Alunos de Gastronomia promovem palestra e degustação sobre gastronomia vegana

No dia 25 de abril, os alunos do terceiro semestre do curso de Gastronomia do campus Cidade Universitária realizaram uma atividade sobre Gastronomia vegana. Como parte da disciplina Organização de Eventos, foram convidados especialistas para falarem sobre este tema extremamente relevante na atualidade para o mercado gastronômico. A nutricionista Mariane Marques, o chef André Vieland e a empreendedora Lara Carvalho abordaram diferentes aspectos da culinária e do mercado vegano.

Mariane Marques falou sobre os inúmeros benefícios de uma alimentação sem a presença de produtos de origem animal, mostrando opções de cardápios com diferentes vegetais e como suplementar a falta que a carne faz em nosso organismo. Já o chef André Vieland, do restaurante Urbã Cozinha Vegana, contou um pouco da sua história como adepto do veganismo como estilo de vida, a evolução desse mercado e as diferentes vertentes que podem ser exploradas. Por fim, a palestrante Lara Carvalho, sócia da empresa de tortas veganas Monnid, discutiu sobre empreendedorismo na indústria vegana, relatando as dificuldades que encontrou para desenvolver suas receitas, já que não há muitos estudos técnicos nessa área.

O evento contou ainda com uma degustação elaborada pelos alunos, com opções veganas de finger foods: bolinho de feijão, hambúrguer de alho-poró e canoa de batata com ricota de tofu, acompanhada de molho barbecue. Também foram servidas duas sobremesas veganas: torta de gengibre com limão e brownie vegano com creme de avelãs.

Realizada no Laboratório de Alimentos e Bebidas do campus Cidade Universitária, a atividade contou com a presença de 40 alunos do curso de Gastronomia, além de outros estudantes interessados no tema.