segundo Cássia, voltar à mesma escola em que estudou há 40 anos e contribuir para o crescimento profissional e pedagógico dos alunos foi emocionante. “Poder auxiliar os jovens, mostrar que eles podem conseguir aquilo que almejam e as possibilidades disso por meio do estudo, foi sensacional”, enalteceu a coordenadora.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Campus Rio Preto realiza Vigésima Jornada Jurídica ]]> Por Cristiane Fedrigo

Entre os dias 21 e 24 de agosto, o curso de Direito do campus São José do Rio Preto realizou a Vigésima Jornada Jurídica. A mesa de abertura foi composta pela diretora do campus, Simone Buchala, pela coordenadora do curso, Eliani Nimer, pelo conselheiro seccional da OAB-SP, Carlos Simão Nimer, e pelo professor Clovis Lima da Silva. Na ocasião, comemorou-se também os 20 anos do curso na unidade.

Durante os quatro dias de evento, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos participando de diversas palestras e discussões sobre temas bastante atuais e reflexivos. No total, o evento teve dez palestras, com profissionais renomados abordando os seguintes assuntos:

- Inovações do direito constitucional: doutrina e jurisprudência, com o autor e professor na Faculdade Damásio - DeVry Brasil, Flávio Martins.

- Superando limites para sempre, com a ex-atleta e DHO Consulting Coaching, Janainy Prado.

- Repensando a previdência social, com o procurador federal, Luís Fabiano Cerqueira Cantarin.

- Lava Jato: ética, cidadania e liderança, com o professor, ex-delegado de polícia, promotor e juiz de direito, Luís Flávio Gomes.

- Processo penal democrático, em busca das garantias perdidas, com o professor da LFG e defensor público em Teresina, PI, Juliano Leonel.

- Advocacia: início de carreira e suas perspectivas, com o vice-presidente da OAB-SP e advogado, Fábio Canton.

- Reflexões sobre a liberdade: perspectivas do direito, com o mestre em direitos humanos, procurador da República e coaching na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Eleovan Cesar Lima Mascarenhas, e com a tabeliã, especialista em Direito Notarial e Constitucional e também coaching na SBC, Érika Federizzi Cristaldo.

-  A revolução tecnológica e o novo direito do trabalho, com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15º Região, Carlos Augusto Escanfella.

-  Alienação parental, com a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Kátia Boulos.

- Delação premiada: debates jurídicos acerca da operação Lava Jato, proferida pelo advogado e professor da Escola de Magistratura Federal (ESMAF), Marcelo Lebre.

Houve também cerimônia de homenagem aos decanos do curso de Direito do campus São José do Rio Preto, os professores: Maria Carmem Guimarães Possato, Sérgio Serrano Nunes, Antônio Carlos Francisco, Odival Cicote, Clovis Lima da Silva, Jorge Paulete Vanrell e a coordenadora do curso de Direito, Eliani Cristina Cristal Nimer.

A comissão organizadora, formada por alunos de todos os semestres, incluiu ainda na programação algumas apresentações artísticas, como um ballet da Cia. Espaço da Dança e pequenos shows com a aluna do décimo semestre Sofia Cury, que cantou vários estilos musicais nos intervalos.

A Jornada arrecadou mais de 700 quilos de alimentos não perecíveis e mais de 3 mil itens de higiene pessoal e de limpeza, que foram doados para três entidades: Madre Tereza de Calcutá, que cuida de moradores de rua de São José do Rio Preto; Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt; e Escola Maria Peregrina, ONG em São José do Rio Preto que atende crianças e adolescentes com um modelo inovador de educação.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Projeto de extensão realiza trabalho voluntário com crianças no campus Alphaville ]]> Por Lisienne Navarro

A coordenadora do curso de Pedagogia do campus Alphaville, Lisienne Navarro, conduz projeto de extensão do Laboratório de Brinquedos envolvendo alunos dos cursos de Psicologia e de Pedagogia. O trabalho é voluntário e possibilita que os alunos estabeleçam relações entre a teoria e a prática, além da troca de conhecimento necessário para a formação do futuro profissional.

O projeto é realizado às sextas-feiras e aos sábados, e atende mais de 200 crianças com dificuldade de aprendizagem, promovendo a integração social de crianças com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) das comunidades das regiões de Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

Visando auxiliá-los na relação familiar, a proposta também inclui os pais, que com frequência são convidados a participar de palestras informativas nas quais são abordados temas sobre desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança; características de alguns transtornos e deficiências; organização da rotina diária; alimentação, entre outros. É uma oportunidade também para troca de experiências.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[13/09/2017 - Aluna do curso de Direito do campus Cidade Universitária é presenteada pelo Programa da Sabrina ]]> Por Roberta Abrahao

Nos dias 11 e 23 de agosto, a equipe de reportagem do Programa da Sabrina, da TV Record, esteve no campus Cidade Universitária para atender a um pedido especial da aluna do segundo semestre do curso de Direito e também funcionária no campus, Yezza Sousa, que foi presenteada com duas próteses bilaterais.

Yezza nasceu com malformação congênita e faz uso de próteses que substituem as suas duas pernas desde 1 ano e 8 meses de idade. Há tempos ela vinha sentindo dores e complicações para andar, pois as próteses que usava precisavam ser substituídas com urgência. Como sua família não tinha condições de comprá-las, Yezza escreveu para o Programa da Sabrina e se surpreendeu com o rápido retorno que teve. “Escrevi no período da manhã e, no mesmo dia, a produção me ligou, pois gostaram da minha história”, contou a aluna.

No entanto, Yezza ficou sem saber como seriam as gravações, e foi pega de surpresa, no dia 11 de agosto, quando a apresentadora Sabrina Sato entrou em sua sala de trabalho. Depois do susto, as duas circularam pelo campus de braços dados e pararam no salão de cabeleireiros Pink para uma extensa conversa. Amanda Cézar, gerente do salão e amiga de Yezza, também foi entrevistada.

Na primeira parte das gravações, a equipe da Record passou o dia inteiro no campus. A unidade cedeu três salas de aula para o programa, que foram transformadas em três pequenos estúdios: um com fotos e objetos representativos da infância de Yezza; outro com registros da família e memórias de conquistas de toda a sua vida; e uma sala onde recebeu homenagens da família e amigos e, finalmente, a tão esperada prótese.

A segunda e última parte da gravação foi no dia 23 de agosto. Nesse dia, a produção acompanhou uma parte da aula de Ciência Política que Yezza frequenta no curso de Direito, bem como um pouco da sua rotina de trabalho no campus.

“Para toda a equipe ficou a experiência de conhecer a vida de uma menina que se esforça, é feliz e segue fortalecida. Foi bom ver que ela tem o respaldo de outras pessoas e, para nós, é satisfatório ter condições de ajudá-la”, pontuou o diretor do programa, Fábio Carvalho.

 

]]>
DATA13/09/2017
<![CDATA[12/09/2017 - Coordenadora de Letras participa de lançamento de livros ]]> Por Mônica Oliveira Santos

No dia 25 de agosto, a coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Campinas, Mônica Oliveira Santos, participou do lançamento dos livros Mulheres em discurso: gênero, linguagem e ideologia (vol. 1) e Mulheres em discurso: identificações de gênero e práticas de resistência (vol. 2), neste último, sendo inclusive autora do segundo capítulo, intitulado Imagem, memória e espaços enunciativos: a publicidade e o mercado como espaços de enunciação da/sobre a mulher.

O lançamento foi realizado no Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp). As obras foram organizadas pelas professoras Mónica Zoppi Fontana, do IEL, e Ana Josefina Ferrari, da Universidade Federal do Paraná campus Litoral.

Os dois volumes reúnem artigos relativos às diferentes pesquisas do grupo Mulheres em Discurso – Lugares de Enunciação e Processo de Subjetivação, inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e do qual Mônica Oliveira Santos faz parte. Os textos trazem importantes contribuições para a proposta de uma abordagem discursiva acerca da análise das identificações de gênero.

 

]]>
DATA12/09/2017
<![CDATA[12/09/2017 - Jornada de Arquitetura e Urbanismo no campus Rio Preto ]]> Por Débora Barbosa

De 4 a 6 de setembro, nos períodos diurno e noturno, o campus São José do Rio Preto promoveu a Jornada de Arquitetura e Urbanismo, organizada pelos acadêmicos do curso. O evento, que ocorreu no auditório do campus, contou com a presença de renomados profissionais da área.

A diretora do campus, Simone Buchala, e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Débora Riva, realizaram a abertura. Foram três dias com palestras abordando os seguintes temas:

- Arquitetura e iluminação, com o coordenador adjunto do grupo de trabalho Arquitetura de Iluminação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Maquiel Alexandre Alves.

- Mobilidade urbana segura e sustentável, com o professor da UNIP e membro do Núcleo de Estudos em Trânsito, Transportes e Logística da Universidade de São Carlos, Cássio Leandro do Carmo.

- Marketing para arquitetos, com a diretora e consultora em comunicação na Caza M Comunicação, Giseli Marchiote.

- Patologias em sistemas prediais hidráulico-sanitário, com o professor da UNIP e autor de quatro livros sobre instalações prediais pela editora Blucher, Roberto de Carvalho Junior.

- Apresentação do Projeto de Revitalização do Córrego Piedade, intitulado Novos Caminhos, transpondo para o uso, com os docentes Daniele Ramos e Johnny de Souza junto com os alunos Carise do Prado, Gabrielle Valestero, Leonardo Salles, do quarto ano, e Adriana Oyama, Barbara Garcia e Luís Filipe Costa, do terceiro ano.

No último dia da Jornada, o evento contou ainda com a participação do gerente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São José do Rio Preto, Sergio Augustini, que possibilitou troca de experiências e conhecimento técnico entre profissionais e acadêmicos.

 

]]>
DATA12/09/2017
<![CDATA[11/09/2017 - Campus São José do Rio Preto realiza teste vocacional em escola da rede pública ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 5 de setembro, o campus São José do Rio Preto foi convidado para participar da Segunda Feira de Profissões da Escola Estadual Professora Amira Homsi Chalella. Cerca de 100 alunos do Ensino Médio compareceram ao evento, durante o qual a equipe do campus aproveitou para divulgar os cursos oferecidos pela UNIP e aplicar um teste vocacional.  

O objetivo foi apresentar as diversas áreas e atuações profissionais que cada curso oferece, visando orientar e facilitar a escolha do aluno. Segundo a coordenadora da escola, Fabíola Pinheiro, alunos e pais relataram grande satisfação com a atividade realizada.

 

]]>
DATA11/09/2017
<![CDATA[11/09/2017 - Coordenadoras participam da Semana de Profissões do Colégio SEB COC ]]> Por Cristiane Fedrigo

As coordenadoras Adriana Caseiro e Patrícia Fochi, dos cursos de Engenharia Mecânica e Design Gráfico, respectivamente, do campus São José do Rio Preto, participaram da Semana de Profissões do Colégio SEB COC, realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Nas palestras que proferiram, as coordenadoras abordaram os seguintes assuntos, dentro de suas áreas específicas: profissão no dia a dia, remuneração, perfil do profissional para atuar na área, prós e contras da profissão e situação atual do mercado de trabalho.

O evento ocorre anualmente como uma programação especial que oferece aos alunos oportunidade para tirar dúvidas, conhecer as profissões e identificar quais combinam com seu perfil.

 

]]>
DATA11/09/2017
<![CDATA[09/09/2017 - Coordenador de Engenharia de Produção participa do Décimo Primeiro CBGDP ]]> Por Prof. MSc. Alessandro Augusto Jordão

O coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica do campus Sorocaba, Alessandro Augusto Jordão, participou do Décimo Primeiro Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (CBGDP), ocorrido nos dias 4 e 5 de setembro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

Trata-se do principal evento da área no país, que vem se consolidando também como o principal fórum de discussão de questões pertinentes à inovação tecnológica e à integração do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. Reunindo a comunidade acadêmica com empreendedores e demais profissionais atuantes na área de inovação e gestão de desenvolvimento do produto, o congresso tem caráter itinerante e bienal.

Na ocasião, Alessandro Jordão apresentou seu trabalho intitulado Redes de pesquisa e inovação: um estudo das relações da Petrobras com instituições de ciência e tecnologia, desenvolvido em parceria com pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica (GEPITec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e que contou com fomento do Programa de Auxílio à Pesquisa da UNIP. Além de palestras e sessões temáticas, o professor participou também de visitas técnicas ao Numerical Offshore Tank, ao Comfort Engineering Center e ao InovaLab@Poli, localizados na POLI-USP.

]]>
DATA09/09/2017
<![CDATA[08/09/2017 - Coordenadora do curso de Psicologia participa do evento Acordar para a Vida ]]> Por Cristiane Fedrigo

No dia 26 de agosto, na cidade de Frutal, em Minas Gerais, a coordenadora do curso de Psicologia do campus São José do Rio Preto, Rosana Garcia, participou do evento Acordar para a Vida - Primeiro Diálogo entre Psicologia e Comunidade, que teve como temas principais a depressão e o suicídio, dois assuntos de grande importância que afetam milhares de pessoas em todo o mundo. Na ocasião, a coordenadora proferiu a palestra A depressão na atualidade: conhecer para prevenir.

Pesquisas nacionais sobre saúde estimam que pelo menos 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão. No mundo, estima-se que são mais de 300 milhões de pessoas. Com base nesses dados alarmantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a depressão como tema neste ano de 2017, por ser a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. Uma das principais complicações da depressão, por sua vez, é o suicídio. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam o suicídio como a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos de idade.

O evento arrecadou aproximadamente 300 quilos de alimentos, que foram doados para algumas instituições locais. Entre os organizadores, estiveram as psicólogas Adila Silva Martins Braga, Daniela Gomes, Letícia Cunha e Marcia Andrade, ex-alunas do campus São José do Rio Preto.

]]>
DATA08/09/2017
<![CDATA[07/09/2017 - Curso de Letras participa do Festival da Índia 2017 ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 7 de setembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, SP, a coordenadora do curso de Letras da UNIP Interativa e professora de Literatura de Língua Inglesa, Cielo Festino, participou do Festival de Literatura Indiana, promovido pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo e pelo Centro Cultural da Índia, como parte do Festival da Índia 2017.

 

Na ocasião, representando a Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento (BrIndARC), Festino apresentou três escritores indianos, Mona Lisa Jena, Shafi Shauq e K. Shiva Reddy, que discursaram sobre a literatura na Índia e leram alguns de seus poemas.

 

Prestigiaram o evento a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes; a coordenadora do curso de Letras do campus Alphaville, Solange Gervai; a coordenadora do curso de Letras do campus Vergueiro, Joana Ormundo; as professoras do curso de Letras do campus Vergueiro, Déborah Gomes de Paula e Márcia Selivon; e os alunos do curso de Letras do campus Vergueiro, Grazziela Almeida, Eric de Oliveira, Aline Silva Chaves, Dulcineia Ferrari e Marta Hatsue Sayuri Farias.

]]>
DATA07/09/2017
<![CDATA[06/09/2017 - Campus São José do Rio Preto promove evento em comemoração do Dia do Psicólogo ]]> Por Cristiane Fedrigo

Em comemoração do Dia do Psicólogo, no dia 25 de agosto, no teatro do campus São José do Rio Preto, realizou-se uma roda de conversa sobre o tema A psicologia enquanto profissão e as possibilidades de atuação na atualidade.

O evento foi organizado pelos alunos do décimo semestre do curso de Psicologia, período matutino, Ana Elisa Lucci Vieira, Rachel Munhoz e José Sgorlon Filho. A atividade possibilitou muita troca de conhecimento e contou com a presença de excelentes profissionais da área como: a coordenadora do curso de Psicologia do campus, Rosana Garcia; a psicóloga clínica Ana Larissa Marques Perissini; a psicóloga junguiana Inês Praxedes Longhi; o psicodramatista Sérgio Eduardo Serrano Vieira; e a psicanalista e professora de Psicologia Daniela Giorgenon.

]]>
DATA06/09/2017
<![CDATA[05/09/2017 - Emissora Rede Vida realiza programa nas Clínicas de Saúde e no EAJ do campus São José do Rio Preto ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 5 de setembro, o campus São José do Rio Preto recebeu equipe da Emissora Rede Vida para realizar programa sobre a situação social adversa do país e as possibilidades para a população ter acesso a atendimento gratuito na Universidade por meio das Clínicas de Saúde de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e do Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) do curso de Direito.

Os coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Marcelo Barboza; de Enfermagem, Grazielle Oller; de Nutrição, Sueli Budoia; de Psicologia, Rosana Garcia; e de Direito, Eliani Nimer, juntamente com outros professores, supervisores, pacientes, clientes e alunos, foram os entrevistados e puderam falar a respeito de seus setores e sobre o atendimento dos locais, respectivamente.

Toda a estrutura do campus, como salas com equipamentos, consultórios e atendimento diferenciado, fica à disposição de quem recorre às clínicas e ao EAJ. E todo o trabalho é oferecido gratuitamente à população.

Assim, as referidas clínicas e o EAJ do campus tiveram a oportunidade de mostrar no programa a sua contribuição à população, bem como destacar o fato de proporcionarem experiência e conhecimento clínico e jurídico aos estagiários dos cursos, que atuam sob orientação dos supervisores, professores e da coordenação dos cursos.

 

]]>
DATA05/09/2017
<![CDATA[04/09/2017 - Alunos da UNIP visitam Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional ]]> Por Professora Laura Ancona

Em 21 de agosto, os alunos dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Pós-Graduação lato sensu em Sistemas Elétricos de Potência visitaram a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, PR, acompanhados dos professores Edval Delbone, Pedro Kiszka e Ricardo Tinoco.

A Itaipu Binacional é a maior do mundo em geração de energia elétrica e pertence ao Brasil e ao Paraguai. As obras de construção da usina foram iniciadas em 1975. No período de 1984 a 1991, entraram em operação 18 unidades geradoras. Entre 2006 e 2007, passaram a funcionar as duas últimas, totalizando as 20 unidades geradoras de 700 MW, mas com potência instalada de 14.000 MW, sendo 10 unidades na frequência de 50 Hz pertencentes ao Paraguai e 10 na frequência de 60 Hz pertencentes ao Brasil.

A usina atende cerca de 15% da demanda brasileira e 75% da demanda paraguaia. A partir de 2003, a Itaipu Binacional ampliou sua missão e passou a gerar energia elétrica de qualidade e com responsabilidade socioambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável na região. Ela é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. A palavra Itaipu é de origem indígena (tupi) e significa “Pedra que Canta”.

 

]]>
DATA04/09/2017
<![CDATA[03/09/2017 - Campus Tatuapé participa da Feira de Profissões do Colégio Adventista ]]> Por Chefia de Campus

No dia 3 de setembro, a equipe de divulgação do campus Tatuapé participou da Feira de Profissões do Colégio Adventista de Vila Matilde, em São Paulo. Na ocasião, houve uma palestra sobre os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, proferida pelo professor do campus Ricardo Drudi.

 

Durante o evento, a equipe pôde ainda apresentar informações sobre os cursos disponíveis no campus, distribuir material de divulgação, realizar inscrições gratuitas do vestibular e sortear brindes para os alunos. 

 

]]>
DATA03/09/2017
<![CDATA[03/09/2017 - Professor do campus Bauru tem projeto aprovado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa ]]> Por Dr. João Carlos Angelico

O professor do campus Bauru João Carlos Angelico teve seu projeto de pesquisa aprovado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Intitulado Caracterização elétrica de filmes de óxido de cobalto preparados por sputtering reativo, o projeto deverá ser desenvolvido em 24 meses, com apoio da UNIP, no Programa Individual de Pesquisa para Docentes. 

Segundo João Carlos, os óxidos de cobalto (Co3O4 e CoO) compõem uma importante classe de materiais com grande aplicação no desenvolvimento de novos dispositivos, como sensores de gás e eletrodos de baterias de íons-lítio, e na absorção da energia solar. A qualidade dos dispositivos construídos com esses materiais está atrelada à compreensão dos diferentes mecanismos que governam a movimentação de cargas elétricas nesses óxidos. O objetivo fundamental da pesquisa, portanto, é estudar quais são os principais processos de condução elétrica nos filmes em um intervalo de temperatura de 10 a 400 kelvins.

 

]]>
DATA03/09/2017
<![CDATA[01/09/2017 - TV Tem realiza reportagem em Clínicas de Saúde do campus São José do Rio Preto ]]> Por Débora Barbosa

No dia 31 de agosto, as clínicas de Fisioterapia e Nutrição do campus São José do Rio Preto foram destaque de reportagem sobre projetos de entidades particulares que oferecem atendimento à população, realizada pela TV Tem, afiliada Rede Globo. Na ocasião, foram entrevistados o coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Barboza, a coordenadora do curso de Nutrição, Sueli Budoia, e pacientes.

As clínicas do campus oferecem atendimentos gratuitos à população na área da saúde, com estagiários dos cursos orientados por seus supervisores. A estrutura é composta de salas equipadas, consultórios e conta com atendimento de qualidade.

 

]]>
DATA01/09/2017
<![CDATA[01/09/2017 - Campus São José do Rio Preto comemora o Dia do Nutricionista ]]> Por Débora Barbosa

No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional da área da saúde que analisa os alimentos e os resultados que eles causam em nosso organismo. Para celebrar a data, o campus São José do Rio Preto realizou uma ação organizada pela coordenadora do curso de Nutrição, Sueli Budoia, e pelas docentes Mariana Giaretta Mathias, Juliana Cristina de Souza Marchesi e Gabriela da Silva Ferreira.

O evento se deu no pátio do campus e todas as turmas participaram de diversas atividades: primeiro ano – orientação de áreas de atuação; segundo ano – atividades privativas do nutricionista; terceiro ano – gasto calórico; quarto ano – apresentação de produtos alimentícios desenvolvidos pelos alunos.

Além das atividades, a ação disponibilizou quatro painéis informativos e uma bicicleta ergométrica para teste de gasto calórico. O objetivo do evento foi transmitir a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como diabetes e hipertensão.

 

]]>
DATA01/09/2017
<![CDATA[01/09/2017 - Campus São José do Rio Preto promove campanha de prevenção de DST ]]> Por Débora Barbosa

O curso de Enfermagem do campus São José do Rio Preto, em parceria com o Complexo de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, participou de campanha para diagnósticos de HIV/aids, hepatite e sífilis, nos dias 22 e 24 de agosto, no pátio da Universidade.

Alunos do terceiro ao oitavo semestre colaboraram no processo de captação, orientação e execução dos exames. Cerca de 150 testes de HIV, sífilis e hepatite B e C foram realizados nos períodos diurno e noturno.

A ação buscou orientar a população sobre a importância dos exames de detecção dessas doenças, além de indicar quais os sintomas e formas de prevenção. A coordenadora do curso, Graziella Allana de Oliveira Oller, foi responsável pela organização da atividade junto com as enfermeiras Danyara Assumpção e Camila Zilio.

 

]]>
DATA01/09/2017
<![CDATA[31/08/2017 - Dia do Nutricionista no campus Bauru ]]> Por Profa. Dra. Vânia Cristina Lamônica

No dia 31 de agosto, o curso de Nutrição do campus Bauru homenageou seus alunos e colegas de profissão com um evento muito significativo, o Dia do Nutricionista.

Organizada pela coordenadora do curso, Vânia Cristina Lamônica, a atividade contou com a presença dos palestrantes Eliane Petean Arena, nutricionista que apresentou seu novo projeto Dieta dos Quatro Corpos, e do cientista Roberto Carlos Burini, que falou sobre a importância da alimentação e da atividade física no controle das doenças crônicas não transmissíveis e da longevidade.

Houve grande participação dos alunos, que demonstraram interesse pelos assuntos abordados nas palestras. No final, todos os participantes foram agraciados com um coffee break, no qual a confraternização entre alunos e convidados marcou o Dia do Nutricionista como um evento de muita integração.

 

]]>
DATA31/08/2017
<![CDATA[31/08/2017 - Coordenadoras dos cursos de Letras e Pedagogia prestigiam palestra de secretária executiva do MEC ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 24 de agosto, no auditório Ernesto Igel e Mario Amato, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Academia Paulista de Educação (APE) promoveu a palestra Ensino Médio: situação atual e perspectivas, com a professora Maria Helena Guimarães de Castro, membro da APE e secretária executiva do Ministério da Educação (MEC). O presidente da Academia, Reinaldo Polito, realizou a abertura do evento, que contou ainda com a coordenação de João Gualberto Meneses e debate mediado pelos acadêmicos Francisco Aparecido Cordão e Amin Aur, também membros da APE.

 

Estiveram presentes o vice-reitor da UNIP e membro da APE, Fábio Romeu de Carvalho; a diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Ghislaine Gliosce da Silva; a coordenadora auxiliar do curso de Pedagogia do campus Paraíso, Jusmari do Carmo Gumiero; a coordenadora auxiliar do curso de Pedagogia do campus Chácara Santo Antônio, Ana Silvina Salles; a coordenadora auxiliar do curso de Pedagogia do campus Anchieta, Eliana Mariano Carvalheira; a coordenadora auxiliar do curso de Pedagogia do campus Tatuapé, Lilian Pessôa; a coordenadora auxiliar do curso de Pedagogia do campus Marquês, Glaucia Piarentini Agiste; a  coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes; a coordenadora de Letras da UNIP Interativa, Cielo Festino; a coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Paraíso, Joana Ormundo; a coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna; a professora do curso de Língua Portuguesa e Literatura lato sensu e membro da APE, Márcia Lígia Guidin; e alunos do curso de Letras do campus Vergueiro.

 

Em seu discurso, Maria Helena Guimarães relatou que nos últimos trinta anos houve poucas mudanças em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Enfatizou também problemas como a alfabetização e o índice de repetência, além do baixo número de concluintes do Ensino Médio, considerando ainda que, no geral, saem com pouco conhecimento, o que agrava a situação. A secretária avaliou e reforçou que o Plano Nacional de Educação (PNE), como está, não é viável: “São vinte regras das quais dezenove dependeriam da vigésima.” E ressaltou por diversas vezes que deveria existir ênfase na formação de professores, para a qual até houve investimento triplicado, mas que nada resultou em termos de melhor aprendizado. Segundo ela, o desempenho, por exemplo, em Língua Portuguesa continua menor do que em 1997. 

 

A professora apontou a ineficácia do Ensino Médio nos moldes atuais e a necessidade de mudanças urgentes. Contudo, teceu algumas críticas ao analisar as inovações que vêm sendo gestadas há longo tempo e serão realizadas por meio da Medida Provisória 756/2016 (Lei 13.415/2017), idealizada pelo atual ministro da educação, José Mendonça Filho. Sobre a ampliação do Ensino Médio para tempo integral, por exemplo, Maria Helena argumentou que “a maioria dos alunos trabalha e que ainda nem mesmo se consegue manter o período integral em creches escolares.” O maior desafio, portanto, é a busca da qualidade e equidade na educação básica, concluiu. 

 

Para comprovar os sérios problemas destacados, a palestrante apresentou os seguintes dados: “Atualmente, há 1,7 milhão de jovens fora do Ensino Médio. Segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos estudantes que chegam a concluí-lo, 78% não sabem o básico de Língua Portuguesa e 90% não sabem o básico em Matemática.”

 

Para o Novo Ensino Médio, intenta-se substituir um modelo único por um modelo mais diversificado e flexível. “Até 2022, todos os currículos deverão apresentar no mínimo 1.800 horas de conteúdos firmados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ainda não saiu, e 1.200 horas flexíveis, com itinerários formativos específicos, conforme cada secretaria e cada escola”, informou a secretária do MEC, salientando que caberá às secretarias colocar em prática tais mudanças, criando projetos específicos com base em suas realidades. Atualmente, o estado de São Paulo já tem a carga horária total de 3 mil horas (mil horas por ano), mas isso não acontece em outros estados, que terão de se adaptar.

 

Segundo Maria Helena Guimarães, a BNCC do Ensino Médio será enviada ao Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2017 para ser sancionada e a implementação da medida provisória começará em 2018. Como principais desafios para mudanças reais, apontou:

 

·    Formação de professores

·    Adequação dos currículos à BNCC

·    Implementação

·    Material Didático

·    Enem

·   Financiamento

 

Resumindo o documento da reforma do Ensino Médio, Maria Helena Guimarães apontou que os alunos terão de escolher, a partir do segundo ano, umas das áreas a seguir:

 

  Linguagens e suas tecnologias

  Matemática e suas tecnologias

  Ciências da natureza e suas tecnologias

  Ciências humanas e sociais aplicadas

  Formação técnica e profissional

 

 

 

]]>
DATA31/08/2017
<![CDATA[30/08/2017 - Professor do campus Jundiaí participa do Décimo Primeiro Congresso Internacional de Ficologia ]]> Por Diretoria

Entre os dias 13 e 19 de agosto, o professor do curso de Ciências Biológicas Aurélio Fajar Tonetto representou o campus Jundiaí no Décimo Primeiro Congresso Internacional de Ficologia, que este ano foi realizado na cidade de Estetino, Polônia.

O evento foi de grande importância para o campus, uma vez que o docente esteve em contato com pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos maiores centros de pesquisa sobre algas do mundo, localizados nos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália e diversos países da Europa. O professor pôde aproveitar, assim, para trazer conhecimentos que servirão de referência para as atuais e futuras pesquisas a serem conduzidas por ele na UNIP.

O Congresso Internacional de Ficologia ocorre a cada quatro anos e aborda assuntos sobre ecologia e taxonomia de algas, além de discutir tipos de aplicações econômicas envolvendo esses organismos, tanto de ambientes aquáticos continentais como marinhos. O tema deste ano foi Desafios da era molecular para a pesquisa de algas e a promessa de bioprospecção.

 

]]>
DATA30/08/2017
<![CDATA[30/08/2017 - Curso de Fisioterapia do campus São José do Rio Preto participa de evento do CREFITO ]]> Por Débora Barbosa

Atendendo à convocação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-3), o curso de Fisioterapia do campus São José do Rio Preto participou, no dia 19 de agosto, do Dia D da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, oferecendo atendimento gratuito à população na Praça Rui Barbosa, centro da cidade. O evento foi realizado coletivamente em 27 cidades do estado de São Paulo com o objetivo de prestigiar ambas as profissões.

Em Rio Preto, o coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Adriano Barboza, organizou a atividade junto com os estagiários do sexto e do sétimo semestre, que foram supervisionados pelos professores Diogo Araújo, Guilherme Cantoia, Bruna Burin e Amanda Passeti.

Na ocasião, foram desenvolvidos exercícios neuróbicos, aferição de pressão arterial, além da conscientização e orientação a respeito da dor crônica e dos métodos mais apropriados para vários tipos de dor.

]]>
DATA30/08/2017
<![CDATA[29/08/2017 - Curso de Ciências Biológicas promove workshop sobre técnica de produção in vitro ]]> Por Prof. Dr. Rafael Campanelli Mortari

No dia 29 de agosto, os alunos do terceiro e do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, do campus Bauru, participaram do workshop Introdução à Técnica de Produção in vitro de Embriões, organizado pelo coordenador do curso, Rafael Campanelli Mortari, e pelo professor Renato Massaharu Hassunuma.

O workshop foi ministrado pelas professoras do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, Patrícia Kubo Fontes e Fernanda Fagali Franchi, que relembraram conceitos teóricos importantes na área de embriologia e reprodução humana assistida.

O evento foi ainda uma oportunidade aos alunos de participarem de uma atividade prática no Laboratório de Análises Clínicas da unidade.

 

]]>
DATA29/08/2017
<![CDATA[29/08/2017 - Coordenadora do curso de Letras prestigia lançamento de novas obras de Lucia Santaella ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 25 de agosto, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, prestigiou o lançamento das obras Ignições e Introdução à semiótica – passo a passo para compreender os signos e a significação, ambas da semioticista Lucia Santaella, realizado na Casa Semio, em São Paulo.

 

Ignições é o quarto título da Coleção Invenções (Media Lab/UFG), coordenada por Cleomar Rocha, organizador do livro junto com Santaella. A obra traz ensaios reflexivos sobre inovações em mídias interativas. Durante o lançamento, o livro foi distribuído gratuitamente a todos os convidados.

 

Já em Introdução à semiótica (Coleção Introduções, Paulus Editora), em parceria com Winfried Nöth, os autores apresentam um panorama dos elementos da semiótica e as principais abordagens da ciência dos signos – da teoria de Charles Peirce à Semiótica da Cultura, de Iúri Lotman. Segundo os autores, Esta introdução auxilia os que estão envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem acerca dos modos pelos quais a comunicação e as linguagens funcionam.”

]]>
DATA29/08/2017
<![CDATA[27/08/2017 - Curso de Fisioterapia do campus Assis participa da Quinta Caminhada Unimed de Bem com a Vida ]]> Por Divulgação

No dia 29 de agosto, o campus Assis participou da Quinta Caminhada Regional da Unimed de Bem com a Vida. A campanha, que já passou por 12 cidades do interior paulista, tem como principal objetivo incentivar a prática de esportes para uma vida mais saudável.

Em Assis, o evento ocorreu no período da manhã e contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas. A caminhada promoveu ainda um viés social, arrecadando, por meio das inscrições dos participantes, cerca de 3 mil quilos de alimentos não perecíveis a serem destinados a entidades carentes do município de Assis. Além disso, alunos do sexto semestre do curso de Fisioterapia do campus realizaram aferição da pressão arterial e testes de glicemia nos participantes.

Para a estudante do curso Carolina Merlin, é muito importante a participação de profissionais da saúde em eventos dessa magnitude. “Foi muito legal ver várias pessoas, principalmente idosos, preocupadas com a pressão e a glicemia. Realizamos os testes antes e depois da caminhada, e as filas foram enormes”, observou a aluna.

 

]]>
DATA27/08/2017
<![CDATA[26/08/2017 - Workshop sobre Constelação Familiar atrai alunos do curso de Direito do campus Marquês ]]> Por Prof. Mário Konrad

No dia 26 de agosto, os alunos do curso de Direito do campus Marquês participaram de workshop sobre a aplicação da técnica da Constelação Familiar na resolução de conflitos no Poder Judiciário. A atividade suscitou grande interesse entre a comunidade acadêmica, visto que foram realizadas mais de 600 inscrições.

A pedagoga e pós-graduanda em Direito Sistêmico, Clara Shnaider Sivek, e o constelador familiar Fábio Dario da Costa se dedicaram a explicar a temática do ponto de vista histórico, com base na concepção de Bert Herllinger, autor do livro Ordens do Amor. Na ocasião, foi realizado ainda um exercício prático com alguns alunos voluntários.

Muitos estudantes parabenizaram a Instituição pela realização do evento. Para o aluno Luciano Gomes, “foi possível observar como a constelação vai buscar no sistema familiar os motivos causadores da discórdia.”

Em razão da grande procura e da novidade do assunto, a coordenação do curso de Direito do campus Marquês está programando nova oportunidade de apresentação sobre a mesma temática.

]]>
DATA26/08/2017
<![CDATA[26/08/2017 - Campus Tatuapé participa de Feira de Profissões no Colégio Satélite ]]> Por Chefia de Campus

No dia 26 de agosto, a equipe de divulgação do campus Tatuapé participou da Feira de Profissões do Colégio Satélite, em São Mateus, SP. Na ocasião, houve uma palestra sobre os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, ministrada pelo professor da UNIP Álvaro Colombero Prado.

 

O evento objetivou apresentar informações sobre os cursos disponíveis no campus, distribuir material de divulgação, realizar inscrições gratuitas do vestibular e efetuar sorteio de brindes.

 

]]>
DATA26/08/2017