Universidade Paulista http://www1.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www1.unip.br 154 79 <![CDATA[14/07/2017 - Terceira Jornada Farmacêutica do campus Campinas ]]> Por Profa. Dra. Wânia Vianna

Durante a primeira semana do mês de maio, os alunos do penúltimo semestre do curso de Farmácia do campus Campinas/Swift promoveram a Terceira Jornada Farmacêutica.

A Jornada contou com palestras de profissionais que atuam nas mais diversas áreas farmacêuticas e que trouxeram temas relevantes e atualizados. Segundo a coordenadora do curso, professora Wânia de Oliveira Vianna, “foi um importante evento, no qual os alunos aderiram em massa e interagiram motivados com o conteúdo claro e transparente que foi abordado, enriquecendo ainda mais a aprendizagem”.

Houve, ainda, demonstração de produtos desenvolvidos pelos próprios alunos da área cosmética. O evento ocorreu sob orientação e supervisão da coordenadora Wânia de Oliveira Vianna e da professora Erica Penteado.

 

]]>
DATA14/07/2017
<![CDATA[14/07/2017 - Campi Campinas realizam Campanha de Doação de Roupas e Agasalhos ]]> Por edson De Luca

Com a chegada do inverno, os campi Cambuí, Vitalle e Swift, da UNIP Campinas, organizaram a Campanha de Doação de Roupas e Agasalhos. A atividade foi realizada nos meses de maio e junho, e a iniciativa contou com total apoio de alunos e funcionários. As peças arrecadadas foram destinadas à ONG Comunidade Sul – Associação Assistencial e Beneficente, entidade que atende diversas famílias carentes do município.

A ação resultou em inúmeras peças arrecadadas, dentre blusas, calças, jaquetas, cobertores e calçados. A entrega das doações ocorreu no dia 30 de junho, na presença do chefe de campus Edson De Luca, dos funcionários das unidades e de uma das representantes da ONG, a senhora Nilva Aparecida Gonçalves.

 

]]>
DATA14/07/2017
<![CDATA[13/07/2017 - Curso de Direito marca presença no Terceiro Congresso Acadêmico de Direitos Humanos ]]> Por chefia marginal

O curso de Direito, do campus Cidade Universitária, marcou presença no Terceiro Congresso Acadêmico de Direitos Humanos realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 56ª subseção de Osasco, no dia 13 de maio.

O evento, que teve como tema Direitos Sociais e o Surgimento da Cultura do Ódio, reuniu advogados, estudantes e, ainda, os professores Ricardo Martins e Ariovaldo de Souza Pinto Filho.

Na ocasião, os acadêmicos Caio Henrique Monteiro, Valéria Mello e Diego Pereira, orientados pelo professor Ariovaldo de Souza Pinto Filho, sob a coordenação da professora Célia Rosenthal Zisman, apresentaram seus respectivos trabalhos sobre Segurança Pública, Direito dos Refugiados e Dignidade da Pessoa Humana.

]]>
DATA13/07/2017
<![CDATA[06/07/2017 - Coordenadora do curso de Direito participa do Seminário Primeira Infância do Estado de São Paulo ]]> Por Débora Barbosa

No dia 23 de junho, o campus São José do Rio Preto representado pela coordenadora do curso de Direito, Eliani Nimer, e pela coordenadora do curso de Psicologia, Rosana Garcia, participou do Seminário Primeira Infância do Estado de São Paulo com o tema: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e vice-coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho; pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarin; representando a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, o coronel Jean Charles Serbeto; pelo promotor da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, André Luís de Souza; pela coordenadora do Curso de Direito, Eliani Nimer; pela diretora Regional da Saúde, Claudia Monteiro Ferraz Ferreira; pela assistente social, Maria Sílvia Fernandes; e pela diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de São José do Rio Preto, Silvia Laguna.

O objetivo da parceria é a realização de ações conjuntas para ajudar a promover os direitos da primeira infância (período de 0 a 6 anos), além de sensibilizar e mobilizar os profissionais do Poder Judiciário e da rede de garantia de direitos de todo o Estado de São Paulo para o fortalecimento da atuação em defesa do desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

 

]]>
DATA06/07/2017
<![CDATA[05/07/2017 - Alunos da UNIP são pré-selecionados para Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2017 ]]> Por relações internacionais

Lista de alunos pré-selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Graduação Santander Universidades 2017:

 

ALUNO

País

Adriano Custódio Pacela

Espanha

Alex Borges do Amaral

México

Andiale Pinto dos Santos

Peru

Annanda Ellen Lins Vieira

Argentina

Antonio Louzado Azinheira

Portugal

Bruno Violani

Portugal

Camila Moraes Zen

Portugal

Dayanne Chagas Sampaio

Portugal

Edson Henrique de Oliveira

Chile

Elisangela Marques da Silva Lima

Espanha

Fernando Secundo Alves Zuza

Chile

Gabriel Gomes Fernandes Pereira

Portugal

Gabriela Bicudo Carone

Espanha

Guilherme H. Menzani

Chile

Jefferson Frederico Yepes

Portugal

João Eduardo Costa Lino Munoz

Chile

João Pedro Ciolette Soares Beato

Espanha

Josie Mantoan Rocha

Portugal

Juliana Baldim

Uruguai

Kaique Santos de Souza

Argentina

Lucas de Aquino Marinho

Portugal

Luciana Cristina Silva de Azevedo

Argentina

Patrick Luan Correia Costa

Argentina

Pedro Henrique de Oliveira

Portugal

Renata Mantovani

Portugal

Thais Lara São Leão Silva

Argentina

Vyvian K. Sarkissian

Portugal

Willen Rick de Morais Souza

Peru

 

Os estudantes pré-selecionados passarão por avaliações das universidades de destino antes do aceite final.

O setor de Relações Internacionais da UNIP parabeniza os acadêmicos.

 

Para mais informações, acesse:

http://www1.unip.br/servicos/aluno/relacoes_internacionais.aspx

]]>
DATA05/07/2017
<![CDATA[04/07/2017 - Coordenador do curso de Ciências Biológicas participa de evento em defesa do meio ambiente ]]> Por Débora Barbosa

No dia 27 de junho, o professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas, Augusto Azevedo da Silva, representou o campus de São José do Rio Preto, no evento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). O acontecimento foi realizado para celebrar os seus vinte anos de existência.

O evento, que foi aberto ao público em geral, contou com a presença de vários segmentos da sociedade dos conselheiros. Entre os presentes estiveram os cooperados da Cooperlagos – Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto –, que tem parceria com o campus de São José do Rio Preto em vários eventos, desde o ano de 2014. Além da presidente da Cooperlagos, Layanne Vieira.

Os principais temas discutidos foram: Resíduos Sólidos e Arborização Urbana. Na ocasião, o professor mestre em Engenharia Urbana e doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Augusto Azevedo da Silva, ministrou a palestra: Política Nacional de Resíduos Sólidos – Desafios e Perspectivas.

 

]]>
DATA04/07/2017
<![CDATA[04/07/2017 - Coordenadora do curso de Direito do campus Assis participa de inaugurações de postos jurídicos ]]> Por Divulgação

No dia 30 de junho, a cidade de Assis foi contemplada com duas inaugurações na área jurídica. Uma é a da Vara da Fazenda Pública, que passou a funcionar na Rua Fadlo Jabur, 95, antiga sede da Autarquia Municipal de Esportes da cidade. A outra é de um posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que passou a funcionar na Avenida Otto Ribeiro, 2318, onde já estão em atividades as Clínicas de Saúde e o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), do campus Assis.

O posto do CEJUSC é o 234° no Estado de São Paulo, uma conquista da coordenadora do curso de Direito do campus Assis, Maria Aparecida Domingos, do coordenador do EAJ, Marcelo Dorácio Mendes, e de alunos e estagiários do Escritório. A sede, que funciona em Assis desde 2012, fica na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), localizada na Rua Antonio Zuardi, 970. O Centro Judiciário, que existe no Estado desde novembro de 2011, resolveu aproximadamente 95% das mediações e conciliações recebidas.

O evento, que aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Assis, contou com a presença de diversas autoridades municipais, regionais e estaduais. Entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e o chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, Fernando Figueiredo Bartoletti, os quais foram contemplados com os Títulos Honoríficos de Cidadãos Assisenses.

Segundo a coordenadora Maria Aparecida, o CEJUSC irá contribuir muito com a comunidade assisense. “Os cidadãos da cidade de Assis ganham um novo espaço para agilizar e resolver conflitos sem tanta burocracia. Além disso, o local servirá para que nossos estudantes do curso de Direito aprendam, na prática, o funcionamento do órgão”, ressaltou.

 

 

]]>
DATA04/07/2017
<![CDATA[03/07/2017 - Segundo Fórum Temático sobre Redes Organizacionais ]]> Por Pós

No dia 7 de junho, o Programa de Mestrado em Administração da UNIP, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e a Faculdade Meridional (IMED), realizou o Segundo Fórum Temático sobre Redes Organizacionais, no campus Indianópolis. O evento contou com 83 participantes de universidades de vários Estados e marcou a continuidade da integração entre pesquisadores de redes no Brasil.

Nesta edição, foram debatidos seis temas, com seus respectivos coordenadores: Redes, cluster e APLs – coordenação da professora da UNIP, Cristina Espinheira; Limites das análises estruturais de redes – coordenação do professor da UNIP, Flávio Macau; Redes de políticas públicas – coordenação do professor da UNIP, Arnaldo Ryngelblum; Governança em redes – coordenação da professora da Fundação Dom Cabral, Rosileia Milagres; Redes e sustentabilidade – coordenação do professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ivan Dutra; e Relações Interorganizacionais – coordenação da professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Anelise Mozzato.

Na parte final, foram relatados os resultados das discussões e apresentadas sugestões para o Terceiro Fórum. Os arquivos dos debates, inclusive vídeos, podem ser acessados na página http://forumredes.wordpress.com

 

]]>
DATA03/07/2017
<![CDATA[01/07/2017 - Coordenadora Geral do curso de Letras profere palestra aos estudantes de Pós-Graduação ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 1 de julho, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, proferiu uma palestra sobre Literatura Brasileira aos estudantes de Pós-Graduação lato sensu de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do campus São José dos Campos.

 

Na ocasião, a professora apresentou sua obra, Literatura Brasileira do Átomo ao Bit, recentemente lançada pela Editora Scortecci. A palestra contou com a presença dos estudantes de Pós-Graduação e da coordenadora do curso de Letras, Maria Goreti Lopes Cepinho.

 

]]>
DATA01/07/2017
<![CDATA[30/06/2017 - Júri Simulado no campus São José do Rio Preto ]]> Por Débora Barbosa

Os alunos do curso de Direito, do campus São José do Rio Preto, realizaram um Júri Simulado, com base no livro O Caso dos Exploradores de Cavernas, de Lon L. Fuller. O evento aconteceu no dia 8 de junho, no período diurno e, no dia 20 de junho, no período noturno. Todos sob a supervisão da coordenadora e professora Eliani Nimer, e do professor Sérgio Serrano, que conduziu o trabalho.

Os acadêmicos do primeiro semestre foram os personagens principais do julgamento e organizaram tanto a defesa quanto a acusação, no teatro da Universidade.

Na abertura da representação do júri, os réus foram interrogados por promotores e advogados de defesa. Após os questionamentos, a juíza concebeu a abertura do debate entre o Ministério Público e a defesa, determinando cinco minutos de palavra a cada defensor e dez minutos aos integrantes da acusação. Concluída a argumentação do Ministério Público, os defensores tiveram dez minutos para a tréplica.

Em seguida, iniciou-se o julgamento do corpo do júri, os oficiais de justiça fizeram a entrega das células dos votos ao corpo de jurados; o juiz leu os autos do processo; a votação foi iniciada e, por conseguinte, elaborada a sentença.

No final, o juiz chamou os réus e pronunciou a inocência concedida pelos jurados, diferentemente do que ocorre no livro.

 

]]>
DATA30/06/2017
<![CDATA[29/06/2017 - JUNIP do campus São José do Rio Preto convida alunos para participarem de suas atividades ]]> Por Débora Barbosa

Desde 16 de junho, a Empresa Júnior da UNIP (JUNIP) do campus São José do Rio Preto está captando alunos dos cursos de Arquitetura, Administração, Ciência da Computação e Comunicação Social para participarem da JUNIP no segundo semestre. Essa ação ocorre até 10 de julho.

A Empresa Júnior tem a finalidade de viabilizar, aos alunos e ex-alunos participantes, situações que possibilitam a aplicação da prática de seus conhecimentos específicos em sua área de formação profissional.

Qualquer aluno ou egresso da UNIP que tenha disponibilidade aos sábados poderá participar da seleção. Havendo interesse, o candidato deve enviar um e-mail para: consultoria.junip@outlook.com, contendo as seguintes informações: nome completo; número da matrícula; telefone; curso e semestre.

 

 

]]>
DATA29/06/2017
<![CDATA[28/06/2017 - Grupo de escoteiros participa de capacitação de primeiros socorros no campus Chácara Santo Antônio ]]> Por Tais Fortes

No dia 3 de junho, 20 crianças do grupo de escoteiros Umuarama participaram de um treinamento de primeiros socorros com a professora Karen Murakami Yano e dois alunos do curso de graduação de Enfermagem do campus Chácara Santo Antônio.

Foram abordados os cuidados com vítimas de queda, crises convulsivas e parada cardiorrespiratória. As crianças foram orientadas a fazerem imobilização e tipoias com materiais disponíveis no dia a dia. Em um manequim simulador, realizaram as manobras de reanimação. Participaram, também, os pais que estavam presentes e os responsáveis pelo grupo de escoteiros.

 

]]>
DATA28/06/2017