Solange Wajnman

Solange Wajnman

Formação: socióloga pela UFMG, mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e doutora em Sociologia por Paris V, Sorbonne. Professora do curso de Moda e do programa de Mestrado em Comunicação da UNIP/SP.
Linha de Pesquisa: Moda, Mídia e Novas tecnologias
Contato: solange.wajnman@docente.unip.br

Artigos Disponíveis

As Novas fibras e tecidos: Estudo exploratório para uma linha de pesquisa em Sociologia

Aplicação de Novas Tecnologias no Universo da Moda: Estudo exploratório para as bases técnicas da Pesquisa

Por Uma Identificação das Novas Formas Estéticas: figuras da moda contemporânea

Por uma identificação das novas formas estéticas: o novo objeto estético

Pesquisas

1) "Moda, Tecnologias Contemporâneas e Novas Formas de Cognição"

RESUMO:

As preocupações deste projeto partem da constatação do impacto econômico e mediático da moda na sociedade contemporânea, mas não se esgotam aí. Reconhece o alcance e extensão deste campo definido pelo mercado empresarial, a sociabilidade esboçada pelos novos padrões éticos e estéticos, mas pretende ir além. A pesquisa pretende atingir um núcleo importante que poderá ser instrutiva no que diz respeito às novas formas cognitivas da chamada sociedade pós-moderna. Trata-se pois de identificar nas formas estéticas da moda, um padrão cognitivo e simbólico que caracteriza, de forma atual e prospectiva, a leitura do nosso "espírito dos tempos".

Este padrão, segundo nossa hipótese, liga-se necessariamente ao paradigma tecnológico, paradigma crucial em nossa sociedade. As preocupações que norteiam a nossa pesquisa são as seguintes : O que ocorre quando as novas tecnologias cruzam o domínio da moda (forma estética atual da maior relevância)? Quais as representações imaginárias que esta última deixa entrever? Se a moda pode ser considerada como uma arte dos nossos tempos (posto que há uma concepção de formas, volumes, espaço, tempo, cor) ela, necessariamente veicula uma expressão simbólica e cognitiva. Qual seria esta expressão dentro de um contexto complexo do instrumental tecnológico da atualidade?

O estudo das formas da moda contemporânea na perspectiva das novas tecnologias permite reconhecer e analisar estas categorias, podendo mesmo somar-se à estudos similares em outros setores da arte atual (imagens sintéticas, vídeos etc), completando assim o universo de estudos relativos à leitura do quadro, ou do "espírito do tempo"da pós-modernidade.

A Pesquisa está sendo realizada com o financiamento do setor de pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unip.

STATUS DA PESQUISA: em andamento.

2) "Por uma Identificação das Novas Formas Estéticas"

RESUMO:

Este trabalho tem como proposta a identificação de estruturas análogas no campo da linguagem tecnológica com o campo da estética. Demonstra-se que algumas das mesmas estruturas cognitivas encontradas na linguagem tecnológica estão sendo desenvolvidas sincronicamente na arte e na moda contemporânea.

Pesquisa realizada dentro do quadro da bolsa recém-doutor, na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo,concedida entre os anos 95 e 97.

AMOSTRA DO EIXO ANALÍTICO:

Nossa análise aplicada aos objetos estéticos e à moda seguem a seguinte proposta de categorização:

A VISIBILIDADE DO INVISÍVEL

Caracterização do invisível:

As novas formas plásticas apresentam características de imaterialidade, a transparência, a fluidez, o fluxo e a velocidade?

Caracterização do visível:

Como se dá o contato com o visível? Através do ilusionismo tridimensional? Da perspectiva? Ou ele se dá através da superficialidade, da tactilidade? Existe metáfora ou os caracteres físicos são apresentados concretamente? Como é a relação com o espaço?

Existe a separação sujeito/objeto, o espectador é encorporado à obra?

* A RELAÇÃO ABSTRATO/CONCRETO

A Relação entre o conceitual e o orgânico,

Como se da á a relação entre o construtivismo e a organicidade? Como se dá relação entre a simetria, o racional e o gestual barroco expressivo?

A Relação entre a substância e a abstração

Quais são e como se dá a utilização das substâncias? Como estes materiais enquanto substância podem veicular a abstração?

1. MUTABILIDADE DE SENTIDOS/ TRANSMUTAÇÕES

Justaposição de tempos, espaços. Hibridismos.

Os estilos se justapõem? Os tempos e espaços estão fragmentados? Eles são intercambiáveis?

Transmutação de elementos em outros

Os elementos podem se transformar? Se eles se transformam, se transformam dentro de uma mesma ordem ou podem ainda fazer um trânsito entre a ordem material e abstrata?

IMAGENS: fotos publicadas nos anos 93, 94 e início de 95 no caderno "Ilustrada" da Folha de S. Paulo.

PALAVRAS CHAVES: moda, arte, novas tecnologias, virtualidade, transparência, mutabilidade, corporeidade abstrata.

LINKS: http://www.eca.usp.br/nucleos/ntc/ntc.htm

STATUS DA PESQUISA: primeira redação finalizada.

3) "Teoria da Comunicação e Moda" - Solange Wajnman

RESUMO:

Nosso trabalho apresenta os resultados da análise do cruzamento entre algumas importantes teorias da comunicação com uma pesquisa entre os professores do Curso de Moda da Unip no ano de 1998.

Partimos da suspeita de que não havia um referencial claro no que diz respeito à concepção do objeto moda enquanto objeto pautado pela teoria da comunicação e pelos seus desdobramentos epistemológicos. Testamos esta hipótese ao detectar e analisar a posição dos professores com relação às questões que envolvem a relação moda e indústria cultural, moda e sociedade, o processo pedagógico decorrente desta visão e a visão prospectiva da moda na sociedade contemporânea.

Os resultados nos mostram que existe entre os professores uma concepção fecunda do objeto moda, visão pertinente com relação às mais contemporâneas teorias da comunicação, mas ainda não totalmente sistematizada.

Pesquisa realizada dentro do projeto "O Espírito do Tempo e Moda Contemporânea : subsídios teóricos/metodológicos para a constituição de um campo de saber aplicável ao curso de moda/Unip".

O trabalho foi financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unip, 1998.

PALAVRAS CHAVES: moda, teoria crítica, teoria culturológica, sociologia formista, linguagem tecnológica

LINKS: www.intercom.com.br

STATUS DA PESQUISA: redação final.