Universidade Paulista http://www1.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www1.unip.br 154 79 <![CDATA[24/05/2017 - Décimo Segundo Seminário de Qualidade e Produtividade ]]> Por Pós

No dia 15 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Décimo Segundo Seminário de Qualidade e Produtividade, organizado pelo professor e doutor Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto.

O evento, que acontece anualmente, objetiva discutir ideias, avanços e práticas no ambiente da qualidade nas empresas.

Este ano, o seminário contou com a participação de representantes do Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística (GELOG), e do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Antônio Jorge Sampaio Santos e Leonardo Ferreira, que ministraram as palestras: Canais de Distribuição Reversos como Vantagem Competitiva e Consolidação de Imagem Corporativa e Inovação e Gestão em Cadeias Reversas.

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DATA24/05/2017
<![CDATA[23/05/2017 - UNIP recebe pesquisadores internacionais em workshop sobre avanços globais para produção mais limpa ]]> Por Roberta Abrahao

O evento é uma iniciativa do Programa de Mestrado e Doutorado em
Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP) e
segue com inscrições
abertas para autores de pesquisas acadêmicas de todo o mundo. Entre os conferencistas convidados, pela primeira vez no país, apresenta-se
o premiado pesquisador sueco Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da chamada “Pegada Ecológica”, uma ferramenta de contabilidade sustentável, usada por governos de diferentes países. Aberto à cobertura da imprensa, a atividade terá tradução simultânea.

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), realizam, de 24 a 26 de maio, o 6º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa, no campus Indianópolis da UNIP, na Avenida José Maria Whitaker, 373, em São Paulo.

                                  

O workshop é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa, projetadas para influenciar na conscientização e formação de uma sociedade sustentável.

 

Com participação confirmada de renomados pesquisadores acadêmicos e ativos no campo da sustentabilidade mundial, o evento tem como tema “Dez Anos Trabalhando Juntos para um Futuro Sustentável”, para celebrar uma década de ações empenhadas pela ACPN, iniciadas em 2007. Atualmente, a rede é formada por cerca de 200 membros – entre entidades do terceiro setor, públicas, privadas, como a UNIP, além de acadêmicos e pesquisadores de pelo menos 20 países.

 

O programa prevê a realização de conferências de especialistas convidados, workshops e apresentações de autores de pesquisas acadêmicas com dados e questões contemporâneas, previamente inscritas e avaliadas por banca de professores (mais informações ao final).

 

Os conferencistas já estão confirmados. O primeiro deles é o premiado pesquisador sueco Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e cocriador da chamada “Pegada Ecológica”, uma ferramenta de contabilidade sustentável, usada por governos de diferentes países.

 

Wackernagel é quem abre a série de palestras do 6º Workshop, no dia 24 de maio, às 10h30. Será a primeira vez que ele falará em um evento deste tipo, no Brasil, sobre a metodologia criada por ele no ano de 1996, em parceria com William Rees, atual pesquisador e professor da University of British Columbia. A fórmula aponta a quantidade de recursos naturais que uma população consome em relação aos recursos disponíveis em toda a Terra.

 

Além de Wackernagel, participam outras personalidades da área:

Bruno Silvestre, professor na Universidade de Manitoba (Canadá);

Carlos Montalvo, cientista sênior em Políticas de Inovação e Estratégia na Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO), em Amsterdã;

Donald Huisingh, professor nas universidades de Tenesse (EUA), Lund (Suécia), Erasmus (Holanda) e Shandong (China), além de fundador e editor-chefe do Journal of Cleaner Production – uma das principais publicações acadêmicas do mundo sobre o tema;

Gengyuan Liu, professor associado e tutor acadêmico da Escola de Meio Ambiente da Universidade Normal de Pequim (China);

Hossam Gaber, responsável por pesquisas na área de conversão de resíduos em energia por intermédio da tecnologia de plasma avançado no Instituto de Tecnologia da Universidade de Ontário, no Canadá, com larga experiência em projetos na área, no Japão;

Luís Eduardo Velázquez Contreras, diretor do Grupo de Desenvolvimento de Sustentabilidade no curso de graduação em Engenharia da Universidade de Sonora (México);

Klaus Hubacek, economista ecológico americano, membro do conselho da International Input-Output Association, do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), na Áustria, e da Academia Chinesa de Ciência.

 

Inscrições

Pesquisadores do meio de Engenharia de Produção e também de outras áreas interessados em trabalhos que abordem Produção Mais Limpa e do Desenvolvimento Sustentável e temas correlatos, como Produção e o Meio Ambiente, ainda podem se inscrever para participar da plateia do workshop, pelo site ou diretamente no dia do evento. O ingresso custa entre R$ 250 e R$ 700 (são 600 lugares disponíveis).

 

A programação completa, a venda dos ingressos e outras informações estão em www.advancesincleanerproduction.net

 

 

SERVIÇO:

6º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

Data: 24 a 26 de maio de 2017

Programação e ingressos: www.advancesincleanerproduction.net

Local: UNIP campus Indianópolis

Avenida José Maria Whitaker, 373 – São Paulo, SP

Teatro (600 lugares; com tradução simultânea)

Transmissão simultânea em outras salas do campus (sem tradução)

Acesso para deficientes físicos

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DATA23/05/2017
<![CDATA[22/05/2017 - UNIP e Curso Objetivo oferecem palestras específicas para o público da Expo CIEE 2017 ]]> Por Roberta Abrahao

A programação especial, de 36 palestras, com 40 minutos de duração cada, volta-se para o conhecimento da área profissional, com abordagens diretas sobre a realidade do mercado de trabalho de 19 profissões nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas. Em paralelo, professores do Curso Objetivo dão palestras sobre conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, a cada dia uma câmera GoPro será sorteada para os novos inscritos nos processos seletivos.

 

 

Informação, planejamento em longo prazo e coragem para dar uma guinada no futuro são fatores essenciais para escolher uma profissão. Medo, indecisão e insegurança são características marcantes dos jovens que estão às vésperas dos vestibulares, e a angústia só aumenta diante das centenas de opções de carreiras e de oportunidades de trabalho.

 

Ciente disso, a Universidade Paulista (UNIP) e o Curso Pré-Vestibular Objetivo realizam uma série de atividades que visam orientar os estudantes quanto à escolha da carreira e seus processos seletivos. Uma delas é a participação na Feira do Estudante Expo CIEE, que este ano acontecerá entre 26 e 28 de maio (sexta-feira a domingo), no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, em São Paulo.

 

Com dois espaços – em um estande próprio (número 05) e no auditório Objetivo-CIEE –, a UNIP e o Objetivo oferecerão uma programação intensa de 36 palestras, com 40 minutos de duração cada, sobre assuntos direcionados aos estudantes, aprofundando-se na realidade da formação de 19 profissões nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas e, ainda, com conteúdos específicos para o Enem.

 

A programação da UNIP e do Curso Objetivo acontecerá em paralelo. Entre 26 e 28, sempre a partir das 9h30, em um miniauditório projetado dentro do espaço expositivo da universidade na Feira Expo CIEE 2017, as palestras sobre carreiras e profissões serão apresentadas por professores – todos em sua formação, mestres e doutores – dos cursos de Graduação da UNIP. Eles apresentarão informações sobre diversas carreiras, da teoria à prática, com dados atuais sobre a realidade no mercado de trabalho e perspectivas profissionais.

 

Outro destaque da UNIP é o processo seletivo para a graduação presencial e a distância (EaD) da universidade para o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018. Assim, todos os estudantes que se inscreverem para as provas de um desses períodos concorrerão a uma câmera GoPro, em sorteio diário, no próprio estande da UNIP.

 

A rodada de 26 palestras apresentadas por 18 professores começa, na sexta-feira (26), com “Porque escolher Direito”, com a professora Dra. Taís Angélica M. Porto, segue por outras áreas, por exemplo, Recursos Humanos, através da palestra “Gestão na Economia Digital brasileira”, com a professora Angela Pizzo, e entre outras, encerra com “Papel Estratégico do Administrador no Ambiente de Negócios”, com o professor Luiz Vagner Ferreira, do curso de Administração de Empresas da UNIP.

 

No dia seguinte (27), os temas seguem bastante focados e traçando incentivo para o ingresso no mercado de trabalho. Algumas palestras do dia são: “Fisioterapia: novas áreas de atuação profissional”, com a professora Kelly Cristina Sanches, “Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal à estética” com o professor Bruno Caputo, “O futuro da Arquitetura e Urbanismo”, com a professora Ana Elena Salvi, e “Carreiras em Matemática: Academia, Ciência e Mundo Corporativo”, com o professor Ricardo Drudi, da graduação de Matemática.

 

No último dia da Feira Expo CIEE (28), no estande da UNIP, as palestras vão novamente a fundo a algumas áreas, como Enfermagem, com a apresentação da palestra “Prevenção de DST e Contracepção” pela professora do curso Tais M. Lorenzetti Fortes, e Medicina Veterinária, com “Medicina Veterinária: o que esperar do curso e onde atuar como profissional”, com a professora Juliana Junqueira Moreira. Ao final, a programação completa.

 

 

 

SORTEIO DE GOPRO NO PROCESSO SELETIVO

 

Uma vez por dia, no estande da UNIP, todos aqueles que se inscreverem no processo seletivo do segundo semestre deste ano ou do primeiro de 2018 para a graduação presencial ou a distância (EaD) de qualquer curso oferecido pela Universidade Paulista vai concorrer a uma câmera GoPro de última geração.


Diariamente também, entre 10h30 e 11h10, a formação em “Fotografia” será tema de diferentes palestras apresentadas pelo professor Egídio Toda. Na sexta-feira, será abordada a relação da foto com o design gráfico; no dia seguinte, o universo da Fotografia, no geral; no encerramento, a relação com as Artes Visuais.

 

 

 

PREPARAÇÃO PARA O ENEM

 

De sexta-feira (26) a domingo, sempre entre 12h e 16h, professores do Curso Objetivo apresentarão três palestras por dia, com temas específicos para quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. O tema de abertura, às 12h do primeiro dia da Feira Expo CIEE 2017, é “Enem: O novo cenário do vestibular”, depois, às 14h, “Geopolítica e geografia política no Enem”, ambas as palestras ministradas pelo professor de geografiaAntonio de Carvalho Junior. A partir das 16h, será abordada “A redação no Enem 2017”, pela professora de redação Viviani Xanthakos.

 

No segundo dia (27), os assuntos são interdisciplinares: às 12h, “A matriz energética no Brasil”, apresentada pelo professor de física Rogério Trava Airoldi; às 14h, “Sustentabilidade e química: Problemas ambientais nos vestibulares” e, às 16h, “Sustentabilidade e química: As questões energéticas”, as duas palestras apresentadas pelo professor Bruno Valle, da cadeirade química do Objetivo

 

O último dia de palestras sobre o Enem, no auditório Objetivo-CIEE, atém-se a pautas em debate na sociedade brasileira: “Formação cultural do Brasil”, a partir das 12h, e “Aspectos da intolerância no Brasil”, às 14h, ambas com o professor de históriaRicardo Felipe di Carlo. Às 16h, o encerramento se dá com a palestra “Inglês no Enem: do ensino médio ao ensino máximo!” com a professora Elaine Callegari.

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na Feira Expo CIEE 2017

Dias 26, 27 e 28 de maio (sexta-feira a domingo)

Das 9h às 19h

Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3

Estande da UNIP – Rua 05

Auditório Objetivo-CIEE – Pavilhão do Ibirapuera

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Palestras da Universidade Paulista – UNIP

 

Dia 26 de maio (sexta-feira)

9h30 às 10h10 -  Direito -  Por que escolher direito? -  Prof.ª Dra. Taís Angélica M. Porto

 

10h30 às 11h10 -  Fotografia  -  Fotografia e design gráfico - Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10  - Arquitetura  -   O futuro da arquitetura e urbanismo e Urbanismo  - Prof.ª Ana Elena Salvi

 

12h30 às 13h10 - Com. Social  - Vídeos nas redes sociais    

(Publi. Prop.)  -  Prof.º Carlos Roberto Vaz Velota

 

 

13h30 às 14h10    - Medicina -  Medicina veterinária: o que esperar do curso Veterinária e onde atuar como profissional -  Profª Juliana Junqueira Moreira

 

14h30 às 15h10    - Propaganda - As recentes transformações do Marketing e Marketing  e suas implicações na Psicologia - Prof.ª Vania De Toledo Piza

 

15h30 às 16h10  - Psicologia  - Psicologia : ciência e profissão -Prof.ª Claudia Ruggi

 

16h30 às 17h10  - Recursos -  Gestão na Economia Digital Brasileira Humanos - Prof.ªAngelaPizzo

 

17h30 às 18h10 - Administração - Papel estratégico do administrador no ambiente de negócios -   Prof.º Luiz Vagner Ferreira

 

 

Dia 27 de maio (sábado)

9h30 às 10h10 Fisioterapia  -   Fisioterapia: novas áreas de atuação profissional - Prof.ª Kelly Cristina Sanches

 

10h30 às 11h10 - Fotografia - O universo da fotografia - Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10  - Odontologia -  Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal a estética -  Prof.º Bruno Caputo

 

12h30 às 13h10 -  Letras   - O poder de letras na comunicação e na Educação  -  Prof.ª Simone Camacho

 

13h30 às 14h10  - Farmácia -   Perspectivas profissionais farmacêuticas - Prof.º Humberto Frias

 

14h30 às 15h10   - Arquitetura - O futuro da Arquitetura e Urbanismo e Urbanismo - Prof.ª Ana Elena Salvi

 

15h30 às 16h10   - Medicina Veterinária  -   Medicina veterinária: o que esperar do curso e onde atuar como profissionalProf.ª Juliana Junqueira Moreira

 

16h30 às 17h10 - Ciência da Comp.     Novos paradigmas da computação Sistemas da Inf.   -   Prof.º Marcelo Nogueira

 

17h30 às 18h10    - Matemática -    Carreiras em matemática: Academia, Ciência e Mundo Corporativo - Prof.º Ricardo Drudi

 

 

 

Dia 28 de maio (domingo)

9h30 às 10h10 - Enfermagem - Prevenção de DST e Contracepção Prof.ª Tais M. Lorenzetti Fortes

 

10h30 às 11h10 - Fotografia -  Artes Visuais e a Fotografia -Prof.º Egídio Toda

 

11h30 às 12h10 - Odontologia - Atuação do cirurgião dentista: da saúde bucal a estética - Prof.º Bruno Caputo

 

12h30 às 13h10 -  Educação Física -  Educação Física: a profissão do futuro -  Prof.ºAdilson

 

13h30 às 14h10   - Arquitetura -   O futuro da Arquitetura e Urbanismo e Urbanismo   -  Prof.ª Ana Elena Salvi

 

14h30 às 15h10     - Medicina Veterinária -   Medicina veterinária: o que esperar do curso -   e onde atuar como profissional - Prof.ª Juliana Junqueira Moreira

 

15h30 às 16h10  - Turismo -  Empreendedorismo no Turismo - Prof.ª Sandra Nunes

 

16h30 às 17h10   -  Administração -  O papel do Administrador - Prof.ª Silvia Helen

 

 

Palestras do Curso Objetivo

 

Dia 26 de maio (sexta-feira)

12h às 12h40: Enem: O novo cenário do vestibular

 Prof. Antonio de Carvalho Junior

 

14h às 14h40:         Geopolítica e geografia política no Enem

                       Prof. Antonio de Carvalho Junior

 

16h às 16h40:         A redação no Enem 2017 

                            Prof.ª Viviani Xanthakos

 

Dia 27 de maio (sábado)

12h às 12h40:         A matriz energética no Brasil 

                       Prof. Rogério Trava Airoldi    

 

14h às 14h40:         Sustentabilidade e química: Problemas ambientais nos vestibulares    

                       Prof. Bruno Valle  

 

16h às 16h40:         Sustentabilidade e química: As questões energéticas

Prof. Bruno Valle   

    

Dia 28 de maio (domingo)

12h às 12h40:         Formação cultural do Brasil 

Prof. Ricardo Felipe di Carlo  

 

14h às 14h40:         Aspectos da intolerância no Brasil

Prof. Ricardo Felipe di Carlo  

 

16h às 16h40:         Inglês no Enem: do ensino médio ao ensino máximo!

Profª Elaine Callegari 

 

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DATA22/05/2017
<![CDATA[19/05/2017 - Vice-reitor da UNIP passa a ser Acadêmico Titular da Academia Paulista de Educação ]]> Por Roberta Abrahao

O teatro da UNIP Paraíso teve a honra de sediar, em 11 de maio, a sessão solene que deu posse a dois novos membros titulares da Academia Paulista de Educação (APE). Os condecorados foram o professor Fábio Romeu de Carvalho, vice-reitor da UNIP, e o professor Carlos Rolim Affonso.

 

De um total de 40 cadeiras – cada qual com seu respectivo patrono –, Fábio Romeu de Carvalho foi eleito em setembro de 2016, passando a ser Acadêmico Titular da Cadeira Nº 4, e Carlos Rolim Affonso, eleito um mês antes do mesmo ano, tem a Cadeira Nº 24.

 

As homenagens foram rendidas, na UNIP, por um público de, nada menos, 500 convidados. No palco, uma mesa abrigou renomadas autoridades na Educação, como os professores João Carlos Di Genio, reitor da Universidade Paulista – UNIP, Reinaldo Polito, presidente da Academia Paulista de Educação, Hubert Alquéres, vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro, Flávio Fava de Moraes, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Teresa Roserley Neubauer, ex-secretária da Educação do Estado, além de diversos acadêmicos da APE.

 

Como simbologia, cada homenageado recebeu uma medalha, cujo desenho inspira-se no quadro Poema à Virgem Santíssima, de Benedito Calixto, em que representa, na areia da praia de Iperoig, o Padre Anchieta escrevendo um poema a Maria, de quem era devoto. Inspirados nesse quadro, os acadêmicos fundadores da Academia Paulista de Educação criaram a Medalha da Academia, que leva a frase: Sapientiam Praestans Parvulis, isto é, “Ensinando a ciência às crianças”. A condecoração é dada a profissionais que se destaquem em sua área de atuação e que deem irrefutável contribuição no âmbito educacional. “Ela traduz um reconhecimento da sociedade àqueles que dedicam sua vida ao ato de educar e, juntos, sob a mesma perspectiva, possam usar a experiência adquirida na formulação de propostas inovadoras para melhorar o ensino no Estado de São Paulo e no Brasil.”

 

De fato, Fábio Romeu de Carvalho tem sua história pautada no ensino: é doutor em Engenharia de Produção, mestre em Filosofia, especialista em Avaliação no Ensino Superior, graduado em Engenharia, Matemática e em Pedagogia, além de ter feito o curso de Oficial da Reserva do Exército (CPOR) e ter doze livros e mais de vinte trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Filho caçula de uma família de sete irmãos, nascido e criado na zona rural da cidade de Consolação, em Minas Gerais, sua história no município paulistano teve início em 1961, aos 17 anos, quando se mudou para São Paulo para estudar Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. Aos 19, passou a ensinar Matemática, Física e Desenho. Recém-formado, em 1966, começou a lecionar Física no Curso Objetivo, que havia sido inaugurado.

 

Na década de 1970, graduou-se em Matemática e em Pedagogia, fato que logo o levou a ocupar cargo diretivo no Objetivo. Mais tarde, foram implantadas as Faculdades Objetivo e, em pouco tempo, passou a ser diretor dessas faculdades. A partir de então, começou a desenvolver sua carreira acadêmica, participando, inclusive, da comissão de reconhecimento que transformou, em 1988, as Faculdades Objetivo em Universidade Paulista UNIP.

 

Com isso, Fábio Romeu foi designado a ocupar os cargos de diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) e de vice-reitor de Planejamento, Administração e Finanças. Em 1998, concluiu o Curso de Especialização em Avaliação no Ensino Superior, pela Universidade de Brasília (UnB); em 2000, o Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e, em 2006, o Doutorado em Engenharia de Produção pela Poli/USP. Em suas pesquisas, desenvolveu um método para tomadas de decisão com base em lógica paraconsistente, que lhe rendeu publicações e prêmios internacionais.

 

Além da comenda, o vice-reitor da UNIP é donatário dos títulos de Cidadão Paulistano e de Cidadão Goianiense, mais alta honraria das Câmaras Municipais de São Paulo e de Goiânia; recebeu por duas vezes o Best Paper Award em congressos internacionais e também se orgulha de ser o patrono do “Prêmio Fábio Romeu de Carvalho”, concedido anualmente, desde 2005, aos dois atletas, um masculino e um feminino, às revelações do ano nas equipes da UNIP.

 

Igualmente destacado como educador, além de psicólogo e administrador, Carlos Rolim Affonso tem mais de 50 anos na docência universitária, na prática profissional, na administração e na direção de órgãos públicos e de fundações voltadas à seleção e ao desenvolvimento de Recursos Humanos. É dele, inclusive, o mérito de ser um dos criadores dos primeiros cursos de especialização na área. Não bastasse isso, Rolim é atuante nos cursos universitários nacionais e internacionais de Educação a Distância, além de ter sido um dos promotores da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Em missão oficial ao Uruguai, desempenhou a função de Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Professor Rolim atuou também no Departamento de Águas e Esgoto do Estado de São Paulo (DAE), na criação do Instituto Henry Pieron, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), entre outras entidades congêneres.

O acadêmico é autor de vários livros e artigos em prestigiados jornais de circulação nacional, nos quais tem focalizado a importância do fator humano nas organizações e na sociedade em geral (Fonte APE).

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DATA19/05/2017
<![CDATA[12/05/2017 - Curso de Direito do campus Araraquara realiza o Júri Simulado ]]> Por Luiz Carlos Agudo

No dia 8 de maio, no campus Araraquara, a coordenação do curso de Direito realizou a atividade Júri Simulado. Sob a orientação dos professores Carlos Eduardo Imaizumi, na acusação; André Luiz Oliveira, na defesa; e Carlos Montes Netto, no poder judiciário, os acadêmicos do sétimo ao nono semestres foram os protagonistas do julgamento.

Na oportunidade, os estudantes participaram nos papéis de testemunhas, réu e vítima. Enquanto os alunos dos demais semestres foram sorteados no dia do Júri e colaboraram como jurados.

Após o desenrolar do julgamento, decidiu-se pela absolvição e, ao contrário do processo original, o réu livrou-se da acusação. Depois da conclusão do Júri, os professores participantes fizeram explanações aos alunos presentes.

O evento foi organizado pela coordenação do curso de Direito por meio do docente Luís Carlos Agudo, com total apoio da direção do campus. “A atividade prática é uma das melhores formas de aprendizado”, enfatizou o coordenador do curso.

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DATA12/05/2017
<![CDATA[11/05/2017 - Aluno do curso de Publicidade e Propaganda é finalista do Academicxs Game – Santander Universidades ]]> Por Pós - enviada por email

O aluno Matheus Braz Calheira, do curso de Publicidade e Propaganda do campus Tatuapé, foi um dos vencedores do Academicxs Game – Santander Universidades, classificado em 4º lugar no ranking final.

O jogo, desenvolvido pelo Santander–Universidades, teve como objetivo estimular a internacionalização com foco no Empreendedorismo.

O prêmio recebido é uma bolsa de estudos na Babson College (EUA), com duração de duas semanas, em julho de 2017.

O setor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica parabeniza o aluno pela conquista.

 

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DATA11/05/2017
<![CDATA[11/05/2017 - Campus Rio Preto promove ação no Dia Mundial da Higienização das Mãos ]]> Por Débora Barbosa

No dia 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Para celebrar essa data, o curso de Enfermagem, do campus São José do Rio Preto, promoveu uma ação de saúde no pátio da unidade.

Na ocasião, os estudantes do sétimo semestre orientaram os participantes sobre a importância da higienização das mãos e distribuíram para colaboradores e alunos cerca de 2 mil sachês de sabonete líquido.

O evento também contou com uma exposição sobre Higienização, na qual foi montada uma caixa com luz negra, para que os presentes visualizassem a maneira correta de higienizar as mãos.

A limpeza das mãos é a prática mais eficaz no controle de infecções e na precaução contra a transferência de bactérias. O indivíduo precisa e deve estar consciente da importância de lavar as mãos na proteção à saúde, para segurança e qualidade da prevenção.

 

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DATA11/05/2017
<![CDATA[10/05/2017 - Curso de Design Gráfico do campus São José do Rio Preto promove ação solidária ]]> Por Débora Barbosa

No dia 12 de abril, com a finalidade de propor uma parceria e interação com a comunidade, os alunos do primeiro e segundo ano do curso de Design Gráfico, do campus São José do Rio Preto, levaram assistência material para a Comunidade Terapêutica Sol.

A ação se deu por meio da distribuição de kits de higiene pessoal aos acolhidos. A coleta aconteceu no próprio campus. Foram arrecadados mais de 50 estojos higiênicos contendo em cada um: creme dental, escova de dente, fio dental, barbeador e sabonete.

A Comunidade Terapêutica Sol, que está situada em São José do Rio Preto acolhe homens (maiores de 18 anos) dependentes em álcool e drogas.

Os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para obter informações sobre dependência química em álcool e drogas em nossa sociedade, e aprender métodos para alertar os jovens em situação de risco.

 

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DATA10/05/2017
<![CDATA[09/05/2017 - Destaques do Grupo UNIP-Objetivo na Feira BETT Educar 2017 ]]> Por Roberta Abrahao

Grupo UNIP-Objetivo anuncia parceria com a Microsoft e faz transmissões, ao vivo, direto de sua escola ambiental, em Angra dos Reis

 

O Sistema de Ensino Objetivo e a Universidade Paulista (UNIP) estarão presentes na Feira BETT Educar 2017. Reunidos no estande 130B, vários destaques chamam a atenção pela atualidade, inovação e pioneirismo de uma escola que ultrapassa os 50 anos de existência. Vamos a alguns deles:

 

 

ü Exibição de links, ao vivo, dos alunos em plena atividade de preservação ambiental na Escola do Mar, uma sala de aula a céu aberto, criada e mantida pelo Objetivo, direto de Angra dos Reis (RJ). As transmissões acontecerão nos dias 10/05 (10h-10h40) e 11/05 (15h-15h40).

 

Sempre com caráter pioneiro e inovador, não é de hoje que o Grupo UNIP-Objetivo tem entre suas linhas mestras a preocupação com a preservação ambiental. Em 1985, isso começou a se delinear com a introdução, pelo Colégio, da disciplina de Ecologia na grade curricular do Ensino Médio. Não tardou e, em 1988, foi criada a Escola do Mar. Localizada  em Angra dos Reis (RJ), a Escola do Mar está sediada em um casarão do século XIX, totalmente restaurado para as diversas e intensas atividades propostas. Uma média de 32 alunos do Ensino Fundamental e Médio ficam hospedados por 6 dias, tempo para que possam realizar pesquisas e colocar em prática num barco-escola o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes aprendem sobre Planctologia, Química da Água do Mar, Ecossistema, Aquacultura, Manguezal e as tão esperadas aulas de Mergulho.

 

As pesquisas acontecem em terra firme e no mar, sempre com o fim de colocar em prática e reforçar os ensinamentos teóricos da sala de aula. Os alunos aprendem a identificar as inter-relações de um ecossistema e os possíveis danos oriundos do desequilíbrio ecológico, ocasionado, por exemplo, pelo extrativismo vegetal ou pelas queimadas. Para tal, promovem-se caminhadas e coletas de material biológico. Também são ministradas noções de metodologia de pesquisa científica em campo, levando os alunos a desenvolverem um senso crítico-observador, com uma visão conservacionista do meio ambiente.

 

 

ü Lançamento da Solução em Vídeos – portabilidade

e acessibilidade através do Microsoft Azure

 

No dia 12 de maio (sexta-feira), às 10h40, no stand da Microsoft, a equipe de TI do Grupo UNIP-Objetivo anunciará o lançamento de mais uma novidade no campo da inovação, desta vez, inédita em todo o país. Com a palestra Utilização do Azure como plataforma de vídeo no Grupo UNIP-Objetivo, os porta-vozes explicam como é o novo sistema Solução em Vídeos, que tem funções de acessibilidade que universaliza a exibição de conteúdo em vídeo para alunos e professores de todo o Grupo, através de legendas simultâneas e facilita as buscas, de forma indexadas ao conteúdo por palavras em até seis idiomas.

 

São mais de 4 mil vídeoaulas que já estavam disponíveis na plataforma de ensino online do Objetivo, chamado Conteúdo Online.

 

A inovação veio com a implementação do Azure que estendeu a rede do Grupo à tecnologia Microsoft e as suas facilidades de acessibilidade automáticas. Além de ser uma opção de serviço inovador no país, atualmente, com isso, a plenitude das vídeoaulas, além de um banco de conteúdos integrado para todos os níveis de ensino (do básico ao superior) e material didático digital passam a estar universalizados para os quase 1 milhão de estudantes do Grupo.

 

 

ü Um pouco mais sobre o Conteúdo Online

 

O Conteúdo Online é um sistema de gestão de entrega de conteúdos. Trata-se de um extenso, dinâmico e interativo banco de dados, idealizado pelo Núcleo de Tecnologia UNIP-Objetivo (NUTEC), a ferramenta favorece o aprendizado. Seções especiais com vídeos, simuladores, ima­gens, atividades interativas, exercícios relacionados, links diretos com o Portal Objetivo, questões de vestibulares e do Enem estão entre os recursos que a ferramenta possibilita.

 

O Conteúdo Online reúne, também, um vasto acervo de livros e obras literárias que podem ser lidos em qualquer lugar onde haja tecnologias compatíveis. Os materiais estão catalogados e podem ser consultados por meio de filtros de assunto, título e autor, palavras-chaves, possibilitando a pesquisa e o aprofundamento do estudo, sempre tendo como base a credibilidade de professores e autores renomados e experientes na confecção do material didático.

 

O diferencial possibilita ao estudante aprimorar o que aprendeu em sala de aula. Para tanto, toda essa tecnologia está organizada em estruturas computacionais gerenciadas por bancos de dados, assegurando o seu funcionamento em multiplataforma , em todos os dispositivos móveis, como celulares e tablets, de todos os fabricantes e sistemas operacionais.

 

A plataforma pode ser acessada também de dispositivos móveis, de todos os fabricantes e sistemas operacionais.

 

 

ü Novo APP Objetivo

 

O Grupo UNIP-Objetivo está lançando na BETT Educar o aplicativo do  Objetivo.

 

O APP Objetivo propiciará ao aluno, da rede própria e conveniada, pais e professores, vivenciar e usufruir do momento tecnológico educacional com o uso de plataformas móveis. Ele permite ao usuário, de acordo com seu perfil, o acompanhamento de todo o conteúdo de sua série, a realização de tarefas e atividades, consultas de suas avaliações e notas e o acesso a uma infinidade de vídeos.

 

Dispõe de Conteúdo Online, Secretaria On Line , Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Notícias, Atualidades On Line, Facebook oficial do Objetivo e, uma grande novidade: programa em formato web rádio, que abordam temas educativos, veiculadas pela Rádio Trianon no programa Duas na TRI.

 

 

ü Extensão do Office 365 Online para os alunos de convênio

 

Será estendido gratuitamente, uma versão do Microsoft Office 365 inclui o Office 2016 online e traz a experiência dos recursos do Word, Excel, Power Point, entre outros. A nova ferramenta é compatível com todas as plataformas disponíveis no mercado atualmente: Windows, Apple, Android, Linux e principais dispositivos móveis.

 

De 10 a 13 de maio, sempre das 18h às 18h40, porta-vozes da equipe de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo, responsáveis pela integração com a plataforma Microsoft School, apresentarão palestra, no próprio stand do Grupo (130B), explicando em detalhes a novidade e o quanto isso representa em pioneirismo para o setor de Educação do país.

 

üMicrosoft School e o Grupo UNIP-Objetivo

 

Todas as escolas Objetivo podem se credenciar no programa Microsoft School podendo ser chanceladas pela Microsoft.

 

 

ü Lançamento da Central de Sistemas

 

A série de lançamentos de ferramentas inovadoras, no campo do ensino pelo Grupo UNIP-Objetivo, concluem com um portal de serviços para as escolas Objetivo, a Central de Sistemas. A ferramenta de acesso restrito aos profissionais das escolas traz um canal de relacionamento direcionado com a Diretoria de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo.

 

 

ü Realização de 26 PALESTRAS, NO ESTANDE DO OBJETIVO, com renomados professores do Grupo UNIP-Objetivo, dentre elas:


Palestra Próteses faciais, de baixo custo, feitas a partir de um smartphone por professores-doutores do Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP. A notoriedade e a importância deste trabalho, que tem pacientes reais beneficiados, já ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo escopo, inclusive de reportagens na imprensa internacional. Além da palestra, os responsáveis pelo projeto apresentarão em imagens todo o procedimento adotado para se obter a excelência no resultado, assim como imagens de como ficaram as faces dos pacientes.

Outra palestra versará sobre a Relação Escola-Família e os desafios da construção de uma cultura de paz. Nonato Assis de Miranda, coordenador-geral do curso de Pedagogia da UNIP e líder do grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores, do CNPQ, mostrará o quão importante é a relação escola-família, para a garantia do direito à educação no contexto da atualidade. Parte-se do pressuposto de que, embora a educação seja um direito constitucional, se não houver articulação entre essas duas instituições, corre-se o risco desse direito ser negligenciado.

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação será tema de palestra de dois professores do Objetivo.  No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo como hobbies. Todos eles voltam-se para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do ityourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Nesta palestra, o visitante do estande do Objetivo conhecerá como a robótica é estudada na instituição q, utilizando-se de kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3D e linguagens de programação.

 

Polo EAD: Um investimento de alto retorno será tema de palestra de Thiago Azem, gerente de Marketing e Planejamento Comercial do Ensino a Distância da UNIP.

 

 

A programação completa das palestras que o Grupo UNIP-Objetivo oferecerá em seu estande na BETT Educar 2017 está anexada.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na BETT Educar 2017

De 10 a 13 de maio (quarta-feira a sábado)
Das 9h às 19h

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP
Stand 130B

 

 

 

 

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DATA09/05/2017
<![CDATA[09/05/2017 - Cronograma de Palestras do Grupo UNIP-Objetivo Na Bett Educar 2017 ]]> Por Roberta Abrahão

Quarta-feira – 10/05

 

Escola do Mar: A sala de aula a céu aberto     

10h às 10h40

Com Prof.º Carlos Oliveira de Freitas, Prof.º Giorgio Falco e Prof.ª Angela Noronha

 

Imagine uma escola onde os professores são: o mar, ouriços, estrelas, tartarugas, golfinhos e toda a fauna e flora marinha. Essa é a Escola do Mar, projeto educacional ambiental pioneiro do Objetivo que proporciona, através de saídas embarcadas, com uso de equipamentos científicos antes desconhecidos e mergulhos monitorados, uma metodologia de ensino completamente inovadora. Eles observam na prática o que antes só era demonstrado por fotos e figuras, desenvolvendo um censo crítico de análise numa proporção imensurável comparada a uma sala de aula. O que nosso aluno vê, toca, observa... Essas são as ferramentas pedagógicas da 'escola do futuro' presente no Sistema Objetivo há quase três décadas.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ, professor do grupo UNIP-Objetivo e diretor da Escola do Mar – Angra, em Angra dos Reis (RJ).

 

Prof.º Giorgio Falco

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Objetivo; Graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro; Pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

Prof.ª Angela Noronha

Formada em Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Experiência como docente a mais de 15 anos em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Atuação como professora de Ciências no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo desde 2014.

 

 

Da roda de leitura à produção oral e escrita: o lugar privilegiado do jornal nos anos iniciais do Ensino Fundamental

11h às 11h40

Com Prof.ª Deborah Cristina Catarinacho 

        

Propor a reflexão sobre o uso de estratégias que estimulem o uso do jornal em sala de aula de forma significativa e contextualizada, explorando as múltiplas possibilidades de análise da linguagem jornalística e dos gêneros textuais que configuram esse suporte.

 

Sobre a palestrante

Deborah Cristina Catarinacho é coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do 2° ao 5° ano, mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP.

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a equipe de TI do Grupo UNIP-Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

 

Mostra de Arte no Objetivo: O artista na escola        

14h às 14h40

Com Prof.º José Minerini Neto

 

Com a intenção de apresentar a produção dos alunos realizada nas aulas de Arte do Ensino Fundamental do 6ª ano 9º ano do Colégio Objetivo é que originou em 2005 a primeira edição Mostra de Arte do Colégio Objetivo.

Todos os trabalhos realizados pelos alunos são expostos, não há seleção prévia, pois se considera manifestação artística genuína cada um dos resultados atingidos, que contam com a orientação de seus professores em pesquisas, formulações, formatações e realizações de projetos que tem por objetivo aproximar os alunos da arte e dos artistas.

Os trabalhos expostos resultam de amplos processos que se iniciam com a leitura de livros de arte, perpassam o desenvolvimento de pesquisas e análises contextualizadas que possibilitam o desenvolvimento de percursos estéticos singulares. Desde então, na noite de abertura acontece um encontro com artistas de destacada trajetória nacional e internacional.

 

Sobre o palestrante

José Minerini Neto é doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com residência no Teachers College da Columbia University, em Nova York, e mestre em Estética e História da Arte com Licenciatura Plena em Educação Artística. É o atual coordenador-professor e autor do material educativo de Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no Colégio Objetivo. Tem experiência na área de Arte com ênfase em Arte-educação, História da Arte Moderna e Contemporânea, Arte e Política e História do Ensino da Arte no Brasil. Atualmente, ainda, trabalha com educação em museus e instituições culturais.

        

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

15h às 15h40

Com Prof.º Esmeraldo Caniloi Junior

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação, física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Graduado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em formação em EaD, Esmeraldo Caniloi Junior é o coordenador da disciplina Informática e Robótica das séries Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Objetivo. Ele é também o fundador do site www.informaticaeducacional.com.

 

 

Polo EaD: Um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

 

        

        

Quinta-feira – 11/05

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

10h às 10h40

Com Prof.º Cristiano de Souza Lima

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Cristiano de Souza Lima é graduado em Sistema de Informação, com licenciatura em Computação. Ele é professor de Informática e Robótica do Ensino Fundamental 2 do Colégio Objetivo e educador de Tecnologias e Artes no SESC-SP.

 

 

 

Próteses faciais feitas a partir de um smartphone  

11h às 11h40

Com Prof.º Luciano Dib e Dr. Rodrigo Salazar

 

As primeiras próteses faciais em 3-D, e de baixo custo no mundo, foram feitas a partir da associação de fotografias tiradas com um smartphone comum e aplicativos gratuitos, que já estavam disponíveis na web. A criação cabe ao dentista Rodrigo Salazar Gamarra, peruano de 29 anos, cuja tese de mestrado foi concluída no final do ano passado, na UNIP, e atualmente é o objeto de seu doutorado na Universidade, orientado pelo Dr. Luciano Dib, com apoio de cientistas, acadêmicos e o 3-D designer, renomado internacionalmente, Cícero Moraes.

Na palestra, além de contar sobre o projeto, que tem como fim tornar acessível o valor final de próteses faciais, de ponta, para pacientes com deformidade facial, eles falam sobre a importância do incentivo ao uso de novas tecnologias no meio acadêmico e o papel da universidade nesse contexto.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Luciano Dib

Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em cirurgia bucomaxilofacial, com mestrado e doutorado com teses dedicadas a câncer bucal também pela USP. É ex-presidente da Sociedade Latino-americana de Reabilitação do Rosto e Próteses Bucomaxilo e atualmente é professor titular da graduação e pós-graduação da UNIP e professor-colaborador na Unifesp.

 

Dr. Rodrigo Salazar Gamarra

Doutorando em Odontologia na Universidade Paulista – UNIP, sob a orientação do Prof.º Luciano Dib, é responsável pela tese de mestrado, concluída no final do ano passado, na UNIP, que gerou um método pioneiro no mundo sobre as primeiras próteses faciais, em 3-D e de baixo custo, feitas a partir de fotografias tiradas com um smartphone comum e aplicativos gratuitos já disponíveis na web. A iniciativa com o Dr. Luciano Dib avança atualmente em parceria com o 3-D designer Cícero Moraes e outros acadêmicos, o projeto +ID (Mais Identidade). Rodrigo tem apenas 29 anos, é natural de Lima (Peru), graduado em Odontologia pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, com especialização em Reabilitação Oral e mestre em Odontologia, dedicando o trabalho à reabilitação Bucomaxilofacial, pela UNIP. Ele ainda é secretário do conselho diretivo da Associação Internacional de Anaplastologia, da Sociedade Latino-americana de Reabilitação Bucomaxilofacial e docente na UPC – Universidad Peruana de Ciências Aplicadas.

 

 

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a Equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

 

 

Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação? Sementes de gentileza

14h às 14h40

Com Prof.ª Ana Maria Ramos Sanches Varella

 

Estamos vivendo momentos de solidão, de coração trancado, de mentes atropeladas por inúmeras notícias que não gostaríamos de ouvir. O Projeto Sementes de Gentilezas, em sua simplicidade, tenta estimular pessoas a desenvolver estratégias que possam ser transformadoras em seu ambiente de atuação. Ele colabora com ideias e exemplos que possam melhorar a educação do nosso país.

A Educação exige uma vida transformada, revista, recomposta, construída, reavaliada, mas, acima de tudo, com uma volta profunda aos valores esquecidos, apagados, é o momento de semear gentilezas!

 

Sobre a palestrante

Ana Maria Ramos Sanches Varella é professora titular da Graduação e Pós-graduação da Universidade Paulista – UNIP e pesquisadora, líder e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinaridade: Movimento e transformação?, no IN M TRA – Universidade Paulista. Ela é pós-doutora do Programa de Educação: “Currículo- PUC/SP” e também pelo GEPI (Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade). É ainda doutora em Educação: Currículo, linha de pesquisa Interdisciplinaridade, mestre em Gerontologia, com especializações em Psicopedagogia, Psicologia Social, Fundamentos da Psicanálise e sua prática clínica e graduação em Letras.

        

 

Escola do Mar: A sala de aula a céu aberto     

15h às 15h40

Com Prof.º Carlos Oliveira de Freitas, Prof.º Giorgio Falco e Prof.ª Angela Noronha

 

Imagine uma escola onde os professores são: o mar, ouriços, estrelas, tartarugas, golfinhos e toda a fauna e flora marinha. Esta é a Escola do Mar, projeto educacional ambiental pioneiro do Objetivo que proporciona, através de saídas embarcadas, com uso de equipamentos científicos antes desconhecidos e mergulhos monitorados, uma metodologia de ensino completamente inovadora. Eles observam na prática o que antes só era demonstrado por fotos e figuras, desenvolvendo um censo crítico de análise numa proporção imensurável comparada a uma sala de aula. O que nosso aluno vê, toca, observa... Estas são as ferramentas pedagógicas da 'escola do futuro' presente no sistema Objetivo há quase três décadas.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ, professor do grupo UNIP-Objetivo e diretor da Escola do Mar – Angra, em Angra dos Reis (RJ).

 

Prof.º Giorgio Falco

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Objetivo; Graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro; Pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

Prof.ª Angela Noronha

Formada em Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Experiência como docente a mais de 15 anos em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Atuação como professora de Ciências no Ensino Fundamental do colégio Objetivo desde 2014.

 

 

Educação Física escolar: O lúdico como uma proposta educativa 
16h às 16h40

Com Prof.º Giorgio Falco 

Na escola aprende-se para jogar ou joga-se para aprender? Como criar jogos e atividades que favoreçam a participação efetiva de todos, respeitando a capacidade e a individualidade de cada um? Como desenvolver as competências tão importantes e necessárias numa aula de Educação Física e ao mesmo tempo proporcionar a inclusão dos alunos?

 

Sobre o palestrante

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, Giorgio Falco é graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro e pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

 

Polo EaD: um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é o gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

        

        

Sexta-feira – 12/05

 

A importância do Coordenador Pedagógico: Formação em EaD

10h às 10h40

Com Prof.ª Gabrielle Pellucio

 

As escolas vivem um momento de grande efervescência, no qual os saberes e as formas de realizar tarefas estão cada vez mais em destaque. Como o Coordenador Pedagógico reage a isso? Como pôr em prática tantos saberes de forma construtiva?

A reflexão sobre a prática e o estudo é fundamental e necessária. Venha assistir a nossa palestra e saiba como fazemos a formação do Coordenador Pedagógico na modalidade a distância.

 

 

Sobre a palestrante

Gabrielle Pellucio é graduada em Pedagogia, mestre em Geografia e aluna do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores da Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em sala de aula, coordenação e direção pedagógica. Atuou nas esferas pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Atualmente é assessora pedagógica e formadora do Núcleo de Educação a Distância do Sistema Objetivo. 

 

 

A relação escola-família e os desafios da construção de uma cultura de paz   

11h às 11h40

Com Prof.º Nonato Assis de Miranda

 

A proposta desse diálogo é mostrar o quão a relação escola-família é importante para a garantia do direito à educação no contexto da atualidade. Parte-se do pressuposto de que, embora a educação seja um direito constitucional, se não houver articulação entre essas duas instituições, corre-se o risco desse direito ser negligenciado.

Destaca-se que, diante do fato de a escola ter deixado de ser o único local onde aprendizagem acontece porque se aprende de diferentes formas e em diferentes lugares e, em virtude de a família ter transferido para a escola papéis que são dela, a escola tem sido obrigada a se reinventar. Assim, uma alternativa encontrada é busca de uma educação para a paz que não é nada novo; ao contrário, é uma proposta iniciada no início do século passado, mas que se tornou emergente, principalmente, nos grandes centros urbanos onde a violência não está apenas nos arredores, mas, também, dentro dos muros de nossas escolas.

 

Sobre o palestrante

Nonato Assis de Miranda é mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuou como professor e diretor na Educação Básica por mais de 25 anos. Atualmente é coordenador geral do curso de Pedagogia da UNIP e líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) em Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

 

 

Tecnologia Educacional

13h às 13h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

                  

        

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

15h às 15h40

Com Prof.º Cristiano de Souza Lima

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Cristiano de Souza Lima é graduado em Sistema de Informação, com licenciatura em Computação. Ele é professor de Informática e Robótica do Ensino Fundamental 2 do Colégio Objetivo e educador de Tecnologias e Artes no Sesc-SP.

 

                           

Polo EaD: um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é o gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações, possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

                  

 

        

Sábado – 13/05     

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

11h às 11h40

Com Prof.º Esmeraldo Caniloi Junior

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Graduado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em formação em EaD, Esmeraldo Caniloi Junior é o coordenador da disciplina Informática e Robótica das séries Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Objetivo. Ele é também o fundador do site www.informaticaeducacional.com.

                  

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

        

A importância do Coordenador Pedagógico: Formação em EaD

15h às 15h40

Com Profª Gabrielle Pellucio

 

As escolas vivem um momento de grande efervescência, no qual os saberes e as formas de realizar tarefas estão cada vez mais em destaque. Como o Coordenador Pedagógico reage a isso? Como pôr em prática tantos saberes de forma construtiva?

A reflexão sobre a prática e o estudo é fundamental e necessária. Venha assistir a nossa palestra e saiba como fazemos a formação do Coordenador Pedagógico na modalidade a distância.

 

Sobre a palestrante

Gabrielle Pellucio é graduada em Pedagogia, mestre em Geografia e aluna do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores da Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em sala de aula, coordenação e direção pedagógica. Atuou nas esferas pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Atualmente é assessora pedagógica e formadora do Núcleo de Educação a Distância, do Sistema Objetivo. 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

16h às 16h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na BETT Educar 2017

Data: de 10 a 13 de maio
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP
Horário: das 9h às 19h
Stand 130B

 

 

 

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DATA09/05/2017
<![CDATA[09/05/2017 - A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de abril de 2017 ]]> Por Pós

Data da defesa: 3 de abril de 2017

Autor: Everton Vitor Pontes da Silva

Orientadora: Simone Luci Pereira

Programa: Comunicação (Mestrado)

Título: Das Subculturas ao Alternativo: Um Estudo Etnográfico do Baixo Augusta

Resumo: A pesquisa centra-se na compreensão da “cultura alternativa” articulada por jovens que frequentam o Baixo Augusta (região da cidade de São Paulo). Privilegiamos as negociações e confluências culturais presentes no cenário da vida noturna do Baixo Augusta, tomando como enfoque a construção de identidades por meio da estética de moda e da cena e do consumo musical, fatores que colaboram para a formação do estilo de vida demonstrado pelas culturas juvenis que frequentam, consomem e são tomadas como referência para se construir a identidade dessa região. A questão central é compreender o conceito do que se pode entender por “alternativo” na construção sociocultural e identitária desses grupos, pressupondo o possível surgimento de um “ethos-alternativo”, concebido pelos/nos grupos que compõem esse cenário do Baixo Augusta expresso em comportamentos e ideologias políticas mais amplas. Tal pesquisa, de base etnográfica, utiliza-se de uma metodologia que busca perceber questões sobre: as negociações fluidas, porém conflituosas, construídas entre os diferentes grupos entre si e com o mercado, através de táticas e estratégias; questões de resistência; hegemonia e contra-hegemonia entre os grupos analisados e a cultura massiva ou mainstream, em que estão presentes usos e apropriações de maneiras diferenciadas e negociadas.

Data da defesa: 6 de abril de 2017

Autor: Augusto Cézar D’Arruda    

Orientador: Ernesto Michelangelo Giglio

Programa: Administração (Mestrado)

Título: Correspondência entre Expressões de Comprometimento e Distintas Configurações de Redes: Um Estudo Multicasos

Resumo: O trabalho investigou a sustentação da proposição de que diferentes naturezas de redes estão relacionadas com distintas manifestações do comprometimento. Entendem-se por distintas naturezas de redes aquelas que apresentam diferenças em seus objetivos, em suas características ou em sua formação; e por comprometimento algo que exige esforço pessoal para a realização de um objetivo coletivo, seja por relações estritamente negociais, seja por relações com aspectos sociais. A partir dessa proposição foi estabelecido o objetivo de investigar as manifestações de comprometimento em alguns casos de redes da região de Cuiabá. O constructo comprometimento abrange muitas definições e, consequentemente, muitos indicadores de sua presença. A revisão bibliográfica indicou que são raros os estudos acerca da categoria comprometimento, principalmente quando se trata de sua tipologia. Dessa forma, apoiado em modelos encontrados na literatura clássica e realizando as adaptações para os objetivos deste projeto, chegou-se a um modelo que define comprometimento nas seguintes variações: (1) social; (2) racional; (3) econômico; (4) utilitarista; (5) afetivo e (6) institucional. Como campo de investigação, selecionaram-se exemplos de redes da região de Cuiabá. As redes investigadas constituem redes heterogêneas com atores do governo, da sociedade, das empresas, do terceiro setor, dos sindicatos e das associações ligadas à tarefa. Em termos metodológicos, este estudo caracteriza-se como predominantemente qualitativo e uma parte quantitativa de análise de resultados de escalas. Sobre os resultados, na rede de economia solidária concluiu-se que os tipos de comprometimentos mais presentes foram o afetivo, o institucional e o social; na rede de negócios, os comprometimentos mais presentes foram o econômico, o institucional e o social; e, na rede de políticas públicas, os tipos de comprometimento mais presentes foram o racional, o institucional e o social. No conjunto das redes, a resposta da pesquisa sustentou a afirmativa sobre a presença de diferentes tipos de comprometimento em redes de distintas naturezas. O principal benefício teórico do presente trabalho foi a definição dos tipos de comprometimento, tendo como base a relação entre as partes; o benefício metodológico está na organização dos indicadores dos tipos de comprometimento e na construção dos instrumentos de coleta de dados. Para estudos futuros, sugere-se a investigação desses tipos de comprometimento em redes horizontais com baixa assimetria e homogêneas, pois as três redes investigadas neste trabalho apresentam alta assimetria e são heterogêneas, apresentando grandes diferenças entre os atores.

 

Data da defesa: 6 de abril de 2017

Autora: Maria Carolina Silva de Arruda     

Orientador: Ernesto Michelangelo Giglio

Programa: Administração (Mestrado)

Título: Interface entre Incertezas e Governança Relacional nas Redes: Análise de Múltiplos Casos da Região de Cuiabá

Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir, investigar e analisar o tema da governança relacional em redes na sua interface com as incertezas ambientais e comportamentais. Define-se governança como o arranjo das regras que possibilita o trabalho coletivo, e incerteza como a falta de conhecimentos, que exige a tomada de decisões em ações coletivas, incluindo instrumentos de defesa. A teoria de base da governança advém de modelos que incorporam a incerteza ambiental e comportamental, criando sistemas de regras de controle e de incentivos. O problema da pesquisa pode ser resumido na pergunta: “Qual a relação entre incertezas e governança nas redes?”. Realizada a revisão bibliográfica, concluiu-se que são raros os modelos que integram as incertezas com a governança, embora existam muitas afirmativas a respeito. No desenho da pesquisa, colocou-se a interface das incertezas com a governança relacional, mostrando que os indicadores da governança podem ter origem tanto interna do grupo, quanto externa. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, com método de estudo de caso, coletando dados de uma rede de negócios e uma rede de catadores de materiais recicláveis. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista com roteiro semiestruturado e os dados de fontes secundárias. Nas duas redes, realizaram-se análises inter e intraorganizacionais, com a participação de duas organizações: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG) e o Shopping Popular. A primeira aparece na rede de economia solidária, que envolve catadores de materiais recicláveis. A conclusão é que se pode estabelecer uma relação entre as incertezas ambientais e comportamentais a partir da análise intraorganizacional. A mesma conclusão é afirmada para o caso da rede de negócios, em que o Shopping Popular foi o foco, a partir da análise intraorganizacional. Nas duas análises interorganizacionais, os mecanismos formais e as regras de mercado predominaram, com pouca margem para arranjos entre as partes. A interpretação para os resultados é que a rede interorganizacional – da qual a ASSCAVAG faz parte – compõe planos e projetos do governo, tornando as regras mais inflexíveis. Além disso, essa rede tem como atores grandes empresas, que desenvolvem ações sociais, e por questões de controle dessas ações, criam contratos com regras para serem obedecidas, sob pena de suspensão dos financiamentos, o que caracteriza uma rede interorganizacional formalizada, com pouca margem para negociação. Seguindo essa mesma linha, a rede interorganizacional, na qual o Shopping Popular também faz parte, possui sua formalização, fundada em regras de comércio de varejo, controle de pirataria, leis de segurança e higiene no local, entre outras. No entanto, diferente da rede anterior, aqui existiram casos de negociações e acordos entre os atores. A contribuição do trabalho foi metodológica, haja vista a construção de indicadores que nortearam a elaboração dos instrumentos completos de investigação que podem ser testados em outras pesquisas; e teórica tendo em vista relacionar a governança relacional com incertezas ambientais e comportamentais, fato com certo ineditismo na literatura. Como sugestão de pesquisa futura indica-se investigar a correspondência de incertezas e governança relacional em redes com menor participação e controle do governo, para poder analisar se, nesse caso, as organizações apresentam mais interação e negociação.

 

Data da defesa: 12 de abril de 2017

Autor: Flavio Ricardo Ferreira

Orientadora: Maria Martha Bernardi

Programa: Patologia Ambiental e Experimental (Mestrado)

Título: A ivermectina administrada na idade juvenil prejudica o comportamento sexualmente dimórfico de ratos expostos ou não ao estresse

Resumo: Estudos prévios mostraram que as avermectinas, um grupo de antiparasitários, promovem efeitos sexualmente dimórficos em ratos. O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos sexualmente dimórficos da administração de ivermectina na idade juvenil em ratos expostos ou não ao estresse, em modelos animais de ansiedade, motores e exploratórios. Métodos: ratos Wistar machos e fêmeas com 29 e 44 dias de idade foram tratados com 0,2 ou 1,0 mg/kg de ivermectina. Aos 45 dias de idade, metade desses ratos foram observados no campo aberto e no labirinto em cruz elevada. A outra metade dos ratos foi submetida a 1h de estresse pelo sistema “Metrô de Nova York” e observada nos mesmos modelos comportamentais. Na sequência, o sangue foi coletado e os níveis plasmáticos de corticosterona avaliados. Resultados: nos ratos não estressados do grupo Controle e tratados com 0,2 mg/kg de ivermectina foi observado que fêmeas apresentaram maior atividade no campo aberto e no labirinto em cruz elevada enquanto nos machos, com a dose de 1,0 mg/kg, não foi observada diferença significativa entre os sexos; somente após o tratamento com 1,0 mg/kg os níveis de corticosterona foram maiores em fêmeas do que em machos. A exposição ao estresse impediu a expressão do dimorfismo sexual em todos os grupos no labirinto em cruz elevado e nos níveis de corticosterona plasmática. Conclusões: a administração da maior dose de ivermectina no período juvenil prejudica o dimorfismo sexual no campo aberto e labirinto em cruz elevada. Atribuiu-se este dado ao aumento dos níveis de corticosterona nas fêmeas que levou a redução das respostas nos dois modelos comportamentais. O estresse modifica apenas o dimorfismo sexual no labirinto em cruz elevado, principalmente por reduzir as respostas em fêmeas. Estes dados sugerem que fêmeas são mais sensíveis aos efeitos da ivermectina, particularmente em comportamentos ligados à ansiedade.

 

Data da defesa: 12 de abril de 2017

Autor: Moacir de Freitas Junior

Orientador: João Gilberto Mendes dos Reis

Programa: Engenharia de Produção (Mestrado)

Título: Hidrovia Tietê-Paraná: Análise dos Custos Logísticos e Viabilidade Econômico-operacional

Resumo: O transporte de grãos entre os locais de produção e de consumo se apresentam hoje no Brasil como um dos maiores problemas em relação à competitividade agrícola brasileira. Com dimensões continentais e apresentado uma matriz de transporte voltada em mais da metade para o modal rodoviário, o país tem gastos elevados em sua utilização, tornando-se menos competitivo no mercado mundial devido aos seus custos, aparecendo como uma alternativa para redução desses valores o modal hidroviário. Tendo como modelo o transporte de soja pela Hidrovia Tietê-Paraná, este estudo analisa a viabilidade econômico-operacional do transporte hidroviário brasileiro apresentando suas vantagens e desvantagens, num cenário em que os problemas de infraestrutura são desafiadores. Realizou-se um comparativo do cenário brasileiro com o norte-americano e europeu, visto que o primeiro divide a liderança de produção do grão no mundo com o Brasil e não apresenta uma distorção da matriz utilizada, já o segundo utiliza de forma mais efetiva o transporte hidroviário.

 

Data da defesa: 18 de abril de 2017

Autor: Duilio Maximiano Lanzoni

Orientador: Gustavo Souza da Silva

Programa: Comunicação (Mestrado)

Título: O Multiculturalismo em Filmografia «Escolhida» de Woody Allen

Resumo: O Multiculturalismo em filmografia «escolhida» de Woody Allen (diretor, roteirista, ator e realizador nova-iorquino) é um estudo das ressonâncias deste fenômeno, na cultura cinematográfica. Tem como objetivo principal analisar três filmes da «fase europeia» de sua produção: Match Point (2005), Meia-noite em Paris (2011) e Para Roma com Amor (2012), constituindo-se no corpus do trabalho. Salienta-se a interface cinema e multiculturalismo tendo como base bibliográfica os estudos «transdisciplinares» de Ella Shohat e Robert Stam (2002/2016) Crítica da Imagem Eurocêntrica e Introdução à Teoria do Cinema, deste último autor. A escolha dos filmes deve-se à fase promissora do diretor, à experiência de vida nessas culturas e ao caráter cosmopolita das cidades que servem de referência para o mundo ocidental. A atualidade do fenômeno do multiculturalismo é objetivada nas «diferenças individuais» e na «diversidade coletiva». Por isso, a narrativa ficcional, carregada de subjetividade, supera no caso do cineasta, as contingências da realidade por meio da utilização de uma linguagem irônica e catárquica como alternativa a esses impasses. Utilizam-se procedimentos metodológicos que partem de um levantamento geral sobre o tema, recorrendo aos Estudos Culturais, corrente que melhor expressa o desenvolvimento do conceito do multiculturalismo, transformando-o para sua acepção política e, mais tarde, econômica, no mundo globalizado da atualidade. Após a escolha dos filmes, realiza-se uma decupagem das cenas que explicitam a experiência e criam-se três categorias de análise: «contexto multicultural» do fenômeno na Europa, «dialética intercultural» entre a cultura europeia e estadunidense e a «crítica do diretor» que trouxe como resultado o reconhecimento de um «multiculturalismo crítico» no cinema de Woody Allen. Estrutura-se a dissertação em três capítulos: o primeiro define o multiculturalismo em duas vertentes, a diversidade cultural e a investida crítica ao eurocentrismo, perspectiva paradigmática dos citados Estudos Culturais; o segundo apresenta os três filmes decupados, deixando em evidência o problema da luta de classes na sociedade londrina, a situação de escritores imigrantes no período entreguerras em Paris e o conflito das novas formas de amar, propostas pelo mundo do espetáculo e os domínios da mídia em Roma; e o terceiro interpreta o conteúdo dos filmes na base da ética e da moral nas novas configurações multiculturais do comportamento humano, a arte e a intertextualidade como base dos novos modos de subjetivação, assim como a função crítica pós-moderna de Woody Allen aos meios de Comunicação Social.

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DATA09/05/2017
<![CDATA[09/05/2017 - Campus Assis participa da Solenidade de Entrega de Carteiras realizada pela OAB-Assis ]]> Por Divulgação

No dia 27 de abril, o campus Assis esteve presente na Solenidade de entrega de carteiras realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Seccional Assis, na Casa dos Advogados de Assis.

Foram entregues 26 carteiras, sendo 25 para advogados e uma para estagiária. Entre os novos advogados estavam presentes os ex-alunos do curso de Direito do campus Assis, Juliana da Cruz Câmara, Denner dos Santos Roque e Josuel Ribeiro Tozzo, acompanhados de seus padrinhos respectivamente, os doutores Ricardo Ferreira Perini, Carlos Henrique Pinheiro e Sydney Abranches Filho.

Compuseram a mesa solene: o presidente da OAB, Carlos Pinheiro; o conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Ricardo Hiroshi Botelho Yoshino; representando o Prefeito Municipal de Assis, Luciano Soares Bergonso; representando a Câmara Municipal de Assis, o vereador Célio Diniz; o primeiro promotor de Justiça da Comarca de Assis, José Calderoni Junior; o presidente da Décima Primeira Região da Comissão Estadual dos Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Ricardo Perini Ferreira; o coordenador do curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Gerson José Beneli; a coordenadora do curso de Direito do campus Assis, Maria Aparecida Domingos; o representante do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Francisco Maldonado Júnior; o presidente do Projeto OAB Concilia de Assis, James Eusébio Pedro Júnior; e o advogado da Comarca de Assis, Luiz Ângelo Mirisola.

O cerimonial foi conduzido pelo advogado, Adilson Afonso, reunindo uma plateia de aproximadamente 80 pessoas, entre advogados da Comarca, novos advogados e seus padrinhos, familiares e amigos dos novos advogados, que foram prestigiar o evento.

Para o presidente da OAB/Assis, Carlos Pinheiro, “a solenidade de entrega de credenciais é sempre motivo de muita satisfação para a Ordem. É um momento de muita alegria com o ingresso de novos integrantes que irão compor e agregar valor à advocacia assisense. Essa é uma das solenidades mais marcantes para a OAB. A Seccional recebe os novos advogados de braços abertos”, concluiu.

Já a coordenadora do curso de Direito do campus Assis, Maria Aparecida Domingos, explicou que, “a cerimônia de entrega de carteiras é um momento em que a Ordem recebe o advogado, dando-lhe as boas-vindas, entregando-o a sua credencial, passando a mensagem da Instituição, e desejando que seu ingresso seja de pleno sucesso no exercício profissional”. “Na verdade, este cerimonial é o fim de um ciclo. O acadêmico conhece o Conselho enquanto estagiário, conclui a graduação, é aprovado no exame da OAB, que é um filtro bastante seletivo, e o êxito no exame da Ordem dá o direito de estarmos hoje, aqui, comemorando com família e amigos, o ingresso dos novos advogados”, elucidou a docente.

O encerramento do ato solene se deu na sala de reuniões, com um coquetel muito bem organizado por funcionários e funcionárias da OAB.

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DATA09/05/2017
<![CDATA[08/05/2017 - Campus Cidade Universitária realiza o evento Dia de Vênus 2017 ]]> Por Prof. Ms. Thiago Macrini

Nos dias 5 e 8 de maio, o campus Cidade Universitária, por meio do curso de Estética e Cosmética, realizou o evento Dia de Vênus.

Na ocasião, as participantes foram recepcionadas com cafés da manhã, chás e coquetéis, além de receberem lembranças e brindes dos mais variados temas.

A coordenação geral do curso de Estética e Cosmética da UNIP criou o Dia de Vênus em maio de 2008, com o intuito de homenagear as mães no mês dedicado a elas. Desde então, todos os anos, no mês de maio, os alunos realizam esse evento praticando procedimentos estéticos, com o uso de sua criatividade e o auxílio da Universidade e de empresas parceiras.

O Dia de Vênus é um evento de Extensão Comunitária, aberto ao público, realizado em todos os campi da UNIP em que o curso é oferecido.

 

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DATA08/05/2017
<![CDATA[05/05/2017 - Curso de Engenharia inicia Projeto de Atividades no mercado de trabalho ]]> Por Coordenador Prof. Richardson Luz

No dia 17 de abril, a coordenação do curso de Engenharia do Ciclo Básico do campus Sorocaba deu início ao projeto: Atividades de Engenheiro no Mercado de Trabalho. O objetivo é mostrar para os alunos do Curso que os futuros engenheiros podem trabalhar em diversas áreas.

A primeira palestra baseou-se no tema: Engenheiro dentro de Equipes de Corridas (Stock Car), e foi ministrada pelo engenheiro mecânico, hoje funcionário da empresa Ford, situada na cidade de Tatuí-SP, com experiência em corridas de carros, Jean Tavares Horcaio. O palestrante discorreu, para mais de 400 alunos, sobre a importância de um engenheiro compor a equipe de corrida nesse tipo de competição.

Ainda, durante a apresentação, Jean Tavares associou as atividades dentro do boxe – de uma equipe de corrida – com as disciplinas que os alunos têm no curso de Engenharia da UNIP.

Estiveram presentes docentes e discentes do curso de Engenharia do Ciclo Básico e também alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Mecatrônica e Engenharia de Produção Mecânica. Ao final, foram abertas perguntas para o público.

Esta foi a primeira palestra realizada deste projeto, a ideia do Ciclo Básico é ter uma apresentação por mês, com engenheiros que atuam no mercado de trabalho, para mostrar as muitas possibilidades de atuação.

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DATA05/05/2017
<![CDATA[05/05/2017 - Cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia participam de palestra sobre Autismo ]]> Por Débora Barbosa

No dia 19 de abril, os alunos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia, do campus São José do Rio Preto, assistiram à palestra Capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada no teatro da unidade.

A apresentação foi realizada pelo psiquiatra formado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e atuante nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI), nas unidades Centro e Duas Vendas, Elton Alonso Pompeu.

O objetivo da atividade foi capacitar os alunos envolvidos para atender pacientes com essas necessidades. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. A Lei Federal n. 12.764 (Lei Berenice Piana), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, inclui essas crianças em escolas e universidades regulares. Isolar ou colocar em colégios especiais retiram deles a igualdade – tão importante ao comportamento de todos.

 

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DATA05/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Curso de Enfermagem realiza o Dia Saudável no supermercado Pão de Açúcar ]]> Por Tais Fortes

No dia 4 de abril, os alunos do último ano do curso de Enfermagem, do campus Chácara Santo Antônio, estiveram no supermercado Pão de Açúcar, unidade Estilo Barroco, em Santo Amaro, para realizar o Dia Saudável.

Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Rachel Contrucci e Fabiane Marui e realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia dos colaboradores e passaram informações sobre hábitos saudáveis e orientações, nos casos de alterações nesses procedimentos.

A atividade aconteceu entre às 9h e 16h e, em virtude do interesse dos clientes da rede de supermercados, em breve haverá outro evento.

 

 

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DATA04/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Professora de Mestrado da UNIP é uma das ganhadoras do prêmio Emerald ]]> Por Pós - enviada por email

No mês de abril, foram anunciados os ganhadores do prêmio Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research Awards.

A professora do Programa de Mestrado em Administração da UNIP, Marcia Regina Santiago Scarpin, foi uma das contempladas por sua pesquisa intitulada Operational Capabilities’ Typology: An Evolution from Operational Practices.

O prêmio, de alcance global, incentiva e recompensa a excelência na investigação acadêmica e é considerado um selo de qualidade para a pesquisa. Desde sua criação em 2005, este foi o primeiro ano em que uma pesquisadora formada em uma universidade brasileira ganhou tal reconhecimento.

O Emerald Group Publishing Limited é uma das maiores bases de dados de artigos na área de Administração, e a European Foundation for Management Development (EFMD) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, com mais de 860 membros entre acadêmicos, empresas do setor público e privado de 84 países.

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DATA04/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Campus São José do Rio Preto realiza a Sétima Jornada de Ciências Contábeis ]]> Por Débora Barbosa

De 24 a 26 de abril, o campus São José do Rio Preto realizou a Sétima Jornada de Ciências Contábeis, organizada pela turma do quarto ano do curso de Ciências Contábeis. O episódio, que ocorreu no auditório do campus, contou com a presença de renomados palestrantes do mercado de trabalho.

Iniciando a Jornada, a diretora do campus, Simone Buchala e o professor Paulo Pignataro realizaram a abertura do evento. No dia 25, ocorreram as palestras: Planejamento, ministrada pela consultora de Recursos Humanos e especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Teresa Ribeiro; e As Carreiras Mais Promissoras na Área Contábil, proferida pela mestra em Ciências Contábeis, Alessandra Silva Santana Camargo, que de forma entusiasmada esclareceu e orientou pontos importantíssimos da profissão.

Já no dia 26, encerrando os trabalhos, foram apresentadas as palestras: Motivação e Alta Performance: Excelência na Busca de Resultados, com o Executive Coach João Ricardo de Martins dos Reis; e Contabilidade no Terceiro Setor, com o contador e administrador Hospitalar, João Edson. Na ocasião, houve ainda, sorteio de diversos brindes e entrega de certificados.

A atividade e a organização do evento ofereceram aos acadêmicos o aprimoramento de suas habilidades no trabalho em equipe e o desenvolvimento de tarefas com harmonia e coordenação. Além da capacidade em buscar palestrantes que acrescentaram qualidade e muitas informações sobre o futuro da profissão e a forma promissora com a qual vem se desenvolvendo.

Segundo o docente Paulo Pagnataro, “os resultados obtidos na jornada foram animadores, pois nos dias seguintes, vários alunos me consultaram sobre os temas abordados no evento e a possibilidade de participarem do processo seletivo de grandes empresas de auditoria (um dos temas explanados em palestra). Informações sobre estágios e cursos na área também despertaram o interesse e a atenção dos presentes”.

 

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DATA04/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Cursos de Enfermagem e Nutrição participam de evento no Sesc Santo Amaro ]]> Por Tais Fortes

No dia 8 abril, os alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição, do campus Chácara Santo Antônio, acompanhados pela supervisora Thais Cristina Silva, e pela coordenadora do curso de Enfermagem na unidade, Tais Fortes, participaram das atividades do Dia da Saúde promovidas pelo SESC Santo Amaro.

Na ocasião, os estudantes realizaram atendimentos de verificação de pressão arterial; testes de glicemia; fizeram cálculos do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos visitantes; e ofereceram informações e orientações sobre os valores alterados com os respectivos encaminhamentos, quando necessário.

As atividades realizadas fecharam a semana de programação do SESC que atendeu às propostas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de combate à depressão com informações e atividades educativas.

O evento atendeu mais de 100 usuários e objetivou proporcionar aos acadêmicos um contato com a população e a identificação de alterações de sinais como a hipertensão – doença muitas vezes não diagnosticada.

 

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DATA04/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Alunos do curso de Enfermagem participam de ação promovida pelo SEFRAS ]]> Por Tais fortes

Em 7 de abril, os alunos do último ano do curso de Enfermagem do campus Chácara Santo Antônio, acompanhados pela coordenadora Tais Fortes e pela supervisora Thais Cristina Silva, participaram das atividades do Dia da Saúde, promovidas pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), na região central de São Paulo.

SEFRAS é uma rede de serviços sociais que atende moradores em situação de rua, imigrantes sem condições financeiras e pessoas em situação de risco.

Na ocasião, os acadêmicos realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientaram os usuários sobre os valores alterados com respectivos encaminhamentos, quando necessário.

A atividade despertou nos envolvidos um olhar de atenção às necessidades humanas desta população.

 

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DATA04/05/2017
<![CDATA[04/05/2017 - Curso de Ciências Contábeis realiza a elaboração do IR 2017 gratuitamente ]]> Por Débora Barbosa

O curso de Ciências Contábeis, do campus São José do Rio Preto, realizou gratuitamente atendimento à população para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2017).

Os atendimentos foram feitos nos dias 1, 8 e 22 de abril e contaram com a participação de professores, alunos do segundo, terceiro e quarto anos do período noturno. O evento faz parte da grade do curso de Ciências Contábeis e os atendimentos foram conduzidos pelo professor Paulo Pignataro.

Os alunos se mostraram muito interessados na atividade proposta, foram extremamente disciplinados e assimilaram de maneira elogiável os ensinamentos. O atendimento ao público ocorreu de maneira tranquila e todos aqueles que procuraram o serviço foram muito bem atendidos, elogiaram a iniciativa e o trabalho realizado pela Universidade.

Todos os anos, entre os meses de março e abril, os cidadãos brasileiros ou estrangeiros residentes no País devem declarar o Imposto de Renda (IR). Trata-se de uma declaração de ajuste, uma vez que ao longo dos meses o contribuinte já tem o imposto retido (em sua totalidade ou parte) na fonte do pagamento ou de seu resgate. Esta declaração pode ser feita até 30 de abril de cada ano.

 

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DATA04/05/2017
<![CDATA[03/05/2017 - Curso de Enfermagem participa de Campanha de Prevenção da Hipertensão ]]> Por Débora Barbosa

No dia 26 de abril, os alunos do sétimo e oitavo semestres do curso de Enfermagem do campus São José do Rio Preto participaram da campanha externa sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Os acadêmicos, divididos em dois turnos, no período das 10h às 15h e das 15h às 20h, realizaram aproximadamente 500 atendimentos no Riopreto Shopping Center, em parceria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e da BenSaúde.

Entre os atendimentos oferecidos à população, estavam: aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação ao público sobre a doença.

Para prevenção da hipertensão arterial é indicado: alimentação variada, diminuição do sal das refeições e atividade física.

 

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DATA03/05/2017
<![CDATA[03/05/2017 - Pesquisador Jaime Monteiro ministra palestra para o curso de Gastronomia ]]> Por Sr. Jaime Monteiro Raquel

No dia 3 de maio, o pesquisador Jaime Monteiro Raquel ministrou, para os alunos do curso de Gastronomia do campus Cidade Universitária, a palestra A Umbanda e as Comidas de Santo.

Jaime Monteiro se dedica a pesquisas sobre o tema há 50 anos e revelou aos participantes sobre o aparecimento desta religião no Brasil, que está diretamente ligada à influência da cozinha africana na gastronomia brasileira.

A partir das raízes do Candomblé, os escravos africanos ofereciam comida aos seus santos. Quando a Umbanda começou a ser difundida, separada do Candomblé, também se utilizou desta cultura de oferecer comida aos orixás, conforme seus gostos. Grande parte da culinária baiana tem base na comida religiosa do Candomblé e da Umbanda.

Na ocasião, os estudantes executaram três pratos: Omolucum de Oxum (prato preferido do orixá), feito de feijão fradinho, camarões secos e ovos – símbolo da vida; Rabada de Xangô, composto por doze pedaços de rabo bovino com quiabos refogados em fogo e decorado com doze quiabos inteiros; e Manjar Branco de Iemanjá, servido sobre folha de bananeira (prato preferido da deusa).

 

 

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DATA03/05/2017
<![CDATA[03/05/2017 - Cursos de Enfermagem e Nutrição realizam evento para idosos ]]> Por Tais Fortes

No dia 11 de abril, os cursos de Enfermagem e Nutrição, do campus Chácara Santo Antônio, realizaram um momento de descontração, prazer e aprendizado direcionado à população idosa da região, com o objetivo de comemorar o Dia da Saúde e a Páscoa.

O evento ocorreu na Clínica de Saúde Chácara, onde 19 idosos puderam participar de uma tarde de informações sobre a importância de momentos felizes e prazerosos da vida e, em seguida, foram para o Laboratório de Nutrição e prepararam cookies saudáveis, aproveitando o período que antecedia a Páscoa.

Os acadêmicos e profissionais dos cursos de Nutrição e Enfermagem planejaram, organizaram e acompanharam as atividades.

O relato dos participantes foi de gratidão e satisfação pela produção em grupo.

 

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DATA03/05/2017
<![CDATA[03/05/2017 - Curso de Enfermagem realiza palestra em escola técnica da Zona Sul de São Paulo ]]> Por Tais Fortes

Nos dias 9 de março e 6 de abril, o curso de Enfermagem do campus Chácara Santo Antônio esteve no Centro de Desenvolvimento Social e produtivo para Adolescentes Jovens e Adultos (CEDESP), unidade Ave Maria, na Zona Sul de São Paulo, realizando a palestra Reprodução Sexual e Métodos Contraceptivos.

Mais de 200 jovens de 15 a 19 anos puderam trocar ideias e tirar dúvidas sobre concepção e contracepção, além de falar sobre cuidados relacionados à proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.

Na oportunidade, foram entregues cartilhas informativas desenvolvidas por alunos e professores do curso de Enfermagem, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Participaram da ação cerca de dezoito alunos do curso de Enfermagem supervisionados por profissionais da UNIP.

 

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DATA03/05/2017
<![CDATA[28/04/2017 - Curso de Direito realiza visita técnica ao Instituto de Criminalística de São Paulo ]]> Por Ricardo Martins

Em 28 de abril, os alunos do curso de Direito do campus Cidade Universitária, acompanhados pelo professor da disciplina de Direito Penal e Processo Penal, Ricardo Martins, realizaram uma visita técnica à sede administrativa do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo (IC), localizado no bairro do Butantã, na Capital.

Durante a visita, coordenada pela professora Célia Rosenthal Zisman, os acadêmicos conheceram as dependências do Instituto e assistiram a uma palestra sobre as funções da Polícia Científica. 

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DATA28/04/2017
<![CDATA[28/04/2017 - Campus Araraquara realiza a Campanha Páscoa Solidária ]]> Por Prof. Carlos Henrique Aiello

No período de 13 de março a 7 de abril, o campus Araraquara promoveu a campanha Páscoa Solidária, envolvendo alunos e coordenadores dos cursos de graduação.

A arrecadação de chocolates aconteceu na unidade e contou com o apoio da direção local, da chefia de campus e da Consultoria UNIP Júnior (JUNIP). A distribuição foi realizada ao longo da Semana Santa nas instituições: Hospital Psiquiátrico Espírita Cairbar Shutel; Maternidade Gota de Leite de Araraquara; Asilo São Francisco de Assis; Casa Mater; Centro Espírita Casa do Caminho; Associação São Pio; Casa de Acolhida Sacrário de Amor; Centro Espírita Caminheiros da Luz; Casa Betânia; Asilo Lar dos Pobres e Dispensa Vicentina de Rincão; Centro Espírita Bezerra de Menezes de Rincão; Morada de Luz Francisco de Assis; e Paróquia Jesus Bom Pastor da Igreja Ortodoxa Católica.

A ação, realizada anualmente, se repete em outras datas comemorativas como o Natal e o Dia das Crianças, além da Campanha do Cobertor entre os meses de maio e junho, com organização do coordenador do curso de Propaganda e Marketing, Carlos Henrique Aiello.

 

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DATA28/04/2017