Alunos do Curso de Ciências Biológicas visitam Aquário e Jardim Japonês em Ribeirão Preto

No dia 18 de maio, os alunos do curso de Ciências Biológicas do campus Ribeirão Preto realizaram uma visita técnica ao Aquário do Bosque e Zoológico da cidade, que abrangeu a área aberta ao público e a área restrita, os equipamentos de filtração, o local de quarentena e o local de preparo e distribuição do alimento dos peixes. Houve também observação de diversas espécies de peixes e alimentação de carpas no lago do Jardim Japonês.

O aluno Joel Mangolin fez a monitoria da visita, relacionada com a disciplina Princípios de Zoologia de Vertebrados, ministrada pela professora Patricia Romano da Silva. A atividade possibilitou a observação de características e condições discutidas durante as aulas teóricas. Várias espécies pertencentes à Bacia Amazônica e à Bacia Pantaneira foram analisadas, além de um exemplar de raia de água doce, em um dos tanques da área de quarentena, e outras espécies, como o conhecido pirarucu (Arapaima gigas), o peixe híbrido tambacu e as tilápias.

Foram observadas também espécies de peixes ornamentais, como o acará-bandeira e o acará-disco, que podem ser criados juntos em um aquário, e um exemplar da famosa piranha, peixe da subfamília Serrasalminae. Com base em dados de anos anteriores sobre as piranhas, discutiu-se as possíveis causas da diminuição acentuada da espécie e a importância do papel do biólogo em situações como essa.

A atividade proporcionou ainda reflexões sobre as diversas capacidades profissionais do biólogo, que pode atuar como empreendedor aquicultor, consultor ambiental, cientista envolvido com produção de híbridos e profissional responsável pelo manejo, conservação e preservação de espécies aquáticas.