Alunos realizam campanha de conscientização do uso do copo plástico no campus Assis

O uso do copo plástico ainda é recorrente no dia a dia dos brasileiros, que o associam, equivocadamente, à praticidade e até mesmo à economia de água para lavagem. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), cerca de 720 milhões de copos plásticos são utilizados por dia no Brasil, e o impacto ambiental disso ainda não é dimensionado.

Conscientes de seu papel com a preservação do meio ambiente, alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Básica do campus Assis desenvolveram um projeto em Atividade Prática Supervisionada para eliminar a utilização de copos descartáveis. Visando à redução do lixo não orgânico, a ideia surgiu da observação do alto consumo diário de copos plásticos descartáveis na unidade.

No intuito de propagar o seu consumo consciente, os alunos apresentaram e divulgaram nas dependências do campus dados que envolvem a produção dos copos plásticos, como matéria-prima derivada do petróleo, alta energia empregada em sua produção e sua difícil aceitação no mercado de reciclagem.