Regulamento Geral

Art. 1.º
A Biblioteca Central e as Setoriais prestam seus serviços aos alunos, professores e pesquisadores da UNIP.

Art. 2.º
São materiais de consulta:
a) Obras de referência (dicionários, enciclopédias, anuários, atlas, etc.);
b) Periódicos (anuários, jornais, revistas, etc.);
c) Trabalhos acadêmicos (no departamento);
d) Obras colocadas em circulação especial.

Art. 3.º
Caberá ao Bibliotecário responsável pela seção de referência controlar o uso do acervo da Biblioteca, sendo-lhe facultado colocar, em circulação especial, os materiais bibliográficos mais solicitados.

DA CONSULTA E DO EMPRÉSTIMO DE PUBLICAÇÕES

Art. 4.º
O material bibliográfico retirado para consulta deverá ser devolvido à Biblioteca pelo leitor no mesmo dia em que lhe for entregue; caso contrário, sofrerá a penalidade disciplinar prevista no art. 13 deste regulamento.

Art. 5.º
Somente alunos regularmente matriculados e frequentes às aulas dos cursos de graduação, especialização, pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de tecnologia e os professores da UNIP terão direito ao empréstimo de materiais bibliográficos.
§1.º – A inscrição de alunos será feita automaticamente no ato da matrícula na Universidade.
§2.º – A carteirinha de identificação do aluno é intransferível, sendo vetada a retirada de materiais com carteirinha e senha de terceiros.
§3.º – O acesso de usuários externos é condicionado ao horário das 13 às 17 horas, de 2.ª a 6.ª feira, mediante prévia identificação por meio de documento pessoal e comprovante de residência.

Art. 6.º
O leitor ficará responsável pela publicação retirada em seu nome e, em caso de extravio ou dano, indenizará, obrigatoriamente, a Biblioteca, mediante pagamento do preço de mercado da obra ou a sua reposição.
§1.º – Em caso de pagamento, solicitar boleto bancário na Secretária On-line, o valor a ser cobrado do usuário é o preço de mercado.
§2.º – Em caso de reposição, deverá ser entregue obra de igual edição à extraviada ou de edição posterior.

Art. 7.º
Aos alunos regularmente matriculados e aos professores serão facultados empréstimos, por 7 (sete) dias sequentes, dos seguintes materiais bibliográficos:
a) 3 (três) títulos de livros;
b) 2 (dois) títulos de vídeos ou DVDs;
c) 2 (dois) títulos de CD-ROMs;
Parágrafo Único – Durante o período de férias escolares, o prazo de empréstimo para os alunos será de 15 (quinze) dias, e para os professores será de 30 (trinta) dias.

DA RESERVA ON-LINE

Art. 8.º
O leitor poderá solicitar reserva on-line para o material que estiver emprestado, desde que não exista exemplar disponível na Biblioteca e seja bibliografia referente às disciplinas vinculadas ao curso em que esteja matriculado.

Art. 9.º
As reservas serão registradas e atendidas, rigorosamente, na ordem cronológica em que foram efetuadas.

Art. 10
Ao retornar do empréstimo, o material reservado ficará à disposição do usuário por 48 (quarenta e oito) horas e, caso não seja retirado nesse prazo, passará ao usuário seguinte ou retornará à estante.

Art. 11
As obras em regime de circulação especial não poderão ser reservadas.

DA RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO

Art. 12
A renovação do empréstimo será permitida até 2 (duas) vezes consecutivas, on-line ou na Biblioteca de origem do empréstimo, caso a obra não esteja reservada e o leitor não esteja em débito ou cumprindo penalidade na Biblioteca.

DAS PENALIDADES DISCIPLINARES

Art. 13
O atraso na devolução de materiais retirados para consulta/empréstimo implicará as seguintes penalidades:
a) suspensão de 1 (um) dia para cada dia de atraso, multiplicado pelo número de obra(s).
b) a contagem dos dias de atraso deverá iniciar-se na data em que a publicação deveria ser devolvida e encerrar-se no dia anterior à devolução.

Art. 14
Os dias de férias escolares serão contados para efeito de cumprimento das suspensões e serão computados como dias de atraso na devolução.

Art. 15
Ao término do período letivo dos diversos cursos da Universidade, a Biblioteca informará à Secretaria os nomes dos leitores em atraso, para as devidas providências.

Art. 16
No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução será realizada sem penalidade no primeiro dia útil subsequente.

DO USO DOS AMBIENTES DA BIBLIOTECA

Art. 17
Os espaços reservados aos acervos, salas de leitura, videoteca e acesso à Internet deverão ser utilizados com o máximo de silêncio.
§1.º – As salas de leitura deverão ser utilizadas apenas para pesquisa e consulta local.
§2.º – Os equipamentos de acesso à Internet são de uso exclusivo dos alunos e professores, objetivando apenas pesquisas acadêmicas, não sendo permitida a digitação de trabalhos.
§3.º – Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos de acesso à Internet e consultas ao acervo.
§4.º – Não é permitida a entrada na Biblioteca com bolsas, sacolas, mochilas, pastas, fichários (modelo pasta), bebidas ou alimentos.
§5.º – Não é permitido fumar no recinto da Biblioteca.
§6.º – Não é permitido o uso de celular.

DO USO DO GUARDA-VOLUMES

Art. 18
O guarda-volumes é destinado à guarda de pertences do usuário apenas enquanto o mesmo estiver utilizando a Biblioteca.

Parágrafo Único – A não devolução da chave, no momento da saída da Biblioteca, acarretará penalidade disciplinar prevista no § Único do art. 13 deste regulamento.
Em caso de extravio da chave do guarda-volumes, o usuário se responsabilizará pelos serviços de chaveiro e pelo custo de reposição da chave.

Art. 19
Os casos não previstos nos artigos anteriores serão resolvidos pelo Bibliotecário Responsável.

Horário mínimo de funcionamento da Biblioteca no período escolar:

  • 2.ª a 5.ª feira – das 8:00 às 22:00;
  • 6.ª-feira – das 8:00 às 22:30;
  • Sábado – das 8:00 às 12:00.