Campus Bauru promove Jornada de Biomedicina 2019 e Décima Quarta EXPOLAB

Nos dias 2 e 3 de maio, o campus Bauru promoveu a Jornada de Biomedicina 2019. Foram 14 horas de atividades diárias, com quatro palestras, 10 workshops, exposição de painéis e lançamento de livro e jogo.

No primeiro dia, no período da manhã, houve a palestra de abertura Reprogramação fetal por agentes químicos ambientais, ministrada pelo professor e pesquisador do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, Antonio Francisco Godinho. À noite, foi a vez do consultor Mauro Dias, do Palestras Mágicas: Assessoria e Consultoria de Empresas, apresentar o tema Uma história que vale a pena ser escrita. Houve também exposição de painéis de trabalhos científicos, conduzida pela professora Paula Martins da Silva.

No dia 3, a professora do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento, Biotecnologia Médica e Patologia da Unesp Botucatu, Rejane Maria Tommasini Grotto, realizou a palestra Marcadores moleculares para diagnóstico de arboviroses. Encerrando o evento, a representante no Brasil da técnica de radiestesia genética, professora Patrícia Bortone, falou sobre Autocuidado: a Radgen como um caminho e a alegria como resultado!

Ainda durante a Jornada, ocorreu a Décima Quarta Exposição do Laboratório Escola de Biomedicina (EXPOLAB) – Jogos Educacionais. Os alunos do Grupo de Estudo em Bioinformática Estrutural (G3B3) apresentaram o jogo “Proteínas”, desenvolvido sob a orientação da coordenadora do curso de Biomedicina no campus Bauru, Patrícia Carvalho Garcia, dos professores Renato Massaharu Hassunuma e Michele Janegitz Acorci-Valério, e também da coordenadora geral do curso de Biomedicina, Sandra Heloísa Nunes Messias.

O jogo foi lançado durante o evento e suas aplicações encontram-se em livro digital disponível para download gratuito. Exemplares do jogo e do baralho que o acompanha serão doados para uma escola de Ensino Médio, na realização do Projeto de Extensão Comunitária Biomedicina na Escola.

O evento foi organizado pela coordenadora Patrícia Carvalho Garcia, pelo professor Renato Massaharu Hassunuma e pelos alunos e demais professores do curso.