Questões para o Desenvolvimento de Habilidades de Raciocínio Lógico e de Leitura e Interpretação de Textos, Imagens, Gráficos e Tabelas (manual do professor)

Obra: Questões para o Desenvolvimento de Habilidades de Raciocínio Lógico e de Leitura e Interpretação de Textos, Imagens, Gráficos e Tabelas (manual do professor)
Autor: Christiane Mazur Doi, Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro e Tânia Sandroni.

Resumo

As questões apresentadas neste caderno têm como base o respeito aos Direitos Humanos e visam ao desenvolvimento da prática reflexiva do estudante por meio do uso do raciocínio lógico, da articulação de conhecimentos, da análise de enunciados contextualizados, da avaliação crítica de situações, da comparação de possibilidades e da interpretação de dados. Há comentários a respeito de enunciados, afirmativas, asserções e alternativas que ajudam na elucidação dos problemas propostos e no esclarecimento de dúvidas. As explicações presentes nas 60 questões guiam o leitor no sentido de desenvolver as habilidades e competências requeridas pelos exercícios, tais como: interpretar textos; compreender representações simbólicas, pictóricas, tabulares, gráficas e numéricas; formular argumentos consistentes; comparar ideias; diferenciar conceitos; distinguir dados absolutos e relativos; realizar cálculos e análises envolvendo porcentuais; estabelecer relações de causa e efeito. O material apresenta diversos temas, acompanhados de textos de apoio, indicações bibliográficas, questões e comentários que motivam a reflexão e permitem a ampliação de conhecimentos. Entre os assuntos abordados, comenta-se sobre meio ambiente, saúde, comportamento, violência, educação, direito à livre expressão, serviços socioassistenciais, economia, distribuição de renda, política internacional, processos migratórios, índices de desenvolvimento, ética, cidadania, tecnologia, redes sociais, inclusão digital, transportes, mobilidade urbana, manifestações artísticas, cultura, relações de gênero, relações de trabalho, relações étnico-raciais e responsabilidade social.