Evento

Encontro Científico UNIP 2022

A pandemia gerada pelo vírus Covid-19 causou mudanças significativas nos diferentes sistemas da sociedade. Contamos com a união da sociedade e o esforço de todos para inovar em seus processos de comunicação, formas de atuações profissionais, acadêmicas e científicas. O período de pós pandemia nos parece indicar não apenas um “recomeço”, mas um “recomeçar de outra forma”.

Ficou evidente que somos vulneráveis, considerando   a   nossa   dimensão   orgânica, e que também   somos semelhantes, considerando nossa dimensão social:  precisamos uns dos outros para nossa sobrevivência.

Não obstante aos acontecimentos atuais e sempre contribuindo para a continuidade e promoção da evolução científica, a Pós-graduação stricto-sensu da UNIP, em seus programas de Mestrado e Doutorado, difunde a pesquisa no e contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa capazes de enfrentar diferentes desafios.

Atualmente, a UNIP possui 53 Grupos de Pesquisa que atingem todas as áreas do conhecimento, seis Programas de Mestrado e cinco Programas de Doutorado, com avaliações da CAPES, significativamente positivas, em Administração, Comunicação, Engenharia de Produção, Odontologia, Patologia Ambiental e Experimental e Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental.

Para difundir o resultado das pesquisas realizadas nos Programas de Mestrado e Doutorado, Grupos de Pesquisa e demais projetos que indicam desenvolvimento científico, a UNIP promove, anualmente, o Encontro Científico.

O Encontro Científico é composto de diversas atividades acadêmicas: conferências, palestras, mesas redondas, minicursos, workshops e conta com a presença e participação de toda comunidade e principalmente a acadêmica e, desde 2020, devido à pandemia, é oferecido de forma remota, com o objetivo de atingir todos públicos interessados, apresentando assim, uma independência geográfica para acesso à informação qualificada.

É com satisfação que convidamos a todos a participarem deste evento que, coopera com o desenvolvimento científico e na formação acadêmica de nossos alunos e pesquisadores.

Até breve!

XXIII Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica UNIP / SANTANDER
III Encontro de Iniciação Científica Júnior UNIP/PIBIC-EM-CNPq

No início deste ano, participamos da ação mais esperada pelos brasileiros desde o início da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2 - causador da Covid-19, o começo da vacinação dos brasileiros. O fato ocorreu após dois anos dos médicos notificarem a Organização Mundial da Saúde (OMS) de casos de uma misteriosa pneumonia, em dezembro de 2019.

A covid-19 espalhou-se com rapidez pelo mundo e forçou as pessoas a ficarem em casa, para não serem contaminadas pela doença de sintomas e efeitos desconhecidos. A situação exigiu que cientistas do mundo todo corressem contra o tempo para conter a pandemia. Assim, em menos de um ano, surgiram as vacinas.

Graças ao investimento financeiro de diversos países, ao uso de novas tecnologias, e ao esforço coletivo dos cientistas que se uniram e trocaram informações, foi possível a criação de vacinas em um curto período de tempo.

Ainda há desafios pela frente, como o estudo sobre a eficácia dos vários tipos de vacina e as variantes do vírus, mas com a continuidade dos investimentos, das pesquisas, e da colaboração entre os cientistas, venceremos o vírus.

Mesmo em meio à pandemia e à crise global, a UNIP organizou-se para que os alunos da graduação continuassem a se empenhar em suas iniciações científicas e pudessem finalizá-las. É com muita satisfação que apresentamos os resumos das pesquisas concluídas em 2021. Elas confirmam o contínuo interesse dos alunos de graduação pela pesquisa científica, mesmo quando as condições de estudo e de trabalho se modificam alterando suas rotinas.

A todos os envolvidos, nossos parabéns pelo empenho, pela busca de desafios acadêmicos, pela superação de limites e principalmente, por manterem suas decisões e finalizarem suas pesquisas nesse momento tão delicado em que vivemos.

Pelo segundo ano consecutivo, nosso Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica será realizado remotamente, com o objetivo de partilhar o conhecimento científico com todo o Brasil.
Convidamos aqueles que tiverem interesse pela pesquisa científica e tecnológica a prestigiarem o sucesso dos nossos jovens pesquisadores, de seus orientadores e de todos os envolvidos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP neste evento. Até breve!

Datas Importantes

Encontro Científico
XXII Encontro Científico – 3ª Edição on-line

04 a 06 de outubro de 2022

Programação em breve.

XXIV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica UNIP/ SANTANDER - 3ª edição on-line

19 e 20 de outubro de 2022

Programação em breve.

Anais